O meu novo aquario de 1200 litros


Recommended Posts

Paulo, diz-me uma coisa: nessas saídas inferiores da água, quando a bomba pára, o que acontece? A água não volta para trás de regresso à sump??? Ou tens alguma espécie de válvula de retenção?

Obrigado

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde João, quando a bomba pára a agua nao regressa à sump pk nao tem contacto com ela ou seja, estas circulações inferiores são ligadas directamente a uma bomba, neste caso uma EHEIM que fica por trás do sexto vidro e não ligada a qualquer bomba que venha da sump. É uma soluçao que me permite aumentar considerávelmente a circulação em níveis inferiores, sem o problema do escoamento em caso de falha de energia. Aliás, eu nao uso qualquer tipo de valvulas anti-retorno, para não retirar caudal às bombas.

 

 

 

 

 

Cumprimentos,

PauloMarinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, a bomba de retorno está por trás dos escumadores, em duas fotos da sump dá para perceber que existe um tubo que sobe e depois vira à esquerda, é esse que leva a água. Na primeira foto da segunda serie, a esquina interior que fica fora de agua mostra o vidro de reforço. Eu vou tirar uma mais perto e depois meto cá.

 

 

 

 

 

 

Cumprimentos,

PauloMarinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Entao, se bem entendo, o teu aquario, visto de cima tem mais ou menos este aspecto:

 

1067869_4d1a7f2e2f_d.jpg

 

A avaliar pela foto, a água faz o percurso que eu assinalei com "a)" passando por debaixo da parede "extra", certo? Podes já agora explicar quais os aparelhos que estão na sump? nas zonas 1, 2 e 3?

 

Eu estou a tirar ideias de muitos sitios, e pensei fazer semelhante, construindo a tal parede extra para esconder o aquecedor e o escumador (não vai haver sump, quase de certeza). Pensei em fazer o seguinte:

 

1068007_8d81613001.jpg

 

ie: fazer a tal parede, mas na diagonal, para que seja menos visível de frente. Essa parede teria duas peças coladas: uma placa de acrílico normal, e uma grelha que seria ligeiramente maior, de forma a que a água passasse para os dois lados da parede sem recurso a gravidade, bombas, etc.

 

Isto faz sentido, ou alguem vê aqui uma falha capaz de me inundar a casa? :D

 

nota: estes desenhos não estão à escala, o meu aquario é um anão ao pé da sump do PauloMarinheiro, tem 100x40x50cm :|

 

Nuno Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu até estou com vergonha de dizer que quero fazer um mini-reef.

Que espetáculo!!!!!E eu que só quero 10% do teu.Tenho que te encontrar para ver ao perto, aceitando o teu convite.

Mas vou ver se convenço mais uns amigos daqui, que andam na água doce,só para ver como é.

Carlos Moreira

Carlos Moreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno, o desenho é mais ou menos assim, com algumas diferenças, as saidas inferiores são duas, os furos estão atrás e a bomba à frente.

Na sump, no 1ºcompartimento tenho o aquecimento e os densimetros, depois o refugio, no 2º, tenho os escumadores, reactor de calcio e a bomba de retorno, no ultimo um deposito de agua doce.

Quanto ao diagrama que mostras, nao me parece que esteja mal, nem que tenhas inundações, poderá eventualmente haver melhores opções, se for um aquario pequeno e sem sump é comum esse tipo de desenho que apresentas, no entanto esse espaço nada tem haver com o meu, funciona de maneira diferente, ja que todo o equipamento se encontra nesse local, terias de especificar o tipo de aquario que pretendes e as medidas para te poder ajudar mais.

Contacta-me por MP se tiveres duvidas, para nao fugir ao tema do topico.

 

 

Cumprimentos,

PauloMarinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Caros colegas, passado pouco mais de um ano desde o início da minha montagem, o aquário tem evoluido lentamente, no entanto aqui ficam algumas fotos do seu estado actual.

 

 

Pic_7514_1.jpg

 

A minha colónia de Pachyclavularia violacea

 

Pic_7514_2.jpg

 

Squamosa e maxima

 

Pic_7514_3.jpg

 

Pic_7514_4.jpg

 

Pic_7514_5.jpg

 

Pic_7514_6.jpg

 

Pic_7514_7.jpg

 

Pic_7514_8.jpg

 

Pic_7514_10.jpg

 

Pic_7514_11.jpg

 

Os meus Frenatus

 

 

Cumprimentos,

Paulo Marinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...
  • 2 meses depois...