Macros da Seachem


Neon Tetra

Recommended Posts

Boa tarde !

 

Tenho os produtos da Seachem e as instruções dos rótulos indicam as doses recomendadas em ml a adicionar a um aqua plantado. No entanto não sei como calcular quantos ppm de cada macro estou a realmente a adicionar no meu aqua.

 

No site da Seachem vem a seguinte descrição da composição:

- Seachem Potassium: 50.000 mg/L Potassium Sulphate (5,8%)- quantos ppm de K adiciono ?

- Seachem Nitrogen: 15000 mg/L de Potassium Nitrate ( 1,5% total nitrogen ? ) - quantos ppm de NO3 e de K adiciono ?

- Seachem Phosporus: 4500 mg/L de Potassium phosphate (P2O5 0,3% ??) - quantos ppm de PO4 e de K adiciono ?

 

Posso simplesmente inferir que cada ml de Seachem Potassium tem 50 mg de K e que se eu adicionar 1ml deste produto no aqua de 100 L do aquário faço aumentar o K em 0,5 ppm ? E com um ml do Seachem Nitrogen e do Seachem Phosporuss subo , respectivamente , o NO3 em 0,15 ppm e o PO4 em 0,045 ppm nesse hipotético aqua de 100 L ?

 

Como é que fazem as contas ?

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

So sei afiançar uma coisa mg ou ppm é a mesma coisa.

Plantados não pesco nada.

 

Cumps

 

Acho que queres dizer que mg/L é igual a ppm, mas isso pode depender da densidade. Por definição ppm vem em mg/Kg pelo que se deve usar a seguinte expressão:

 

mg/kg=ppm= mg/L / Densidade

 

Sendo as unidade de densidade em unidades Kg/L, se considerarmos a densidade da água como sendo 1 L = 1 Kg então o denominador da nossa equação deixa de ter interesse pelo que a tua afirmãção na prática está correcta.

 

O que eu gostaria de saber é se estou a calcular bem as doses em ppm (ou mg/L ,como queiras)

 

Abraço

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso simplesmente inferir que cada ml de Seachem Potassium tem 50 mg de K e que se eu adicionar 1ml deste produto no aqua de 100 L do aquário faço aumentar o K em 0,5 ppm ? E com um ml do Seachem Nitrogen e do Seachem Phosporuss subo , respectivamente , o NO3 em 0,15 ppm e o PO4 em 0,045 ppm nesse hipotético aqua de 100 L ?

 

 

não.

 

Seachem Potassium: 50.000 mg/L Potassium Sulphate (5,8%)- quantos ppm de K adiciono ?

 

porque destas 50.000mg/L apenas te interessa a parte do potássio e não o peso do sulfato, que é relevante.

 

mas seguindo a dica do João, fazes umas contas e vez os ppm's por ml de fertilizante em 100L.

 

já agora 100L ~= 26.41 US gallons

 

quanto ao acerto ppm=mg/l o erro é desprezavel pelo que pode ser utilizado.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João Teixeira:

Viva

Segue as indicações do site da Seachem, nomeadamente na calculadora deles:

http://www.seachem.com/support/Calculators/Dose_planted.html

 

Just_me:

não.

Seachem Potassium: 50.000 mg/L Potassium Sulphate (5,8%)- quantos ppm de K adiciono ?

porque destas 50.000mg/L apenas te interessa a parte do potássio e não o peso do sulfato, que é relevante.

mas seguindo a dica do João, fazes umas contas e vez os ppm's por ml de fertilizante em 100L.

 

Obrigado João e Just_me!

 

Pegando no exemplo de Seachem Nitrogen. A calculadora dá que se eu quiser aumentar o NO3 num volume de água de 100 L de 0 para 1 mg/L( ppm) tenho de adicionar 6,6 ml do produto. Pela regra de 3 simples posso então estimar que cada ml de Seachem Nitrogen vai acrescentar 0,15 ppm a 100 L o que vem bater certo com as minhas contas. O mesmo raciocínio dá-me para o Seachem Potassium 0,45 ppm de K por ml em 100 L de água e para o Seachem Phospurus 0,045 ppm de PO4 por cada ml em 100 L. Afinal era mais ou menos isto que eu pensava. Também fiquei a saber que no Seachem Iron acrescento 0,094 mg/L por cada ml em 100 L.

 

nmvmartins:

boas olha fica aqui um plano de fertilização da sachem isto deve ajudar te

 

Obrigado também nmvmartins.

Era esta tabela que eu já usava e que tentei adaptar para o meu caso.

Eu explico a minha dúvida. Nem sempre tenho os produtos todos da Seachem e uso muitas vezes cloreto de Potássio da HA pelo que não sabia bem as equivalências.

 

Cumprimentos

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais