Doença de Áquario, Cryptocarium ... AJUDA !


cre8or

Recommended Posts

Boas,

 

Estou a montar o meu aquário a pouco tempo, e agora tive um surto de "Cryptocarium", já estive a ler diversos posts aqui no fórum com formas de atacar este problemas, assim fiz duas coisas :

 

- Dar de comer aos peixes para os manter bem gordinhos e com alho...

- colocar um UV

 

Mesmo assim tenho vários peixes com Cryptocarium:

 

- Hepatus;

- Flavescens;

-dois perideraion ( que julgo mostram algumas pintas )

- dois palhaços com pintinhas pequenas.

 

entranto tive duas mortes de peixes que nao mostravam Cryptocarium

- Lineatus

- "Chalmon"

 

Estou a entrar em desespero ... e já não sei o que fazer mais, a verdade é que os peixes comem muito bem, e nao sei o que fazer mais para controlar isto, e evitar medidas radicais do tipo, desmontar o aquario e tirar os peixes todos, pois nao sei qual a forma de eliminar uma doença destas ... ou no limite se morrerem os peixes todos será seguro colocar novamente peixes ?

 

Obigado, por favor ajudem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estou a montar o meu aquário a pouco tempo, e agora tive um surto de "Cryptocarium", já estive a ler diversos posts aqui no fórum com formas de atacar este problemas, assim fiz duas coisas :

 

- Dar de comer aos peixes para os manter bem gordinhos e com alho...

- colocar um UV

 

Mesmo assim tenho vários peixes com Cryptocarium:

 

- Hepatus;

- Flavescens;

-dois perideraion ( que julgo mostram algumas pintas )

- dois palhaços com pintinhas pequenas.

 

entranto tive duas mortes de peixes que nao mostravam Cryptocarium

- Lineatus

- "Chalmon"

 

Estou a entrar em desespero ... e já não sei o que fazer mais, a verdade é que os peixes comem muito bem, e nao sei o que fazer mais para controlar isto, e evitar medidas radicais do tipo, desmontar o aquario e tirar os peixes todos, pois nao sei qual a forma de eliminar uma doença destas ... ou no limite se morrerem os peixes todos será seguro colocar novamente peixes ?

 

Obigado, por favor ajudem.

 

Bem eu não percebo muito ou quase nd d peixes d agua salgada :thumbup3: , mas sei que normalmente tratamentos à base de cobre obtêm bons resultados.. Acho é que convém desligar o U.V.

Deixo aqui um link com a informação necessária sobre a doença e possiveis tratamentos:

http://www.ipaq.org.br/modules.php?name=Ne...int&sid=295

Espero ter ajudado

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem eu não percebo muito ou quase nd d peixes d agua salgada :eusathink: , mas sei que normalmente tratamentos à base de cobre obtêm bons resultados.. Acho é que convém desligar o U.V.

Deixo aqui um link com a informação necessária sobre a doença e possiveis tratamentos:

http://www.ipaq.org.br/modules.php?name=Ne...int&sid=295

Espero ter ajudado

 

cumps

 

 

Tratamentos de cobre em aquarios de agua salgada normalmente são de evitar se não se tiver um aquario de quarentena (só com agua) para tratar os peixes separadamente...

O cobre mata todos os invertebrados e corais do aquario, por isso normalmente não é utilizado se as pessoas só tiverem um aquario de "exposição".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

pela minha pouca experiencia e sendo novo em agua salgada tanbem ja passei por isso e pelo que sei uma das causas do ictio se alastrar mais, é a elevada temperatura, e a maneira que me deram para a praga morrer era mesmo ter o uv ligado as 24 horas, por alho na comida e alimentar bem os peixes.

 

outra maneira e se tiveres um aquario de quarenta /hospital onde possas usar cuprazin.....tendo em conta que nao deves usar no teu aquario se tiveres corais devio ao execesso de cobre que faz mal aos corais podende ate matar.

espero poder ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estou a montar o meu aquário a pouco tempo, e agora tive um surto de "Cryptocarium", já estive a ler diversos posts aqui no fórum com formas de atacar este problemas, assim fiz duas coisas :

 

- Dar de comer aos peixes para os manter bem gordinhos e com alho...

- colocar um UV

 

Mesmo assim tenho vários peixes com Cryptocarium:

 

- Hepatus;

- Flavescens;

-dois perideraion ( que julgo mostram algumas pintas )

- dois palhaços com pintinhas pequenas.

 

entranto tive duas mortes de peixes que nao mostravam Cryptocarium

- Lineatus

- "Chalmon"

 

Estou a entrar em desespero ... e já não sei o que fazer mais, a verdade é que os peixes comem muito bem, e nao sei o que fazer mais para controlar isto, e evitar medidas radicais do tipo, desmontar o aquario e tirar os peixes todos, pois nao sei qual a forma de eliminar uma doença destas ... ou no limite se morrerem os peixes todos será seguro colocar novamente peixes ?

 

Obigado, por favor ajudem.

 

Viva,

 

Antes demais nunca é demais pesquisar. Se fores a um qualquer forum de aquariofilia salgada existem N tópicos sobre este tema.

 

Voltando ao teu tema em concreto existem um série de perguntas a colocar para tentar perceber o que se passou:

 

- Qual o setup do teu aquario ?

 

- Qual o seu conteudo ( RV, Corais, Peixes) ?

 

- A quanto tempo tens o aquario ?

 

- Como é que introduziste os peixes no teu aquário ?

 

Também ajudava que colocasses algumas fotos porque falas de pontos pretos nos palhaços o que levanta suspeitas de outra doença.

 

Os dois peixes que morreram não tinham nenhum sinal exterior de doença ?

 

Os 2 tipos de abordagem a este tipo de doença estão directamente correlacionados com o objectivo pretendido: controlar ou eliminar a doença do aquário.

 

Para eliminar:

 

- Retirar todos os peixes do aquário principal e colocar num aquário de quarentena.

 

- Durante um periodo de 40 dias não colocar NENHUM peixe no aquário principal. Isto porque o Cryptocarium vive do facto de ter hospedeiros e na ausência dos mesmos morrem (só vive mesmo em peixes, não sobrevive em invertebrados ou corais).

 

- Fazer um tratameto aos peixes no aquário de quarentena à base de Cupramine (é menos agressivo que o cobre "puro").

 

- Após o periodo de 40 dias os peixes podem voltar ao aquário principal SE não demonstrarem quaisquer tipo de sinal da doença

 

Para controlar:

 

- Alimentar com vitaminas e alho (existem varios produtos com vitaminas, spirulina e alho).

 

- Podes eventualmente experimentar misturar na comida Metronidazole (ou Metroplex) + Focus ambos da Seachem (eu nunca tive sucesso mas conheço quem tenha tido).

 

- Não adiciones NENHUM peixe ao teu aquário durante um periodo de 3 meses (deixar estabilizar as coisas)

 

- Existem muitas duvidas na eficácia do UV para eliminação deste virus, até porque o UV "mata tudo" (quer o virus, quer as bactérias "boas")

 

- O UV é particularmente ineficiente para a determinadas fases do virus

 

PAra entendermos o comportamento do virus de uma forma "simples":

 

O que tu ves na pele dos peixes são pequenos sacos (pustulas) que albergam o parasita (protozoários).

 

Num espaço de dias estas pustulas rebentam e os parasitas nadam na coluna de água até se fixarem no areão ou rochas onde se multilpicam para atacarem mais peixes (por isso as vezes vemos que os pontinhos brancos diminuem e julgamos que ja passou tudo e subitamente os peixes voltam a estar cheios de pontos brancos).

 

Os Protozoários apenas podem ser destruidos assim que saem das pustulas sendo que o aumento da temperatura acelera o ciclo de vida do parasita (abandonam as pustulas mais cedo).

 

Se os protozoários não encontrarem um peixe para se fixarem, morrem.

 

Espero que tenha ajudado. (ficamos à espera das tuas respostas às questões :) )

Editado por lionman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais