Como realizar TPA's em 400L e maiores?


Recommended Posts

Estou a pensar em comprar um aquário com a capacidade entre 400L e 600L mas estou com uma dúvida. Eu no meu aqua que tenho agora leva 100L e realizo as TPA's com garrafões. No caso de um aqua com 400L ou mais, com garrafões torna-se uma tarefa bastante demorada starwars Alguns membros que tenham aquários desta capacidade será que me podiam explicar como fazem? banana rock

 

Obrigada banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enches a banheira de água de um dia para o outro para sair o cloro, fazes o tratamento da água se ainda for necessário e depois com uma mangueira e uma bomba vulgar (tb dá pra usar uma pawerhead) fazes a troca.

Só tem o inconveniente de tares um dia sem tomar banho no caso de só teres uma wc..

banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também podes ir ao Aki, e comprar uns quantos jerricans de 30L (os que achares necessários para fazer as TPA's) e fazer o tratamento de água e bombeá-la para o tanque com o tal esquema da powerhead.

 

Pelo menos não ficas sem banheira. banana rock banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou podes usar mangueiras directamente para o esgoto... por exemplo para a casa de banho.

Cumpts

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pus uma mangueira com 3 metros no filtro, abro a janela e rego a relva!!!! banana rock) a sorte e q moro numa vivenda e o aqua esta no res do chao.

e ando a arriscar a fazer as tpas de 80...100 litros de agua com jerricans de 30 litros e garrafas de agua de 2 litros... e meto o resto com agua da torneira... reforço com um pouco de anti cloro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho 600l de aquario e uso um equipamento da jbl que inclue mangueira com 8/10 m e uma peça de ligação à torneira da cozinha. depois é so abrir e fechar a torneira.

A cavalo da do não se olha o dente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pessoal :wink:

 

Mas têm a certeza que a percentagem de cloro que depois se dissolve na outra água não é prejudicial aos peixes ( se colocarmos directamente da torneira e adicionar-mos o anti cloro já no aquário)

 

:lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nysta_g,

 

Eu tenho Discus, e como te disse anteriormente um aqua de 200L onde faço as TPA's com agua directa da torneira e nem sequer ponho anti-cloro depois... Até hoje, nunca houve azar...

 

Cumps

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tendo optado, já há algum tempo atrás, pela análise científica da questão do uso de água de torneira "directa" para efeitos de TPA, conclui que desde que combinada com o uso de um anti-cloro "ao momento" o risco é nulo em termos de acumulação / presença de cloro.

 

04810.jpg

 

Muni-me de um tester químico da presença de cloro na água, do fabricante alemão SERA (ref. "CL Test") e testei água da torneira versus água mineral. A água da torneira acusou a cor "amarela clarete" que corresponde a uma presença baixa-moderada de cloro, algo em torno dos 0.02 mg/l (a cor vermelha do teste corresponderia a uma concentração elevada-extrema). Naturalmente com água mineral o teste não acusou qualquer cloro, mantendo-se sem alteração de cor.

 

haloex1.jpg

 

Procedi de seguida a uma simulação, à escala, com 2 litros de água de torneira recolhidos em medidor a que juntei de imediato a dose recomendada de um anti-cloro, do fabricante inglês WATERLIFE (ref. "HALOEX"), e, de imediato, também testado com o detector de cloro - com resultado negativo, equivalente ao da água mineral, sem alteração de cor. O teste foi repetido várias vezes, com alternância de positivo sobre água directa da torneira para despiste.

 

Ou seja, o efeito do anti-cloro é praticamente imediato e oferece segurança para retirar o factor de risco de danos por cloro nas mucosas/guelras dos peixes. Juntando ao facto que a TPA envolve, precisamente, o factor de parcialidade face a água já existente no aqua, o risco é, neste âmbito, praticamente nulo.

 

Naturalmente que se trata de uma experiência pessoal e de âmbito restrito e que dal qual não poderei assumir os riscos que possam resultar, por exemplo, de uma injecção adicional de cloro ou de outros elementos presentes na água. Sugere-se o teste periódico do nível de cloro e o uso de uma quantidade porventura majorada de anti-cloro em caso de cenários duvidosos.

Pedro Mateus

- Plantados (240L e 15L) http://viriato.net/aquarium

- Membro de http://www.aquatic-gardeners.org/

- Realizador e Produtor DVD Takashi Amano em Lisboa, Portugal, 2005

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.