Como escolher bombas de circulação num reef.


Recommended Posts

Olá.

 

 

Já há uns bons anos (para aí desde os meus 15) que tenho aquários de água doce, e finalmente decidi começar em salgada com um reef. No entanto, como é natural estou a tentar recolher o máximo de informação possível, porque prefiro ir devagarinho e fazer bem feito do que ir depressa e dar asneira.

 

Estou em crer que a ponte para salgados não deverá ser assim tão difícil, no entanto existem alguns pormenores que gostaria de abordar. Sei bem que algumas questões até podem parecer idiotas, mas é preferível colocar questões, ainda que idiotas, do que não colocar com receio de que sejam idiotas e afinal se calhar até eram importantes.

 

Um dos pormenores sobre o qual vos peço ajuda, e sei que existem neste forum muitos membros já com larga experiência em reef, tem a ver com as powerheads.

 

Tentei pesquisar aqui no forum, mas, confesso que não encontrei muita informação sobre este assunto. Contudo acho que pode ter alguma importância, porque, pelo que sei, a circulação da água é fundamental. A filtragem operada pela rocha viva assenta na circulação de água, além de que a circulação evita que se criem zonas ‘paradas’ no aqua, com os problemas que isso poderia trazer.

 

Mas não sei se existe alguma regra que ajude a definir a potência das bombas e a sua colocação no aqua. Do tipo ‘rule of thumb’, como existe para a iluminação (+-1 watt/l). É tenho dúvidas sobre até que ponto a regra é quanto mais melhor...

 

Seguem então algumas questões:

 

- Se eu tiver correntes muito fortes no aqua os seres vivos, nomeadamente os peixes, não se vão ressentir?

 

- Não há nenhuma regra baseada nas dimensões do aqua ou na litragem que defina uma potência de referência? A Tunze, por exemplo tem powerheads com fluxos muito elevados (12.000 litros/h, p.ex.). Será que ter duas destas num aqua de 150x50x50 é demasiado? Ou posso/devo até ter mais do que duas?

 

- Será preferível ter um maior número de powerheads de fluxo mais baixo, ou é melhor ter menos powerheads de maior fluxo cada uma?

 

- E porque as powerheads criam correntes, é conveniente ter correntes submarinas ou de superfície? ...Ou ambas?

 

- Quanto à disposição, devo ter correntes cruzadas no aqua (ie, em sentidos opostos)? Isto não poderá causar demasiada turbulência?

 

- Finalmente, quantas horas deverão as powerheads funcionar por dia? Devo desligar durante a noite?

 

Sei que são bastantes questões; talvez até possam suscitar várias opiniões diferentes, mas é como vos disse, antes de fazer o que quer que seja gostaria de ouvir as opiniões do pessoal que já tem experiência.

 

Agradeço-vos desde já.

 

 

Um abraço a todos!

 

 

Pedro

Ora bolas... tive um trabalhão a escolher uma casa com grandes vistas e agora a malta passa o tempo todo a olhar para o aquário!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Shark.

 

Não me considero minimamente experiente em reef, até porque só tenho o aquário de reef montado há uns 5 meses, de qualquer forma queria deixar-te as minhas opiniões.

 

Quanto à Rule of Thumb" no caso das powerheads é geralmente afirmado que a circulação ideal se situa entre 10 a 20x o volume do aquário. No teu caso daria algo como 7500 litros/hora de um ponto de visto teórico.

 

- Se eu tiver correntes muito fortes no aqua os seres vivos, nomeadamente os peixes, não se vão ressentir?
Pela minha experiência a maioria deles até adoram correntes fortes e alternadas. É um delírio ver alguns a tentar nadar contra a corrente :twisted:

 

- Não há nenhuma regra baseada nas dimensões do aqua ou na litragem que defina uma potência de referência? A Tunze, por exemplo tem powerheads com fluxos muito elevados (12.000 litros/h, p.ex.). Será que ter duas destas num aqua de 150x50x50 é demasiado? Ou posso/devo até ter mais do que duas?

 

Tenho ouvido falar lindamente das Tunze e já vi algumas em aquários de membros aqui do fórum e de facto aquilo não tem comparação com as restantes marcas que conheço (aquariumsystems, azoo, eheim,etc) Penso que 2 de 12000 l seriam bastante sobredimensionadas ... talvez duas do modelo de 6000 l te sirvam na perfeição. Existem modelos que podem ser controlados por um controlador para fazer de wavemaker e são um pouco mais despendiosos, também podes optar por um modelo normal e depois ligas a um daqueles wavemakers que existem de fabrico nacional :wink:

 

Será preferível ter um maior número de powerheads de fluxo mais baixo, ou é melhor ter menos powerheads de maior fluxo cada uma?  

- E porque as powerheads criam correntes, é conveniente ter correntes submarinas ou de superfície? ...Ou ambas?  

O fundamental é conseguir uma boa circulação em todo o aquário para evitar zonas mortas. Assim a conjugação e posicionamento das powerheads depende de cada setup para setup, no entanto o mais tradicional é uma em cada canto, apontadas para o centro.

 

 

- Finalmente, quantas horas deverão as powerheads funcionar por dia? Devo desligar durante a noite?  

 

Sempre a bombar...24/7 :D

 

Bom desejo-te boa sorte para a montagem do aqua e queremos ver aqui depois umas fotos.

 

Abraço

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O Duarte já disse quase tudo! Como utilizador de Tunzes posso dizer-te que para um aqua com essas dimensões podes usar as 12000 litros/hora. Na realidade elas são pulsadores e não estão sempre a deitar essa quantidade de água. Mesmo que estivessem, não estamos a falar de um jacto fino, mas sim de um jacto muito largo e que abre exponencialmente. De qualquer forma são reguláveis e se sentires que tens força a mais podes sempre reduzir o fluxo.

 

Tal como o Duarte disse 2 Turbelle Stream de 12000 litros/hora ligadas a um Multicontrolador é algo que de momento não tem comparação (na minha opinião). Este controlador permite ainda ligar mais bombas se for necessário.

 

Para mim não existe uma regra quanto à movimentação de água - quanto mais melhor, desde que seja acima das 20X.

 

As correntes de superfície são muito importantes, por forma a aumentar a oxigenação. A colocação das bombas deverá ser tal, que permita a criação de uma onda na superfície. Esta vai proporcionar movimentação em todo o aquário. Uma boa forma de verificar se algum local tem pouca movimentação é a fase das algas. Assim, se uma zona aparecer com muitas lagas é porque tem pouca movimentação...

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Duarte.

 

 

Acho mesmo que vou levar em consideração a tua sugestão quanto às duas Tunze.

 

Estive a ver preços de novas, em lojas Alemãs na Internet, e consigo 2 Turbelle Stream 6000 + multicontrolador por 561 euros + portes. É como dizes, fica um pouco mais carote, mas talvez compense.

 

Vou ainda ver lojas em Portugal para comparar preços, mas penso que não poderei pedir muito menos para a qualidade.

 

Quanto à disposição e porque, como referes depende do setup, vou experimentar, mas de início, e se não stressa demasiado os peixes, talvez as coloque em lados opostos e em níveis diferentes para criar contra-correntes. Depois se vir que se justifica faço alguns ajustes.

 

 

Obrigado pela ajuda!

 

 

Um abraço.

Ora bolas... tive um trabalhão a escolher uma casa com grandes vistas e agora a malta passa o tempo todo a olhar para o aquário!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo,

 

 

Quando escrevi o post anterior ainda não tinha visto o teu.

 

Fiquei surpreendido por falares das de 12.000 l/h. Quando as mencionei no primeiro post confesso que pensava que seriam demasiado potentes para o meu aqua. Contudo se me dizes que não, pelo facto de serem pulsadoras, então é uma hipótese a considerar. Além disso, porque são reguláveis podem efectivamente adaptar-se a qualquer sistema, o que põe de lado a hipótese assustadora de cair numa opção inadequada.

 

Pelo que pude ver, a diferença de preço também não é assim tanta para as 6000 com multicontrolador: +60 euros para as Turbelle Stream 6100 com controlador individual e +110 euros para as mesmas mas com multicontrolador.

 

Se me dizes que se adaptam ao meu sistema e que posso até tirar partido de fluxos mais elevados, então prefiro o esforço financeiro. :twisted:

 

 

Obrigado!

 

 

Abraços.

Ora bolas... tive um trabalhão a escolher uma casa com grandes vistas e agora a malta passa o tempo todo a olhar para o aquário!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já foi tudo dito, apenas mais um voto para as tunze.

 

Se em escumadores e outros aparelhos há dúvidas, neste campo elas estão totalmente dissipadas: Tunze e mainada! :twisted:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não compres com os controladores individuais mas sim o kit com o multicontrolador - é de longe melhor.

 

Para teres uma ideia, no meu novo aqua vou ligar 4 bombas ao Multicontrolador - 2 x Turbelle Stream 6100 + 2 x Turbelle 7400/2 - o aqua vai ter 175 cm de comprimento.

 

Além do sistema acima ainda vou montar no uma OR 6500 para fazer contra-corrente com as que mencionei acima. Isto dá a módica quantia de 38500 litros/hora - considerando os picos máximos da pulsação de todas as Tunze. Uma vez que o aqua terá à volta de 600 litros, estamos a falar de mais de 60x o volume do aquário em movimentação.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo e Hugo,

 

 

Compreendo o que me dizem. Também, na verdade, a diferença não é assim tão grande para o kit com multicontrolador.

 

Por outro lado, prefiro gastar mais algum agora do que depois ter dissabores, e pelo pouco que ainda sei sobre reefs já deu para perceber que existem quatro variáveis fundamentais que se inserem nos tópicos iluminação e filtragem:

 

- Iluminação;

- Rocha Viva;

- Circulação;

- Escumação.

 

Por isso, é primordialmente para estas áreas que penso canalizar a maior parte do investimento inicial.

 

Ainda vou pesquisar aqui no forum mais alguns tópicos sobre temas específicos, e seguramente colocar mais algumas questões, mas estou mesmo em crer que o esforço que agora fizer no que toca a estes quatro itens deverá dar alguns frutos no futuro, ou pelo menos será meio caminho andado para evitar desaires.

 

 

Obrigado.

 

 

Abraços!

Ora bolas... tive um trabalhão a escolher uma casa com grandes vistas e agora a malta passa o tempo todo a olhar para o aquário!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

- Iluminação;

- Rocha Viva;

- Circulação;

- Escumação.

 

Por isso, é primordialmente para estas áreas que penso canalizar a maior parte do investimento inicial.

 

É sem dúvida o resumo essencial para o sucesso. No entanto aprovceito as tuas palavras para fazer uma sequência lógica por ordem de importância:

 

1 - Rocha Viva

2 - Circulação

3 - Escumação

4 - Iluminação

 

Enquanto fazia esta ordem fiquei a pensar se colocaria a Escumação antes ou depois da iluminação. Isto porque, o escumador pode ser supérfulo em casos com muita rocha viva e em aquários completamente equilibrados. Já a iluminação será tão mais importante, quanto a exigência dos organismos que quisermos manter.

 

Boa sorte e se precisares de ajuda, apita!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para um aquário de 150 x 50 x 50 acho exagerado 2 x Stream 6100. Duas 6000 é mais que suficiente. Só estas duas já são 37 x o volume do aquário mais a bomba de retorno.....

Convém também saberes que com tanta circulação podes ter alguma dificuldade em impedir que o areão de fundo (caso uses) se mantenha quieto.

Podes sempre, caso compres as stream 6000, fazer o upgrade para as 6100 mais tarde, pois a unica diferença entre os dois modelos é o transformador exterior (cilindro preto). De resto é tudo igual, a bomba é a mesma.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alexandre,

 

 

Eu percebi a opinião do Diogo no sentido de indicar uma alternativa que teria flexibilidade suficiente para se adaptar ao sistema, ainda que não na potência máxima. Isso de facto agrada-me.

 

Não sabia o que acabaste de dizer, ou seja, que existiam upgrades para as 6000. De qualquer forma julgo que prefiro ir para as 6100. Vejo isso como uma espécie de 'investimento'.

 

Contudo, como disseste, reconheço que talvez não as possa ter a funcionar na potência máxima; se calhar isso até poderia pôr em causa o próprio desempenho da DSB. Mas seja como for, posso sempre escolher um fluxo que não desestabilize o fundo.

 

Independentemente disso agradeço a tua sugestão e o alerta. :(

 

 

Um abraço!

Ora bolas... tive um trabalhão a escolher uma casa com grandes vistas e agora a malta passa o tempo todo a olhar para o aquário!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive problemas com o areão, num aquário com 60cm de altura e uma 6080. A bomba estava o mais acima possível antes de fazer remoinho. :(

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compreendo bastante bem o tipo de "investimento" que referes. Eu próprio já passei por essa situação. No entanto acho mesmo que duas 6100 são demasiada corrente, ainda por cima com um DSB que terá no mínimo uns 10cm não? Ficas com uma altura de água de 40 cm no máximo e uma bela tempestade de areia.

Podes como dizes, reduzir a potência das bombas no multicontrolador, mas dessa forma reduzes em muito as funcionalidades e a performance do conjunto pois acredito que tenhas que reduzir ainda bastante.

Se por outro lado mudares para um aquário maior, então de facto é um bom investimento as duas 6100.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu tenho a noção que as duas 6100 é muito para o aqua em causa, mas com o Multicontrolador é possível reduzir os fluxos até valores próximos dos 30%. Concordo com o Alexandre quando diz que assim se perde muita da eficácia do sistema. Na realidade o ideal é as bombas funcionarem entre os 30 e 80% da sua capacidade (no caso de ligarmos duas bombas ao Multicontrolador), pelo que perante este cenário será então melhor optares pelas 6000.

 

O meu aquário vai ter 70 cm de altura e mais uns cm de largura - penso que será suficiente para justificar a compra das 6100 (até porque já tenho uma)

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Alexandre tocou num ponto importante: as medidas do aquário, tendo em atenção que pretendo ter a DSB com 10-12 cm, e claro que a superfície da água ainda deverá ficar uns centimetros abaixo do vidro. :cry:

 

Embora este assunto tenha surgido na sequência do que diziamos sobre as bombas, na verdade ele já nem sequer tem a ver com as bombas; tem a ver antes com uma questão estrutural do aqua. E como calculam também não me interessa condicionar o espaço útil para a natação dos peixinhos. :)

 

Por isso tinha sondado o mercado no sentido de obter orçamentos para 150x50x50+sump e para 150x60x60+sump. A única chatice do 150x60x60 é que vai ficar mais 'apertadinho' na sala, mas enfim, também não será nada que não se consiga fazer.

 

Este é até um dos pormenores que ainda quero pesquisar aqui no forum, porque pretendo saber ao certo que milimetragem de vidro terei de ter para dispensar travas. É que às vezes uma pessoa pede um orçamento e depois há quem tenha opiniões diferentes (do tipo uns dizem 10, outros 12, outros 15... :)), e para ser franco antes de dizer que sim a quem quer que seja quero mesmo tirar isto a limpo. Mas este é um outro assunto que como vos digo ainda tentarei ver aqui no forum convosco.

 

Voltando às bombas, então, se optar pelo 150x60x60, julgam que ainda justifica as 6000 ou já pende para as 6100?

 

É que, vendo bem as coisas, as 6000 dão-me ao todo 14.000 l/h, que é quase 26x o volume do aqua de 150x60x60, pelo que, talvez ainda assim sejam as mais adequadas... Já agora, neste cálculo devo levar em conta a litragem que vou ter na sump?

 

 

Thx!

 

 

Abraços.

Ora bolas... tive um trabalhão a escolher uma casa com grandes vistas e agora a malta passa o tempo todo a olhar para o aquário!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem dúvida que ficas muito mais bem servido com 150 x 60 x 60 e em relação à espessura dos vidros mais vale ir para os 12mm, mas concerteza que quem os constrói te aconselhará melhor.

 

Para esse tamanho acho que continuava a optar por 2 x 6000, uma vez que vais ter DSB e a bomba de retorno também vai ajudar a aumentar a movimentação.

 

Já agora, neste cálculo devo levar em conta a litragem que vou ter na sump?

 

Não.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O Alexandre já disse quase tudo...

 

Este é até um dos pormenores que ainda quero pesquisar aqui no forum, porque pretendo saber ao certo que milimetragem de vidro terei de ter para dispensar travas. É que às vezes uma pessoa pede um orçamento e depois há quem tenha opiniões diferentes (do tipo uns dizem 10, outros 12, outros 15...  :cry:), e para ser franco antes de dizer que sim a quem quer que seja quero mesmo tirar isto a limpo. Mas este é um outro assunto que como vos digo ainda tentarei ver aqui no forum convosco.

 

Podes pedir para colocarem traves à francesa, ou seja, ao longo do aquário em vez de cruzarem a parte superior.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou esclarecido!

 

 

Quanto à osmose inversa que o Hugo tinha falado, parece-me que ainda não tinha respondido, mas, sim já tenho uma para os 'doces'. :cry:

 

 

Obrigado a todos!

Ora bolas... tive um trabalhão a escolher uma casa com grandes vistas e agora a malta passa o tempo todo a olhar para o aquário!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais