Over-Skimming


Recommended Posts

Peço desculpa se aqui já foi perguntado e respondido, andei num tópico a ver mas criei uma duvida ainda maior.

 

Qual o problema do Over-Skimming?

 

Num aquário, em termos de corais, quais os principais factores em que o escumador poderá influenciar?

 

Numa pesquisa encontrei isto:

 

exemplos... fazer escumação propria de um aquario de corais duros num aquario com catalaphylias, é over-skimming, as catalaphylias vão sofrer com isto, em aquarios com animais tipicamente de locais com elevada carga orgânica,etc...

 

o escumador ao contrario do que muita gente diz...nao tira tudo e mais alguma coisa... o escumador tem dois principios principais de funcionamento, o arrastamento mecânico de particulas, tipicamente acontece para particulas de dimensão pequena( moleculas complexas, pequenas particulas de pequena dimensão com boa relação volume/peso ou area/peso) e o efeito de "carga local": as bolhas de ar pelas colisões e constante rebentamento/formação ganham cargas electricas locais conseguindo arrastar moleculas polares ou que consigam criar dipolos momentaneos no seu percurso de subida.

 

ora isto deixa para trás moleculas apolares como por exemplo fosfatos sobre algumas formas (os fosfatos podem estar na agua sobre variadas maneiras) e consegue escumar fosfatos presentes sobre outra formas moleculares. Por exemplo a adição de kalk perto do escumador por aumentar o pH e a dureza localmente permite uma melhor escumação de fosfatos...

 

Quanto á oxigenação da agua, alguns estudos mostram que o papel do escumador num aquario de recife para a oxigenação da agua é pouco relevante. mais importantes são por exemplo a agitação superficial e quedas de agua.

 

Qual o problema associado às catalaphylias? Só associado às catalaphylias ou a outros LPS?

 

Poderá haver problemas associados a moles ou SPS?

 

A ideia seria montar um aquário sem fundo de areia, com alta circulação de água... e um escumador muito superior ao necessário... MUITO superior.

 

Qual o tipo de problemas que teria de encarar?

 

Cmpts

 

Fernando

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O problema do overskimming é diminuires de tal forma a carga orgânica, que acabas por criar um Ultra Low Nutrient System, os corais mesmo com a fotossintese podem passar "fome", especialmente LPS.

 

Dar o exemplo das catalaphyllias é pouco feliz, porque a catalaphyllia actualmente não é um LPS típico, ou muito fácil de manter, como era há 8-10 anos atrás.

 

O que te pode acontecer? É teres que aumentar a carga orgânica, através por exemplo de: comprar mais um peixe, aumentar a dose de comida com que diariamente alimentas os teus peixes, alimentar os teus LPS com phyto ou zoo plankton, por último o meu preferido adicionar Aminoácidos para elevar a carga de NO3 no aquário.

 

Não te preocupes muito com o overskimming. Não é fácil de se conseguir e os problemas que isso traz são relativamente fáceis de resolver.

 

Conseguir retirar o máximo de PO4 é sempre mais difícil, e essa acumulação traz muitos mais problemas.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O que te pode acontecer? É teres que aumentar a carga orgânica, através por exemplo de: comprar mais um peixe, aumentar a dose de comida com que diariamente alimentas os teus peixes, alimentar os teus LPS com phyto ou zoo plankton, por último o meu preferido adicionar Aminoácidos para elevar a carga de NO3 no aquário.

 

Been there, done that!

 

Eu diria que com overskimming e sem uma fonte de energia suplementar como as que o Ricardo referiu, até os SPS se ressentem. Os corais ficam pálidos, o crescimento fica inibido e podem ocorrer perdas de tecido se os valores de kH forem altos.

 

Na minha opinião, é muito fácil conseguires overskimming em aquários pequenos porque tens mais limitações. Tens a limitação do número de peixes e por conseguinte a alimentação do aquário ( a ideia é dar comida e esta ser toda consumida de modo a não subir os fosfatos), bem como o processamento da água pelo escumador. Um escumador sobredimensionado num sistema pequeno que te faça um bom processamento da água do aquário vai contribuir bastante para o overskimming.

 

Concordo com o Ricardo em que o maior problema é a acumulação de PO4 no sistema mas se o sistema for pequeno e tiveres as limitações que indiquei, o overskimming torna-se complicado de resolver.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm, começo a compreender.

 

Desde já obrigado aos dois. :bs_quesexclaim:

 

Vamos para um exemplo prático: Um aquário em sistema Bare Bottom, 40-50x o volume do aquário em circulação e um escumador muito acima do necessário. A probabilidade de acumulação de comida no sistema (rocha) é muito pequena, logo pode-se confiar no escumador na função de retirar toda essa comida em excesso, certo? Para mais se a água que entra na coluna seca for directamente para o escumador.

 

O que pretenderia seria reduzir ao máximo os Nitratos e Fosfatos, e alimentar bastante o sistema.

 

Relativamente a outros nutrientes, seria necessário doseá-los?

 

As TPA seriam feitas com água do mar, em que pensei até fazer com frequência para colmatar essa falta de nutrientes, mas creio que aqui estou a fazer confusão...

 

Que acham?

Editado por Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

 

Been there, done that!

 

Eu diria que com overskimming e sem uma fonte de energia suplementar como as que o Ricardo referiu, até os SPS se ressentem. Os corais ficam pálidos, o crescimento fica inibido e podem ocorrer perdas de tecido se os valores de kH forem altos.

 

Na minha opinião, é muito fácil conseguires overskimming em aquários pequenos porque tens mais limitações. Tens a limitação do número de peixes e por conseguinte a alimentação do aquário ( a ideia é dar comida e esta ser toda consumida de modo a não subir os fosfatos), bem como o processamento da água pelo escumador. Um escumador sobredimensionado num sistema pequeno que te faça um bom processamento da água do aquário vai contribuir bastante para o overskimming.

 

Concordo com o Ricardo em que o maior problema é a acumulação de PO4 no sistema mas se o sistema for pequeno e tiveres as limitações que indiquei, o overskimming torna-se complicado de resolver.

 

 

Abraço

 

Eu vou ser sincero, não acredito no overskimming, é a minha opinião... ninguém consegue ter o aquário com água tão "limpa" como os oceanos, ainda para mais a água com déficit de nutrientes da zona dos reefs...

 

TAmbém não quero apontar qual a variável em causa porque sinceramente nem seei, a tal que provocou no sistema do André os tais problemas... e muito dificilmente alguém descobrirá a causa...

 

Isto é deveras complexo e toda a estrutura e complexidade das bactérias que rodeiam dentror e fora os corais...até no próprio muco, não se sabe não se conhece...

 

prevejo uma evolução trermenda daqui a uns anos, só esttsou a prever, com estudos que andam alguns biológos a fazer sobre os corais...e que têm as bactérias como pano de fundo...

vamos ver...

 

no entanto ainda não acredito em overskimmer...

:P

O andré até pode ter razão...ninguém sabe e provar seja o que for...é também complexo...

 

Vamos imaginar que o bleaching ocorre logo depois de se meter um escumador potennte....será do escumador?

até pdoe ser, mas também pode seer...a tal coincidência....

ou a alteração brusca das propriedades quimicas e população bacteriológica...

 

Estou a me lembrar o aumento explosivo de bactérias aeróbicas que tinham o seu número contorlado pela menos quantidade de oxigénio na água...por exemplo...

e que no muco dos corais, explodem, prejudicando a reprodução de uma outra, que era mais favorável..sei lá...

é só uma suposição...

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez seja melhor dividir isto em dois posts para ser mais facilmente visualizado.

 

 

António, é certo que um estudo científico feito por pessoas devidamente qualificadas na área tem muito mais credibilidade e informação aprofundada do que aquela que simples aquariofilistas podem partilhar. No entanto, no que me diz respeito e dependendo do assunto, sou capaz de dar mais credibilidade à nossa própria experiência como aquariofilistas dedicados e interessados em aprender com o nosso aquário do que estar à espera de artigos científicos em que damos a informação como um dado absoluto, sem experiência.

 

Dito isto e valendo o que vale da minha parte, tens vários casos espalhados por essa internet fora em que os sinais de overskimming são consistentes com os que apresentei aqui. O Ricardo também apresentou os sinais de overskimming e no entanto, nunca trocámos impressões sobre o mesmo.

 

Sou uma pessoa que gosta de experimentar, testar, levar os processos ao limite de modo a poder perceber como as coisas funcionam e partilhar a experiência que adquiri e desde que tenho um aquário de água salgada que tenho experimentado e testado ( alguns) produtos e material, bem como métodos de manutenção, com o registo dos devidos resultados. Nalguns casos, tenho uma opinião bastante formada e sólida até que outra informação me seja facultada a explicar devidamente o contrário. Noutros, ainda é cedo para tirar conclusões. Entretanto, tenho conseguido não só acompanhar de perto um ou outro caso que se aplica ao experimentado como me tenho baseado na experiência e conclusões de outros aquariofilistas. Posso dizer que, do que experimentei, tenho uma opinião formada sobre o overskimming, adição de aminoácidos e cultura de zooplankton no aquário para alimentação de peixes e corais, adição de KNO3 para controle de Nitratos associado a um SUPN, tenho algumas ideias sobre a promoção do crescimento probiótico para redução de nutrientes com o uso de zeolithes, alimento e introdução de bactérias e uso de elementos traço.

 

Overskimming é possível, sim mas para isso é preciso ter um escumador que o permita, fazeres trocas com água salinada, teres poucos peixes, seres controlado na alimentação dos peixes, não adicionares aditivos para alimentar os corais, etc. Deste o exemplo dos oceanos e da zona dos reefs mas esqueces-te que os nossos aquários são sistemas fechados, pequenos onde tanto pode acontecer o excesso como a deficiência, ao contrário do equilíbrio que há num sistema aberto ( oceanos). Por alguma razão a maior parte dos corais na Natureza têm uma cor mais para o escuro, ao invés das cores conseguidas em aquário ( cores pálidas/cores vibrantes).

 

Desenvolvendo a minha experiência na altura, passo de um escumador fraco ( MCE600 indicado até 700L *) para um escumador sobredimensionado ( ATB indicado até 1000L *), tenho 4 peixes num aquário de 300L, alimento os peixes dia sim dia não, faço TPAs semanais com água salinada ( ausência de carga orgânica), não adiciono qualquer aditivo ao aquário. Testo a água semanalmente e em 2 semanas, os meus Nitratos descem de 10mg/L para 0mg/L. Os corais que tinham cores bastante aceitáveis passam para uma cor pálida, tanto o esqueleto como os pólipos. A palidez atinge praticamente todos os corais ( SPS e LPS) e os moles ( Zoanthus) começam a fechar. O crescimento de ambos estagna e os pólipos nos SPS retraiem. A única variável que mudou foi a troca do escumador. Falei com o Judicibus sobre isto pois a mudança do escumador coincidiu com a minha e também ele experienciou mudança na cor dos corais, bem como na extensão de pólipos. No caso dele, foi o contrário: passou de um Aqua C indicado até 3800L * para um ATB indicado até 1800L *. Sendo um escumador mais fraco que o anterior, permitiu manter alguma carga orgânica na água e isso traduziu-se por cores mais fortes nos SPS, maior extensão de pólipos, melhores crescimentos. Pesquisando noutros fóruns, observei o relato de outras pessoas que descreveram os mesmos sinais nos corais, suportados pelos respectivos testes. Isto levou-me à procura de elementos que me pudessem colmatar essa deficiência de um modo controlado ( KNO3, aminoácidos).

 

Dando um exemplo flagrante na diminuição da carga orgânica e certamente o mais conhecido que está indirectamente relacionado com o overskimming, não é à toa que quem usa o sistema Zeovit adiciona igualmente produtos para colmatar as deficiências causadas pela baixa população das zooxanthelas nos corais. Se diminuímos o principal veículo de energia para os corais, há que os repor manualmente senão os animais entram em stress com consequências nefastas para os mesmos.

 

Como já disse, a minha opinião vale o que vale como aquariofilista mas dizer que " ainda não se sabe" ou " muito dificilmente se descobrirá", entre outras afirmações, é, quanto a mim, negar qualquer evolução no conhecimento adquirido através da experiência, sobretudo quando pouco ou nada se fez para realmente perceber se a experiência relatada de outros tem ou não razão de ser. É como dizer que o sistema Zeovit não funciona ou é banha da cobra ( como já vi e ouvi várias pessoas dizerem-no) e quando os aquários das pessoas que usam esse sistema aparecem, os resultados falam por si. Será que esses aquariofilistas são uns iluminados e adicionam pózinhos mágicos ou será que o sistema até foi bem estudado, estando cada vez mais documentado e elaborado?!?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos imaginar que o bleaching ocorre logo depois de se meter um escumador potennte....será do escumador?

 

Não foi logo a seguir. Foi duas semanas depois e não ocorreu bleaching. O bleaching só ocorreu depois de mais algum tempo, quando iniciei o método probiótico e reduzi ainda mais a carga orgânica na água através do uso de zeolithes e bactérias ( apesar da quantidade que usei de zeolithes ser 1/3 da dose recomendada para o meu aquário, numa semana e meia provocou-me bleaching em três corais).

 

 

até pdoe ser, mas também pode seer...a tal coincidência....

ou a alteração brusca das propriedades quimicas e população bacteriológica...

 

Se por química entendes alteração nos parâmetros ( Ca, Mg, kH) então dúvido porque guardo um registo em excel dos testes feitos semanalmente e estes mantiveram-se estáveis. População bacteriológica? Concerteza! Se estás a aumentar a escumação do aquário, também estás a promover o aumento na exportação das bactérias e seus subprodutos que se traduz por exportação dos compostos azotados e algum PO4 do sistema.

 

Estou a me lembrar o aumento explosivo de bactérias aeróbicas que tinham o seu número contorlado pela menos quantidade de oxigénio na água...por exemplo...

e que no muco dos corais, explodem, prejudicando a reprodução de uma outra, que era mais favorável..sei lá...

é só uma suposição...

 

Estamos a falar de coisas objectivas. Isso é navegar na maionese António. :)

 

* - as litragens servem meramente de referência para comparação de escumadores

 

 

E por aqui me fico.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No entanto, no que me diz respeito e dependendo do assunto, sou capaz de dar mais credibilidade à nossa própria experiência como aquariofilistas dedicados e interessados em aprender com o nosso aquário do que estar à espera de artigos científicos em que damos a informação como um dado absoluto, sem experiência.

 

 

Olá André

 

Uma verdade maior...pois tenho salgados há 28 anos (26 fisch only e 2 de reef) e embora goste de beber informação...é a minha vivência diária feita de observação atenta a comportamentos,causas e efeitos,tentativa e erro...em suma experiência feita...que há muitos anos não tenho problemas de maior,pese embora,no caso de reef (2 anos sem baixas,seja corais,peixes ou invertebrados...já vêm do fisch only) não tenha cores espectaculares (são naturais) ou crescimentos explosivos.

Assim os meus parabens pela sua intervenção neste post.

Um abraço

 

Cjorgene

Editado por cjorgene
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons posts por aqui :sleepiness2:

 

Voltando um pouco ao tema principal, é possível que o escumador escume, ou não, "mais do que deve"?

 

Como por exemplo Trace-Elements.

 

A ideia seria compensar com TPA's com Água do Mar, frequentes, de modo a fazer aparecer novamente esses trace elements.

 

Cumprimentos,

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto é quase mais crença e fé...

 

Eu não acredito em mais escumação do que devido...mais nunca é demais é o que eu penso...

 

até posso estar errado, mas quando não temos instrumenntos cientificos, temos de nos basearmos na experiênncia e fé....

correcto...

 

O problema do que tu obseervas e que é o tal branqueamento dos corais, pode não seer causado pelo melhor escuumador que tu tenns, mas por uma variável que te escape...

era disso que eu falo...mas lá está quando não temos instrumentos cientificos tmeos de julgar pela nossa interpretação...eu interpreto que nenhum sistema tem escumação a mais...nnenhum...

mas isso é mais um vez e repito uma crença sem bases cientificass...

;;;;

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achas esta hipótese válida?

 

Imagina que tens corais com um nivel de zooxantelas alto derivado dos nutrientes altos....imagina que desces esse nivel...

vão entrar em colapso as algas...e com isso prejudicar internamente os corais e este tem de se "livrar" das zoo's...

pode ser isso...ao se aproximar do nivel óptimo os corais entram em stress...pode ser não achas?

 

A beleza dos corais está depedente do nivel dee pureza da água mais pura melhor...outra intuição que tenho...

as zoos são tristes e castanhas

os corais carregados de zoos parecem por vezes feios...e geralmente perdem até cor...as tais corees vivas que gostamos.

 

interpretaste-me mal...

eu não disse que nunca se saberia, disse que No teu caso..Nunca se saberia qual a variável que provocou o branqueamento dos corais, o que é difernte...não temos instrumentos cientificos...

 

agora o hobby vai beber de outras fontes e isto terá de evoluir nalgum sentido óbvio...

 

dás uma fonte de carbono e vais favorecer um determinado tipo de bacterias mais uma vez um desequilibrio no sistema, os corais estavam "habituados" a uma coisa e fostes brusco na mudança...

 

acredito que tu tenhas a água agora mais pura, o que eu não acredito mesmo que tu tenhas só 1 peixe....mesmo que tivesses era que seria possivel ter a água com menos nutrientes que um qualquer reef....

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons posts por aqui

 

Voltando um pouco ao tema principal, é possível que o escumador escume, ou não, "mais do que deve"?

 

Como por exemplo Trace-Elements.

 

A ideia seria compensar com TPA's com Água do Mar, frequentes, de modo a fazer aparecer novamente esses trace elements.

 

Cumprimentos,

 

com sal sintético dúvido seriamente, também acho de pouca importância ou mesmo nenhuma, o uso dos corais destes elemenntos, estão sempre em niveis varias vezes superior ao natural, e see existir inclusão destes elementos por parte parte edos corais, é mais consequência do que uma necessidade...

claro que existirá elementos fundamentais, e que a malta dá pouca importância...mas se as algas crescem temos esses elementos...em valor suficiente.

 

eu não incluo strontium nem iodo...

:sleepiness2:

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num sistema Bare bottom usa-se escumação e circulação extremamente alta para poder-se alimentar à vontade. tendo assim a certeza que o excesso "macro" é rapidamente sugado pelo escumador, e o excesso "micro" ainda fica algum tempo na água, colmatando assim eventuais carências. Dá-se comida mesmo muito em excesso, alimentar muito bem os corais é essencial também para poder-se "alimentar" o sistema a nível de carências.

 

O método Bare Bottom parece-me muito lógico e interessante.

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

António, perdoa-me a franqueza mas há alguma escrita tua em que não consigo perceber o seu significado. Eu gosto de discutir estes assuntos porque acho que é assim que as coisas andam para a frente mas fica difícil estarmos sintonizados quando a comunicação fica deturpada.

 

A ver se através dos quotes chego lá:

 

até posso estar errado, mas quando não temos instrumenntos cientificos, temos de nos basearmos na experiênncia e fé....

correcto...

 

Concordo à excepção da fé. Não tiro conclusões por causa da fé mas porque a experiência me levou a essas conclusões, porque através de processos por mim controlados cheguei aqueles resultados. Acreditar só porque sim não é comigo por isso se me apresentarem conclusões diferentes com experiências plausíveis, eu aceito. Só porque sim, não.

 

O problema do que tu obseervas e que é o tal branqueamento dos corais, pode não seer causado pelo melhor escuumador que tu tenns, mas por uma variável que te escape...

era disso que eu falo...mas lá está quando não temos instrumentos cientificos tmeos de julgar pela nossa interpretação...eu interpreto que nenhum sistema tem escumação a mais...nnenhum...

mas isso é mais um vez e repito uma crença sem bases cientificass...

 

Mas eu não falei apenas na variável escumador. A varável escumador foi apenas a que mudou. As outras variáveis mantiveram-se controladas e inalteradas ( água salinada, poucos peixes, alimentação controlada, não adição de aditivos para corais).

 

Overskimming é possível, sim mas para isso é preciso ter um escumador que o permita, fazeres trocas com água salinada, teres poucos peixes, seres controlado na alimentação dos peixes, não adicionares aditivos para alimentar os corais, etc.

 

Desenvolvendo a minha experiência na altura, passo de um escumador fraco ( MCE600 indicado até 700L *) para um escumador sobredimensionado ( ATB indicado até 1000L *), tenho 4 peixes num aquário de 300L, alimento os peixes dia sim dia não, faço TPAs semanais com água salinada ( ausência de carga orgânica), não adiciono qualquer aditivo ao aquário. Testo a água semanalmente e em 2 semanas, os meus Nitratos descem de 10mg/L para 0mg/L. Os corais que tinham cores bastante aceitáveis passam para uma cor pálida, tanto o esqueleto como os pólipos. A palidez atinge praticamente todos os corais ( SPS e LPS) e os moles ( Zoanthus) começam a fechar. O crescimento de ambos estagna e os pólipos nos SPS retraiem. A única variável que mudou foi a troca do escumador.

 

Achas esta hipótese válida?

 

Imagina que tens corais com um nivel de zooxantelas alto derivado dos nutrientes altos....imagina que desces esse nivel...

vão entrar em colapso as algas...e com isso prejudicar internamente os corais e este tem de se "livrar" das zoo's...

pode ser isso...ao se aproximar do nivel óptimo os corais entram em stress...pode ser não achas?

 

Acho perfeitamente válida. Se as zooxanthelas ficam comprometidas com a descida da carga orgânica, a simbiose cessa e o coral não ganha nada em mantê-las, pelo que há expulsão destas por parte do mesmo. Só não percebo é o que queres dizer com " nível óptimo". Será que queres dizer " nível crítico" no número de zooxanthelas ao ponto do coral entrar em stress? Independentemente disso, esta hipótese é consistente com o overskimming e é o escumador, juntamente com as outras variáveis ( água salinada, poucos peixes, pouca comida, ausência de aditivos) que despoleta esse evento. Mais uma vez, as variáveis fixas já eram presentes antes da única variável que alterei ( escumador).

 

interpretaste-me mal...

eu não disse que nunca se saberia, disse que No teu caso..Nunca se saberia qual a variável que provocou o branqueamento dos corais, o que é difernte...não temos instrumentos cientificos...

 

Mais uma vez, eu sei qual foi a variável que despoletou o branqueamento juntamente com as outras porque foi a única que foi alterada: escumador.

 

dás uma fonte de carbono e vais favorecer um determinado tipo de bacterias mais uma vez um desequilibrio no sistema, os corais estavam "habituados" a uma coisa e fostes brusco na mudança...

 

Concordo porque desiquilíbrios súbitos são sempre nefastos para os corais mas não são as bactérias que causam esses problemas directamente nos corais. É a rápida adsorção da carga orgânica induzida, acima de tudo, pelos zeolithes e consumida posteriormente pelas bactérias. Os zeolithes são poderosos adsorventes de amónia e um substracto poroso para o desenvolvimento de bactérias. A própria água fica mais cristalina pela ausência de compostos azotados, razão pela qual se deve aumentar a distância da calha à água quando não há hipótese de mover os corais. Se há uma rápida remoção da carga orgânica da água e há maior disponibilidade de luz através da coluna de água, não há tempo para os corais fabricarem a proteína que os protege da fotoexposição e é por isso que os corais branqueiam. É por isso que quando se introduzem corais no aquário ( principalmente em aquários pobres em nutrientes), é aconselhado fazer-se uma aclimatização à luz, colocando os corais na areia e subindo-os gradualmente na rocha até à posição pretendida. Caso isto não aconteça, os corais podem ressentir-se através de branqueamentos ou perdas de tecido na pontas.

 

acredito que tu tenhas a água agora mais pura, o que eu não acredito mesmo que tu tenhas só 1 peixe....mesmo que tivesses era que seria possivel ter a água com menos nutrientes que um qualquer reef....

 

Ok, esta aqui não percebi mesmo. Consegues explicar melhor?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons posts por aqui :P

 

Voltando um pouco ao tema principal, é possível que o escumador escume, ou não, "mais do que deve"?

 

Como por exemplo Trace-Elements.

 

A ideia seria compensar com TPA's com Água do Mar, frequentes, de modo a fazer aparecer novamente esses trace elements.

 

Cumprimentos,

 

Fernando, sim, há escumação de elementos traço uma vez que estes estão na maior parte associados a moléculas orgânicas ou a organismos.

No entanto, se a tua ideia é fazer TPAs com água do mar regularmente, facilmente colmatas essas carências.

 

Deixo aqui dois artigos nesse sentido:

 

Randy Holmes-Farley - " What is Skimming"

 

Many inorganic materials, however, are complexed to organics that are skimmed out. Copper in seawater, for example, is more than 99% complexed to organics such as humic acids and proteins (Figure 2). If those organics are adsorbed onto the air/water interface, then the copper will be as well. Analyses of skimmate are fairly limited in scope and the one published study shows high variability from sample to sample. This study, however, does seem to show elevated levels of copper (as well as iron and other trace metals) relative to ions not selectively skimmed out (say, magnesium or sodium).

 

 

Inorganic ions will also be skimmed if they are contained inside a microorganism (diatom, bacterium, alga, etc.) that has a partially hydrophobic exterior (many do) and is skimmed out. Such whole organisms may be skimmed out by getting caught at the air water interface, just as individual organic molecules are. They may also get trapped in the foam as it drains. The skimming of whole organisms is evident to many aquarists who observe green coloration to skimmate after dosing phytoplankton, for example. The green colored organisms can collect in skimmate.

 

 

 

Ronald Shimek - " Exports from Reef Aquaria"

 

The water found in an average tank, however, is not gathered from some place and added to a tank “as is.” Rather, it is the result of several continuous and simultaneous processes that occur to some initial water volume. The initial water can come from either natural sea water or artificial sea water, or a mixture of the two. Once the tank is filled with water, no matter where or how it originates, the initial tank water is manipulated by both the organisms in the reef aquarium system and the aquarist. Organisms actively alter the water in several ways.

 

• They secrete materials that actively bind to and alter the chemical properties of some of the dissolved constituents of tank water.

 

• Environmental conditions of some of the microhabitats in the tank, particularly in a deep sand bed and within live rock, may facilitate the adsorption and removal of many chemical constituents. Organisms, mostly bacteria, living in these areas are largely responsible for the changes from “normal” tank conditions, and as such are responsible for the changes observed.

 

• Some organisms may actively sequester and hold in their bodies many essential biological materials such as phosphorus, iron, and nitrogen (see, for example, Vasconcelos and Leal, 2001).

 

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

António, perdoa-me a franqueza mas há alguma escrita tua em que não consigo perceber o seu significado. Eu gosto de discutir estes assuntos porque acho que é assim que as coisas andam para a frente mas fica difícil estarmos sintonizados quando a comunicação fica deturpada.

 

A ver se através dos quotes chego lá:

 

 

Concordo à excepção da fé. Não tiro conclusões por causa da fé mas porque a experiência me levou a essas conclusões, porque através de processos por mim controlados cheguei aqueles resultados. Acreditar só porque sim não é comigo por isso se me apresentarem conclusões diferentes com experiências plausíveis, eu aceito. Só porque sim, não.

 

O que te estava a tentar dizer é que tu não tens instrumentos para chegar a conclusões no teu episódio...e óbviamente qualquer conclusão tem de seer um acto de fé. ou chama-lhe o nome que quiseres intuição....whatever...

 

Mesmo que tudo se tenha mantido inalterado...e a única variável a mudar seja o escumador, este pode não ser o culpado, e mesmo que fosse, pode ter sido apenas na CRIAÇÂO de um bom ambiente para todos os corais...e tenha matado alguns no processo...

 

ou seja mesmo que o escumador seja o culpado não esttsou a dizer que é.....não deves chegar a conclusões precipitadas...

Se tu retirares nutrientes, vais ter zooxantelas a mais para nutrientes a menos...e isso leva a um desequilibro, portanto vai existir moorte e degradação das condições das mesmas, e é stressante para os corais manter estas algas decadentes...

 

claro que um novo nivel de nutrientes, gera um outro nivel óptimo da quantidade de zoos, o que eu digo é que esse processo leva a condições stressantes, estou a falar da minha interpretação de toda a informação que fui ganhando ao longo dos anos..podes chamar de fé...

:P

 

claro que terás dee alimentar os corais se tiveres pouco nutrientes ,aliás a única razão da asimbiose entre estes animais e as algas, é a escassez de nutrientes nas águas dos reefs...

 

não faz sentido para as algas, a tal simbiose, se existir nutrientes a mais...não precisariam dos corais, e da sua capacidade dee apanhar plancton (nutrientse)...

o que eu digo é que por mais que tentem nunca mas nunca vão conseguir a "pureza" da água num qualquer reef..mesmo no mais poluido...

e portanto vão ter seempre zoos a mais...

 

ou seja por mais que tentem fzeer a tal escumação a mais nunca conseguirão..

o escucmador é mais eficiente nalgumas moleculas, sim é verdade mas mesmo assim, certos traces podem chegar a 20x o valor normal do que existe num qualquer reef....e isso para mim é mau...esta é a minha opinião...

 

não deves procurar criar condições de maior poluição, mas antes a estabilidade...

 

num ambiente fechado pode existir uma explosão de alguma coisa, que até pode seer animal, ou bacteriológico, e levar a algum elemento a se tornnar o elemento inibidor de crescimento, isso sim acontece, mas será apenas um dos tais elementos, os outros irão inevitávelmente acumular-se...

nnão creio que isso seja normal...

 

porque afinal damos de comer aos peixees....mesmo com escumação forte....

poderia ser essa a razão não sei...e ser....coincidência...

 

afinal o teu aquário ainda não está completamete amadurecido

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pah.... sinceramente não vos consigo acompanhar :roflroll2:

 

Há uma coisa muito importante que o André disse (António tem isto em conta): "Been there, done that!"

 

 

Vamos por pontos a ver se nos entendemos:

 

- Eu assumi quando a dúvida foi colocada por o Fernando que com overskimming ele queria dizer ULNS (Ultra Low Nutrient System). Overskimming é um conceito um pouco dificil para mim de imaginar, acho que um escumador tem um ponto de saturação, há um artigo do Ken Feldman na Advanced Aquarist que fala sobre isso mesmo: "The Development of a Method for the Quantitative Evaluation of Protein Skimmer Performance"

ULNS quer dizer níveis muito baixos de nutrientes, carga orgânica, principalmente NO3 e PO4.

Se há falta de nutrientes, as zooxantelas(=cor castanha) vão diminuir a sua densidade à superfície dos SPS, e os pigmentos não fotossinteticos, de fluorescência vão ter mais preponderância. (= cores fortes e vibrantes)

 

So far ... so good.

 

- Um coral tipo SPS alimenta-se através da sua superfície / membrana onde residem as zooxantelas que da fotossíntese fornecem energia para o coral, ou através dos pólipos.

O pólipo possui uma estrutura composta por: disco oral, boca, cone oral e faringe (pag. 48; Veron Volume 1). Aqui nesta "micro-circulação" onde a água entra é o local em que a maior parte da "alimentação" é feita, incluindo a entrada Ca+ e de Carbonatos que permitem a formação de "esqueleto".

 

- Em ambiente natural esta micro-circulação é muito mais rica do que nos nossos aquários, nestes últimos predomina o acumulo tóxico da decomposição de matéria orgânica, em última instância NO3 e PO4, é como se num reef natural o coral fosse melhor alimentado, tem phytoplankton, zooplankton, trace-elements, etc. .... tudo o que um coral precisa, em equilíbrio e diferente do que as "algas" precisam.

 

- As zooxantelas apenas fornecem energia para o metabolismo dos corais. = Energia barata mas de "fraca" qualidade. Eu não gosto muito de comparações, mas é como se esta energia fosse a respiração para nós, é indispensável mas não substitui a nossa alimentação.

 

- PO4 é o nutriente onde está o grande problema, é a grande diferença dum reef natural para os nossos aquários. É o que faz com o peso na balança se desequilibre e haja uma densidade excessiva de zooxantelas.

 

- NO3 é também um nutriente importante para as algas, mas apenas numa dose superior a 1,0 mg/L (ppm), abaixo disso não influencia o crescimento de algas (desde que fosfatos <0,01 ppm). É também um importante nutriente na determinação das cores / fluorescência dos corais. Os pigmentos de fluorescência são proteínas e como todas as proteínas precisam de Azoto (N) para serem sintetizadas, esse azoto podem ir busca-lo ao NO3, é de digestão "barata" (= com pouco consumo de energia).

 

- Um aquário ULNS não tem nada para o coral ou as zooxantelas se alimentarem, é um ambiente muito pobre em matéria orgânica... sim muito mais pobre que um recife natural. Se alimentarmoso aquário em excesso, como é um sistema fechado vai produzir demasiado fosfato.

 

Concluindo:

 

Um coral precisa de alimentação e não pode ser apenas alimentado pela energia produzida pelas zooxantelas, necessita de muito mais. O fosfato é que nos dá mais problemas e é o mais difícil de controlar.

Li bastante sobre este assunto e a experiência que tive no meu aquário foi semelhante, os corais tinham poucas zooxantelas (devido ao ambiente pobre em NO3 e PO4), mas não exibiam cores vibrantes, eram pálidos e cresciam muito lentamente.

Basta observar atentamente um aquário zeovit para se perceber isto, desde que bem montado, com poucos peixes e bastantes TPA's.

Felizmente este hobby não é uma ciência exacta, e esta questão do NO3 e do PO4 não é o único factor ambiental que interfere na cor dum coral, senão era muito fácil. A Luz é talvez o principal.

 

 

Este comentário apenas resume aquilo que fui lendo e adquirindo com a experiência ao longo destes anos, tenho pena de não poder documentar todas as frases com link's de textos onde as fui buscar, tenham em consideração isso, são afirmações pessoais, não são verdades absolutas e estão sujeitas a erros, por favor se disse alguma incongruência, corrijam-me.

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

António, tu tens obviamente direito à tua opinião/negação e ao teu cepticismo. Eu apresentei factos e argumentos que validam as conclusões dai tiradas, mesmo valendo o que vale. Tu divagaste e apresentaste teorias. Face a isso, não vejo motivo para continuar a argumentar. Acho que seria uma perda de tempo para ambos.

 

 

Este comentário apenas resume aquilo que fui lendo e adquirindo com a experiência ao longo destes anos, tenho pena de não poder documentar todas as frases com link's de textos onde as fui

buscar, tenham em consideração isso, são afirmações pessoais, não são verdades absolutas e estão sujeitas a erros, por favor se disse alguma incongruência, corrijam-me.

 

Ricardo, partilho da mesma opinião que tu ( anatomia do pólipo? lindo! já aprendi mais umas coisas hoje) e foi isso e mais alguma coisa que tentei fazer passar. Espero que o Fernando tenha ficado de alguma forma ilucidado.

 

 

André,

 

KNO3? Foste ao baú dos plantados :mrgreen:

Também há disso cá em casa. Eheh

 

 

 

É verdade, andei a fertilizar os corais. ;)

Por acaso já cá não tinha mas sempre é mais fácil de arranjar do que o Nitrato de cálcio tetrahidratado.

 

 

Edit: Por falar em KNO3, tenho algo que quero discutir contigo.

Segue MP para não criar off-topic. :)

Editado por André Silvestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André eu consigo mudar de opinião desde que me convençam...

E sinceramente tenho ainda pouca experiênnia nestas coisas, mas sou de ideias fixas...

 

Concordo inteiramente com o Ricardo, faz todo o sentido aquilo que ele disse, e portanto, concordo...

 

Daquilo que eu retiro do que o Ricardo disse foi:

 

Escumação a mais não existe, e se o escumador "construir" um bom ambiente, mais estéril para os corais, então temos de dar papa aos corais...

mas ....esse ambiente estéril é benéfico...desde que os corais sejam bem alimentados...

 

André, não leves a mal a minha teimosia, mas parece-me que existe boa discussão com bons argumentos da tua parte...só tens de me provar o contrário...isto eleva o nível deste forum...claro sem insultos...

temos todos o direito à nossa opinião.

 

Eu sinceramente estou a gostar desta discussão que trouxe o Ricardo para o barulho elevando este debate mais ainda...

:alberteinstein:

 

O zeovit é o quÊ?

sei que tem por base compostos orgânicos, mas mais do que isto não sei...

é das tais coisa que fico a matutar.... colocar vodka vai dar o mesmo (menos nutrientes na água? alimento para bacterias?)

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

António, há muita literatura online sobre Zeovit... Quanto à troca de argumentos com o André, tenho que admitir que houve partes em que me perdi na tua divagação de pensamentos que me levaram a perguntar a mim mesmo onde quererias chegar...

 

Ricardo, excelente! Excelente Post.

 

Creio ter reunido literatura suficiente para entreter-me nos próximos tempos e estudar a viabilidade de um sistema Bare Bottom :alberteinstein:

 

Podemos então "resumir" que para um sistema Bare bottom:

 

- Muita circulação (70-90x o volume do aquário)

 

- Nada de areia

 

- Muita luz

 

- Escumador SobreDimensionado

 

- Muita escumação = Níveis muito, muito baixos de nutriente

 

- Menos nutrientes, menos alimento para Zooxantelas

 

- Menos Zooxantelas, mais Cor (devido a outros pigmenos)

 

- Necessidade de alimentar "à grande" o sistema.

 

- Menor probabilidade de matéria em decomposição devido ao escumador SobreDimensionado, circulação, e a não existência de areia.

 

Estou muito curioso com este método :smile2:

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha divagação foi na parte do que se deesconhece... vou tocar dee novo no mesmo assunto...ninguém sabe o que aconteceu no aquário do andré...só a fé e a intuição podem dar resposta....que pode não ser a correcta...

 

Acho que nunca me distanciei do assunto...que nenhum escumador pode retirar em demasia os nutrienttes da água....

e portanto na certeza do andré, tentei apresentar possiveis acontecimentos que poderiam ter provocado o crash dos corais, sem que o escumador fizesse parte, ou provocada por outras variáveis que até podem seer desconhecidas....

 

podia ter sido apenas e simplesmente uma bacteria que atacou os corais...simples não

uma bacteria dormente que até pode estar no pó da casa....

 

aliás na literatura ACTUAL várias doenças que afectam os corais Têm como origem agentes patogénicos DEesCONHECIDOS, o que eu queria dizeer era que seeria bom mantermos alguma humildade nos nossos pensamentos, até podemos ter razão, mas....nnunca podemos ter certezas....

 

eu não tenho e sincneramente pouco percebo disto....

outra e deesta vez vou ser polémico. não gosto de produtos com os ingredientes meio escondidos,

cheira-me que o zeovit é exactamente o mesmo que vodka só que mais caro...cheira-me... mas lá está é a minha intuição...

uma fote de carbono que até podemos usar...vinagre....ou açucar...

 

no manual vem a tal denominnação de zeobacterias...uma nova estirpe de bacterias...

não sei se entendem a minha insinuação

 

Li na semana passada que o granndee guru da iluminação o tal doutor sanjay joshi, que algo dee surpreendente relacionado com bacterias iria ser revelado a seu tempo, várias sinnvestigações decorrentes estão a ser efectuadas no mundo....e podemos ficar surpreendidos ele sabe mais qualquer coisa que não sabemos...

acho que seeria importante mantermos uma mente aberta para derrubar velhas suposições....

 

http://www.manhattanreefs.com/forum/reefs-...nd-photons.html

 

dai as minhas divagações snessa área....

 

SJ: Well, the area that we don’t have a really firm understanding of is the complex bacterial interactions that are taking place in, on and around corals and in our systems. There is some really interesting research going on in these areas, and once we learn a little more, I think it is really going to change the way we look at our systems and how they function. My cursory understanding of some of the preliminary research is that things like skimming and carbon and nutrient cycles are not operating as we commonly think they are. I think this is the exciting new frontier. Some hobbyists are intuiting some of this stuff by using amino acids and other “systems”, but I don’t think they really know exactly what or why things are happening

 

repito

 

My cursory understanding of some of the preliminary research is that things like skimming and carbon and nutrient cycles are not operating as we commonly think they are

 

ou seja nem os ciclos dee nutrientes nem os escumadores operam como até que se pensava, nestes estudos vai parece-me derrubar certos paradigmas e teorias falaciosas do nosso hobby...daí as tais divagações ...que acho que podem agora perceber decorrente deste meu quote...

 

não estoou a tentar seer polémico, quem me conhece sabe que ando nisto há muito tempo, e se teimo numa opinião embora chame fé, tem por base 50% de intuição e o resto do que me parece correcto... chamo isso de fé...

 

A titulo exemplificativo...

 

andava tudo a comprar luzes para aquário no innicio deste forum, e eu e que tal meter hqi normais... 4800k é acicma da luz solar ás 10 horas e isto no equador...se tiver bom cri, tem um espectro mais uniforme pensava eu...

 

E na altura como andava na estatistica, see combinarmos n lampadas diferentes vamos produzir uma luz meio gaussiana...(na distribuição das frequencia...e se for muito dispares, então será quase uma uniforme...quase como o sol

 

asoma de variáveis distintas julgo que é uma gaussiana...tá um bocado esquecido...

:D

 

é só um exemplo, outro recente ainda não percebi pporque é que no bailing costumam meter 3 partes de cloreto de magnésio para 1 parte sulfato de magnésio...até porque cloretos são 20x superiores ao teor de sulfatos nos oceanos...

 

outro...a malta teima em ter temperaturas 24-25, julgo que essas recomendações vêm do tempo dos reefs do atlantico norte...digo eu...e baixa salinidade...tipo 1.024, para mim o ideal é 1.026, tivee alguns problemas com baixa salinidade que nunca tive qunado decidi nunca ter a salinidade abaixo dos 35-36 %

 

lá está nem sei se sfoi da salinidade...pode perfeitamente ser coincidÊncia e isto estar a me induzir em erro.

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SJ: Well, the area that we don’t have a really firm understanding of is the complex bacterial interactions that are taking place in, on and around corals and in our systems. There is some really interesting research going on in these areas, and once we learn a little more, I think it is really going to change the way we look at our systems and how they function. My cursory understanding of some of the preliminary research is that things like skimming and carbon and nutrient cycles are not operating as we commonly think they are. I think this is the exciting new frontier. Some hobbyists are intuiting some of this stuff by using amino acids and other “systems”, but I don’t think they really know exactly what or why things are happening

 

Mas isto é precisamente o que estamos a discutir aqui. Tentar perceber como estes métodos: Vodka, Zeovit, purist line da Elos... funcionam.

 

O Sanjay fala duma coisa muito importante e do qual se sabe muito pouco.... o micro-environment. "interactions that are taking place in, on and around corals"

 

Li recentemente um artigo que falava da importância deste micro-ambiente. Existem 100x mais bactérias à volta dum coral do que na restante coluna de água, isto acontece por causa dos mucopolissacarídeos que o coral liberta, derivado do metabolismo (= aquela "gosma" que se vê à volta dos corais quando as bombas estão paradas). Daqui percebe-se a importância da circulação forte num aquário de recife, para manter essa zona "limpa".

Interessante o facto de que as espécies bacterianas presentes no coral localizado num ambiente natural diferem totalmente das presentes em aquário.

Realizou-se uma experiência com um coral recolhido no mar e colocado posteriormente em aquário, comprovou-se que ao fim de mais ou menos um mês a população deste micro-ambiente modifica-se, não existe mais a espécie "original".

 

Será por isto que um coral criado num ambiente natural perde sempre algumas propriedades quando chega aos nossos aquários?

A mim pelo menos acontece-me isto sempre que compro um coral vindo do mar, primeiro fica mais castanho e não cresce, só ao fim dum par de meses é que começa a melhorar as cores e a crescer, passado 6 meses... um ano, fica com outra "vida", cresce a bom ritmo e com boas cores, muitas vezes com diferenças em relação à cor original.

Pelo contrário, se comprar um frag a algum membro, se retirarmos aqueles factores iniciais, de mudança de ambiente (p.e. luz), transporte que ocorrem nos 1ºs dias, o coral raramente perde cor e começa logo a mostrar sinais de crescimento ao fim de alguns dias.

 

 

Quanto à questão do escumador, penso que ele se refere ao artigo surpreendente do K. Feldman na Advanced Aquarist, em que o escumador atinge um ponto máximo de saturação ou plateau ao fim de algumas horas e não remove mais Total Organic Carbon, independentemente da circulação de água ou ar dentro do escumador.

 

 

Perceber a importância das bactérias e as interacções com os corais tem sido o verdadeiro hot-topic neste último ano. Gostava de ver mais aprofundada a relação do micro-ambiente com o coral. Se alguém souber de algum artigo coloque aqui o link.

Editado por Ricardo Pinto
logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podemos então "resumir" que para um sistema Bare bottom:

 

- Muita circulação (70-90x o volume do aquário)

 

- Nada de areia

 

- Muita luz

 

- Escumador SobreDimensionado

 

- Muita escumação = Níveis muito, muito baixos de nutriente

 

- Menos nutrientes, menos alimento para Zooxantelas

 

- Menos Zooxantelas, mais Cor (devido a outros pigmenos)

 

- Necessidade de alimentar "à grande" o sistema.

 

- Menor probabilidade de matéria em decomposição devido ao escumador SobreDimensionado, circulação, e a não existência de areia.

 

Estou muito curioso com este método :character0050:

 

Basicamente é isso. Mas o escumador sozinho não vai conseguir eliminar o PO4 todo. Vais vendo a evolução dos teus corais / aquáiro e se for caso disso fazes o doseamento duma fonte de carbono orgânico. Aí vês logo as diferenças, nem é preciso passar um mês que notas as algas a desaparecerem todas.

Um Bare-bottom também tem as suas desvantagens, tens mesmo de fazer com que não se deposite matéria orgânica no fundo do aquário, mesmo com muita circulação... prepara-te para aspirar o fundo do aquário, ou pelo menos uma pequena parte, todas as semanas.

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André eu consigo mudar de opinião desde que me convençam...

E sinceramente tenho ainda pouca experiênnia nestas coisas, mas sou de ideias fixas...

 

Concordo inteiramente com o Ricardo, faz todo o sentido aquilo que ele disse, e portanto, concordo...

 

Daquilo que eu retiro do que o Ricardo disse foi:

 

Escumação a mais não existe, e se o escumador "construir" um bom ambiente, mais estéril para os corais, então temos de dar papa aos corais...

mas ....esse ambiente estéril é benéfico...desde que os corais sejam bem alimentados...

 

André, não leves a mal a minha teimosia, mas parece-me que existe boa discussão com bons argumentos da tua parte...só tens de me provar o contrário...isto eleva o nível deste forum...claro sem insultos...

temos todos o direito à nossa opinião.

 

António, continuas a interpretar mal os meus argumentos e é aqui que o cansaço se começa a manifestar, pelo menos da minha parte.

 

Eu nunca falei que o escumador, por si só, e em situações normais é capaz de " overskimming".

O que eu disse e o que eu experienciei foi que num sistema/ambiente ultra pobre em nutrientes ( ou ULNS como o Ricardo referiu) ou em condições que propiciam este ambiente, o escumador retira a pouca matéria orgânica dissolvida que ainda resta na coluna de água, induzindo " overskimming". É muito diferente do que dizer que o overskimming ocorre apenas por colocar um escumador sobredimensionado.

 

Mais claro que isto não consigo ser...

 

A minha divagação foi na parte do que se deesconhece... vou tocar dee novo no mesmo assunto...ninguém sabe o que aconteceu no aquário do andré...só a fé e a intuição podem dar resposta....que pode não ser a correcta...

 

Acho que nunca me distanciei do assunto...que nenhum escumador pode retirar em demasia os nutrienttes da água....

e portanto na certeza do andré, tentei apresentar possiveis acontecimentos que poderiam ter provocado o crash dos corais, sem que o escumador fizesse parte, ou provocada por outras variáveis que até podem seer desconhecidas....

 

Eu já não digo fazeres a experiência mas se leres, se te informares sobre ULNS vais perceber que as divagações e possibilidades que colocas e que pensas que fazem mais sentido do que as conclusões que aqui expus são, na verdade, as que menos sentido fazem. E atenção que não considero os meus argumentos como verdades absolutas e por isso é que disse no início:

 

Nalguns casos, tenho uma opinião bastante formada e sólida até que outra informação me seja facultada a explicar devidamente o contrário.

 

Já me apresentaste argumentos válidos que refutam os processos e conclusões que aqui escrevi? Já me/nos deste razões para o que eu escrevi poder ser dúbio ou poder-se dever a outro factor menos o que apresentei?

 

É apenas a isto que me refiro.

 

 

Perceber a importância das bactérias e as interacções com os corais tem sido o verdadeiro hot-topic neste último ano. Gostava de ver mais aprofundada a relação do micro-ambiente com o coral. Se alguém souber de algum artigo coloque aqui o link.

 

Ricardo, também já tinha visto alguns tópicos que relatavam a existência de um micro-ambiente. Não foi directamente relacionado com os corais mas sim com o desenvolvimento das Cianobactérias e as bactérias responsáveis pela desnitrificação. Vou tentar encontrar essa informação e se conseguir coloco aqui.

 

Li na semana passada que o granndee guru da iluminação o tal doutor sanjay joshi, que algo dee surpreendente relacionado com bacterias iria ser revelado a seu tempo, várias sinnvestigações decorrentes estão a ser efectuadas no mundo....e podemos ficar surpreendidos ele sabe mais qualquer coisa que não sabemos...

acho que seeria importante mantermos uma mente aberta para derrubar velhas suposições....

 

http://www.manhattanreefs.com/forum/reefs-...nd-photons.html

 

dai as minhas divagações snessa área....

 

repito

 

ou seja nem os ciclos dee nutrientes nem os escumadores operam como até que se pensava, nestes estudos vai parece-me derrubar certos paradigmas e teorias falaciosas do nosso hobby...daí as tais divagações ...que acho que podem agora perceber decorrente deste meu quote...

 

A verdade é que a utilização do próprio método probiótico, seja ele qual for, é já por si uma clara demonstração de mente aberta e de perceber como as coisas funcionam! Tal como o Ricardo disse, este foi o ano em que maior importância se deu à cultura bacteriana e tudo o que isto envolve e não foi pelos estudos científicos que ainda não saíram! Foi, sim, porque alguns poucos " aventureiros de mente aberta" decidiram experimentar em primeira mão nos seus aquários e partilharam as suas experiências com outros, levando a um " boom" de tentativa e erro por todo o mundo com excelentes resultados no final. Mais uma vez pergunto: então como é possível? Como é possível andarmos a manipular " n" variáveis sem saber como e no fim obtermos os resultados pretendidos? Ainda para mais num sistema tão delicado como os aquários de recife. Aceito que me digam que há " microprocessos" e " macroprocessos" em que apenas estes últimos são compreendidos. Agora, negar completamente aquilo que se conseguiu através da prática e da teoria a esta associada, para mim não tem nada de " mente aberta" e " derrubar velhas suposições". É precisamente o contrário.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.