Quanto e quando meter CO2


Visitante

Recommended Posts

Estou a meio do processo de montagem do meu aquario (tem plantas e água até meio :P )

O aquario tem 120x40x50, 120w de iluminação (4x30w) e um bom substrato.

Estou a pensar injectar CO2 atraves do metodo caseiro, mas não sei quando devo começar a faze-lo (logo no primeiro dia, passado umas semanas?), nem em que quantidade, estou indeciso entre 1 garrafa ou duas garrafas em ciclos diferentes (quando uma está a meio a outra começa a trabalhar).

Sugestões?

Obrigado

rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Primeiro enches o aquario, e depois se já tiveres muitas plantas aplicas o CO2. Vai controlando os valores da agua (ph,kh,no3,etc) antes de adicionares os peixes.

Convem adquirires pratica e experiencia na aplicação do CO2 (quantidade a aplicar, quando trocar a garrafa, etc) antes de adicionares os peixes senão estes é que vão sofrer. :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Rui

 

Eu tb sou novato nestas coisas do co2, no entanto aconselho-te a pesquizares primeiro, e depois se achares necessario sim adicionares o co2.

1- O co2 é necessário, se colocares plantas, e mesmo assim só se estas forem mais exigentes.

2- Outro aspecto é a adição de fertilizantes liquido, comprimidos e substrato (pois as plantas vão aumentar a fotosintese ).

3- importantissimo é o controle prévio dos parametros da água, pois o co2 baixa consideravelmente o ph, dizem os livros que o se o ph estiver equilibrado ex: 7 significa a dose certa de co2 , se estiver baixo ou alto é sinónimo de falta ou excesso de co2.

4- É preferivel adicionar pouco de inicio, e dp de o aqua já estar estabilizado, (e conforme o ph ir aumentando progressivamente.)

 

cumprimentos

agostinho mgm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Colocar CO2 depende das plantas que colocares, para plantas que formam tapete o CO2 é imprescindível. Iluminação elevada, precisas CO2, se a água da rede tiver muitos carbonatos podes fazer mudas regulares e até é possível passares sem o CO2, mas mal não faz (a menos que os peixes comecem a vir muito à superficie.

 

Quanto à altura em que deves colocar depende, podes colocar logo de inicio, mas como no principio do aquário as algas estão em alta o CO2 pode ajudá-las, portanto deves colocar muitas plantas logo de início, se não tiveres essa hipotese e preferires ir acrescentando plantas aos poucos não ponhas logo o CO2, tenta primeiro controlar as algas e fazer muitas mudas de água a partir logo do 3 ou 4 dia após a montagem

 

Cumps,

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É engraçado esta dualidade entre plantas e algas no inicio da plantação do aquario. Comigo aconteceu que quando utilizei o fertilizante liquido no dia seguinte todos os vidros do aquario foram invadidos por uma pelicula de algas catanhas... Foi o Boom ! esperado que passou com o tempo. Aos poucos as plantas ganharam terreno e a ajuda das mudas de agua e limpeza dos vidros com uma gaze (removendo a tal pelicula ) foi fundamental. Hoje em dia apenas umas ligeiras nevoas nos vidros me incomodam !

 

Abraços !!!

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca tive problemas de algas no aqua de metro.

Quando montei o aqua introduzi fetos de java (que retirei de um aqua mais pequeno e que deixei ficar tipo floresta para ter plantas para o plantar em quantidades razoáveis). Creio que o ideal para as algas não aparecerem é a introdução de plantas, ter um "come algas" e claro, manter a água com boa qualidade.

 

Agora em relação ao tópico:

Os fetos de java neste aquario desenvolvem-se mt lentamente, enquanto que no pequeno "crescem a olhos vistos", e apresentam também pequenos pontos pretos.

Surgem-me assim algumas dúvidas e também algumas certezas.

Em primeiro lugar, e por aquilo que li, falta de iluminação - tenho apenas uma lampada(power glo). Esta iluminação é de facto insuficiente pelo que penso colocar mais duas lampadas(talvez uma especifica para as plantas e uma tipo solar), preciso por isso construir uma tampa para o aqua(andei a investigar no mercado e não encontro senão de uma lampada - como o que tenho actualmente da aquapor).

Em segundo lugar as pequenas pintas pretas que aparecem nos fetos de java devem ser falta de ferro(ainda não comprei o teste fe), se for o caso creio que talvez resolva o problema com mudas mais frequentes(tenho feito cerca de 2 mudas em cada 3 semanas de cerca de 20-25%).

Em terceiro lugar, estou tentado a injectar co2 mas... aqui as dúvidas são muitas. Para começar, tento antes corrijir as falhas descritas anteriormente ou não? Tenho um Ph de 7 e não tem sofrido alterações à cerca de 6 meses, o que leva a perguntar se não poderei aqui arranjar maneira de perder esta estabilidade.

 

Bem já me está demasiado longo e talvez mesmo chato por isso fico por aqui.

Agradeço desde já todas as ajudas possíveis que me possam dar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, essa pintas pretas que falas, podem ser esporos, apartir destes é que os fetos se multiplicam.

 

A iluminação é o factor mais importante mas tb o CO2, nutrientes e temperatura, a relação entre estes deve ser equilibrada para que se posso realizar fotossintese, não adianta meter pastilhas ou fertilizantes liquidos se não tens luz suficiente, por e simplesmente as plantas não tiram partido disso sem luz, tal como nos aquários de corais a luz é extremamente pensada e é neste factor que reside o sucesso.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a meio do processo de montagem do meu aquario (tem plantas e água até meio :D  )

O aquario tem 120x40x50, 120w de iluminação (4x30w) e um bom substrato.

Estou a pensar injectar CO2 atraves do metodo caseiro, mas não sei quando devo começar a faze-lo (logo no primeiro dia, passado umas semanas?), nem em que quantidade, estou indeciso entre 1 garrafa ou duas garrafas em ciclos diferentes (quando uma está a meio a outra começa a trabalhar).

Sugestões?

Obrigado

          rui

 

eu tenho um 100*50*40 cheio de plantas e uso duas garrafas de CO2, uma com difusor de niveis e outra ligada a uma pedra difusora. a agua na minha zona (almada) é uma bela treta banana rock sai da torneira a 6.5 no fds e vai até aos 7 no final da semana, mas 2 dias depois de sair da torneira já está perto do 8 e por isso tive de optar por duas garrafas para baixar o ph no aqua.

Como fertilização usei substrato da jbl e turfa, tudo debaixo de umas placas de filtro de fundo para não se misturar com o areão quando planto. a fertilização liquida ( ferreal, floreal e um composto carbonico ) é diária com conta-gotas ( demorei algum tempo a acertar com as medidas e agora vou demorar mais algum tempo a acertar um conta-gotas automático ), assim evito o choque da fertilização "semanal" em que se enfia para o aqua tudo de uma vez. A iluminação foi um castigo :wink: mas resolvida com uns bons reflectores da Arcadia que permitem aproveitar todos os angulos da iluminação fluorescente ( a treta comercial de que com aqueles reflectores se tem um aumento de 100% do rendimento da lampada é QUASE verdade ).

E assim, sem grande preocupações de manutenção, tirando a mudança semanal de 20% da água, consigo ter um belo jardim com efeito frize.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais