Recommended Posts

bem pessoal dos oscares venho vos pedir ajuda numa situaçao mt importante para mim e sei que cometi um grande erro agora gostava de saber ou aprender mais.

entao ca vai o caso eu tenho um oscar com 1 ano e segundo me dizeram ja devia de ter 20 cm ou um bocado mais e o peixe tem 15 e ta cego e ta a atrofiar todo, outro dia dizeram me que o peixe tem raquitismo e que devido á falta de boa alimentaçao( eu dou ao meu oscar larva de mosquito e granulado pa ciclideo) e pelos visto errei e o meu peixe ta a sofrer com isso e ele ja anda assim á uns meses, uns 3 ou 4 para ai e tou farto de ver o peixe assim, o peixe nao ve um palmo á frente do nariz.

P.S-dar peixe vivo como alimento é bom???

 

eu ja tive oscares á uns anos e ficaram com 25 cms cada um dps tive de dar mas eles ficaram enormes e bem bonitos e a alimentaçao era bastante semelhante.

bem desde ja espero que nao me caiam assim taanto em cima pq sei que cometi um erro e peço a vossa ajuda para nunca voltar a repetir

Obrigado

Andre F

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Coitado do seu Oscar, com que frequencia faz Tpas ? você faz TPA ? qual é o tamanho do aquario pro tamanho do peixe ? parâmetros da agua ? sistema de filtragem ? qual a ração que usa ?

Comprou o Oscar já grande e neste estado ?

Apesar de ser novo aquariofilista, duvido muito que apenas a alimentação tenha causado isso com seu peixe... visto que temos colegas aqui mesmo que só alimentam o peixe com ração e se dão bem !

 

Cumprs.

sign.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem pessoal dos oscares venho vos pedir ajuda numa situaçao mt importante para mim e sei que cometi um grande erro agora gostava de saber ou aprender mais.

entao ca vai o caso eu tenho um oscar com 1 ano e segundo me dizeram ja devia de ter 20 cm ou um bocado mais e o peixe tem 15 e ta cego e ta a atrofiar todo, outro dia dizeram me que o peixe tem raquitismo e que devido á falta de boa alimentaçao( eu dou ao meu oscar larva de mosquito e granulado pa ciclideo) e pelos visto errei e o meu peixe ta a sofrer com isso e ele ja anda assim á uns meses, uns 3 ou 4 para ai e tou farto de ver o peixe assim, o peixe nao ve um palmo á frente do nariz.

P.S-dar peixe vivo como alimento é bom???

 

eu ja tive oscares á uns anos e ficaram com 25 cms cada um dps tive de dar mas eles ficaram enormes e bem bonitos e a alimentaçao era bastante semelhante.

bem desde ja espero que nao me caiam assim taanto em cima pq sei que cometi um erro e peço a vossa ajuda para nunca voltar a repetir

Obrigado

 

Boas;

 

Qual o tamanho do aquário onde ele está?

 

Um dos grandes motivos para para o atrofio dos peixes por vezes é o tamanho dos aquários onde vivem.

 

Quanto á alimentação, não me parece que seja esse o motivo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ele dantes tava num de 60 cm(o peixe ainda era juvenil) e so recentemente é que o passei para um maior com 140 litros, faço Tpas de 2 em 2 semanas a alimentaçao é granulado para ciclideos africanos e por vezes tbm dou carne de porco e camaroes.

tera atrofiado devido ao aquario???

eu tive oscares á uns anos como disse e dei os a um amigo meu que tem 1 aquario de 70 cms e eles ficaram com 25 cms cada um

Andre F

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ele dantes tava num de 60 cm(o peixe ainda era juvenil) e so recentemente é que o passei para um maior com 140 litros, faço Tpas de 2 em 2 semanas a alimentaçao é granulado para ciclideos africanos e por vezes tbm dou carne de porco e camaroes.

tera atrofiado devido ao aquario???

 

Sera que ele não apanhou nenhum parasita da carne de porco?

 

Acho que devias tentar desparasitar esse óscar.

 

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mota durangoz este é mais um caso com os oscars ,,, Se a afecção que ele tem é nos olhos o mais provavel é ser uma infecção bacteriana e da alimentação só se for por parasitas.. ja experimentou fazer tratamento com backtopur ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

realmente Filipe, ouvi falarem muito bem do baktopur... nosso amigo deveria tentar...

 

 

Onde é que arranjo esse produto????

Mas para alem disso ele nunca mais cresceu e tem 1 e tal, tera msm mirrado????

Desde ja agradeço todas as respostas

Obrigado ja me ajudaram bastante

Andre F

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem , aqui vai , é pratica comum colocar peixes de grande dimensão em aquarios pequenos , não quer dizer que seja correcto mas todos nós ja o fizemos pelo menos uma vez , eu por exemplo tive um pleco durante 14 anos num aquario de 100l , ele actualmente esta num de exposição e ainda esta vivo da silva...

O oscar provavelmente foi submetido a muito stress nesse aquario o problema além de não crescer o seu tamanho total foi ficar com o seu sistema imunitario compremetido, resultado foi alem dos parasitas que deve ter no intestino , ter sido atacado por bacterias a nivel dos olhos , provavelmente devido a causa-efeito dos nutrientes que tem sido privado pelos parasitas intestinais .

a metodoligia que adoptava seria por partes e atacar um problema de cada vez :

 

!º tratamento de sera backtopur , que pode ser comprado em qq loja , para tratar as doenças bacterianas , para mim a causa desses olhos cegos..( aliado a falta de nutrientes e minerais que o peixe tem sido sujeito por acção dos parasitas intestinais)

 

2ºtratamento com sera baktotabs , em conjunto com o anterior para tratar as infecções bacterianas internas

 

3º um tratamento para parasitas internos , aqui poderá ser o sera tremazol , ou o ripercol de farmacia ou então o fluvermal..

 

4º recuperar o peixe totalmente , aqui podera ser dada alimentação como papas caseiras com bastante proteinas( carne -coração de boi sem gordura e alho- eu sou apologista que o alho é dos condimentos que mais beneficios trazem aos peixes, nomeadamente as suas propriedades anti-parasiticas)

 

um tratamento mais generalista seria a aplicação de esha 2000- que é uma especie de trata tudo , mas o mais provavél é só resolver parte dos problemas ...

 

Com os melhores cumprimentos Filipe Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem , aqui vai , é pratica comum colocar peixes de grande dimensão em aquarios pequenos , não quer dizer que seja correcto mas todos nós ja o fizemos pelo menos uma vez , eu por exemplo tive um pleco durante 14 anos num aquario de 100l , ele actualmente esta num de exposição e ainda esta vivo da silva...

O oscar provavelmente foi submetido a muito stress nesse aquario o problema além de não crescer o seu tamanho total foi ficar com o seu sistema imunitario compremetido, resultado foi alem dos parasitas que deve ter no intestino , ter sido atacado por bacterias a nivel dos olhos , provavelmente devido a causa-efeito dos nutrientes que tem sido privado pelos parasitas intestinais .

a metodoligia que adoptava seria por partes e atacar um problema de cada vez :

 

!º tratamento de sera backtopur , que pode ser comprado em qq loja , para tratar as doenças bacterianas , para mim a causa desses olhos cegos..( aliado a falta de nutrientes e minerais que o peixe tem sido sujeito por acção dos parasitas intestinais)

 

2ºtratamento com sera baktotabs , em conjunto com o anterior para tratar as infecções bacterianas internas

 

3º um tratamento para parasitas internos , aqui poderá ser o sera tremazol , ou o ripercol de farmacia ou então o fluvermal..

 

4º recuperar o peixe totalmente , aqui podera ser dada alimentação como papas caseiras com bastante proteinas( carne -coração de boi sem gordura e alho- eu sou apologista que o alho é dos condimentos que mais beneficios trazem aos peixes, nomeadamente as suas propriedades anti-parasiticas)

 

um tratamento mais generalista seria a aplicação de esha 2000- que é uma especie de trata tudo , mas o mais provavél é só resolver parte dos problemas ...

 

Com os melhores cumprimentos Filipe Cruz

 

 

Bem obrigadao Filipe fico estremamente grato vou tentar resolver isto da mlhr forma e comerçar a dar alho aos meus peixes, ja agora o tratamento com os medicamentos que disses te nao me irram afectar os outros peixes???

E aproveito para fazer outra pergunta a mnh femea de severum uma vez criou uma especie de tuberculo no corpo mas dps passou sera tbm parasitas???

Obrigadao desde ja por tudo pessoal

Andre F

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem obrigadao Filipe fico estremamente grato vou tentar resolver isto da mlhr forma e comerçar a dar alho aos meus peixes, ja agora o tratamento com os medicamentos que disses te nao me irram afectar os outros peixes???

E aproveito para fazer outra pergunta a mnh femea de severum uma vez criou uma especie de tuberculo no corpo mas dps passou sera tbm parasitas???

Obrigadao desde ja por tudo pessoal

 

Bem poderá ter sido parasitas , penso que se chama a isso cistose ou algo assim , poderia tb ser alguma bactéria.. é dificil especular.. mas o sistema imunulógico respondeu e ficou normal... a infecção parasitaria estará a ser controlada naturalmente.

Agora aproveito e num seguimento de um artigo que li , dizer que se pode adicionar tb beta-glaucana á comida através da adição de aveia ou pequena quantidade de pó de levedura ( embora a aveia tenha menos é preferivel a dar levedura aos peixes .. penso eu pelo menos) , o que isto tem de benéfico é melhoramento do sistema imunulógico dos peixes.

cumprs Filipe Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Bem obrigadao Filipe fico estremamente grato vou tentar resolver isto da mlhr forma e comerçar a dar alho aos meus peixes, ja agora o tratamento com os medicamentos que disses te nao me irram afectar os outros peixes???

E aproveito para fazer outra pergunta a mnh femea de severum uma vez criou uma especie de tuberculo no corpo mas dps passou sera tbm parasitas???

Obrigadao desde ja por tudo pessoal

 

Peço desculpa pois só agora é que percebi que perguntou se iria afectar os peixes que tem no aquario além do doente , bem sim por isso recomendo sempre que tenha um aquario de quarentena/hospital ...

Mas quando se trata de parasitas internos e visto que se tornam livres quando o animal evacua o natural é que mesmo aqueles que não apresentam sinais visiveis estarão tb infectados ..

Por isso a comida com os tais ingredientes é muito benéfica pois não só trata ( ou ajuda a tratar....) como serve um proposito preventivo .

Cumprs Filipe Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais