riccia fluitans agarrada a um tronco


bobrinho

Recommended Posts

Ora como as imagens falam por si, aqui fica em sequência ...

 

Dia 0

IMAGE_234.jpg

IMAGE_233.jpg

 

Passados "apenas" 9 dias

IMAGE_413.jpg

 

Passados 14 dias com extra iluminação

IMAGE_486.jpg

 

Visto de lado

IMAGE_470.jpg

IMAGE_471.jpg

 

Comparem esta ultima de lado com a img que tenho de perfil... sao 14 dias de crescimento apenas :P

 

Resumindo, esta planta fica fantastica em aplicaçoes deste tipo :medieval_mace:

 

Cumps

Bruno Cerqueira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:medieval_mace:

 

Eu nao precebo... Tenho aqui riccia em casa e em 1 mes nao cresceu absulutamente nada!! E tenho condicoes de fertilizaçao boas, co2 luz de 0.8w/l e mesmo assim nada...

Espero que fique um dia assim tao bonita quanto a tua.

 

Parabens

 

Cumprimentos do Nuno Toste

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espectacular o crescimento.

 

Não querendo estragar o teu tópico, podes me dizer a temperatura, o pH e a luz que tens por litro?

 

Eu comprei riccia, vinha linda uns bocados bem grandes, mas ontem quando andei a mexer no aquário, descobri que esta toda solta, eu tinha agarrado ao tronco com fio de nylon, mas entretanto uma grande parte soltou-se com a ajuda do ancistro e das coridoras.

 

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espectacular o crescimento.

 

Não querendo estragar o teu tópico, podes me dizer a temperatura, o pH e a luz que tens por litro?

 

Eu comprei riccia, vinha linda uns bocados bem grandes, mas ontem quando andei a mexer no aquário, descobri que esta toda solta, eu tinha agarrado ao tronco com fio de nylon, mas entretanto uma grande parte soltou-se com a ajuda do ancistro e das coridoras.

 

cumps

Susana

 

Susana,

 

Esse aqua está a 28º, PH=6,4, a riccia como dá para ver está agarrada a um tronco muito perto da superficie da agua, e tem logo acima dela duas PL's de 11W cada, ou seja, está a levar com a luz directamente em cima, sem tampa no aqua.

 

Também estou espantado com o crescimento dela, se nao tivesse aqui as fotos com datas em que foram tiradas nem acreditava, e nas fotos nao se vê bem pois infelizmente sao tiradas de telemovel e a qualidade nao é a melhor, mas está com uma tonalidade verde espetacular... so espero que continue assim :medieval_mace:

 

Cumps

Bruno

Editado por bobrinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Susana,

 

Esse aqua está a 28º, PH=6,4, a riccia como dá para ver está agarrada a um tronco muito perto da superficie da agua, e tem logo acima dela duas PL's de 11W cada, ou seja, está a levar com a luz directamente em cima, sem tampa no aqua.

 

Também estou espantado com o crescimento dela, se nao tivesse aqui as fotos com datas em que foram tiradas nem acreditava, e nas fotos nao se vê bem pois infelizmente sao tiradas de telemovel e a qualidade nao é a melhor, mas está com uma tonalidade verde espetacular... so espero que continue assim :P

 

Cumps

Bruno

 

 

Bruno,

Obrigada pelo esclarecimento.

O meu pH devia estar 6.6 estava um bocado baixo.

A minha temperatura esta mais baixa, vou perguntar a quem me vendeu qual era a temperatura.

Sera que foi o ancistros e as coridoras que a estragaram?

Pelo menos tive uma boa notícia, reparei que tinha reds pequeninos. :medieval_mace:

Vou espreitar no site da tropica as condições da riccia.

E tenho CO2 caseiro.

cumps

Susana

Editado por papillon

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:medieval_mace:

 

Eu nao precebo... Tenho aqui riccia em casa e em 1 mes nao cresceu absulutamente nada!! E tenho condicoes de fertilizaçao boas, co2 luz de 0.8w/l e mesmo assim nada...

Espero que fique um dia assim tao bonita quanto a tua.

 

Parabens

 

Cumprimentos do Nuno Toste

 

Nuno,

 

Como a riccia é uma planta flutuante, penso que o segredo, ao estar submersa, é teres um bom equilibrio entre a distancia que está da superficie versus a quantidade de luz directa que tem, a minha estando submersa, nao esta muito abaixo da linha de agua, está a alguns centimetros... penso que por ex quem a poe mais no fundo dos aquas, ela começa a sofrer com falta de boa iluminação, idependentemente da fertilizaçao e co2... mas isso é o k eu penso apenas.

 

cumps

bruno.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.tropica.com/default.asp

 

Ja vi no site.

 

Bruno,

Tu ate tens a temperatura máxima que eles falam.

Estranho a minha ter-se soltado.

:medieval_mace:

Mesmo assim esta com uma cor bonita o que sobrou.

Veio tão bonita em pedaços bem grandes.

cumps

Susana

Editado por papillon

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno,

Obrigada pelo esclarecimento.

O meu pH devia estar 6.6 estava um bocado baixo.

A minha temperatura esta mais baixa, vou perguntar a quem me vendeu qual era a temperatura.

Sera que foi o ancistros e as coridoras que a estragaram?

Pelo menos tive uma boa notícia, reparei que tinha reds pequeninos. :medieval_mace:

Vou espreitar no site da tropica as condições da riccia.

E tenho CO2 caseiro.

cumps

Susana

 

Susana,

 

Penso que se estiver bem agarrada nao deveria haver problema, a nao ser que ja venha mt fragmentada e pouco consistente.

Nesse aquario tenho 2 Corydoras e 2 LDA25... e nao a impediram de crescer :P

 

Cumps

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.tropica.com/default.asp

 

Ja vi no site.

 

Bruno,

Tu ate tens a temperatura máxima que eles falam.

Estranho a minha ter-se soltado.

:medieval_mace:

Mesmo assim esta com uma cor bonita o que sobrou.

Veio tão bonita em pedaços bem grandes.

cumps

Susana

 

Susana,

 

Eu nesse caso, e atenção que é "apenas" uma opiniao, pegava nesses pedaços que te sobraram e deixava tudo juntinho no seu estado natural, ou seja, flutuante, até ganhar consistência, pk ela com o tempo vai-se entrelaçando e à medida que ganha volume tb ganha conssistência, e depois, é que voltava a fixa-la em qq lugar no estado submerso.

 

Também te pode ter acontecido que ela nao se adaptou bem á mudança da agua, mas com os teus parametros, ela ja deve ter passado a fase de adaptação, e em principio deve agora começar a crescer.... digo eu.

 

Cumps

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já foi dito várias vezes, não se pode deixar a riccia crescer indiscriminadamente, é preciso podar a mesma com regularidade, não só para promover o seu crescimento como, e bem mais importante, permitir que a parte que está presa apanhe luz, senão apodrece e o resultado é óbvio, riccia a flutuar por todo o lado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já foi dito várias vezes, não se pode deixar a riccia crescer indiscriminadamente, é preciso podar a mesma com regularidade, não só para promover o seu crescimento como, e bem mais importante, permitir que a parte que está presa apanhe luz, senão apodrece e o resultado é óbvio, riccia a flutuar por todo o lado.

 

Sim jatbas, tens toda a razao, alias a minha está no limite a meu ver, uma poda está para breve, mas no meu caso, como está mt perto da superficie e tem a luz imediatamente acima dela, ainda recebe luz em toda a sua area, mesmo nas partes mais proximas do tronco, qd estão mais perto do fundo a poda assume um papel ainda mais vital, pois aí as deficiencias de luz nas partes inferiores ficam bastante mais acentadas.

 

Mas ela está tao linda assim .... k ate vai dar dó podá-la :/

 

cumps

bruno.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E a minha riccia ter se desfeito, tens alguma sugestão?

 

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora como as imagens falam por si, aqui fica em sequência ...

 

Dia 0

IMAGE_234.jpg

IMAGE_233.jpg

 

Passados "apenas" 9 dias

IMAGE_413.jpg

 

Passados 14 dias com extra iluminação

IMAGE_486.jpg

 

Visto de lado

IMAGE_470.jpg

IMAGE_471.jpg

 

Comparem esta ultima de lado com a img que tenho de perfil... sao 14 dias de crescimento apenas :P

 

Resumindo, esta planta fica fantastica em aplicaçoes deste tipo :music_singguitar:

 

Cumps

Bruno Cerqueira.

e melhor cortares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais