Peixes se esfregando na areia (substrato) - Fotos


Recommended Posts

Tenho notado ultimamente que meus bebês (oscar, green terror e boca de fogo), não com grande frequencia, mas estes as vezes vão ao fundo do aquário e parecendo que estão fazendo algum tipo de brincadeira ou palhaçada, se esfregam (roçam) na areia (filtro de piscina) por 1 ou até 3 vezes seguidas e pronto...

Meu medidor de ph vai té 7.5 e eu acho que a minha agua está com ph ainda mais alcalino que isso, ja retirei tudo do aquario e deixei apenas o substrato e está dificil de baixar, os peixes aparentemente estão normais, se alimentando e respirando pouco rápido, a coloração deles é que está meio sem vida (fosca) mudaram muito a cor desde que os comprei onde eram cores vivas... acredito que isso seja pelo ph, estão sem manchas e sem lesões nas nadadeiras, a temperatura da água é 28º e amônia tóxica está em 0.05 ppm.

Possuo boa filtragem e oxigenação.

 

Esse esfregar deles poderia ser alguma doença em fase inicial ? ou é normal ? o boca de fogo que não fazia passou a fazer, mas é bem raro de se ver.

o pH da minha torneira vem a 7,2.

 

Obrigado pela força.

 

Fotos de meu oscar, depois posto do resto dos meninos rsrsrs...

 

Qualidade de celular desculpem...

DSC00709.jpg

DSC00710.jpg

 

Foto nova no meu post abaixo.

Editado por durangoz
sign.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é do PH. tens que baixar isso pelo menos ai até aos 7.2. podes ter tido subida recente mias brusca e provocou isso

__________

Nuno Cunha

 

quem me dera ser um peixe..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

também estou apostando no ph, obrigado pela dica amigo...

 

 

Longe disso caros colegas, não tem nada haver com o PH, até pq esses peixes toleram bem o PH a 7.5.

 

O que se passa com os teus peixes são parasitas intestinais, tens de fazer urgentemente uma desparatização ao teu aquário. Aliás devias fazelo pelo menos de 2 em 2 meses!!

 

De que cor são as fezes dos teus peixes?? Possivelmente tem uma cor muito mais clara do que o normal!!!

 

Tens 2 opções poara desparasitares os teus peixes, ou vais a uma loja da especialidade e gastas vinte e tal euros e compras um desparatizante, e fazes a desparatização como vem especificado no rotulo, ou então fazes como eu, e como grande parte do pessoal aqui do fórum, vais a uma farmácia e com menos de 2 € fazes a desparatização.

 

Tens 2 opções na farmacia; ou compras o flagyl ou o fluvermal.

 

Eu no meu aquario dos oscares uso o fluvermal, fazes uma TPA de 50 % da água e dissolves 1 comprimido de fluvermal por cada 40 litros de água, e metes dentro do aquário.

 

Não te assustes com a coloração da água quando lá meteres o medicamento, pois fica completamente branco, mas os peixes ficam na boa, e no outro dia a cor da água fica normal.

 

Deixas ficar 4 dias, e ao 5º dias fazes nova tpa de 50%, e aí os peixes já devem estar bem melhores, e já não se devem roçar como fazem presentemente.

 

Uma semana depois voltas a fazer nova desparatização igual a esta que acabei de escrever.

 

Se tiveres duvidas, pergunta.

 

Porta-te!!!

Editado por P-Mota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Longe disso caros colegas, não tem nada haver com o PH, até pq esses peixes toleram bem o PH a 7.5.

 

O que se passa com os teus peixes são parasitas intestinais, tens de fazer urgentemente uma desparatização ao teu aquário. Aliás devias fazelo pelo menos de 2 em 2 meses!!

 

De que cor são as fezes dos teus peixes?? Possivelmente tem uma cor muito mais clara do que o normal!!!

 

Tens 2 opções poara desparasitares os teus peixes, ou vais a uma loja da especialidade e gastas vinte e tal euros e compras um desparatizante, e fazes a desparatização como vem especificado no rotulo, ou então fazes como eu, e como grande parte do pessoal aqui do fórum, vais a uma farmácia e com menos de 2 € fazes a desparatização.

 

Tens 2 opções na farmacia; ou compras o flagyl ou o fluvermal.

 

Eu no meu aquario dos oscares uso o fluvermal, fazes uma TPA de 50 % da água e dissolves 1 comprimido de fluvermal por cada 40 litros de água, e metes dentro do aquário.

 

Não te assustes com a coloração da água quando lá meteres o medicamento, pois fica completamente branco, mas os peixes ficam na boa, e no outro dia a cor da água fica normal.

 

Deixas ficar 4 dias, e ao 5º dias fazes nova tpa de 50%, e aí os peixes já devem estar bem melhores, e já não se devem roçar como fazem presentemente.

 

Uma semana depois voltas a fazer nova desparatização igual a esta que acabei de escrever.

 

Se tiveres duvidas, pergunta.

 

Porta-te!!!

 

Grande colega Pmota, vou prestar atenção na coloração das fezes, devo realizar a desparatização mesmo se estiverem escuras ?

O fluvermal é vendido em comprimido? Como proceder para dissolver na água ? desligo o filtro ou retiro carvão ativado quando for usar o medicamento ? Os peixes apresentam alguma reação imediata ao uso do medicamento ?

 

 

Muito Obrigado desde já.

sign.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande colega Pmota, vou prestar atenção na coloração das fezes, devo realizar a desparatização mesmo se estiverem escuras ?

O fluvermal é vendido em comprimido? Como proceder para dissolver na água ? desligo o filtro ou retiro carvão ativado quando for usar o medicamento ? Os peixes apresentam alguma reação imediata ao uso do medicamento ?

 

Claro que deves fazer a desparatização, eu faço de 2 em 2 meses, e tu tb devias fazer, os teus peixes agradecem!

 

Esses são os sinais (roçar na areia) mais evidentes que os peixes dão quando os parasitas estão a atacá-los.

 

Para dissolveres os comprimidos mete os dentro de uma garrafa com água á temperatura ambiente durante 15 minutos, depois é só agitar, ficam logo completamente dissolvidos depois é só vazares dentro do aquário.

 

Não desligues o filtro, mas retira-lhe o carvão, e já agora como qualquer tratamento que faças aumenta ou mantem um boa oxigenação.

 

O fluvermal é vendido em em comprimidos e xarope, mas para este tipo de desparatização eu uso os comprimidos.

 

Mais uma vez te digo, ao vazares a a solução com os comprimidos dissolvidos, a água do aquário vai ficar completamente branca, não te preocupes com isso, com o tempo ela volta a normalidade e com um aspecto mais limpo, em relação aos peixes não lhes faz mal.

 

Se tiveres duvidas avisa, se quiseres pesquisa por fluvermal no motor de busca do forum, vais ver muitos post"s abertos a falar sobre este assunto.

 

Porta-te!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que deves fazer a desparatização, eu faço de 2 em 2 meses, e tu tb devias fazer, os teus peixes agradecem!

 

Esses são os sinais (roçar na areia) mais evidentes que os peixes dão quando os parasitas estão a atacá-los.

 

Para dissolveres os comprimidos mete os dentro de uma garrafa com água á temperatura ambiente durante 15 minutos, depois é só agitar, ficam logo completamente dissolvidos depois é só vazares dentro do aquário.

 

Não desligues o filtro, mas retira-lhe o carvão, e já agora como qualquer tratamento que faças aumenta ou mantem um boa oxigenação.

 

O fluvermal é vendido em em comprimidos e xarope, mas para este tipo de desparatização eu uso os comprimidos.

 

Mais uma vez te digo, ao vazares a a solução com os comprimidos dissolvidos, a água do aquário vai ficar completamente branca, não te preocupes com isso, com o tempo ela volta a normalidade e com um aspecto mais limpo, em relação aos peixes não lhes faz mal.

 

Se tiveres duvidas avisa, se quiseres pesquisa por fluvermal no motor de busca do forum, vais ver muitos post"s abertos a falar sobre este assunto.

 

Porta-te!

 

Vou desparazita-los sim !

Mais uma vez muito obrigado, só esqueci de perguntar, uso o flagyl de quantos mg ? O certo não é usar por 5 dias consecutivos de 8/8h ?

 

Abraços.

Editado por durangoz
sign.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou desparazita-los sim !

Mais uma vez muito obrigado, só esqueci de perguntar, uso o flagyl de quantos mg ? O certo não é usar por 5 dias consecutivos de 8/8h ?

 

Boas,

 

Olha só costumo fazer com o flagyl no plantado, e sinceramente tenho de ver em casa de quantos mg (não estou em casa).

 

Para esse tipo de peixes, oscares é melhor usares o fluvermal, é mais forte muito mais eficaz, e muito menos trabalhoso.

 

O flagyl é mais indicado para plantados, e por duas razões mt simples que passo a indicá-las: o fluvermal mata tudo que seja invertebrados e geralmante um bom plantado tem sempre invertebrados, no teu aquário não me acredito q os tenhas. E a outra razão é que o fluvermal danifica algumas plantas mais frageis, o que não me acredito que seja o teu caso tb.

 

Mas de qq forma se quiseres usar o flagyl, mais logo indico-te ao certo os mg que costumo usar, e a forma correcta de como fazer o tratamento.

 

Porta-te!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Olha só costumo fazer com o flagyl no plantado, e sinceramente tenho de ver em casa de quantos mg (não estou em casa).

 

Para esse tipo de peixes, oscares é melhor usares o fluvermal, é mais forte muito mais eficaz, e muito menos trabalhoso.

 

O flagyl é mais indicado para plantados, e por duas razões mt simples que passo a indicá-las: o fluvermal mata tudo que seja invertebrados e geralmante um bom plantado tem sempre invertebrados, no teu aquário não me acredito q os tenhas. E a outra razão é que o fluvermal danifica algumas plantas mais frageis, o que não me acredito que seja o teu caso tb.

 

Mas de qq forma se quiseres usar o flagyl, mais logo indico-te ao certo os mg que costumo usar, e a forma correcta de como fazer o tratamento.

 

Porta-te!

 

Me refiro ao flagyl neste caso pois não sei se encontrarei o fluvermal (flubendazol) aqui no Brazil de maneira tão fácil. Mas vou procurá-lo.

Não tenho plantas nem invertebrados.

Pelos meus peixes estarem com coloração ruim e com um pouco de perda de escama (muito pouco) esse esfregar não pode ter relação com o pH ? Não vale a pena tentar corrigir o pH antes do medicamento ?

Realmente verifiquei meu oscar eliminando fezes branca e opaca.

Seria melhor fazer o tratamento dos peixes em outro aquario ? Existe possibilidade de se reinfectarem ao voltar ao aquario antigo ?

 

 

Muito Obrigado.

Editado por durangoz
sign.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem (13/06) tirei uma foto (celular) das fezes BRANCAS..... desculpem a qualidade

cocoseta.jpg

 

Já hoje o peixe eliminou fezes escuras, mas está acentuando a perda de escamas devido à se esfregar constantemente no substrato.

Comprei um flagyl 250mg é este o correto a usar ?

 

Peço ajuda amigos...

Abraços.

Editado por durangoz
sign.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas;

 

Só agora pude responder. Então confirma-se as fezes brancas!!!

 

O que eu uso tb é o de 250 mg.

 

De quantos litros é o teu aquário?

 

O tratamento com o flagyl é um pouco mais trabalhoso, vou-te explicar de como costumo fazer, para se quiseres fazer igual.

 

1º Dia

* TPA de 40% da água do aquário

* 1 comprimido por cada 30 litros de água

 

2º Dia

* TPA de 40%

* 1.5 comprimidos por cada 30 litros de água retirada

 

3º Dia

* TPA de 40%

* 1.5 comprimidos por cada 30 litros de água retirada

 

4º Dia

* TPA de 40%

* 1.5 comprimidos por cada 30 litros de água retirada

 

5º Dia

* TPA de 40%

 

Se veres que os peixes não ficaram completamente bons, deixas passar uma semana e voltas a repetir este tratamento.

 

Se ficarem bons, faz de 2 em 2 meses o tratamento da seguinte forma como prevenção:

Tratamento de prevenção

 

1º Dia

* TPA de 40% da água do aquário

* 1 comprimido por cada 30 litros de água

 

2º Dia

* TPA de 40%

* 1 comprimidos por cada 30 litros de água retirada

 

3º Dia

* TPA de 40%

* 1 comprimidos por cada 30 litros de água retirada

 

4º Dia

* TPA de 40%

 

Se precisares de ajuda vai ao meu perfil, tira o meu mail e adiciona-me ao MSN. começa o tratamento assim que puderes, e vai dizendo se ele come.

 

Man, quanto ao PH, deixa estar isso assim, o oscar aguenta bem esse ph, mais vale estar sempre nos 7.5.do que andares a fazer oxilações de PH, ainda por cima com o peixe fragilizado como está.

 

O peixe está a comer normalmente?

 

Porta-te e boa sorte para os teus peixes.

Editado por P-Mota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O peixe morreu esta manha... acredito que comecei o tratamento tarde demais... :girlhitboy::cry::cry:

 

os sintomas eram:

- fezes brancas compridas

- perda de escamas e lesões em nadadeiras

- nadar ao fundo lentamente

- respirar um pouco rapido

- diminuição do apetite

 

Continuo a tratar os demais peixes com o flagyl e os mesmos aparentam estar bem até agora (3º dia), porém o único que apresentava os sintomas era o Oscar que morreu, os demais peixes só se esfregavam no substrato...

Que Deus o tenha. :rainbowafro::music_singguitar:

 

Obrigado à todos pela força.

Editado por durangoz
sign.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal venho cá fazer uma consideração:

 

Mesmo após os 5 dias do flagyl, meus peixes (o restante em aquario hospital 30litros) continuavam a se esfregar no vidro e no fundo do aquario...

Até que decidi experimentar o "famoso" SAL GROSSO, Subi a temperatura para 30º e fiz TPA 2x ao dia com meia colher de sopa de sal grosso previamente diluída em um copo com água.

Depois que iniciei com o sal grosso não vi mais os peixes se esfregando e estão com um apetite voraz, aparentando muita saúde.

Acredito que a associação flagyl e sal grosso em temp 30º foi o que solucionou meu problema...

 

Os peixes não tinham pontos brancos de íctio...

 

 

É isso !

sign.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais