Iluminação


Visitante

Recommended Posts

Boas.

 

Tenho um Aqua simples com 70x30x40 com um reflector (calha de alumínio) para um tubo de 18W.

 

Pelo que me tenho inteirado por aqui, começo a chegar à conclusão que o ideal para este tamanho será 2 x 18W.

 

Pergunto se existira por ai alguma solução que se possa comprar à parte, do tipo cobertura completa que inclua a possibilidade da montagem de duas lâmpadas e que se possa adaptar às medidas do meu aqua.

 

Obrigado. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se não estas a pensar em plantas então 1 lampada chega, se queres um aquario plantado o ideal seria 3 x 18w.

Não sei se existem reflectores com as medidas do teu aquario, e para 3 lampadas ainda mais dificil. O ideal é fazeres um.

Tens alguns topicos neste forum que te podem ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, para o teu aqua o ideal seria 4x18w, existe no mercado uns kits que já tem a instalação feita com os balastros, arrancadores e respectivos suportes para as lâmpadas e dá para qualquer medida, dependendo só da potência do balastro do kit, fica é um pouco caro, a construção de uma tampa e respectivas calhas sai muito mais barato.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá...

 

Três ou quatro tubos de 18W num aquário com 40 cm de alto, o aqua não se vai parecer com um estádio de futebol :D :):lol:

 

É certo que não tenho tido muito sucesso com plantas e queria melhorar este aspecto do aqua, mas também é certo que me tenho relaxado um pouco com a manutenção do mesmo.

 

Quanto à montagem de uma calha, não me assusta a parte eléctrica (ai estou à vontade) mas nos materiais a utilizar e onde consegui-los, ai é que fico à 'nora'. Porque de resto, até concordo que seria a melhor opção e reconheço que me daria um certo gozo de montar.

Podem-me ajudar com alguma dica para este projecto ?

 

Obrigado pela participação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

para a construção de uma calha para pôr fluorescentes podes fazes uma pesquiza no fórum... julgo que é um tópico aqui posto pelo jedi knight que fala disso.

 

podes ainda consultar a página http://www.geocities.com/acuariogratis/bri...arpantalla.html, é em espanhol mas percebe-se bem.

 

ou então fazer uma procura no google http://www.google.pt, pelas palavras DIY (Do It Yourself), iluminação, etc...

 

saudações

Sérgio

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Podes optar por aplicar uma armadura em metal tipo as de cozinha ou fazer uma em madeira.

Pessoalmente prefiro as de metal porque como deves saber os balastros aquecem um bocado, e se os tiveres em contacto com a armadura em metal, estas servem de dissipador de calor.

Prefiro tambem colocar os balastros da parte de fora da armadura não só por causa do aquecimento como tambem por causa das humidades.

Tens varios artigos neste forum sobre este assunto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Alguém sabe como substituir as lâmpadas fluorescentes do meu reflector para fluorescentes compactas??

 

Isto é, posso aproveitar os fios eléctricos já existentes para instalar dois casquilhos de flourescentes compactas? Neste tipo de lâmpadas é necessário o balastro?? help

 

Obrigado!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Tenho um Aqua simples com 70x30x40 com um reflector (calha de alumínio) para um tubo de 18W.help

 

penso k o teu problema se resolve com lampadas compactas as que chamamos de economicas.aquelas de rosca.

a montagem é mais simples,mais barata e tens mais espaco para lampadas e lampadas de mais potencia.

 

 

Alguém sabe como substituir as lâmpadas fluorescentes do meu reflector para fluorescentes compactas??

 

basta apenas cortares os fios e aplicares um casquilho e27 (casquilo de lampadas normal de enrroscar)

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exacto so usas as pontas ou compras um pc de fio electrico e é so ligar ao casquilho.

 

repara ai nos candeeiros ai de de casa help

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma lampada compacta com casquilho n ocupa mais de 20 cm por 5cm

 

 

se der pa por as lampadas ao atravessar na calha penso que de pa por umas 20 help

ag se as tiver k por ao comprido podes por umas ao lado da outra logo da cerca de 10 :wink:

 

ag é uma questao de espaco mas 5 é na boa:D

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

agora fiquei baralhado:  

as lampedas de que falam compactas sao florescentes? certo?  

sao daquelas que tem uma serie de tubinhos pequeninos?

 

Exacto. E vêm com balastro incorporado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso k o teu problema se resolve com lampadas compactas as que chamamos de economicas.aquelas de rosca.

 

Oi danielcvieira,

 

essa foi de facto a minha primeira opção, pois já tinha lido alguns tópicos sobre o tema.

Andei a tirar medidas e apesar das reduzidas dimensões do meu reflector, conseguiria por certo pôr duas dessas lâmpadas, ou mesmo três.

 

O que me 'resfriou' mais a vontade foram dois motivos:

 

1º A dificuldade de encontrar a cor 'daylight';

 

Sei que exite a côr 860, pelo menos no catálogo da osram, mas curiosamente não lhe chamam 'daylight' :wink: . E a côr 950 nem sequer existe help , ou seja, o índice de restituição de côr destas lâmpadas, certamente não será dos melhores.

 

2º Fiquei com dúvidas se o facto da luz ser produzida em dois focos distintos (no caso de duas lâmpadas) não viria a afectar a distribuição uniforme de luz dentro do aquário, ou seja a projecção de dois focos no areão ?

 

Outra pergunta que quero deixar aqui ao forum é, se eu eventualmente viesse a modificar o meu reflector de modo a poder suportar dois tubos, conforme descrito no link enviado pelo Sérgio Leal (que desde já agradeço) de modo a aproximar-me da potência necessária para este aqua, será que se obtem o mesmo efeito na prática, tendo as duas lâmpadas concentradas na área de um reflector simples versus ter as lampâdas uniformemente distribuídas pela superfície do aqua ?

 

Obrigado a todos os participantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º A dificuldade de encontrar a cor 'daylight';

 

Sei que exite a côr 860, pelo menos no catálogo da osram, mas curiosamente não lhe chamam 'daylight'  :wink: . E a côr 950 nem sequer existe  help  , ou seja, o índice de restituição de côr destas lâmpadas, certamente não será dos melhores..

 

em relacaoa isso procura lampadas o mais branco possiveis ou de 6500k.eu uso umas que comprei no aki de 6400k e num outro aqua umas philips normais que dizem white color

 

2º Fiquei com dúvidas se o facto da luz ser produzida em dois focos distintos (no caso de duas lâmpadas) não viria a afectar a distribuição uniforme de luz dentro do aquário, ou seja a projecção de dois focos no areão ?.

 

penso que isso ñ tem nd a ver.eu pinto as minhas tampas tds por dentro de branco pois o branco reflecte tds as cores...assim aproveito o maximo de luz

para ters uma ideia ja consegui uma flor de uma amazonense com a white color :wink:

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

de certeza que estas lâmpadas compactas preenchem os espetro que nós necessitamos para os nossos aquários?

 

quais são as principais vantagem destas lâmpadas em relação as fluorescentes normais tirando a questão do espaço?

 

e com é a relação com o calor produzido?

 

saudações

Sérgio

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as compactas têm a mesma funcao que as tubulares, em todos os aspectos(calor emitido, espectro) a unica diferença é que numa lampada mais pequena podes ter mais watts...e que ja ven com balastro e arrancador incluido(td electronico e dentro da lampada) help

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu por mim penso que sim já que fazem o mesmo edeito, sao mais baratas e ocupam menos espaco...logo posso ter mais luz num aqua pequeno

 

por exemplo o que me deu flor...tenho 15w pa 20L brutos numa unica lampada...fluorcentes tinha que por duas de 8w e ñ tinha espaco.alé de que tou a pensar substituir por uma de 25w

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva como disse o danielcvieira, é preciso lâmpadas com 6500k que é o espectro da luz solar que interessa ás plantas, é um pouco dificil obter essa informação nas compactas só algumas marcas as dão, as lâmpadas compactas são mais indicadas para a iluminação em casa que é cerca de 2500k, e veêm com termos de warm light ou softtone ecotone etc, estas não servem a luz é amarela, eu tenho uma destas no meu nano só por uma hora de exposição, porque gosto do efeito.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de certeza que estas lâmpadas compactas preenchem os espetro que nós necessitamos para os nossos aquários?
Se for com a temperatura de cor em roda dos 6000K.

As Osram 860 têm esta temperatura.

 

 

quais são as principais vantagem destas lâmpadas em relação as fluorescentes normais tirando a questão do espaço?

 

Tirando a questão de espaço não é nenhuma.

 

e com é a relação com o calor produzido?

 

Produzem mais calor porque têm o balastro incorporado, enquanto que nas outras podes colocar o balastro da parte de fora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for com a temperatura de cor em roda dos 6000K.

As Osram 860 têm esta temperatura.

 

Pois é, o problema é encontra-las à venda. Todas as que tenho visto estão marcadas com côr 827 mas a maior parte nem faz referência à côr.

 

Portanto, se é senso comum que as tubulares vulgares de cozinha não servem para as plantas, penso que a estas aplica-se a mesma regra.

 

Alguém sabe onde as encontrar ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.