minha betta morreu de uma hora para outra


Recommended Posts

Estou desolada...

 

Minha betta tinha 1 ano comigo...

Hoje pela manhã ela parecia ótima, comeu normalmente e estava ativa, quando cheguei em casa no final do dia ela estava parada num canto, na superfície do aquário, apresentando perda de coloração respiração ofegante e com um filete de sangue (pelo menos era o que parecia) saindo do oviduto. Rapidamente medi o pH, a amônia e o nitrito da água, que deram respectivamente 7,2, zero e 0,5 ppm. A princípio nada alarmante, já que estava tentando restabilizar o aquário devido a um tratamento com antibiótico a cerca de 1 1 1/2 mes atrás e amanhã era o dia de fazer a TPA. Daí para o fim foram alguns minutos...o que pode ter acontecido????? Uma outra infecção bacteriana fulminante???? Da onde???? Meu aquário é super bem cuidado...tem filtro externo e termostato...faço trocas parciais (30%) uma vez por semana, alimentava a betta (2 X por dia) com uma boa ração (TetraMin)...e monitorava o pH, amônia, nitrito e nitrato tb uma vez por semana. Existe alguma explicação pra isso???

 

Adriana

Adriana Carvalhal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode existir...

 

O aquário está exposto à luz solar?

 

Está muito calor agora... Eu com um aqua de 150L tenho tido problemas... Está 3Cº acima do que devia estar (29Cº)

 

Pode ter sido um pico de temperatura...

 

Tens de seguir em frente, a maioria de nós sabe o que é perder estes fieis e aquáticos companheiros...

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode existir...

 

O aquário está exposto à luz solar?

 

Está muito calor agora... Eu com um aqua de 150L tenho tido problemas... Está 3Cº acima do que devia estar (29Cº)

 

Pode ter sido um pico de temperatura...

 

Tens de seguir em frente, a maioria de nós sabe o que é perder estes fieis e aquáticos companheiros...

Adriana Carvalhal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro João,

 

Com certeza isso não foi...moro em Floripa, SC, Brasil e aqui agora é inverno. Se desligo o termostato a temperatuta baixa imediatamente para 20, 21 ºC. Para manter a temperatura em 29ºC o termostato ficava ligado o dia todo. Além disso, apesar do aquário ficar num lugar relativamente iluminado, não pegava luz solar direto em nenhum momento do dia. Pra mim ainda continua sendo um mistério...

 

De qualquer forma, valeu pela resposta.

Adri

Adriana Carvalhal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Minha betta tinha 1 ano comigo...

Mas não teria já uns 3 anos de idade? Se calhar já estava velhota...

já que estava tentando restabilizar o aquário devido a um tratamento com antibiótico a cerca de 1 1 1/2 mes atrás

Esteve doente há um mês e meio? O que é que tinha?

Editado por Linus

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas não teria já uns 3 anos de idade? Se calhar já estava velhota...

 

Esteve doente há um mês e meio? O que é que tinha?

 

 

Em abril me mudei de Brasília para Florianópolis e trouxe ela comigo. Ela veio bem durante toda a viagem (dois dias de carro), mas algunas dias depois de remontar o aquário ele apresentou sintomas de infeccção bacteriana (falta de apetite e olhos opacos). Tratei com antibiótico e ela ficou boa, só que acabei com a flora bacteriana do aquário e a os teores de amônia começaram a subir bastante. Demorou umas 3 semanas para a amônia zerar de novo, mas ai comecei a ter problemas com o nitrito, que estava tentando controlar com as TPA's.

 

Acho que talvez possa ter sido o nitrito, pois andei lendo sobre os sintomas da intoxicação por nitrito e batem mais ou menos com o que vi acontecer com ela. Velhice acho que não era, pois senão já teria percebido há algum tempo...

Adriana Carvalhal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais