Kalk - 3 perguntas de resposta rápida


GPG

Recommended Posts

Alguém me pode responder telegraficamente a estas questões?

 

Tenho um Aq com 400l.

 

Quantas gotas de Kalkwasser devo adicionar por segundo? (Ou quantos segundos entre gotas?)

 

Devo adicionar 24/24h ou menos tempo?

 

Neste último caso, devem ser adicionadas de noite ou com as luzes acesas?

 

Obrigado

GPG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

GPG,

 

Com base no que eu faço - podes/deves confirmar, ou não, fazendo uma pesquisa aqui no forum :

 

- adiciono 2 gotas por segundo (pode ser mais rápido, sendo aconselhável, nesse caso, fazer a entrada perto do escumador);

- adiciono com a reposição de água evaporada (penso não exisitir nenhuma contra-indicação - eventualmente, bem pelo contrário - quanto à adição diária);

- adiciono durante a noite, que é quando desce o PH do aquário, uma vez que a água de kalk apresenta um PH mto mais elevado que a do aquário (da ordem dos 12, salvo erro).

 

Reitero que é melhor confirmar estas respostas com uma pesquisa.

 

Abraços

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pterois

 

Adicionar de noite faz todo o sentido se atendermos à descida do PH nesse período.

 

Esqueci-me de perguntar o local onde devemos colocar o gota-a-gota.

 

Neste momento o meu gota-a-gota está junto ao skimmer. Será que faz sentido estar aí, tendo que passar pelo filtro biológico, antes de voltar a entrar no Aq, ou devo colocá-lo imediatamente antes da bomba de retorno ao Aq? (Ou eventualmente noutro local)

 

Aceitam-se mais opiniões...

 

Obrigado

 

GPG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Tal como o Pterois já disse o kalk pode ser adicionado 24/24 h mas idealmente deve ser colocado à noite para contrariar a descida do PH-

 

Quanto à colocação da saída do gota-a-gota junto ao escumador, já experimentei aí e junto à bomba de retorno e não notei nenhuma alteração. De qualquer forma não tenho mais nada entre o escumador e a bomba de retorno e tu pelos vistos tens um "filtro biológico". Diz-nos lá o que é que é esse filtro?

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu Aq é um sistema fechado da xxxx (Alemão, pronto). Começa com um skimmer, onde filtro mecanicamente a “porcaria” que está em suspensão, sendo que essa água passará de seguida pelas bioballs (o meu filtro biológico). Daí passa para uma antecâmara onde é forçado a reentrar no Aq. Já filtrado. O Escumador está numa outra antecâmara que se encontra também na traseira do Aq. Não é cómodo mas é mais bonito.

 

Dentro do Aq tenho cerca de 30/40Kg de RV, Aragonite (2 sacos grandes, já não me lembro a Qt por saco) e rocha sintéctica a aumentar a sua população de dia para dia, todos eles também filtros biológicos.

 

De qualquer modo estava a pensar nas bioballs quando me referi a filtro biológico.

 

Mas continuo sem saber exactamente onde devo colocar o gota-a-gota…

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro não compreendio muito bem a questão do fluxo do pinga-pinga.

 

Normalmente usa-se o pinga-pinga com água de osmose + kalk para repor a evaporação e aproveitar as capacidades do kalk. Se é para repor a evaporação, tem a ver precisamente com ela, ou seja, terás de estimar que evaporação tens e tentar repô-la. Não existe nenhuma regra a ideia é meteres tanto kalk+água como a que evapora.

 

24 horas por dia é o normal, só de noite o ideal.

 

No que ao local diz respeito, deve ser junto do escumador pois desta forma precipitam-se fosfatos.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só um esclarecimento: na minha mensagem acima queria ter escrito "retirei as bioballs" e falhou o i saindo "retire as bioballs".

Embora me pareça um conselho válido, não quero ser mal interpretado, dando a sensação de um ar impositivo na msg, que o não tinha.

Abraços

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondendo por partes:

 

É um Percula ? Qual deles? Se for, tb tenho um. Retire as bio-balls substituindo-as por rocha viva.  

Skimmer = escumador, pensava eu de que.. (se calhar mal)

É um Pércula 120, sim. Estamos os dois bem servidos :!:

 

Retiraste as bioballs. Estás-te a dar bem com essa solução? A minha solução para já funciona bem, mas se com RV funcionar melhor (e resta saber o que significa exactamente "funcionar melhor", é uma ideia a equacionar.

 

Para mim "Skimmer" é a queda de água para a primeira antecamara do nosso Aq. Posso estar enganado mas chamo-lhe assim. Escumador é...

enfim, neste forum podemos encontrar vária matéria sobre este assunto.

 

Outro assunto:

Normalmente usa-se o pinga-pinga com água de osmose + kalk para repor a evaporação e aproveitar as capacidades do kalk.

 

Pelos vistos estou aqui a trabalhar mal. O meu Aq deve evaporar 5/6l dia e eu estou a repor, com Kalk diluido em OInversa cerca de 1.5l dia. Pelos vistos deverei por o pinga-pinga a trabalhar mais depressa e encher mais garrafas por dia.

 

Outro assunto:

Pterois

Atendendo a que o nosso Aq não tem sump (ou melhor, tem mas é ao mesmo nível do Aq), onde colocas a garrafa com o concentrado? Para já tenho a minha pendurada mas já tenho a minha cara metade a dizer que aquilo ali não fica bem. Estou a pensar colocar a garrafa dentro do armário, "empurrando" o concentrado da garrafa para o Aq criando uma pressão no seu interior com a ajuda de uma bomba de ar... Penso que funcionará.

 

GPG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

GPG,

 

O meu tb é Percula, mas infelizmente é o 90. Quando o comprei não tinha espaço na sala para o 120 no sitio onde o queria por, depois reformulei a sala toda e onde está agora... já cabia à vontade. Se quiseres trocar....

 

Retirei a esponja já há algum tempo e recentemente as bioballs, depois de ler e ouvir várias opiniões sobre o assunto, quase todas nesse sentido. É cedo para dizer se estará melhor. Mas consegui introduzir mais 2 ou 3 kilinhos de RV o que penso só ajudará.

 

Resumindo o sistema actual, a água sai do aquário para um compartimento onde está o escumador, depois tem 2 serpentinas, uma vazia (onde estava a esponja - muito estreita) e outra com RV partida (onde estavam as bioballs), depois o compartimento que devolve a água ao aqua, também com RV.

 

Mudei este fim de semana a iluminação (a lâmpada já tinha ano e meio) e aumentei para 250 W a 14.000 kelvins (Lâmpada Aquaconnect 250 Performance). Tive que alterar todo o sistema, mas acho que vale a pena. O espectro de luz é mto mais abrangente - e bonito - e o aumento da potência tb não fará mal nenhum aos corais...(excepto na conta da electricidade, claro).

 

O meu nível de evaporação no verão, é semelhante (5-6lts/dia). Agora vai diminuir. Preparo o kalk durante o dia e ponho durante a noite.

A garrafa feiosa só lá está durante a noite, pelas mesmas razões que tu assinalas... Mas acho que o teu sistema funcionará bem, eventualmente melhor anida com uma bomba de circulação fraquinha, para não fazer barulho.. Depois dá notícias, que talvez aproveite a ideia.

 

Abraços

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

antes de mais Skimmer e escumador...

 

quanto as bioballs e mesmo tira-las o mais rapido possivel... e substituir por rv... as bioballs sao prejudiciais, pois concorrem com a rv... o que acaba por a "matar"...

 

Abraços e boa sorte!

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem

 

antes de mais Skimmer e escumador...  

 

quanto as bioballs e mesmo tira-las o mais rapido possivel... e substituir por rv... as bioballs sao prejudiciais, pois concorrem com a rv... o que acaba por a "matar"...

 

Comecámos no Kalk e já vamos nas bioballs... :)

 

InSpEcTa_DecK, querias dizer Skimmer É escumador?

 

Quanto às bioballs é mesmo de retirar e substituir por rocha viva? E que quantidade de RV? E depois de lá estar é não mexer nela? Ou substitui-la de vez em quando pela RV do Aq?

 

G

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É mesmo retirar é. :)

 

Bioballs, perlons, esponjas, etc, etc, etc, toda e qualquer filtragem mecânica.

 

A filtragem deve "só" ser feita por rocha viva e escumador, "mais nada".

 

Agora se tens muita desta filtragem não convém retirar tudo de uma vez só. Vai retirando aos poucos para não haver desiquilíbrios.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João M

 

Penso que este assunto te poderá interessar bem como a todos aqueles que têm Aq deste modelo.

 

Durante umas largas noites não dormi só de pensar no móvel dos nossos Aq que me parecem muito frágeis e que, me parecia que ao menor toque poderão vir para ao chão. Seria uma desgraça.

 

Decidi-me então a perguntar directamente à marca sobre a real segurança da mesa:

 

I’ve just bought a Percula 120 Aquarium System from xxxxx.

 

I’m very satisfied with the overall system but I’m a bit concerned about the cabinet.  

 

Everything is on place and well assembled (by the vendor) but, and I hope you forgive me, I’m not trusting the design of the cabinet. (I’m an engineer, perhaps a lousy one).

 

How can 2 horizontal plates (bottom and top) and 3 vertical wall plates support 600Kg without a break because I don’t believe the 2 inlaid plates can break the all system from left-right movements?  

 

Meaning, how does the system prevent left-right movements?

 

I’m sorry but I’m sleeping at night dreaming that I’ll wake up any day with the aquarium broke on floor and the room completely flooded.  

Envio-te aqui uma resposta do fornecedor:
Dear Mr GPG.

 

Thanks for your message. I understand your problem, but be sure, the system has been tested thousand times by our customers without any problems. Just make sure, that the cabinet is straight on the floor.

 

Best Regards

Ulf Walkenhorst

 

Ficaste mais confiante? Eu nem por isso...

 

Abraços

G

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo RSF

 

Estou a ver que tenho material a mais dentro do Aq. Não vou tomar opções dramáticas :) mas penso que poderei retirar, tal como sugeres, alguma da filtragem mecânica e bioballs a ver o que dá.

 

Um abraço e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

GPG,

 

O meu (infelizmente) tem bastante menos peso e como não sou engenheiro, confesso que tenho confiado na estrutura.

Não me afectes o sono também por causa disso, que já tenho preocupações suficientes ! (eheheh)

Mas se a tua preocupação com o peso do teu aqua for mto grande, continua em pé a sugestão da troca...

 

Entretanto, estive a pensar na tua ideia do retorno da água com kalk para o aquário, a partir do armário que está por baixo do mesmo.

 

Desenvolvi-a um pouco e... cá vai:

 

Estive ontem a fazer um teste e a 2 gotas por segundo, em 8 minutos, passam cerca de 100 ml.

Fazendo as contas, 5 lts, à mesma velocidade, passam em cerca de 6h40min (+/-).

Podia-se montar um depósito no armário por baixo do aqua de, por exemplo, 20x40x45 (36 lts) com água de OI + Kalk e uma bomba de retorno fraquinha (300 lts/h) para fazer subir a água ao aqua em gota a gota.

A bomba ficava ligada a um temporizador para funcionar apenas durante a noite.

Conseguia-se, assim, o pleno: ter um reservatório para reposição de água com kalk que durava uma semana e não ter a parafrenália do costume à vista, assegurando também o sossego no lar...

 

Sistema semelhante, estou certo, é já usado por muitos membros do forum com, ao que me tenho apercebido, uma diferença importante: a entrada da água com kalk costuma ser feita por gravidade o que assegura que a solução não é agitada, apenas sendo usada água sem depósitos (nem o fundo, nem a camada de superfície).

 

Assim, a minha única dúvida neste sistema é se a bomba de retorno não irá misturar a água de kalk, fazendo entrar no aqua as partículas que se normalmente se depositam no fundo e à superfície da solução.

 

Fico a aguardar comentários/esclarecimentos/sugestões.

 

Abraços,

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João isso seria óptimo se pudesse ser feito, mas não se pode usar uma bomba qualquer.

 

Para o efeito terás de usar uma bomba peristálica que é outra loiça.

 

O kalk estraga o rotor das bobmas "convencionais" num instante. Não ganhavas para bombas. Se até a dos escumadores estraga quanto mais estando mergulhada mesmo em kalk.

 

Já se conseguem encontrar bombas peristálicas a um preço acessível, pelo que é questão de procurares se queres realmente fazer tal projecto.

 

Conselho: Procura cá em Portugal, antes de procurar no estrangeiro :)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo,

 

Tens toda a razão qto ao efeito do kalk nas bombas. Elementar, meu caro Watson, dir-se-ia mesmo...

Nunca tinha ouvido falar das peristálicas, mas vou ver se me informo. Já agora, o que é um preço acessível ? (neste hobby, quase nada o tem)

Quanto ao outro efeito que assinalei (mistura da solução), achas que não há problema ?

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voltando ao assunto.

Como alternativa às tais bombas peristálicas, podia usar-se uma das que podem funcionar fora de água, sendo colocada no topo no reservatório (em seco) e puxando a água de kalk através de um tubo.

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que já se conseguem bombas boas "Portuguesas" por cerca de 30 contos.

 

Quanto ao outro efeito que assinalei (mistura da solução), achas que não há problema ?
Há até quem aconselhe esse método, através de stirrers ou mesmo reactores de kalk. Sinceramente nunca percebi muito bem a vantagem custo/benefício de tal situação.

 

Se usares uma bomba peristálica não tens este problema porque a boma é exterior. Apenas colocas uma mangueira daquelas de bomba de ar dentro do depóstio e depois outra que sai da bomba para o aquário.

 

São bobmas que conseguem fazer débitos tão pequenos como gotas por segundo, sendo que o líquido a transitar na mangueira, nunca passa por qualquer motor ou rotor. O movimento peristálico é movimento que o nosso estomago faz, de contração e descontração.

 

Como alternativa às tais bombas peristálicas, podia usar-se uma das que podem funcionar fora de água, sendo colocada no topo no reservatório (em seco) e puxando a água de kalk através de um tubo.
O problema é precisamente o mesmo. Fortes concentrações de calcio estragam as bombas de motor/rotor. Se reparares perto de onde de pinga o kalk, o vidro do aquário fica basso, todo branco. É depósito de kalk. O mesmo acontece dentro das bombas, se por elas passar kalk.

 

Mais tarde ou mais cedo, param de trabalhar.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas se a tua preocupação com o peso do teu aqua for mto grande, continua em pé a sugestão da troca...
:) (Nem ouvi...)

 

Assim, a minha única dúvida neste sistema é se a bomba de retorno não irá misturar a água de kalk, fazendo entrar no aqua as partículas que se normalmente se depositam no fundo e à superfície da solução.

Para isto tenho meia solução mas para isso o reservatório tem que ser fechado (tipo garrafa com tampa):

Dá uma olhada a este link.

http://www.reefkeeping.com/issues/2004-06/nftt/

É exactamente isto que tenho agora a funcionar por gravidade.

Se montares este sistema (fechado) e colocares a bomba a soprar do lado do tubo mais curto vais conseguir repor a OI+Kalk no Aq sem remexer o depósito de Kalk que está no fundo.

 

O problema (para o qual não tenho ainda solução - ACEITAM-SE SUGESTÕES) é que a camada da superfície vai ser aspirada para o gota-a-gota quando o líquido descer ao nível do tubo que está dentro do reservatório. O que fazer?

 

G

Link to comment
Partilhar nas redes sociais