Metodo Balling p/ controle de Ca, Mg, Kh


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

há algum tempo que tenho vindo a ler sobre este tema, já pesquisei aqui no fórum e em diversos sites e sei que preciso de:

 

- Cloreto de Calcio

 

- Cloreto de Magnesio

 

- Bicarbonato de sodio

 

estes produtos devem ser comprados para uso em laboratório e não para uso industrial pois são mais impuros.

 

Este método ajuda-nos a manter os níveis ideais de cálcio e magnésio e kh nos nossos aquários para quem não usa reactores de cálcio ou outros aparelhos que por vezes são bastante caros.

 

Eu gostava que alguém com experiência neste método nos pudesse vir aqui esclarecer todas as dúvidas e explicar passo a passo como preparar as soluções de cálcio, magnésio e bicarbonato de sódio e como devemos as devemos aplicar/usar.

 

Ficam aqui as vantagens e desvantagens deste método (copy paste de um outro site):

 

Vantagens (+) e Desvantagens (-) do método:

 

 

- Manutenção de níveis de cálcio e reserva alcalina bem acima da capacidade de um reactor de cálcio, sem adição de Co2 (+)

 

- Dosagem manual ou automática ( diária) por gotejamento em intervalos de pelo menos 1h entre eles. (manual (- ) autom. (+)

 

- pode ser estocado por longo tempo sem deteriorização (+)

 

- custo dos cloretos X midia para o reator (+)

 

- Evita investimento em reator de cálcio (+)

 

- Evita necess. de dosar kalkwasser (+)

 

- Evita investir em reactor de kalkwasser (+)

 

- Requer testes semanais (-)

 

deixem a vossa opinião :character0050: cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usei este método durante pouco tempo. Em relação às dosagens, lembro-me que 4 colheres de chá de bicarbonato eram para 250ml de água. E cada 100ml da solução aumentava 1dkh em 100L de água do aquário. O resto não me lembro. Deixei este método, porque verifiquei que era um método caro, isto é, para aquários pequenos até 60-80L monetariamente é uma boa opção, aquários a partir dos 100L fica muito caro. Assim decidi, com a ajuda do meu irmão, construir um reactor de cálcio.

 

O reactor de cálcio é um investimento razoavelmente grande de inicio mas compensa.

 

Além do preço dos produtos químicos, tem que se controlar, pelo menos, semanalmente os parâmetros do aquário para se ajustar aos valores pretendidos.

Helder Quinzico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Vê o post do André Silvestre, está bem recheado de informações sobre o assunto.

 

De qualquer maneira precisas.:

 

- Cloreto Cálcio

 

- Cloreto Magnésio

 

- Sulfato de Magnésio

 

- Bicarbonato de Sódio

 

- Bomba Doseadora com 3 canais

 

- Testes fiaveis (pois terás que os fazer quase diariamente no inicio ).

 

Em relação hás misturas, são feitas com água de Osmose. As quantidades a dosear encontras nas calculadoras.

 

Exemplo - TIMO Balling Calculator

 

 

Desvantagens, a meu ver não tem.

 

abraço

Editado por joao_judicibus

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uso este método apenas para os acertos de KH e cálcio...mas maioritariamente para acertos no magnésio.

 

bicarbonato de sódio

cloreto de magnésio

e cloreto de cálcio.

 

não uso mais nada, o uso dos sulfato de cálcio é para quem usa uma forma de equilibrar iónicamente a mistura....., mas que julgo não serem importantes porque o tal sulfato é talvez de acordo com este estudo por exemplo um décimo ou quase do cloreto existente na água do mar....

 

portantto não uso sulfatos só cloretos....

http://www.lenntech.com/composition-seawater.htm

 

os tais traces, julgo e podem contestar o que eu em seguida disser, simplesmente não nos devemos ralar com eles, a água do mar, é o repositório de e toda as coisas que se foram diluindo na água, ao longo dos 4 mil milhões de anos da terra, a água doce existe, porque sofreu o processo de evaporação.... ao longo dos éons, vai se acumulado tudo....mesmo tudo...e isso não quer dizer que sejam utilizados nos tais processos biológicos.

 

coisas como ferro, boro, magnésio, sim são usados pelas plantas (algas), mas a grande maioria é só parte da mistura....sulfato é um importante elemento iónico atenção, mas se fizermos como eu faço e só incluir este na água salgada que repomos, é talvez preferivel... como os cloretos se encontram em maior proporção, é mais dificil desequilibrar os rácios dos elementos de maior proporção da água, e se cmo eu tiverem tendencia a kh mais baixo que cálcio (reactor de cálcio com a media que tenho nesta altura) , o bicarbbonato "anula" os cloretos que venham no cloreto de magnésio.... (ficamos com mais sal Na+Cl-)muito raramente coloco cloreto de cálcio, há pouco consumo ainda ... mas o KH baixa-me possivelmente pelos n processos biológicos que produzem ácidos entre outros que anulam o KH....

 

portanto uso maioritariamente cloreto de magnésio (este tende a desaparecer), não uso sulfato pelo exposto em cima...e bicarbonato de sódio...

ainda tenho isto pouco cheio portanto a necessidade de cálcio não é grande....

Isto vai variando....pela maturidade do aquário e do que tu tiveres...

 

exemplo magnésio baixa para quem tem mangues como eu.

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo,

 

Tal como já foi referido vou tentar novamente ilucidar-te do método.:

 

Passo 1 - medir as concentrações do teu aquário de CA, MG, e KH.

 

Passo 2 - Ires há calculadora e meteres lá os dados pedidos

 

Passo 3 - Na calculadora irá dar-te o valor de cada solução ( tipo - misturar 113,5 grs de cálcio em 5 lts de água de osmose ) e os restantes Mg e KH também irão aparecer lá na calculadora.

 

Passo 4 - Depois das dissoluções, programar as bombas doseadoras para 5 ml diarios ( começar sempre a dosear por baixo e ir aumentando semanalmente ), e as horas a que vão dosear.

 

Passo 5 - Medir no dia seguinte os valores do aquário, CA, Mg, e KH.

 

Passo 6 - Apenas e só aumentar as dosagens semanalmente. Os testes convém serem feitos no inicio, regularmente.

 

 

Creio que fui bem explicito, e de nada tem complicado.

 

abraço e boa sorte.

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O método de Balling não é um método para correcção do cálcio e alcalinidade mas um método de suplementação constante e numa proporção correcta/balanceada de elementos consumidos pelos corais.

 

Eu utilizo uma versão simplificada e que passo a descrever como eu me iniciei:

 

São precisos pelo menos 3 recipientes. Eu uso 3 recipientes de 10L cada + uma bomba doseadora 3 canais da grotech

 

A- Alcalinidade

B- Cálcio

C- NaCl free salts

 

Inicialmente utilizei as quantidades que descrevo, fazia ajustes através da quantidade que adicionava diariamente ao aquário. Por exemplo, quando comecei este método no inicio da minha montagem, adicionava 50ml por dia de cada solução, actualmente com o aumento do nº de corais estou a adicionar 200ml por dia, posteriormente alterei a composição da solução de cálcio e alcalinidade

 

Solução A - Alcalinidade

 

Para esta solução utilizo 163,8g de Bicarbonato de Sódio por cada 2L de água de osmose. Esta solução é a mais difícil de fazer. Se a água de osmose estiver a uma temperatura inferior a 20-25ºC é complicado dissolver o bicarbonato na água. Mesmo a uma temperatura superior a 20ºC são precisos vários minutos a agitar a solução para dissolver completamente.

 

Solução B -Cálcio & Magnésio

 

Muito fácil de fazer, diluição rápida. Eu uso Cloreto de Cálcio di-hidratado, 144g por cada 2L de água de osmose.

 

A esta solução ainda adiciono 34g de Cloreto de Magnésio hexa-hidratado por cada 2L de água de osmose

 

Solução C - NaCl free salts.

 

Se repararem na solução A e B estão a adicionar Cloreto e Sódio, para além do Cálcio e do Bicarbonato. A longo prazo poderá criar um desequilíbrio iónico na água do aquário, daí surgir esta 3ª solução, porque 1L de água salgada não é apenas Cloreto de sódio, temos sulfato, magnésio, potássio, estrôncio, brometo, flúor e ainda trace-elements. Supostamente nesta 3ª solução vão adicionar esses sais e em proporção correcta relativamente à Solução A e B.

 

Para fazer esta solução eu utilizo uma mistura da Salzprinz NaCl free salts. Existem outras marcas como a Fauna Marin por exemplo. Coloco 48,5g por cada 2L de água de osmose, dissolve-se muito facilmente.

 

 

 

Após alguns meses de uso deste método e consoante os testes de Kh, Ca e Mg, podemos evoluir para aquilo que se chama o método Balling individual Plus. E aí sim é que entra a calculadora, porque certamente os aquários não têm todos os mesmos consumos.

 

 

 

 

Há quem defenda que com este método deveríamos retirar 2/3 da solução que adicionamos ao aquário, por exemplo eu adiciono 200ml de cada solução diariamente, quer dizer que estou a adicionar, todos os dias, 600ml de água "salgada" (= porque tem quase todos os iões que a compõem), então deveria no final retirar 400ml à água total do meu aquário, isto porque ao adicionar 600ml de sais que compõem a água marinha, se eu não fizer nada tendencialmente vou aumentar a salinidade.

 

 

O Randy Holmes-Farley, criou um método muito semelhante ao Balling, o 2-part solution, que podem ver aqui A Homemade Two-Part Calcium and Alkalinity Additive System , em que ele descreve o método e posteriormente analisou o que acontece aos nossos aquários quando adicionamos Cloreto de Cálcio, Bicarbonato de Sódio e Cloreto ou Sulfato de Magnésio de forma diária durante um ano e conclui que desde que façamos TPA's regulares não criamos grandes desequilíbrios iónicos.

 

Podem encontrar mais informações nestes link's:

 

Balling without the chemistry

 

Ralph Prehn's Balling method

 

Balling Plus

 

Diferenças entre o método de Balling e 2-part solution

 

Um abraço,

Editado por Ricardo Pinto
logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais