"Óleo" na água


Recommended Posts

Boas pessoal,passa-se algo na minha água do aquário!

No topo da água forma-se uma espécie de óleo em que torna a agua mais densa... Não sei bem explicar. Quando faço tpa's desaparece até porque estou muito pacientemente com um tupperware a retirar esse oleo do topo da água,mas passado algumas horas forma-se outra vez. Alguém me pode explicar o que é isto?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,passa-se algo na minha água do aquário!

No topo da água forma-se uma espécie de óleo em que torna a agua mais densa... Não sei bem explicar. Quando faço tpa's desaparece até porque estou muito pacientemente com um tupperware a retirar esse oleo do topo da água,mas passado algumas horas forma-se outra vez. Alguém me pode explicar o que é isto?

 

Obrigado

muito possivelmente esse problema fica resolvido com agitacao superficial, diz me o teu setup e que filtragem usas, umas foto do aqua poderia ajudar tambem. Nao e nada de grave e costuma ser de facil resolucao! :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito possivelmente esse problema fica resolvido com agitacao superficial, diz me o teu setup e que filtragem usas, umas foto do aqua poderia ajudar tambem. Nao e nada de grave e costuma ser de facil resolucao! :pompomgirl:

 

O meu fitro é um tetratec-ex 700

 

O meu aqua é um plantado com cardinais,escalares,corys. O seu tamanho é de 100x30x40. CO2 caseiro. Ph=7. Adiciono acondicionador após cada TPA da prodac.

 

Eu até tenho agitação de água mas mesmo assim não desaparece. hoje fiz tpa de 50% e limpei a parte que ficou seca dos vidros, mas mesmo assim.... :P

 

Já não sei o que mais fazer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu fitro é um tetratec-ex 700

 

O meu aqua é um plantado com cardinais,escalares,corys. O seu tamanho é de 100x30x40. CO2 caseiro. Ph=7. Adiciono acondicionador após cada TPA da prodac.

 

Eu até tenho agitação de água mas mesmo assim não desaparece. hoje fiz tpa de 50% e limpei a parte que ficou seca dos vidros, mas mesmo assim.... :(

 

Já não sei o que mais fazer...

 

tenta por a flauta (saida de agua do filtro acima da superficie), em ultimo caso podes colocar tambem uma bomba de ar com pedra difusora, em principio fica resolvido!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E se meteres uma folha A4 papel branco, ou uma folha de papel dos rolos de cozinha branco, não apanha esse óleo.

 

Atenção que nunca exprimentei, mas não me parece que possa ser prejudicial.

 

Isso deve ser algum tipo de gordura.

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E se meteres uma folha A4 papel branco, ou uma folha de papel dos rolos de cozinha branco, não apanha esse óleo.

 

Atenção que nunca exprimentei, mas não me parece que possa ser prejudicial.

 

Isso deve ser algum tipo de gordura.

cumps

Susana

 

 

É uma camada de bacterias e outros seres microscopicos que se juntam a superficie e ai se desenvolvem quando nao existe agitacao suficiente, e frequente ver alguns peixes a alimentarem se dessa camada, no meu caso guppies e corydoras. Nao e de todo prejudicial, alias para alevins ate pode ser mais util do que nefasto, o unico problema e o factor estetico. Com alguma pesquisa aqui pelo forum encontram facilmente!

 

EDIT: resolvi fazer eu o trabalho de casa (usar o pesquisar nao causa dor! :( )

gordura na agua

 

Esta bem explicado ai

Editado por NunoCAST
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma camada de bacterias e outros seres microscopicos que se juntam a superficie e ai se desenvolvem quando nao existe agitacao suficiente, e frequente ver alguns peixes a alimentarem se dessa camada, no meu caso guppies e corydoras. Nao e de todo prejudicial, alias para alevins ate pode ser mais util do que nefasto, o unico problema e o factor estetico. Com alguma pesquisa aqui pelo forum encontram facilmente!

 

EDIT: resolvi fazer eu o trabalho de casa (usar o pesquisar nao causa dor! bowdown )

gordura na agua

 

Esta bem explicado ai

 

E é normal essa parte da água conter particular ? Do género, agito a superficie da água e ao agitar, soltam-se particular, tipo migalhas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E é normal essa parte da água conter particular ? Do género, agito a superficie da água e ao agitar, soltam-se particular, tipo migalhas?

 

 

Essas particulas devem ser os tais microorganismos, nao sei se tens possibilidade, mas tenta er com uma lupa de grande ampliacao (microscopio era o ideal) devem ser "bichos" demasiado pequenos para os vermos a olho nu, digo eu, nao faco ideia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

atençao esse oleo pode resultar de o aqua estiver numa zona da casa por exemplo sala onde estejam por exemplo insensos a arder!

 

ai o insenso sendo pesado deposita se na superficio!!!

 

abaraço

 

Não , não tenho isensos a arder, se bem que agora já não tenho quase nada do "óleo", subi um pouco a flauta... Mas assim o co2 não se espalha pela água.!! Tenho a minha flauta a meio do aqua, e o meu difusor do lado esquerdo em baixo, não sei como fazer mas haver boa concentração de co2 e ao mesmo tempo para a água ficar limpa... :roflroll2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Não sei se estás para isso, mas eu num aquário que tenho destapado (e não querendo ouvir o barulho da água a correr, devido a uma flauta levantada) optei por isto:

 

http://www.aquaristikshop.com/cgi-bin/neu/...mp;t=temartic_e

 

Também existe isto:

 

http://www.aquaristikshop.com/cgi-bin/neu/...mp;t=temartic_e

 

O primeiro não deve funcionar com caudais muito elevados do filtro (eu liguei o meu a um 2213 da eheim). Pode ligar-se a um mais potente, mas recomenda-se um T.

 

Uma outra solução podem ser peixes tipo platys, que vão "comendo" essa camada superficial (pelo que li).

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

devo dizer que neste momento tenho 2 aquas com essa invasao de pelicula oleasa na superficie da agua, ambos sao aquas com pouca movimentação superficial, um dos camaroes e um do betta, mas coicidencia ou nao, no dos camaroes começou a aparecer um autentico zoo de micro flora, ao pe dos musgos e junto dos vidros consigo ver com muito exforço pois sao mesmo quase microscopicos, pekenitas pulgas de agua ou pelo menos aparentam ser.. isto so pode ser bom, principalemte para um aqua de camaroes, da uma boa sopa para os pekenos.

 

Ah... e nao sao larvas dos camaroes pois nesse aqua apenas tenho especies da ordem superior que nao têm estado larvar ;)

 

Penso que o unico senao é mesmo o aspecto que nao é assim muito agravel à vista, mas a nivel biológico é bom.

 

Cumps

Bruno Cerqueira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.