Ajuda ramirezi...


Lissabon

Recommended Posts

Viva ppl,

 

Sou novo por aqui e por este hobby que dia para dia me deixa mais e mais viciado, tenho um pequeno aquario de 60L com 6 neons, 15 guppies, 2 corydoras, 2 camaroes e mais recentemente um casal de "ramiros" como lhes chamamos cá em casa cheers

 

E a minha duvida é a seguinte, ja é o 3º casal que ca tenho e nunca tinha tido sucesso, passados 3\4dias morriam :sleeping:, estes comprei bem pequeninos, ja cá estão á 4 meses e LINDOS que estão!!! Estive a informar-me e disseram-me que como têm uma esperança de vida curta, começam a reproduzir-se bastante cedo, mas até agora nada ;) ao principio n se ligavam nada... mas nestas ultimas 2 semanas têm andado bastante juntos, a brincar mto( parece q andam a jogar á apanhada lol), vejo mto a femea a andar atras do macho ele parece mexer nas pedras e no areao como se uma cama fizesse, abanam-se mto um ao outro, mas ovos nada surprised parece que n encontram um sitio indicado para por os ovos, tenho uma gruta alta e escura, plantas e pedras...

 

Já ando desesperado, a temp do aqua está nos 28º, n queria por turfa na agua... que poderei fazer mais?

 

Aqui seguem umas fotos das minhas belezas :D

 

dscf3528.jpg

dscf3568.jpg

dscf3566c.jpg

 

E por ultimo uma geral... n liguem aos riscos, o aqua era um antigo da minha mulher, e ela limpava as paredes com o iman cheio de seixos, e eu quando o montei de novo esqueci-me de por esta frente para tras... mas vou fazer para breve...

 

aquaz.jpg

 

Obrigado pela possivel ajuda e parabens a todos pelo belo e bem estruturado forum aqui se criou :)

 

Abraçada a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai ser dificil por diversos motivos, tens ai muitos peixinhos, pouca vegetacao, nao tens troncos, PH 7.0, dGH 3 a 8.

Eles podem fazer posturas sob pedras, troncos, etc..(superficies quase planas), mas convinha meteres troncos, varios, plantas densas, musgo de java, para criar uma sensacao de seguranca.

Mesmo que criem a ninhada desaparece em 3 tempos.

Nao e facil criar Ramirezis, as vezes tambem e preciso sorte.

Se realmente tencionas criar, aconselho-te a montares outro aqua, areia no fundo, algumas pedras e 1 zona com plantas e troncos.

E sem Guppies nem tetras.

Mas eu nao tenho sorte com Ramirezis, mantenho-os, mas criar nada, ja chegei a ter 10 Selvagens num aqua de 1 metro, mas nada, ao fim de 7 a 8 meses vendi-os. Foram os Ramirezis mais bonitos que ja vi, vieram da Colombia.

Os Ramirezis podem durar quase 3 anos, mais e dificil, isto com excelentes condicoes.

Outras opinioes havera, possivelmente mais completas.

 

CUMPS.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem me parece que o teu problema ai e excesso de fauna. Não estou a dizer que os ramirezis não estejam saudaveis mas para posturas parece me demasiado. Optava pela montagem de um novo aquario tambem. O teu casal é lindissimo!

 

PS: Eu com o meu casal deixo os a vontade. Borrifo-me para as posturas. Se tiverem tem se não paciencia. Tens que ver que a missão nao acaba quando ela poe os ovos, ela apenas começa ai.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

 

Do meu ponto de vista, haver criação com mais peixes torna-se difícil, ou os pais comem os ovos ou acontece sempre alguma coisa que os stressa e lá se vai a postura.

 

Agora postura acontece sem problemas, mas para haver criação tem que haver pelo menos um casal e pelas tuas fotos parece-me que tens duas fêmeas....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai ser dificil por diversos motivos, tens ai muitos peixinhos, pouca vegetacao, nao tens troncos, PH 7.0, dGH 3 a 8.

Eles podem fazer posturas sob pedras, troncos, etc..(superficies quase planas), mas convinha meteres troncos, varios, plantas densas, musgo de java, para criar uma sensacao de seguranca.

Mesmo que criem a ninhada desaparece em 3 tempos.

Nao e facil criar Ramirezis, as vezes tambem e preciso sorte.

Se realmente tencionas criar, aconselho-te a montares outro aqua, areia no fundo, algumas pedras e 1 zona com plantas e troncos.

E sem Guppies nem tetras.

Mas eu nao tenho sorte com Ramirezis, mantenho-os, mas criar nada, ja chegei a ter 10 Selvagens num aqua de 1 metro, mas nada, ao fim de 7 a 8 meses vendi-os. Foram os Ramirezis mais bonitos que ja vi, vieram da Colombia.

Os Ramirezis podem durar quase 3 anos, mais e dificil, isto com excelentes condicoes.

Outras opinioes havera, possivelmente mais completas.

 

CUMPS.

 

Viva,

Obrigado pela explicação, a minha intensão não é a criação de rams para comercio, mas apenas gostava que nascessem uns em minha casa para os por no aqua de 150cm q vou adquirir, em relação aos troncos, posso por qq tipo, apanhados num pinhal por ex, ou têm de ser comprados?

 

Obrigado :D

 

Abraçada

 

Tambem me parece que o teu problema ai e excesso de fauna. Não estou a dizer que os ramirezis não estejam saudaveis mas para posturas parece me demasiado. Optava pela montagem de um novo aquario tambem. O teu casal é lindissimo!

 

PS: Eu com o meu casal deixo os a vontade. Borrifo-me para as posturas. Se tiverem tem se não paciencia. Tens que ver que a missão nao acaba quando ela poe os ovos, ela apenas começa ai.

 

Pois, eu gostava de ver essa maravilha da natureza :P

 

Obrigado:)

 

Abraçada

 

olá

 

Do meu ponto de vista, haver criação com mais peixes torna-se difícil, ou os pais comem os ovos ou acontece sempre alguma coisa que os stressa e lá se vai a postura.

 

Agora postura acontece sem problemas, mas para haver criação tem que haver pelo menos um casal e pelas tuas fotos parece-me que tens duas fêmeas....

 

Obrigado pelo teu post mas tenho de discordar ctg, pela pesquisa que fiz, as diferenças no meu casal são obvias, não apenas pela barriga rosa da femea e tb pela clara diferença nas caudas... como podes ver em baixo..

 

rams.jpg

 

Abraçada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu também concordo com o Hugo R. Silva, parecem-me duas fêmeas. Eu vejo ambos com o corpo mais arredondado, com a barriga rosa...É verdade que os machos também podem a ter quando são jovens, mas não me parece o caso. Pode ser das fotos mas é o que acho. Já agora naquela foto em que referencias-te a diferença das caudas dizes que o macho é qual?

 

Quanto ao tronco, só não podem ser resinosos(pinheiros por exemplo) e têm de ser tratados.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu também concordo com o Hugo R. Silva, parecem-me duas fêmeas. Eu vejo ambos com o corpo mais arredondado, com a barriga rosa...É verdade que os machos também podem a ter quando são jovens, mas não me parece o caso. Pode ser das fotos mas é o que acho. Já agora naquela foto em que referencias-te a diferença das caudas dizes que o macho é qual?

 

Quanto ao tronco, só não podem ser resinosos(pinheiros por exemplo) e têm de ser tratados.

 

Cumps

 

Pelo pesquisei e pelo que ja li aqui no forum, o macho tem a cauda ponteaguda enquanto a femea tem a mesma arredondada...

 

Sendo o da esquerda o macho...

 

Em relação aos troncos, posso fazer o tratamento? Como? É so "despi-lo" da casca?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já existem alguns tópicos sobre o tratamento de troncos(a Pesquisa é sempre útil). Têm de estar bem secos, e é preciso ferve-los. Podes ler isto: Tratamento de Troncos

 

Cauda com formato mais pontiagudo ou mais arredondada não é claro indicador do sexo. Ou seja, o macho pode ter a cauda redonda e a da fêmea pode ser pontiaguda. Alias, há poucos indicadores claros. Se ainda não leste, lê isto: Microgeophagus Ramirezi. E se conseguires tira mais umas fotos. Mas continuo com a minha ideia. É esperar também por mais opiniões.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenta tirar fotos à barbatana dorsal, quando esta ta levantada. Se o primeiro "pico" da barbatana for maior que o resto é femea, se a segunda e terceira forem maiores que o resto é macho. Acho que este metodo é mais preciso com animais ja adultos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem malta, ja tou todo baralhado LOL

 

Acho q pelos vistos ninguem tinha razão, se o 0ri0nte estiver correcto, tenho é dois machos...

 

Ora vejam..

 

Esta ve-se bem que é macho...

machox.jpg

 

 

 

Agora aqui tenho umas duvidas...

femea.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Realmente o primeiro tem barbatanas de macho... mas barriga rosa... mas lá está, como é novo é possível que a mancha rosa exista. Com espigões e barbatanas daquelas parece mesmo macho. São muito lindo mesmo..excelentes cores.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo espigões parecem ser dois machos lol, mas a mancha cor de rosa na barriga costuma ser indicativo de femeas...

 

Cá pra mim são amafroditas :animal_fish:

 

Epá este é um caso complicado. Dá-lhes mais algum tempo a ver se a mancha cor de rosa desparece.

 

São muito bonitos de qualquer das maneiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, mas ao vivo é mais evidenciado na "suposta" femea... eles têm 3 meses e n 4 como pensava... e vieram mm pequenos +/- 2cm agora devem ter 4...

 

Mas se são machos, são paneleiros, pq andam sempre juntos e abanam-se mto mutuamente.. LOL

 

OBrigado a todos, vou postando fotos da evolução :)

 

Abraçada

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais