Mantimento de massas biologicas sem peixe


Recommended Posts

Olá membros do Forum!

 

 

Vou deixar de ter peixes no meu aquario cerca de 3 a 4 meses. O que devo fazer para não estragar as massas biologicas do filtro durante esse periodo? Será melhor deixar o filtro ligado com as massas biologicas lá dentro, mesmo sem peixe no aquário, ou devo desligar o filtro e retirar as massas? Se sim, onde deverei guardá-las?

 

Desde já agradeço a vossa disponibilidade

Joana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa pergunta, mas acho que não podes fazer nada, a não ser mantê-las dentro do aqua com a tempertura do costume, mas pelo tempo que dizes que vai estar sem peixes acho desnecessário ficar o filtro e o aquecedor ligado tanto tempo sem fauna. Esse tempo dá perfeitamente para preparares a agua para futuramente colocares alguns peixes.

 

Se estiver enganado agradeço que me corrigam, tb não sei tudo acerca da coluna bacteriana.

 

Aguarda por mais comentários, existe pessoal qualificado neste forum que certamente te irão ajudar.

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o teu problema é manter a colónia de bactérias, para as manteres a única maneira possivel é deixar tudo ligado como de costume, se queres poupar energia, desligar o termostato e as luzes

 

Tb podes optar por durante esse tempo sem peixes optar por fazer crescer algum tipo de planta que com peixes seria mais dificil.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o mais fácil é desmontar, lavar tudo, quando quiseres voltar a montar tudo fazes novo ciclo, até porque assim podes alterar o sítios das coisas, além de que não me parece muito lógico deixar tudo ligado, tens de ter alguém que te ponha água por causa da evaporação, e além do mais duvido que não aparecem bastantes algas...

 

Aproveito para Te dizer para completares o teu perfil.

Duarte Lopo de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...um aquário sem peixes não tem de ter algas

 

Uma água equilibrada e uma colónia de bactérias estavel nao se tem ao fim de um mês...Um filtro em média não gasta mais de 10w/h, não é isso que vai sair caro ao fim de 1 mês, 2 ou 3

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas joanamartelo,

 

Se o teu aquário é pequeno, está montado há pouco tempo, só tens areão e mais algumas peças de decoração acho que não compensa

continuares com ele em funcionamento, deves proceder como por exemplo o membro apolo21 sugere.

 

 

Se por outro lado o aquário é grande, tem substrato fértil, bastantes rochas/troncos de decoração estas contente com a actual configuração

ou não queres ter trabalho a montar tudo de novo daqui a uns meses..... deves deixar, pelo menos, o filtro a funcionar.

 

Mas não te esqueças, apesar de não teres peixes, tens as bacterias nitrificantes que precisam de ser alimentadas.

 

 

 

Descreve um pouco o teu aquario.... coloca o setup....e porque é vais estar uns meses sem peixes?

só assim é que te podemos ajudar melhor.

 

 

Cumps,

PC

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.