Como e por onde começar nos nanoreef?


Ruy81

Recommended Posts

Boas pessoal...depois de alguns anos de agua doce, resolvi render-me aos salgados.

Tenho um aqua de 54l e estava a pensar monta-lo com agua salgada.

A minha ideia é um layout daqueles luxuriantes com 2 palhaços, mais a equipa de manutenção.

Gostava de saber se alguem me pode ajudar nesta nova aventura e que me diga o qu devo fazer passo a passo, assim como o material necessario para a agua salgada.

Ja li e pesquisei muito, mas confesso que cada vez estou mais confuso.

 

Abraço e aguardo pela preciosa ajuda e dicas.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à sump, estou na duvida, pois se por um lado poderia servir para aumentar a capacidade do aquario dos 54l brutos para uma litragem um pouco superior, por outro ouvi dizer que tinha de furar o aquario principal (não é probelma), que também teria de criar um sistema de queda de agua que poderia vir a tornar-se barulhento... No entanto, tb me disseram que tinha de ter iluminação na sump o que no meu ver seriam mais uns gastos energeticos e de investimento extras. Assim estou na duvida...

 

Quais são as vantagens/desvantagens da sump na relação peço e equipamento extra/ efiacia e sucesso do aqua?

 

Neste momento disponho do seguinte material, se me poderem dizer o que posso aproveitar para a agua salgada...

 

_Aquario da Aquapor de 54l (60x30x30) (Tanque principal)

_Aquario 15l (suposta sump)

_Tampa com calha de iluminação da Aquapor, com uma so lampada

_Filtro de caixa (decantação) da biospace +

_Bomba de circulação/elevaão de agua da Micra 6W Q50-400l/h Hmax60cm (esta talvez servisse para repor a agua da sump para o agua, mas os 60cm parecem-me pouco.

_Termostato da Jager 100w

_Termostato da Aquamatic 75w

_Termostato da Tetra 25w

_caximbo de vidro de co2

_sistema de co2 pastilhas das sera

_Ceramicas de fltragem da Bioser plus

_Bomba de ar da Elite801 1000cc/min

_Cabeça de circulação da Shark 400l/h

 

Aguardo pela vossa preciosa ajuda.

 

 

Estás a pensar fazer sump?
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à sump, estou na duvida, pois se por um lado poderia servir para aumentar a capacidade do aquario dos 54l brutos para uma litragem um pouco superior, por outro ouvi dizer que tinha de furar o aquario principal (não é probelma), que também teria de criar um sistema de queda de agua que poderia vir a tornar-se barulhento... No entanto, tb me disseram que tinha de ter iluminação na sump o que no meu ver seriam mais uns gastos energeticos e de investimento extras. Assim estou na duvida...

 

Quais são as vantagens/desvantagens da sump na relação peço e equipamento extra/ efiacia e sucesso do aqua?

 

Neste momento disponho do seguinte material, se me poderem dizer o que posso aproveitar para a agua salgada...

 

_Aquario da Aquapor de 54l (60x30x30) (Tanque principal)

_Aquario 15l (suposta sump)

_Tampa com calha de iluminação da Aquapor, com uma so lampada

_Filtro de caixa (decantação) da biospace +

_Bomba de circulação/elevaão de agua da Micra 6W Q50-400l/h Hmax60cm (esta talvez servisse para repor a agua da sump para o agua, mas os 60cm parecem-me pouco.

_Termostato da Jager 100w

_Termostato da Aquamatic 75w

_Termostato da Tetra 25w

_caximbo de vidro de co2

_sistema de co2 pastilhas das sera

_Ceramicas de fltragem da Bioser plus

_Bomba de ar da Elite801 1000cc/min

_Cabeça de circulação da Shark 400l/h

 

Aguardo pela vossa preciosa ajuda.

 

ola

dá uma olhadela neste aquario e vai esclarecer muitas das tuas duvidas

http://www.reefforum.net/f18/recife54-setup-e-diario-13282/

abraço

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ruy81,

 

Esse aquário tem exactamente as mesmas dimensões do meu nano banana rock

 

Recomendo um setup mais ou menos assim:

 

Aquário

Calha de iluminação com aprox. 50W (por exemplo 2 x T5 24W) e uma temperatura de cor em volta dos 14000K para um tom marinho

Escumador, que até pode não ser indispensável mas ajuda a manter a água em ordem

Filtro de mochila tipo Aquaclear com macro-alga Chaetomorpha (ajuda a reduzir nitratos e fosfatos)

Bombas de circulação num total de aprox. 30x volume aqua (30 x 50 = 1500l/h)

Aparelhos essenciais tipo termostato 50W +-, Densimetro daqueles flutuantes com termómetro

 

Para filtragem biológica, usa-se a Rocha Viva, de preferência já maturada, que normalmente se recomenda uns 10 a 20% do volume, ou seja, entre 5 a 10kg de rocha viva. É uma das partes mais caras do hobby, mas pode-se ir adquirindo às prestações (pedaços), durante a fase inicial tipo uns 2 meses.

 

Em termos de água recomendo a natural colectada no mar. Para manter os parâmetros mais importantes (kH entre 7 e 9 ºd, pH dentro de 8.1 a 8.4, Ca em 400 a 450ppm) uma solução é adicionar Kalkwasser, mas pessoalmente acho que pode ser arriscado para volumes de 50 litros, pessoalmente optei por adicionar biocálcio para manter o Ca tipo duas vezes por semana e um Tripple Buffer para manter o kH uma vez por semana. A àgua evaporada terá de ser reposta com água doce; pode ser da torneira, convém é tirar o cloro e metais pesados, bem como fosfatos, para isso uso uns acondicionadores da Sera, um para anular cloro + metais pesados, outro para aglutinar os fosfatos. Os nitratos devem ser no máximo 10ppm e a longo prazo deverão rondar os 0ppm.

 

Sobre a dúvida entre usar Sump ou não, basicamente, uma sump, além de permitir esconder algum equipamento tipo termostato, densimetro, etc. e facilitar as TPA, tem uma grande vantagem de que os sedimentos na água serem acumulados na sump e desta forma é uma espécie de filtro externo para remover a sujidade. No caso de não se optar por sump, que no caso destes nanos provavelmente não compensa, há que ter outra forma de fazer a tal filtragem mecânica, e no caso poderá ser através do tal filtro de mochila Aquaclear ou outro filtro, tendo sempre o cuidado que as esponjas deverão ser limpas semanalmente pois se não limparmos com frequência têm tendência a acumular nitratos, que é mau para os reef com corais.

Editado por arty77

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, està a valer a ajuda.

Continuo a contar convosco.

Isto de querer começar e nao saber por onde é tramado...mesmo as pesquisas na net não são garnde ajuda, pois cada caso é um caso e or vezes falamse de coisas que a malta nao consegue apanhar.

Sou de lagos e hoje andei na ria de alvor...vi um carradao de ermitas que noutras circunstacias teriam vido comigo...mas ainda nem comecei a montar o aqua.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, està a valer a ajuda.

Continuo a contar convosco.

Isto de querer começar e nao saber por onde é tramado...mesmo as pesquisas na net não são garnde ajuda, pois cada caso é um caso e or vezes falamse de coisas que a malta nao consegue apanhar.

Sou de lagos e hoje andei na ria de alvor...vi um carradao de ermitas que noutras circunstacias teriam vido comigo...mas ainda nem comecei a montar o aqua.

Abraço

 

Boas

 

Também comecei com um nano +/- das dimensões do teu.

 

Como não queres furar o aquário deixo-te aqui alguma informação sobre uma das muitas hipóteses de fazeres um overflow barato:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=95874 (as imagens estão no último post)

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=113075 (as imagens estão no último post)

 

Abraço e boa sorte com o projecto

 

AF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas Rui.

Também estou a montar o meu nano-reef e dei com um site engraçado.

 

http://www.nano-reef.com/

 

Tem boa informação e algumas ideias que para mim foram uma novidade.

Boa sorte.

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.