Peixes com dificuldades respiratórias


Recommended Posts

Boas

 

Estou com uma duvida que me questiono há uns dias

 

Tenho um cubo 50x50x50, com a injecção de CO2 pressurizada desligada, hj retirei de um filtro ciclado que está a funcionar num aqua plantado, duas porções de lá de vidro ensopada cheio de bactérias e coloquei tb algumas porcelanas do mesmo filtro cilcado dentro do Eheim 2324 para ajudar ao ciclo que já estou a tentar fazer há 3 semanas.

 

Coloquei há dias apistogramas e ramirezis no cubo para iniciar o ciclo, medi os nitritos, amónia e nitratos e todos os 3 me deram valor igual a zero, estava à espera de pelo menos os nitratos me darem alguma coisa. Contudo noto que os peixes andam todos à superficie, já fiz TPA's sucessivas e não parece fazer grande efeito, apesar de aparentemente não ser de problema de nitratos e amónia, como disse anteriormente deram ambos zero, para tirar duvidas desliguei tb o CO2 há cerca de 3 dias.

Já coloquei a saída de água do filtro a cima da linha de água para dar mais movimentação à superficie do aqua, abri as portas para arejar mais, pois este aqua pode ser totalmente fechado.

 

Existe algum outro motivo que eu desconheça que provoque este comportamento dos peixes?

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Parece que estás a fazer tudo certinho... podia ser falta de CO2 (ou do efeito dele no pH da água), mas ao que parece só desligaste o CO2 depois de teres notado o problema.

 

Os peixes mudaram radicalmente o comportamento? Terá sido porque entraram num aqua "desconhecido"?

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Experimenta por difusor e uma bomba de ar, por vezes se a saída do filtro a agua não fizer bolhas a agitação não e suficiente para te oxigenar o aquário, até mesmo as bactérias do filtro consomem o oxigénio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem primeiro de tudo escolheste as piores espécies para se meter num aquario que não esteja maturado... os sul americanos são dos peixes de água doce mais sensiveis que existe..

 

Parece estranho se os testes da amonia e nitritos dão zero, intoxicação "deve" ser posta de lado.. Se desligaste o CO2 há dias atrás, excesso de CO2 "deve" ser posto de lado.

 

Podia se dar o caso mesmo sem injecção de CO2 os peixes estarem ofegantes... mas ai dava o facto de não existir bomba de ar, ou mesmo agitação na superficie..

 

Como cada caso é um caso.. pelo que dizes talvez a razão para tal, pode muito bem ter sido um choque de PH, na altura que tinhas o CO2 a funcionar e talvez um aumento de amonia/nitritos que ambos provocam acidificação da água!

 

Em relação a estranhares o teste de nitratos ter dado zero.. se o aquario já completou o ciclo os nitratos estão a ser produzidos em pequena ou em grande escala, tanto faz!!! Pois grande parte da produção de nitratos é feita através dos escrementos dos peixes... logo se a fauna for minima a produção de amonia/nitritos será minima, posteriomente com a acção das bactérias nitrificantes vai se obter a transformação para nitratos (NH3/4,NO2 > NO3) ou seja os nitratos serão tb minimos.

 

As plantas como não andam a dormir rapidamente consomem o pouco de nitratos disponivel... especialmente se os outros componentes (LUZ e CO2) estiverem em força o metabolismo das plantas vai ser Dopado e o consumo dos nutrientes será muito mais rapido.. dai o teste de NO3 dar zero...

 

Aconselho que não te preocupes para já com os nitratos... dá tempo... daqui a 1 semana aumentas a fauna caso esteja nos teus planos... ou entao ai começas a fertilizar a relação NPK.

 

Cumps

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Inicialmente achei que fosse excesso de CO2, mas tinha um teste pifado e só notei isso depois de usar outros, de qualquer das formas desliguei o CO2.

 

Inicialmente quando os coloquei no aqua estavam com comportamento normal, andavam um pouco às turras normal dos ciclidios, a marcar terreno e não me importei, mas desde há dias para cá que se mantêm sempre à superficie, fazem incursões até ao substrato mas voltam a subir

 

Entretanto tenho vindo a medir o pH da água e tem vindo a aumentar por nao estar a fazer injecção de CO2 como seria normal, tenho um KH de 5, tal como tenho noutro aqua e em que faço injecçao tb pressurizado e nesse está tudo bem...estas coisas de inicial um novo aqua e de iniciar um ciclo dão me cabo da paciencia...principalmente quando tenho bixos dentro do aqua que nao me parecem estar bem.

 

Hj antes de uma TPA de 20L medi os nitratos, nitritos e amónia e todos indicaram zero, mesmo assim fiz a TPA pq o ocmportamto era como o descrito anteriormente...sem grande resultado continuam à superficie, o aqua deve ter cerca de 80L liquidos (100l brutos)

 

Eu sei que colocar peixes sem o ciclo finalizado é um risco e que corro eu o risco de andar a acartar garrafões a toda a hora, mas fazer o ciclo sem peixes tb é muito complicado,pq as bactérias alimentam-se principalmente dos detritos toxicos dos peixes, e depois passar pela fase de clicagem só passei 1x há uns tempos e não me recordo de ter sido tão complicado, tb estava-me a iniciar na aquarifilia e qualquer coisa era demais, e tb se me morresse um peixe não era coisa grave, agora que não me morrem peixes há meses...stresso com esta situação e custa-me vê-los assim

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fizeres um TPA com agua da torneira e notares que os peixes deixam de andar a superfície por algum tempo e sinal que pode ser falta de oxigénio, tem atenção também a temperatura se for excessiva.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As bactéria nitrificantes transformam os a Amónia em Nitratos e algumas transformam os Nitritos em Nitratos, eu tenho o aqua com algumas plantas, estou agora a tentar fazer um tapete de glosso. Se o ciclo tivesse sido iniciado certamente teria a indicação de Nitratos, pelo menos 1ppm e nem isso aparece, mas se o ciclo não está feito devia aparecer nitritos e amónia...

 

Eu sei que não escolhi os peixes mais faceis para inicial um ciclo, mas tb não queria meter aqui uma espécie que depois tinha de me desfazer dela, como guppies ou neons.

 

O pH quando eles entraram devia estar pelos 6.4 e fiz ambientação, o normal, de 15 em 15 min coloquei água do aqua dentro do saco de plástico com eles dentro do aqua para se ambientarem tb há temperatura, após a libertação o comportamente foi normal, isto foi há cerca de 2, 3 dias, após isso tenho monitorizados os Nitritos, Amónia, Nitratos, pH, GH,

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A temperatura está nos 25ºC certos, o termostato do filtro está desligado...acho que essa temperatura é a ideal, para já

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As bactéria nitrificantes transformam os a Amónia em Nitratos e algumas transformam os Nitritos em Nitratos, eu tenho o aqua com algumas plantas, estou agora a tentar fazer um tapete de glosso. Se o ciclo tivesse sido iniciado certamente teria a indicação de Nitratos, pelo menos 1ppm e nem isso aparece, mas se o ciclo não está feito devia aparecer nitritos e amónia...

 

Se tens peixes, eles produzem nitritos e amonia... senão existisse bactérias, esses valores disparavam... se existe bactérias a amonia e os nitritos são transformados em nitratos, tu só não estás a conseguir medir esses valores com os testes... pq o que existe é pouco e rapidamente consumido pelas plantas...

 

Eu sei que não escolhi os peixes mais faceis para inicial um ciclo, mas tb não queria meter aqui uma espécie que depois tinha de me desfazer dela, como guppies ou neons.

 

O pH quando eles entraram devia estar pelos 6.4 e fiz ambientação, o normal, de 15 em 15 min coloquei água do aqua dentro do saco de plástico com eles dentro do aqua para se ambientarem tb há temperatura, após a libertação o comportamente foi normal, isto foi há cerca de 2, 3 dias, após isso tenho monitorizados os Nitritos, Amónia, Nitratos, pH, GH,

 

Não me estou a referir à aclimatização... mas sim a um decréscimo de PH repentino que pode resultar do CO2 aliado a alguma amonia e nitritos... pois quando adicionamos os primeiros peixes é normal que não exista bactérias suficientes para dar conta logo do recado..

 

As bactérias multiplicam-se consoante a disponibilidade na coluna de água de amonia/nitritos... do tipo ex: 1000 bactérias dão conta da amonia que está sempre a ser disponibilizada... para que multiplicarem para 1000000? As bactérias sem o seu alimento tb "morrem"

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso já me passou pela cabeça ser falta de oxigenação,houve uma altura que as coisas estabilizaram e eu comecei a fazer injecção de CO2 tb para o pH baixar, e passado 1h tive de desligar que tinha os peixes todos aflitos.

 

O aqua foi comprado a um amigo meu que o mandou fazer por medida, veio com tapas e com uma calha tb à medida que ocupa toda a metade trazeira do aqua, ou seja, se eu tirar as tampas fico sempre com o aqua metade tapado pela calha que acenta directamente por cima do aqua, eu acho que isso deixa pouco espaço para a circulação de ar, tendo em conta que a saida de água é precisamente onde a calha está e onde ela aquece o ar, retirando oxigenio da água...a água mesmo que seja movimentada na zona de maior agitação o ar nessa zona tem pouco oxigénio, parece-me ser isso...

por

Aquas tapados têm este tipo de problemas? O meu outro é aberto...era fechado mas eu logo de inicio abri-o...por feelling e pq as tampas ficavam todas verdes, e tb pq assim não me deixava passar a luz como queria

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A temperatura esta normal, o que podes fazer e meter uma bomba de ar e um difusor e se eles mudarem de comportamento nos primeiros 15 minutos é sinal que tens pouco oxigénio na agua, já que de resto tens os parâmetros normais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tens peixes, eles produzem nitritos e amonia... senão existisse bactérias, esses valores disparavam... se existe bactérias a amonia e os nitritos são transformados em nitratos, tu só não estás a conseguir medir esses valores com os testes... pq o que existe é pouco e rapidamente consumido pelas plantas...

 

 

Sim na eventualidade das plantas estarem a consumir nitratos, iluminação está quase 1w por litro...mas deixei de fazer injecção de CO2 e não estou a fertilizar...achava um milagre o Nitrato estar a ser todo consumido...mas pode estar a acontecer claro!!

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo o NO3 um macro nutriente... logo tem prioridade.. as plantas conseguem-se desenvolver com apenas alguns nutrientes.. entre eles o NO3 é indespensável..

 

O CO2 mesmo que não faças injeção ele existe na coluna de água... mas em quantidades muito inferiores..

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo o NO3 um macro nutriente... logo tem prioridade.. as plantas conseguem-se desenvolver com apenas alguns nutrientes.. entre eles o NO3 é indespensável..

 

O CO2 mesmo que não faças injeção ele existe na coluna de água... mas em quantidades muito inferiores..

 

 

Sim claro, mas sem Potássio e Fosfato o processo termina...mas podes ter razão, teria de ir fazer os testes

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei de fazer outra TPA de quase 20L, meti água no bidão com o chuveiro no maximo para fazer o maximo de bolhas (se o CO2 se dissolve o O2 tb haverá de se dissilver), coloquei a água no aqua de cachão com Prime (que é acondicionador de água, elimina o efeito tóxico de nitritos e da amónia)

 

Os peixes voltaram ao fundo...só um ou outro vem à superficie...será mesmo falta de O2?

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem que fazer bolhas e agitação, ou então tens que por a saída do filtro de forma que faça tipo cascata.

 

 

Já está a fazer turbilhão para dentro do aqua há 30min e ainda nao noto diferença nos peixes

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, começaram agora a desce, mas o aqua é só bolhas...espalmei uma das saidas do filtro e direccionei para a água...está a fazer efeito...mas...agora tenho de ver como faço com o CO2

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim e bom geralmente leva entre 15 a 20 minutos, quanto ao CO2 talvez ainda não seja necessário nos próximos dias repara como as plantas se desenvolvem com apenas o CO2 produzido pelo aquário e pelas bolhas de ar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.