Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Como o novo do tópico diz, vou mandar fazer um aquario maior e gostaria de saber algumas opiniões vossas de que material usar.

 

O novo aquario vai ter cerca de 236Lts brutos (135*35*50).

 

Gostaria que me dessem opiniões de que filtro exterior colocar.

Vou colocar como substracto akadama, pois já tenho noutro aquario e gosto bastante, mas como vai ser um aqua plantado (mas não densamente plantado), que substracto inerte(adubo) me aconselham a colocar por baixo da akadama??

 

Estava a pensar também em colocar um termóstato de 300w, acham que é demasiado, ou um de 200w é suficiente??

 

Espero contar com a vossa ajuda neste novo projecto..

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

1º Quero dar-te os parabéns pelo próximo passo.

 

O Akadama é realmente muito bom. Para substrato fértil podes usar o da Ellos ou o da JBL, são ambos bons.

 

Quanto ao equipamento a meu ver um termostato de 200W chega, para a filtragem, não entendendo muito dessa parte, falo-te em 4x a litragem do aquário, ou seja, um caudal de 800 l/h.

 

Vamos esperar pela palavra dos mais entendidos, teremos concerteza mais opiniões e mais concretas que a minha.

 

Beta

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Como o novo do tópico diz, vou mandar fazer um aquario maior e gostaria de saber algumas opiniões vossas de que material usar.

 

O novo aquario vai ter cerca de 236Lts brutos (135*35*50).

 

Gostaria que me dessem opiniões de que filtro exterior colocar.

Vou colocar como substracto akadama, pois já tenho noutro aquario e gosto bastante, mas como vai ser um aqua plantado (mas não densamente plantado), que substracto inerte(adubo) me aconselham a colocar por baixo da akadama??

 

Estava a pensar também em colocar um termóstato de 300w, acham que é demasiado, ou um de 200w é suficiente??

 

Espero contar com a vossa ajuda neste novo projecto..

 

obrigado

 

Termóstato de 250 Watts e eheim classic 2215 ou 2217!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Termostato de 250w é suficiente, filtro o 2217 ou superior, já que o 2215 me parece fraco para esse aqua.Em relação ao substrato fertil(e não inerte) com as marcas que referiram ficas muito bem servido já que são as melhores do mercado, mas se por acaso não quiseres ir para um plantado muito denso e por consequência muito trabalhoso tens outras marcas que tambem são boas,como a Sera, Trópica, JBL etc, depende do que se quer fazer.E se por acaso conseguires poupar alguma coisa nalguns produtos podes investir noutros como o CO2 pressurizado ou melhor iluminção etc.

 

Espero ter ajudado

 

Cumps

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal..

 

Antes demais agradeço a todos as dicas que me deram para ajuda do novo aqua.

Realmente vou mesmo optar por um termostato de 250w, quanto ao filtro secalhar vou optar pelo eheim classic 2217,pelas razões que o membro TAZ me indicou.

 

Quanto ao substracto fertil, ainda tenho de ver preços e ver qual comprar, pois como não vai ser um aqua densamente plantado, secalhar nao necessito de um tão bom....

 

Taz, quanto ao CO2, não estava disposto em colocar, mas uma iluminação mais forte secalhar até nem era má ideia. Já agora que tipo de calha/Watts me aconselhas?? Pois como o aqua tem 135cm, não sei se vou encontrar calha para estas dimensões...

 

 

Obrigadão a todos pelas dicas,

 

cumprimts,

 

bruno.dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Por acaso achei piada a considerarem o da Elos e da JBL como os melhores ferteis do mercado,o da Elos ainda vá,agora o JBL...só póde ser piada. :P

Pra essa dimensão de aqua,ADA Power Sand Special M e assunto arrumado.

Filtro,qq coisa na casa do 2217 está de boa medida e termostato dos 250w pra cima tanbem.

Quanto á Akadama (vulgo terra p/ bonsais) desculpa o mau feitio mas é uma porcaria e pessima desculpa pra não se comprar um substrato como deve ser.

Um abraço. :discuss_gathering:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto á Akadama (vulgo terra p/ bonsais) desculpa o mau feitio mas é uma porcaria e pessima desculpa pra não se comprar um substrato como deve ser.

 

boas

 

peço desculpa por me intrometer mas que razões te levam a dizer isto, Luis? e o que é como deve ser então? é que pelo que tenho lido por aqui pensava que Akadama era bom...

obrigada, é só mesmo curiosidade e tentativa de aprender mais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

peço desculpa por me intrometer mas que razões te levam a dizer isto, Luis? e o que é como deve ser então? é que pelo que tenho lido por aqui pensava que Akadama era bom...

obrigada, é só mesmo curiosidade e tentativa de aprender mais

Olá vizinhança,

Vieira eu sei que a minha opinião póde ser discutivel e que muita gente gosta da Akadama,mas sejamos francos e honestos,que comparação póde ter um substrato que custa prai 1€ por kilo com um bom substrato desenvolvido especificamente para aquario que custa 4 ou 5 vezes mais?...nenhuma!!!Aliás em nenhum saco de Akadama que compres lá vês a indicação de ser pra aquario,vês isso sim os Bonsais que é pra isso que foi projectado. :rolleyes:

Só posso compreender a sua utilização como algo que "desenrasca" e é barato,mas póde acabar por sair caro,desde logo pela libertação de poeiras e coloração de agua,mas isso até se póde desculpar pois alguns bons substratos tanbem o fazem,o pior é a tendencia para com o passar do tempo se começar a desfazer e compactar o que é pessimo num plantado. :bs_quesexclaim:

Vejamos este ponto,o Amano está na terra dos Bonsais,não deve lá faltar Akadama,então pq é que não a usa nos seus aquas??Ou pq é que a ADA não tenha já criado a sua propria linha de Akadamas??... :naughty:

 

Como "deve ser" é por ex. um substrato como os Aquasoils da ADA que esses sim foram projectados especificamente pra aquario,se fossem baratos se calhar algum "esperto" já tinha exprimentado plantar Bonsais com eles. :laugh:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá vizinhança,

Vieira eu sei que a minha opinião póde ser discutivel e que muita gente gosta da Akadama,mas sejamos francos e honestos,que comparação póde ter um substrato que custa prai 1€ por kilo com um bom substrato desenvolvido especificamente para aquario que custa 4 ou 5 vezes mais?...nenhuma!!!Aliás em nenhum saco de Akadama que compres lá vês a indicação de ser pra aquario,vês isso sim os Bonsais que é pra isso que foi projectado. :rolleyes:

Só posso compreender a sua utilização como algo que "desenrasca" e é barato,mas póde acabar por sair caro,desde logo pela libertação de poeiras e coloração de agua,mas isso até se póde desculpar pois alguns bons substratos tanbem o fazem,o pior é a tendencia para com o passar do tempo se começar a desfazer e compactar o que é pessimo num plantado. :bs_quesexclaim:

Vejamos este ponto,o Amano está na terra dos Bonsais,não deve lá faltar Akadama,então pq é que não a usa nos seus aquas??Ou pq é que a ADA não tenha já criado a sua propria linha de Akadamas??... :naughty:

 

Como "deve ser" é por ex. um substrato como os Aquasoils da ADA que esses sim foram projectados especificamente pra aquario,se fossem baratos se calhar algum "esperto" já tinha exprimentado plantar Bonsais com eles. :laugh:

 

 

ok, fiquei esclarecida,

vai ajudar-me quando montar o meu próximo,

obrigada Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse substrato todo xpto não fica saturado com o tempo?Da ADA para a JBL já ouvi dizer que o JBL também é excelente e o preço não tem comparação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Por acaso achei piada a considerarem o da Elos e da JBL como os melhores ferteis do mercado,o da Elos ainda vá,agora o JBL...só póde ser piada. :rolleyes:

Pra essa dimensão de aqua,ADA Power Sand Special M e assunto arrumado.

Filtro,qq coisa na casa do 2217 está de boa medida e termostato dos 250w pra cima tanbem.

Quanto á Akadama (vulgo terra p/ bonsais) desculpa o mau feitio mas é uma porcaria e pessima desculpa pra não se comprar um substrato como deve ser.

Um abraço. :bs_quesexclaim:

Se reparares coloquei a marca JBL junto com a Sera e a Trópica, a marca que me quis referir como das melhores do mercado foi a Elos(só errei foi por ter falado no plural)a próxima vez lê com mais atenção a não ser que aches que a Elos não está ao nivel da ADA e ai não deves arranjar muitos que concordem contigo, mas tambem isto não interessa nada.

 

Em relação a Akadama versus substratos dedicados é a eterna questão €€€€€€, os dedicados como ADA, Elos são realmente muito bons, mas fazem-se pagar muito bem.A Akadama ser uma porcaria como dizes não vou entrar em discussão mas essa afirmação é no minimo discutivel, já que basta ver aqui no forum os resultados que muitos conseguem atingir com a akadama e um bom substrato fértil por baixo, em relação a se desfazer sinceramente tenho akadama num aqua de 120cm a sensivelmente 2 anos e meio e esta intacta, não se desfez nem compactou (secalhar tiveste azar com a akadama que usaste).Tenho tambem Ada aquasoil num aqua de 60cm e tambem a pouco menos tempo(quase 2 anos) e tambem esta impecavel mas posso-te dizer que levou muito mais tempo a limpar a agua daquela "nublina" no aqua do Aquasoil do que na Akadama e no aqua de 60cm tenho um Ehein 2213 e no de 120 tenho um Rena XP2, ou seja, comparativamente tenho filtragem mais forte no de 60cm.

 

 

Diasbrun desculpa o Offtopic, em relação a iluminação dá uma volta pelos patrocinadores do forum que tens muitas opções para preços muito variados, a questão dos 135cm de comprimento é que pode complicar mas podes tentar ver se arranjas alguma calha de 120 que com os apoios chegue a essa medida e ai uma boa iluminação para esse aqua seria 4x54W de T5's, 4X55w PLL mas sempre perto dos 200w.Outra coisa que tens que ter atenção é que se vais apostar em iluminação forte e substrato fertil tens que manter os restantes parametros da equação em consonância como o Co2 e fertilizações na coluna de agua equilibradas(não logo no inicio mas passado algum tempo) de modo a manter tudo em equilibrio e manteres as algas controladas, já que umas coisas sem as outras não costuma dar bom resultado.Podes tambem optar por uma de 120cm e colocala suspensa.

Ainda em relação a calhas posso recomendar calhas Blau, eu tenho uma de 4X54w t5 e estou muito satisfeito, não são baratas mas têm muita qualidade.

 

 

Por isto tudo pensa muito bem no que queres fazer para depois comprares o que realmente necessitas para o que queres fazer e não gastares dinheiro a toa.

 

Desculpa o testamento

 

Cumps

 

Editado para corrigir erro ortográfico

Editado por TAZ

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse substrato todo xpto não fica saturado com o tempo?Da ADA para a JBL já ouvi dizer que o JBL também é excelente e o preço não tem comparação.

Boas,

Mas dizes que o JBL é exelente de teres ouvido dizer ou de usar??

É que eu já o usei e sei como "funciona",é extremamente forte nos primeiros dias o que obriga a TPAs á bruta pra evitar o alguedo,só que essa chama acaba-se num instante e quase de um dia para o outro de fertil já não tem nada e obriga a passar á fertilização liquida muito mais cedo que o que seria de esperar,mas realmente tem esse ponto positivo de ter um preço muito em conta.

Quanto aos da ADA...só me ocorre o velho ditado "o que é bom custa dinheiro"!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se reparares coloquei a marca JBL junto com a Sera e a Trópica, a marca que me quis referir como das melhores do mercado foi a Elos(só errei foi por ter falado no plural)a próxima vez lê com mais atenção a não ser que aches que a Elos não está ao nivel da ADA e ai não deves arranjar muitos que concordem contigo, mas tambem isto não interessa nada.

Boas,

Sem duvida que o fertil da Elos está ao nivel dos ADA ai não há discussão,já nos inertes...é melhor não me alongar senão isto ainda se torna numa daquelas já famosas guerras ADA vs Elos. starwars

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Sem duvida que o fertil da Elos está ao nivel dos ADA ai não há discussão,já nos inertes...é melhor não me alongar senão isto ainda se torna numa daquelas já famosas guerras ADA vs Elos. starwars

Ai estou de acordo contigo, até porque só posso puxar para a ADA porque foi o unico dos dois que usei, digo que o Elos está ao nivel da ADA pelos relatos aqui no forum de pessoas que considero bastante mais entendoras do que eu nestes assuntos.

Por acaso proximamente vou remodelar o meu aqua e quero tentar substratos dedicados a "pró" digamos assim e estou bastante indeciso.

 

Cumps

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Por acaso achei piada a considerarem o da Elos e da JBL como os melhores ferteis do mercado,o da Elos ainda vá,agora o JBL...só póde ser piada. ;)

Pra essa dimensão de aqua,ADA Power Sand Special M e assunto arrumado.

Filtro,qq coisa na casa do 2217 está de boa medida e termostato dos 250w pra cima tanbem.

Quanto á Akadama (vulgo terra p/ bonsais) desculpa o mau feitio mas é uma porcaria e pessima desculpa pra não se comprar um substrato como deve ser.

Um abraço. :)

 

 

boas Luis,

 

Quanto aos bons e mau ferteis, disso nao percebo muito, daí ter perguntado aqui no forum o aconselhamento de pessoal mais entendido.

 

Quanto á akadama, estava a pensar colocar porque gosto do efeito dela, e porque até agora nõa tiv problemas com ela, mas isto tendo-a num aqua de 50cm e o que la tenho são invertebrados, e a akadama que la tenho é a especial.

 

Mas obrigadao pelas dicas na mesma.

 

cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diasbrun desculpa o Offtopic, em relação a iluminação dá uma volta pelos patrocinadores do forum que tens muitas opções para preços muito variados, a questão dos 135cm de comprimento é que pode complicar mas podes tentar ver se arranjas alguma calha de 120 que com os apoios chegue a essa medida e ai uma boa iluminação para esse aqua seria 4x54W de T5's, 4X55w PLL mas sempre perto dos 200w.Outra coisa que tens que ter atenção é que se vais apostar em iluminação forte e substrato fertil tens que manter os restantes parametros da equação em consonância como o Co2 e fertilizações na coluna de agua equilibradas(não logo no inicio mas passado algum tempo) de modo a manter tudo em equilibrio e manteres as algas controladas, já que umas coisas sem as outras não costuma dar bom resultado.Podes tambem optar por uma de 120cm e colocala suspensa.

Ainda em relação a calhas posso recomendar calhas Blau, eu tenho uma de 4X54w t5 e estou muito satisfeito, não são baratas mas têm muita qualidade.

 

 

Por isto tudo pensa muito bem no que queres fazer para depois comprares o que realmente necessitas para o que queres fazer e não gastares dinheiro a toa.

 

Desculpa o testamento

 

Cumps

 

Editado para corrigir erro ortográfico

 

Boas,

 

quanto ao offtopic não tem problema, vi que se gerou aki uma enorme confusão devido aos substracto. Até fiquei com duvidas, já nem sei o que hei-de colocar como substracto, Queria algo razoável, não necessita de ser muito caro, porque não estou com ideias de que o aqua seja densamente plantado. Quanto ao CO2, não queria colocar CO2, daí a minha dúvida na iluminação que irei usar para evitar esse problema das algas.

Quanto as calhas vou ser se as encontro aqui na net para dar uma vista de olhos nos preços, pois não faço a minima ideia de valores que rondam, pois o qua que tenho no momento era um Kit que já vinha completo.

 

Obrigado,

 

Cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Lembra-te do seguinte,isto é traiçoeiro,se metes iluminação com alguma intensidade sem depois injectares CO2 a "condizer"...alguedo!!Se por outro lado começas a injectar CO2 e continuas com iluminação fraca ...Alguedo!!!

Atenção a isso,pq arriscas-te a gastar dinheiro e a teres resultados pessimos. :)

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Lembra-te do seguinte,isto é traiçoeiro,se metes iluminação com alguma intensidade sem depois injectares CO2 a "condizer"...alguedo!!Se por outro lado começas a injectar CO2 e continuas com iluminação fraca ...Alguedo!!!

Atenção a isso,pq arriscas-te a gastar dinheiro e a teres resultados pessimos. :)

Um abraço.

 

 

Oi,

 

Pois o problema é mesmo esse, as algas depois podem ser aparecer, dai a minha duvida do que devo usar ou não. Assim como o substracto, já nem sei o que hei-de usar ou não.

 

cumprts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

Taz quanto as calhas, estive a vr as calhas blau como disseste e realmente são um bocado puxadas em relação ao preço, estava a pensar em algo mais barato, o que é que aconselhas??

É que ja tive a fazer +/- contas, e o aqua (feito por medida) ja me vai para os 200€, mais filtro, etc etc, não estva com ideias de gastar tanto na calha, entendes. se tiveres uma opção mais em conta , agradecia a sugestão.

 

cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Lembra-te do seguinte,isto é traiçoeiro,se metes iluminação com alguma intensidade sem depois injectares CO2 a "condizer"...alguedo!!Se por outro lado começas a injectar CO2 e continuas com iluminação fraca ...Alguedo!!!

Atenção a isso,pq arriscas-te a gastar dinheiro e a teres resultados pessimos. :animal_fish:

Um abraço.

 

O que o Luis diz aqui era exactamente o que te estava a dizer e não pode ser mais correcto.Muitas vezes com um bocado menos mas bem equilibrado chega-se a resultados muito bons.

 

Em relação as calhas tens as marcas "chinesas" SunSun Jebo etc que te ficam mais em conta mas atenção que há muita gente do forum que tem destas calhas e estão satisfeitos com elas e não tiveram problemas, normalmente pecam é pela qualidade das lampadas que trazem mas isso é o mais facil de resolver, vai-se trocando a pouco e pouco.Estas calhas penso que rondem a metade do preço das Blau, é uma questão de veres nos patrocinadores do Forum que há varios que as comercializam, mas para esse aqua terás sempre que rondar os 200w para cima para conseguires um plantado.Não te esqueças é de ver a questão da largura do aqua ou então a hipotese de colocares a calha suspensa.

 

Cumps

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.