Echinodorus não crescem


anabantidae

Recommended Posts

Olá, pessoal.

 

Tenho um aqua de 100x30x40 (100l) em casa com as seguintes plantas:

  • 2 Echinodorus Rosea
  • Echinodorus Tenellus
  • 2 Anubias Nana
  • 1 Anubias Barteri
  • 1 Ceratopteris Thalictroides (cornuta)
  • 1 Microsorum Pteropus (feto de Java)
  • Egeria Densa (elódea)

As echinodorus estão plantadas perto uma da outra, com a cornuta no meio. Estiveram paradas durante meses e, de repente, uma delas começou a gerar folhas enormes. Tenho folhas quase com meio metro e continuam a nascer novas folhas sem parar. No entanto a outra echinodorus está completamente parada. Apesar das folhas estarem impecáveis, verdinhas, ainda está igual a quando a plantei, em Janeiro. Já experimentei podar algumas folhas laterais, sem qualquer resultado.

 

Tenho outro aquário no trabalho, de 30l. Uma echinodorus rosea cresce desalmadamente, outra (echinodorus harbii) na outra ponta do aquario, não mexe absolutamente nada. Está exactamente igual a como a comprei, há meses.

 

Alguém sabe porque é que isto acontece? Como é que posso despoletar o crescimento das echinodorus? Todas as outras plantas crescem loucamente, até as anúbias.

 

Testes:

NH3 - 0

NO2 - 0

NO3 - 10 mg/l

PO4 - <1 mg/l

PH - 6,8

KH - 3

GH - 6

 

Fertilização:

Tropica Aquacare Plant Nutrition semanalmente.

CO2 caseiro, difusor em escada Nutrafin.

 

Substrato usado:

Substrato fértil Sera

Areão grosso de sílica

 

Iluminação e temperatura de cores das lâmpadas:

2 x Osram T5 21W 6500K

 

Capacidade total do aquário em litros:

100

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Costumas fertilizar com potássio? Se tens Echinodorus assim grandes, deverias de ver o NO3 praticamente a 0. Experimenta ;)

 

Não te vou dar a resposta, mas vou-te dar uma dica que, em principio, vais ver que resulta.

 

Podes ter um solo empobrecido junto as Echinodorus que não têm um crescimento regular. Podes utilizar fertilizante em pastilhas, como o Elos TerraUno e enterrares 2 ou 3 pastilhas junto às raízes das Echinodorus, já que grande parte dos nutrientes que elas absorvem é pela raiz.

 

Tenho certeza absoluta que vais ver o crescimento de novas folhas em três tempos :bs_quesexclaim:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Podes utilizar fertilizante em pastilhas, como o Elos TerraUno e enterrares 2 ou 3 pastilhas junto às raízes das Echinodorus, já que grande parte dos nutrientes que elas absorvem é pela raiz.

 

Foi certinho! Coloquei uma pastilha há 2 semanas e hoje de manhã reparei numa folha nova com uns 5 cm a sair do meio da planta :discuss_gathering: . No aquário do escritório ainda não aconteceu nada, vou colocar mais pastilhas.

 

Obrigado pela dica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[boas!

 

Para além da questão das fertilização nas raízes também me parece que tens pouca luz no aquário (42W para 100 litros....). As que crescem mais não estão mais perto da fonte de luz, por exemplo ao centro enquanto que as mais pequenas não estão a um canto ou à sombra de outras plantas?:music_singguitar:

 

Cumprimentos

Margarida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi.

 

Não tenho tido problemas com esta iluminação. Todas as plantas crescem imenso, tirando a tal echinodorus. Só tenho plantas fáceis, se aumentar a capacidade luminosa não tenho nenhum benefício e começam a crescer algas.

 

Por acaso a echinodorus que não crescia leva com a luz mesmo em cheio. A que ficou enorme está num canto do aquário, com menos luz. Por isso não pode ser da iluminação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais