duvida sobre filtros externos


tunedpuma

Recommended Posts

boas , tou com uma duvida que ate pode parecer um pouco parva , mas tenho 1 aquario de 400l com 1 filtro eheim 2217 que faz 1000L/H , nao é suficiente e sei disso , tenho a agua algo amarelada e os nitratos um pouco elevados .

tou a pensar comprar outro filtro externo mas mais pequeno entre 500l/H a 700L7H e a minha duvida é a seguinte sera que resolvo o problema de pouco filtragem assim pois o 2217 + o outro juntos daria 1500L/h a 1700L/h ou deveria vender o 2217 e arranjar algo mais potente que faca os 1500l/h ?

 

sera igual ter 1 so ou 2 que juntos facam a mesma litragem por hora ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Na minha modesta opinião , prefiro ter 2 filtros com a mesma filtragem do que 1 pelos seguintes motivos :

 

Area de filtragem maior

Caso 1 filtro falhe tens o outro que embora nao seja sufeciente da-te alguma margem de manobra .

Circulação de agua dos 2 é superior.

 

Desvantagens :

 

o consumo de luz é maior do que apenas 1 filtro embora nao seja muita a diferença ...

 

Esta é a minha opiniao , se alguem tem opinioes diferentes força :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

vou pela opinião do carvalhor

para juntar às vantagens podes sempre ter matérias filtrantes diferentes em cada filtro

 

 

eu vou pela opinião do carvalhor e jo Pimentel, mas ainda acrscento que se avariar um o outro continua a funcionar enquanto se tiveres um e avariar não tens volta a dar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas , tb pensei que dois seriam melhores que 1 , mas digam me na juncao dos dois filtro fico com uns 1700L/H acham que é suficiente para um aquario de 450 l mas reais anda nos 400 L ?

 

cumps

 

eu sou novato mas pelo que li deveria estar 2 a 5 vezes a litragem. se tens 400 litros de água o minimo seria então 800L/h. tu tens 4 vezes a litragem (sensivelmente) logo, se a teoria está certa, isso deverá chegar. mas pff alguem confirme o que eu disse...

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas , tb pensei que dois seriam melhores que 1 , mas digam me na juncao dos dois filtro fico com uns 1700L/H acham que é suficiente para um aquario de 450 l mas reais anda nos 400 L ?

 

cumps

 

Ainda nao nos disseste qual o setup do teu aqua, fauna, flora... tudo isso influencia o que precisas ou ano em relacao a filtragem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Em princípio não te vai resolver o problema a adição de outro filtro. Os filtros desse tipo não te consomem nitratos (para isso tens que fazer mais TPA´s e/ou apostar nas plantas de crescimento rápido com devida fertilização que exclua nitratos e/ou colocar resinas ou similares que adsorvam nitratos).

 

Provavelmente também não te vão eliminar o "amarelo" da água, simplesmente porque são partículas demasiado pequenas para serem apanhadas pelo filtro. Para as eliminares/ reduzires terás que fazer mais TPA´s e/ou colocar carvão activado para adsorver essas partículas que dão cor.

 

Também sou da opinião que dois filtros pode ser melhor opção que um, mas para os problemas que apontas não contes com grande diferença.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Em princípio não te vai resolver o problema a adição de outro filtro. Os filtros desse tipo não te consomem nitratos (para isso tens que fazer mais TPA´s e/ou apostar nas plantas de crescimento rápido com devida fertilização que exclua nitratos e/ou colocar resinas ou similares que adsorvam nitratos).

 

Provavelmente também não te vão eliminar o "amarelo" da água, simplesmente porque são partículas demasiado pequenas para serem apanhadas pelo filtro. Para as eliminares/ reduzires terás que fazer mais TPA´s e/ou colocar carvão activado para adsorver essas partículas que dão cor.

 

Também sou da opinião que dois filtros pode ser melhor opção que um, mas para os problemas que apontas não contes com grande diferença.

 

Cumps

 

 

 

boas

 

Em relacao ao nitratos , que na minha zona sao bastante altos acho que ja arranjei como resolver , arranjei mais plantas de crescimeneto rapido , comprei resina paa filto da JBL e umas em liquido da PROdac , so hj pus as liquidas e ha noite vou fazer entao o teste para ver como tá , tb pus carvao activado no filtro que ate agora nao tinha , so punha depois de fazer tratamentos e so deixava por 2 semanas , ate agora sempre pensei que era assim que se usava e que nao deveria estar sempre no filtro , ate que me disseram que o carvao é suposto estar sempre no filtro so se retira se necessario algum tratamento aos peixes . tb pensava que com a ajuda dos dois filtros iria ajudar a que nao havesse tantos nitratos ou seja se os nitratos sobem com resto de comida etc com maior litragem por hora era mais facil nao haver tanto "lixo" que fizesse com que os valores subissem .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda nao nos disseste qual o setup do teu aqua, fauna, flora... tudo isso influencia o que precisas ou ano em relacao a filtragem...

 

 

boas

 

setup do aquario

 

150x50x60 -450 l brutos

+- 400 l utilizaveis

 

fauna

 

uns 11 discus

danios

 

flora

valisnerias

HZ

Echinodorus

e mais umas de tb crescimento rapido que nao me lembro o nome

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas sim 2x filtros aumentam muito mais a capacidade de filtragem do que teres apenas 1x mesmo que tenha o mesmo caudal e matérias.. (mas tb redobra as limpezas :shocked028:)

 

Nitratos altos é lixado de resolver se já vêm na água de abastecimento (resinas ou Sistema de osmose são as soluções).. água amarelada bem a lã filtrante costuma resolver isso!

 

O carvão activo é bom.. mas não te esqueças que tira tudo á água... seja toxico ou não é sugado pelo carvão.. dai só recomendarem o uso de carvão activo depois de se efectuar tratamentos!

O carvão activo deve ser trocado 3 a 4 semanas após o inicio da sua utilização, passado esse tempo o carvão fica saturado e começa a largar tudo o que foi absorvendo ao longo do tempo..

 

Se já tens um filtro 2217.. eu se fosse a ti tentava fugir um pouco da gama classic para não ter 2xclassic e pensava em investir mais na gamma professional

 

cumps

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas . sim realmente é muito complicado , esta agua do algarve deve de ser das piores do pais , pois o ph é de 7.4 e os nitratos vais ao 50 :( , com o ph nao tenho problemas pois desce um pouco , agora os nitratos espero tb resolver com a resina da jbl e o liquido da prodac .

 

quantos ao filtros nao posso ir para algo muito caro senao a maria poeme as malas a porta , eheh , tenho de ir para algo mais simples e usado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.