Férias


Recommended Posts

boas

 

vou de férias :character0050:

 

já há algum tempo que venho lendo muito mesmo sobre este problema de deixar o aquario sozinho

 

acho que fiz tudo o que é correcto mas agora que o dia se aproxima estou a entrar em pânico; os felinos vão comigo, os peixes tem que ficar...tenho medo de tudo, do filtro marar, do termostato cozer os bichos e em ultmo caso de tudo isto ferver e se incendiar e quando vir de ferias nem peixes nem casa, tou-me a passar)

 

espero que me digam qualquer coisa para me tranquilizar, darem dicas nem sei, escusado será dizer que não tenho hipotese nenhuma de que alguem venha cá a casa...

 

é a primeira vez que me deparo com um problema destes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Dependendo dos peixes que tens, até podes desligar o aquecimento (menos uma preocupação) :character0050:

 

De resto, vai correr bem... lembra-te é mais vale dar comida a menos que em excesso. Alimentador montado e a alimentar uns dias antes (pilhas novas...)

 

Vai correr bem.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se te deixa mais descansado, podes desligar o aquecimento (nesta altura do ano ele nem liga...)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas quanto tempo vais? Até 15 dias não precisas de alimentador, eles aguentam muito bem. Com este tempo, também podes retirar o termoestato como já aqui foi dito; um temporizador para as luzes, se tiveres plantas, é necessário! Limpa bem o filtro, faz uma TPA, e vai descansado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois

Não quero ser desmancha prazeres, mas a menos que os guppys sejam selvagens, e os outros peixes

raros, e seja de facto uma catastrofe se algum morrer, sei lá, podem ter alguma ligação moral com o dono, caso contrário, desliga tudo e vai de férias.

Tens plantas????

Se calhar também não teras muitas, vai daí quando chegares compras umas novas.

A menos que vas de ferias 3 meses.....

Fica bem

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tambem me deparo com esse problema das ferias

 

tenho pastilhas serve para dar aos neons e aos invertebrados (reds greens ibericos e ampularias)

mas vou 2 ou 3 semanas de ferias basta 1 TPA antes de ir embora e depois coloco 1 pastilha?

 

deem me dicas sff

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma das tecnicas usadas é o seguinte.

Trocas de agua 20% duas vezes na semana antes da ida de ferias.

Alimentador a funcionar correctamente com granulado e flocos juntos para os varios peixes.

Nada de pastilhas é essas porcarias

Se a tua casa for quente podes deixar o termostato desligado.

Temporizador para a luz mesmo que nao tenhas plantas os peixes tambem tem de ver a luz do dia, embora devas reduzir as horas da mesma, assim deste modo teras menos agua evaporada.

 

Vai de ferias descansado e diverte-te, se algum peixe morrer é por ser velhote ;)

 

 

 

IsaGanhão

 

Tens plantas????

Se calhar também não teras muitas, vai daí quando chegares compras umas novas.

 

:P:discuss_gathering:

Editado por nashville
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mete a temperatura mais baixa, uns 22ºC, assim reduzes o metabolismo aos peixes e diminui a agua evaporada, e mesmo que venha um dia quente não sobe nada por ai alem. Compra um temporizador pra luz e um alimentador automatico. Limpa o filtro, uns TPAs antes de ir e bon voyage ehehehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigada pessoal pelas vossas respostas

segui as vossas dicas e lá ficaram desde quarta feira sem termostato, com alimentador e com o temporizador para a luz; são duas semanas, logo se vê;

 

Isa, também não percebi a tua resposta, por ti era mesmo vai de ferias à vontade e se morrer tudo logo se compra novo, é isso? ;)

se fosse essa a minha intenção nem tinha perguntado nada, não achas? enfim

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom DIa

Ok, peço desculpa pelo excesso..... :D

Mas o que é facto é que se não queres deixar nada ligado porque tens medo, se não queres que os peixes morram, se tens medo.........diacho...se não tens ninguem que te vá dar de comer aos peixes......enfim.......milagres?????acho que não os há...para mim há 3 soluções:

Ou desligas tudo e vais desacansado....porque assim não há problemas eleéctricos...mas já agora desliga a tv...não a deixes em standby......(???)o melhor mesmo é desligares o quadro electrico, porque qualquer aparelho ligado a uma tomada te pode dar problemas......2)ou segues os conselhos dos outros foristas-3) ou então não vás de férias.........

Quando se quer ter animais, e depois vamos de férias e não se pode pedir a ninguem que os cuide é uma verdadeira treta....mas isso deve ser pensado e bem, antes de os comprarmos, porque na minha humilde opiñião e sem querer magoar ninguém, o melhor é ou não os ter ou então confiar que tudo vai correr bem e não vão haver problemas.......

Bem, fico por aqui antes que me crucifiquem.....

OLha eu digo-te, tenho 3 caes, um viveiro cheio de passaros e 2 aquários e 1 lago com peixes, e a opção.......não vou de férias para fora, se for é um fim de semana, 2 3 dias no máximo......

São opções, claro...

Fica bem

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem tb não é preciso tanto 2 semanas não são dois meses!! O termostato pode ficar ligado , um bom termostato desliga quando a sua temperatura foi atingida , há aquecedores com sonda que funcionam ás mil maravilhas ... O temp para luz tb funciona bem, o alimentador aquatico se for daqueles que se liga a uma bomba de ar tb , mesmo dos normais se a comida for granulados .

Se não tiverem comida tb não lhes faz mal algum , alias muitos criadores de discos fazem uma engorda dos bichos umas semanas antes e não lhes dão comida alguma ( alguns afirmam que estimula a desova quando voltam ).

De verão o unico realmente preocupante alem do aumento da temp é mesmo a evaporação de agua e as tpas , uma boa tpa antes e depois funciona muito bem .

Eu tenho aquarios á 15 anos e uma data de animais que tb vão comigo de férias e sempre fui 15- um mês de ferias , sem problemas , alias ainda agora fui 1 semana e aconteceu um azar , o temporizador funcionou mal e ficou 20h por dia ligado , resultado um neon cometeu o suicidio de saltar fora do aquario e dois dias a limpar algas (porque tinha um excesso de fosfatos antes).

Não se preocupe , quanto mais descansado se deixa um aquario melhor , eu ja cheguei de férias e encontrei alevins no meu aquario principial e os azares acontecem quer esteja cá ou não...

Cumprs Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu estou a iniciar-me nestas andanças e esta questão preocupa-me. Depois de ler os comentários fiquei mais descansado, no entanto há um pequeno (ou grande) pormenor no meu caso.

Eu pretendo introduzir os primeiros peixes no dia 26 de Julho. 15 dias depois vou de férias durante duas semanas. Será que apenas com 15 dias de existência o meu aquário vai estar suficientemente estabilizado para ficar 2 semanas sózinho?

 

Fiquem bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas a todos

cheguei agora dos meus doze dias de férias (antecipei um pouco já com receio da horta também) e só queria dar um feedback do que aconteceu para servir de exemplo a outros;

cheguei a casa e corri para o aqua, e o balanço é:

todos os peixes vivinhos e activos, as plantas lindas e verdinhas, a agua clara e os parametros estáveis;

agradeço a todos as dicas, ainda bem que deixei o termostato desligado, tá um calor infernal e os termometros marcam os 27 graus;

Fiz uma TPA de 40l (houve alguma evaporação nestes dias), e acho que está tudo muito bem

resumindo, foram umas férias magnificas com uma boa surpresa à espera;

obrigada a todos

e boas férias para quem vai!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas a todos

cheguei agora dos meus doze dias de férias (antecipei um pouco já com receio da horta também) e só queria dar um feedback do que aconteceu para servir de exemplo a outros;

cheguei a casa e corri para o aqua, e o balanço é:

todos os peixes vivinhos e activos, as plantas lindas e verdinhas, a agua clara e os parametros estáveis;

agradeço a todos as dicas, ainda bem que deixei o termostato desligado, tá um calor infernal e os termometros marcam os 27 graus;

Fiz uma TPA de 40l (houve alguma evaporação nestes dias), e acho que está tudo muito bem

resumindo, foram umas férias magnificas com uma boa surpresa à espera;

obrigada a todos

e boas férias para quem vai!

Afinal não havia motivo de preocupação.. quando não havia temporizadores e alimentadores automaticos é que as férias eram problematicas hoje em dia atá ja há repositores automaticos de agua ...

descanso... :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa só um aparte ja repararam quanto a temp baixou hoje ? Por estas razões é que não se deve desligar o termostato , mas sim colocar a uma temperatura mais baixa .. o termostato só liga se a temperatura baixar deste minimo..

Quanto a temp muito altas hoje comprei um sistema multifan com 6fans por 40 euros , baixou quase instantaneamente 2-3 º bendito seja ... hehe , acho que ja resolvi o meu problema de sobreaquecimento...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.