Recommended Posts

O tema deste topico deve-se a aparência (má) do aragonite, e a constante baixa de ph (8.4»8.2 a 8.0), que estou a ter em meu reef, realmente o aragonite parece estar a agrupar-se com uma certa visgosidade incolor ou de mesma cor que o próprio aragonite, um bocado repugnante ao tato, e desde que tenho olhado mais atentamente para o fato notei que antes das tpas que realizo de 10 em 10 dias, com 20%, ha diminuição do Ph e claro da alcalinidade, que corrigem-se após a tpa, claro que deve estar a causar um choque ao estabelecer imediatos elevados standarts.

 

Aos corais nada se operou, mas um habitante gramma loreto, habitante mais antigo introduzido no sistema, está a sofrer com esse extress, e está com as escamas palidas em uma parte do dorso abaixo da barbatana dorsal em ambos lados, fato que não passa desapercebido pelos lysmatas, que o limpam constantemente, doença aparente está detalhada em outro topico.

 

Pensando e crendo que esta aglutinação do aragonite possa ser resultado da degustação do substrato por uma equinodermo Archaster Typicus / estrela branca - buraqueira de areia, ou os demais micro e não tão micro habitantes deste, como: vermes, crustáceos e molúsculos; esta massa resultante lembra algo semi ou ainda pós digerido.

 

Ainda mantendo a possibilidade da teoria anterior, a de dejetos na superficie, estes impedem o contato do substrato com a lamina d'água e que por esta razão esta a gerar a redução do Ph, penso que pode ser por falta de tamponagem natural do substrato aragonite, pois a depocição deste material acontece em toda a estensão exposta do aragonite, e qual seria uma menos plausível solução que não a aspiração ou remoção por raspagem desta fina pelicúla que se formou?

 

Para melhor esclarecer seguem setup básico, e ultimos parâmetros:

 

aqua 0,60 x 0,45 x 0,45

Skimmer - tipo venturi de fábrica com bomba turbo floter 1000 (mesh)

Iluminação - 8hs HQI 150W 14k, 10hs T5 24w 10k, 12hs 2xT5 24w actinica

Chiller – Hailea 150 temp. 24ºC ( oscila até 25ºC)

 

Densidade 1,023

(Red Sea tests)

NHO4 - <0,25

NH02 - 0

NHO3 - 0

PO4 - 0

CA – 400 ppm

Ph – 8,0

Alk – 1,7 a 2,8

 

Seguem as fotos do aragonite:

areão aglutinado a direita do aqua

gallery_27456_1645_580751.jpg

gallery_27456_1645_460886.jpg

gallery_27456_1645_460550.jpg

gallery_27456_1645_434761.jpg

gallery_27456_1645_278193.jpg

amostra retirada da mesma porção do aqua

gallery_27456_1645_25356.jpg

 

 

Conto com vossa experiência.

 

+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+

 

Atualização breve:

 

Após realizar as sugestões do André Silvestre, remexer, aspirar e regular o skimmer para mais seco e fazer uma tpa, o aspecto geral do aragonite melhorou, na cor está quase todo branco, não mais está aglutinado, e não houve bolhas de gazes na supercie do mesmo.

 

Consegui pouco angulo para apontar as bombas de circulação para o areão, devido a posição dos corais ao entorno, mas já é algo mais baixo.

 

Quanto ao aspecto quimico houveram alterações mas não no pH, seguem indices:

 

Densidade 1,024

(Red Sea tests)

NHO4 - <0,25

NH02 - 0

NHO3 - 0

PO4 - 0,1

CA – 450 ppm

Ph – 8,0

Alk – 1,7 a 2,8

 

 

Vamos ver para semana após a segunda operação limpeza como fica esse pH.

 

 

Jeff

Editado por jeff corado

Jeff Corado

 

Meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jeff,

 

O problema que tens com a Aragonite dificilmente se deve à macrovida que tens no substracto.

Eu mais facilmente apontaria para excesso de sedimentos com reprodução anormal de bactérias e seus subprodutos, cianobactérias em estado inicial, diatomáceas, dinoflagelados, precipitados do que dever-se aos animais que habitam o substracto.

 

Pelo teu relato na descida do pH, pelo aspecto do aglutinado, por algumas bolhas presas nalgumas zonas de aglutinado e pela coloração do substracto, eu diria que é um misto de bactérias com colonização de algas. Nos testes apresentados não colocaste o PO4 mas provavelmente até vai dar zero ( não quer dizer que não esteja em concentrações suficientemente elevadas para alimentar as micro-algas e potenciar o desenvolvimento bacteriano em excesso sem aparecer nos testes). Para além de poderes ter PO4 orgânico infiltrado no substracto, tens também POM ( Particulated Organic Matter ou, em poucas palavras, detritos) e tudo isso contribui para camadas ou zonas superficiais de areia aglutinada.

 

No teu lugar, fazia o seguinte:

 

- remexia o substracto com uma pinça ou extensor para limpar os vidros ou algo suficientemente pequeno e controlado para remexer pequenas zonas de cada vez do substracto

 

- depois de remexer o substracto, fazia uma troca de água com aspiração dos sedimentos levantados no aquário ou até fazia aspiração ao mesmo tempo que remexia a camada superficial

 

- regular o escumador para uma escumação mais seca de modo a filtrar as macro-partículas mais eficientemente

 

- hipótese de colocar um sharkbag na Sump para optimizar a filtragem mecânica

 

- direcionar a circulação das bombas o mais possível para o substracto ( sem causar tempestade de areia) de modo a teres sempre oxigenação na camada superficial do substracto, manteres os sedimentos em suspensão e dificultares a fixação de micro-algas

 

- tenta dar pelo menos duas semanas para se poder ver os resultados

 

 

Pelo menos uma vez por semana tento remexer a camada superficial da minha SB de modo a mantê-la limpa, oxigenada, fornecendo também alimento aos corais. O resto é exportado do sistema pelo escumador e aquando da TPA, faço o mesmo com a respectiva sifonação. Atenção para o caso de se tratar de uma DSB. O remexer tem de ser o mais superficial e controlado possível sem comprometer a zona anaeróbia do substracto, caso contrário, há libertação de compostos tóxicos para a coluna de água.

 

Não uses para já o buffer sem antes implementares estas medidas. Tenta perceber primeiro a que é que se deve essa aglutinação do substracto através das medidas que te descrevi antes de tentares corrgir os efeitos do mesmo com químicos.

 

 

Depois diz como correu.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se puderem conviver com fauna 0 no areão...e areia por algumas zonas tipo rocha...

comprem uma vallenciana

dcraig2gobies_400.JPG

 

mesmo quando tive um surto gigante de algas, nunca me apareceu algas no areão...

embora não possa existir uma dsb impossivel...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André,

 

Primeiro obrigado pela sua ajuda, quanto ao PO4 nos testes realmente é zero, mas como as macro algas não param de crescer, penso que não é por milagre, Lisboa já é um bocado afastado de Fátima...

 

(...)Nos testes apresentados não colocaste o PO4 mas provavelmente até vai dar zero ( não quer dizer que não esteja em concentrações suficientemente elevadas para alimentar as micro-algas e potenciar o desenvolvimento bacteriano em excesso sem aparecer nos testes). Para além de poderes ter PO4 orgânico infiltrado no substracto, tens também POM ( Particulated Organic Matter ou, em poucas palavras, detritos) e tudo isso contribui para camadas ou zonas superficiais de areia aglutinada.(...)

 

André,

 

Realmente o POM tenho de certeza, pois é realmente a aparencia que tem é de detridos e algas correspondem sim aos gases desprendidos no substrato, muito bem observado!

 

 

(...)No teu lugar, fazia o seguinte:

- remexia o substracto com uma pinça ou extensor para limpar os vidros ou algo suficientemente pequeno e controlado para remexer pequenas zonas de cada vez do substracto

- depois de remexer o substracto, fazia uma troca de água com aspiração dos sedimentos levantados no aquário ou até fazia aspiração ao mesmo tempo que remexia a camada superficial(...), Atenção para o caso de se tratar de uma DSB. O remexer tem de ser o mais superficial e controlado possível sem comprometer a zona anaeróbia do substracto, caso contrário, há libertação de compostos tóxicos para a coluna de água.(...)

 

André,

 

Esse era meu receio, mas também o que mais parecia correto "jogar" fora a porcaria que está no substrato com aspiração, mas tenho 3 cm a 2,5 cm de aresta (H) do fundo para a frete de substrato e pelo perfil deixado nas paredes de vidro, parecem algumas manchas "suspeitas", mas tomarei cuidado em experimetar aspirar devagar nesses pontos.

 

- regular o escumador para uma escumação mais seca de modo a filtrar as macro-partículas mais eficientemente

- hipótese de colocar um sharkbag na Sump para optimizar a filtragem mecânica

- direcionar a circulação das bombas o mais possível para o substracto ( sem causar tempestade de areia) de modo a teres sempre oxigenação na camada superficial do substracto, manteres os sedimentos em suspensão e dificultares a fixação de micro-algas

 

André,

 

Quanto as dicas acima, regular o skimmer: ok - direção das bombas : ok (pena diminuir o efeito da HQI com a ondulação na superficie);

Já quanto a modificação do sump, fico atado pois o meu aqua é de 6º vidro traseiro, e a retenção é realizada em uma das bandeijas, e sei que parece ineficiente pois dá um trabalhão para tirar para lavar (na aguá de descarte da TPA).

 

 

- tenta dar pelo menos duas semanas para se poder ver os resultados

Pelo menos uma vez por semana tento remexer a camada superficial da minha SB de modo a mantê-la limpa, oxigenada, fornecendo também alimento aos corais. O resto é exportado do sistema pelo escumador e aquando da TPA, faço o mesmo com a respectiva sifonação.

 

André,

 

Como sabes nunca tive aqua doce, ou melhor era o dono mas a "tratadora" era a mama, a idade impedia tais proesas! Então não sei nada de sinfonar o fundo do aqua, neste caso penso que perde-se muita agua e seria aconselhavel fazê-lo juntamente com a TPA 20 de litros? e então fazer neste mês 2 TPA por seguidas?

O sifão quanto mais diametro melhor certo? ou não?

 

Valeu,

 

Jeff

Jeff Corado

 

Meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se puderem conviver com fauna 0 no areão...e areia por algumas zonas tipo rocha...

comprem uma vallenciana mesmo quando tive um surto gigante de algas, nunca me apareceu algas no areão...

embora não possa existir uma dsb impossivel...

 

Antº Vitor,

 

Pois é pensava que tinha de ser ao oposto, mas vejo que muitos tem como vc, agora para mudar fica complicado, no próximo vou tentar.

 

Valeu,

 

Jeff

Jeff Corado

 

Meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais