Cauda de Espada: à procura da mancha!!!


al_finete

Recommended Posts

Olá pessoal! Boas! Mais um dia, mais uma dúvida! Desculpem para já a minha participação se limitar a perguntar e não a responder, mas para quem só começou há menos de 3 meses, é um bocado complicado ensinar alguma coisa a alguém aqui... pelo menos para já... No entanto penso que esclarecendo as minhas dúvidas poderei (quem sabe) ajudar mais alguém além de mim próprio... E Hei! Sempre é mais uma experiência de vida (de aquarios) que se fica a conhecer!

 

Então é assim: alguns dos peixes que coloquei no aqua foi um casal de cauda de espada todos vermelhos. Infelizmente (ou pelo cilco do nitrogénio não estar completo por ser cedo demais ou por vir com problemas da loja, ou por algum choque, ou por qq outra razão) a fêmea acabou por morrer passados poucos dias. À partida o aqua entretanto equilibrou pq dos 17 peixes que lá coloquei só acabei por perder mais 2 (um neom e um bótia palhaço) todos mais ou menos na mesma altura e depois disso, tudo correu bem, por isso a minha teoria de não ter dado tempo suficiente ao aqua para estabilizar antes de os colocar lá dentro. Adiante.

 

Passado algum tempo comprei mais um casal de espadas, ficando então com 3 (2 macho e 1 fêmea). Ambos eram maiores que o residente inicial, mas a verdade é que desde o primeiro dia que o espada do casal inicial fazia frequentes sprints contra o novo casal cada vez que um deles se aproximava... mas apenas contra os espadas... ainda cheguei a ver a coisa mal parada e fui-me preparando para o pior.

 

Passado umas semanas fiquei surpreso vi o novo macho a fazer o mesmo ao macho inicial. "Boa! Estás a ter o que mereces! A ver se aprendes!" pensei! Nunca se chegavam a tocar pelo que nunca me preocupei.

 

Passado uns dias, (depois de um fim de semana passado fora) qd fui alimentar os peixes, reparei em qq coisa com olhos que parecia pairar por cima do filtro. Esfreguei os olhos (pq era de manhã e podia estar a ver mal) e quando olhei melhor já tinha desaparecido. Pensei que fosse algum resto de planta com qq coisa agarrada... Mas passado um bocado volto a ver mais dois. Mal podia acreditar: alguém tinha tido filhotes! Mas quem? Não tinha reparado em ninguém grávido! Ora com apenas 2 meses de aqua a sensação foi fabulosa, pq tinha esperanças que acontecesse mas não tão cedo. O pior é que não estava preparado. E por não ter maternidade nem nada para onde os separar, quando voltei a olhar, já os 2 novos filhotes tinham desaparecido também... e a barriga do escalar a aumentar.... finalmente acabei por conseguir recolher um filhote e não consegui fazer o mesmo à fêmea porque a rede era demasiado pequena e ela estava a stressar demais... Sempre a aprender com a experiência. Agora já tenho 2 redes bem maiores, e o "sobrevivente" está na sua maternidade a crescer a bom ritmo... Assim se explicam os ataques do novo macho ao antigo.

 

Agora vem a minha questão! (sim finalmente... desculpem a extensão...) A única razão pq pensei que a fêmea que havia dado à luz fosse a cauda de espada foi por exclusão de partes... Os escalares, os neons, e as coridoras colocam ovos. E não havia sinal de postura em lado nenhum. O resto ou é espécime único ou são do mesmo género. Por isso, os únicos viviparos são os espadas. E pelo aspecto do recém nascido, confirma-se. Acontece que a fêmea do cauda de espada está a ficar (novamente) com barriga proeminente. Mas não sei se poderá ser algum problema, se anda a comer demais ou se poderá estar novamente grávida. Sim, os machos andam novamente às turras, mas ainda só passou cerca de um mês. Eu ouvi que quando as fêmeas de cauda de espada ficam grávidas ganham uma mancha negra na parte de trás do corpo, o problema é que este casal é vermelho com uma grande mancha negra a todo o comprimento do corpo, na metade inferior desde mais ou menos metade do comprimento até à cauda.

 

Assim, como é que eu identifico a tal mancha? É possível? Será que alguém me indica um site com uma foto onde se possa ver uma fêmea com a "tal mancha"? Já que é assim tão característica, não deveria ser mais fácil descobri-la? Já agora alguém sabe algum site onde se possam ver fotos que (pelo tamanho ou por alguma alteração como esta) permitam identificar uma fêmea grávida?

 

Obrigado pela atenção e desculpem o tamanho da mensagem... Mas às vezes apetece partilhar nem que não esteja ninguém a tomar atenção...

 

Obrigado.

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê com atenção por cima das barbatanas anal e ventrais.

A mancha pode ser + clara do que pensas, ou estar coberta por escamas escuras e não se ver.

 

:shock:

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo a aquariofilia.

Primeiro que tudo um conselho, estuda as caracteristicas da agua para as diversas especies. Enquanto por expl. escalares e neons gostam do mesmo tipo de agua, espadas e diferente!

Um mês para espadas engravidarem é tempo mais que suficiente.

Quanto mais cedo separares a fêmea para uma maternidade mais probabilidades tens dos alevins nascerem bem. Quando separados muito em cima do acontecimento normalmente nascem prematuros e morrem.

As fêmeas viviparas, não tenho a certeza nos espadas, têm ainda a particularidade de armazenar no seu organismo esperma o que lhes permite engravidar varias vezes mesmo sem macho.

Ha ainda a particularidade de,estes peixes, em caso de necessidade, mudarem de sexo sendo bastante normal numa colonia de espadas e platys fêmeas, com o tempo, uma ou mais virar macho.

Deveras ter + - 3/4 fêmeas para cada macho.

Espero ter sido util, um abraço.

Joao Paulo Machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

como ja foi dito 2 macho por femea e demais pois pode matar a femea de tanto procriar.

tal como os guppys os espadas procriam bastante dira mm ate demais e um mes ate acho mt lol :oops: de facto sem assim e dificil de distinguir a mancha preta a unica maneira que tens de ver e a femea começar a inchar mt.

 

so mais uma coisas, n e siclo do nitrogenio mas sim ciclo do azoto que o que faz e atravez das bacterias a materia organica e tranformada em amonia depois em nitrotos ambos extremamente toxicos e depois em nitratos fosfatos e potacio elementos de que as plantas se alimentam

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, five: gracias pelas dicas. Só depois de algum tempo vim a descobrir que a proporção macho/fêmea era errada, mas aí já era tarde... não podia arranjar mais peixes, não podia "desfazer-me" de nenhum... De qq forma, já arranjei um amigo a quem convenci montar também um aquário e vou dar-lhe alguns... vai ficar mais distribuido... Senão qualquer dia quando virem um Post a dizer: "Dão-se espadas" já sabem de quem é... hehehe...

 

Em relação ao ciclo do "nitrogéno", bem... eu até sabia mais ou menos... eu avisei que era maçarico... não lhe chamar "ciclo dos cócós" já é uma sorte... hehehe. Foi mesmo gafe da grossa... Obrigado por tudo....

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais