PH - a causar problemas!!!


Recommended Posts

Oi

 

Pois é, apesar de reconhecer que talvez tenha o aqua com alguns peixes a mais ele está estabilizado e é rarissímo morrer algum peixinho, tenho um ph de 6.8 ou melhor... tive, durante bastante tempo. Ultimamente já morreram 2 fêmeas de betta, uma fêma de espada, um cardinal, um betta macho e uma cory albina e imaginem... o ph tinha disparado para 7.2h!!! Consegui baixá-lo para 7 recorrendo a um pouco de produto para o efeito já que mudas de água eu costumo fazer habitualmente e pelos vistos apesar de ter a água da torneira a ph 7 não levaram a lado nenhum. Agora falta saber a causa disto!

O aqua apenas sofreu uma única alteração nos ultimos tempos e apesar de não parecer ser ela a causadora aqui vai... tenho um tronco enorme e lindo que apesar de estar dentro do aqua á mais de 1 ano continua a deixar a água amarelada... o que pessoalmente não me agrada por aí além. No outro dia fui a uma loja e falei nisto, o senhor aconselhou-me um carvão que tinha lá (não me lembro a marca) para por no filtro (tenho um filtro exterior) que em 1 ou 2 dias a água ficava clara... assim fiz e realmente a água está bem melhor, já sem aquele aspecto amarelado do tronco, com um aspecto bem mais cristalino. Apesar de achar que o carvão não influencia o ph da água não fiz mais nada por isso... que hei-de fazer agora? Não quero ter mais mortes no áqua!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quase de certeza que n foi o ph que te matou os peixes. principalmente com uma variaçao dessas.

 

alem de ue bettas, espadas etc, n morrem com variaçoes tao pequenas de ph alem de que aguentam bem auas alcalnas.

 

se tu dizes que tens o aqua sobrepovoado, deevs estar ai com algum problema de amonia ou nitritos

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Isabel.

Directamente, o tronco a unica influencia que pode ter no PH do teu "setup", e baixa-lo, nunca eleva-lo.

As vezes durante as mudanças de agua noto que o PH da minha agua, Charneca da Caparica, oscila bastante entre 6 e 7, no laranjeiro não sei mas deves ter cuidado.

As vezes basta um pequeno aumento de oxigenio ou diminuição de CO2 para o Ph subir.

O carvão activado as vezes retira pequenos produtos da agua que fazem com que o teor de oxigenio da agua suba e consequentemente o PH.

Não esquecer que as vezes uma pequena quantidade de carvão pode provocar uma alteração directamente proporcional a potencia do filtro.

Faço-me entender.

De toda a forma penso que os peixes morreram por alguma toxina presente na agua. O carvão ajudou a retirada da mesma e indirectamente subiu o Ph.

Cump. Joao Paulo machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tronco, aquilo que ele tende a fazer é baixar o Ph e nunca subi-lo, mas mesmo assim essa variacao não é suficiente para matar Bettas ou espadas. Segue o conselho do Esgalha e mede os valores dos nitritos, dado que tens um aqua muito povoado, essa pode ser uma possivel causa.

 

Espero que tenha ajudado

 

Abraços

Keep on Rockin' in a free world.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quase de certeza que n foi o ph que te matou os peixes. principalmente com uma variaçao dessas. alem de ue bettas, espadas etc, n morrem com variaçoes tao pequenas de ph

 

Uma pequena chamada de atenção, os colegas Esgalha e MoonFire têm uma noção errada da escala do pH. Uma variação de 0.2 é suficiente para causar choque a todos os peixes. Neste caso estamos a comentar uma variação abrupta de 0.4 no pH ! :roll:

 

Tal como explicou há dias o colega nplima na perfeição, e citando... a escala do pH é logarítmica e não linear, uma oscilação de 1 ponto corresponde a uma variação de 10x na acidez, ie: a agua com pH de 7 é 10 vezes mais alcalina que a água com pH=6

 

Portanto podemos concluír que não se tratam de facto de 'variacoes tao pequenas' como referiram. São variações muito significativas! :wink:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que é uma variação bastante abrupta de ph e tenho quase a certeza que foi isso que matou os peixes.

Confesso que não tenho medido os nitritos e a amónia mas como faço mudas regulares de água penseo que não seja por aí.

O que eu acho estranho é que o ph aumentou muito e isso não faz bem a peixe nenhum, no entanto a maior parte dos peixes que morreram são peixes de ph mais elevado... ora, eu tendo cardinais e peixes de ph mais baixo, não seriam esses a aguentar menos uma subida de ph e morrer primeiro?!?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como se diz tem de se aprender com os erros e eu na minha pouca experiencia e mesmo tendo cuidado tenho cometido alguns mas com a ajuda do pessoal aqui do forum tudo tem solução :arrow: .

 

Como o Governa disse e bem o nplima esplicou-me na perfeição as supostas diferenças de ph, mas também disse uma coisa que me ficou na cabeça e que penso que seja MUITO IMPORTANTE ou seja mais vale valores incorrectos e constantes doque ter valores correcto mas inconstantes, pois se os valores que tenhas estejam constantes os peixes provavelmente conseguem habituar-se a esses valores, embora não sejam os correctos

 

levando que seja mais saudavel do que ter variações constantes logo infringir um enorme stress e mal estar nos peixes. Acho que devemos ter em pensamento isso pois mais vale fazendo pequenas alterações ao longo do tempo sem serem abruptas tornando o habitat mais agradavel aos seus habitantes. Caso tenham dito alguma barbaridade de novato :cry: certamente que serão corrigidas e certamente MTO BEM VINDAS

APC #173

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... já não sei o que fazer... hoje medi o ph de novo e surpresa! Tenho de novo 6.8... das 2 uma, ou os peixes ficam malucos com tanta alteração ou morrem e sinceramente nenhuma das 2 opções me agrada. O pior é que sempre tive o aqua estável e agora de um momento para o outro acontece-me isto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Havendo excesso de peixes não haverá falta de oxigénio para os peixes ? Isso é facil de verificar basta ver se os peixes respiram muito depressa e se normalmente se encontram à superfície. Penso que não deverá ser esse o problema mas de qualquer forma sempre é algo a ter em conta.

 

 

 

fran

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isabel só um conselho, se realmente tens os aquario sobrepovoado não substituas os peixes que morram, senão voltas ao mesmo.

 

Boa sorte, todos nós sabemos como é aborrecido a morte de um peixe.

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois

 

Falta de O2 não é de certeza, os peixes não andam ofegantes nem á superfície e o aqua está bem "arejado"

 

Quanto a estar sobrepovoado... bem, agora deixou de estar :) Se bem que preferia como estava antes visto não haver problemas, e não... tão cedo não volto a meter mais peixes

 

Quanto ao ph desculpa mas não percebi o que querias perguntar, se é a maneira como realizo o teste ou que teste uso... de qualquer maneira utilizo um kit de teste de PH da Wardley e faço exactamente como vem nas instruções... 5ml, 2 gotas de reagente, agitar, comparar as cores com a escala e voilá! :) Quanto á assiduidade tou longe de o fazer todos os dias se bem que ultimamamente tem sido bem frequente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cara Isabel,

 

o que eu queria era chamar-te a atenção para teres a certeza de que o que utilizas para fazer os testes, estará dentro da validade.

Normalmente, esses kits são caros, por isso não é algo que se venda com mt frequência.

Quando comprares tenta certificar-te que os ditos kits não estão à mt tempo na loja.

 

Se aceitares um conselho compra um medidor de PH electrónico, assim já podemos falar em PH´s de 6.01, 6.02, 6.07............

 

Quanto ao teu problema, já foi dito, acho que devias fazer os seguintes testes:

 

ph

kh

amonia

no2

no3

 

Queria que fizesses estes testes á agua do teu aquário e também os mesmos testes á água da TPA.

 

Então, se isto for possivel dá-nos esses valores para te podermos ajudar.

 

 

Cumprimentos

Jorge Manuel Portela de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva ! Os medidores electronicos de ph são muito caros?

 

Recordo-me de em 2000 verificar o preço de medidores electrónicos de pH por mera curiosidade... um Sera Precision ISFET custava exactamente 39.800$00. banana rock

 

Suponho que os preços estejam mais reduzidos... mas não tão reduzidos que me convençam a comprar um. :D

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola!

 

vamos lá a ver se conseguimos resolver o mistério do pH galopante!

 

1) os troncos e a turfa são famosos por deixar a água mais amarela e mais ácida. Isto não deveria ser um problema, porque é um processo gradual. Diz-se até que usar troncos/turfa e/ou injecção de CO2 são maneiras "elegantes" de baixar o pH da água.

 

2) acrescenta-se carvão activado para limpar um bocado a água, que ficou cheia de taninos por causa do tronco. Muito bem. **MAS** será que esse carvão esteve tempo demais no filtro? Será que a capacidade de absorver toxinas desse carvão não foi já esgotada? por mim, se o carvão já fez a sua tarefa, deve ser retirado!

 

3) sobre-povoação. Sem saber o tamanho do aquário, vou pôr-me a adivinhar: os nitratos na água são integrados no "ecossistema" de formas diferentes no caso de o pH ser superior ou inferior a 7. Se o aquário tiver resíduos a mais, e esse momento coincidir com uma oscilação do pH para cima, esses compostos de azoto transformam-se em amoníaco, que é venenoso.

 

As minhas sugestões para avaliar esta hipótese:

- os filtros têm sido bem lavadinhos? verificar: tubagem entupida; cerâmicas dentro do filtro devem ser remexidas regularmente e substituídas parcialmente de 6 em 6 meses; limpar o mecanismo do filtro (no caso dos eheim há lá uma esfera e mais umas peças móveis que ficam mergulhados em <bleargh> com o passar do tempo. :) )

- o aquário não deita um cheirinho que lembra as tintas do cabelo no tempo em que elas levavam amoníaco em separado?

 

4) que mais elementos podem ter elevado o pH? terás pedras calcárias na água? terás muitas plantas vallisneria e saggitaria? mostra-nos fotos, que a gente gosta sempre de ver peixinhos e aquários :cry:

 

5) para terminar, e mesmo sem saber as dimensões do aquario face ao numero de habitantes, sugiro que prepares um sistema caseiro de injecção de CO2 (ver www.aquahobby.com), porque creio que se o problema for pH aos saltos e excesso de nitratos, a solução passará por acrescentar mais plantas e/ou alimentar melhor as existentes com CO2.

 

cumprimentos,

 

Nuno Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva ! Os medidores electronicos de ph são muito caros?

 

Encontrei um no Miau.pt à venda por 35 Euros:

 

http://www.miau.pt/leiloes/leilao.jsp?offer_id=1401655

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

terás muitas plantas vallisneria e saggitaria?

 

concordo plenamente !!! As Vallisnerias continuam a crescem em aguas pobres em CO2 porque são capazes de ir buscar o carbono às moleculas de carbonato. Este processo chama-se descalcificação endogena e tem como consequência a subida acentuada do ph. Quando a subida é responsabilizada por isso tens de injectar o CO2 se não o ph sobe... e sobe... :D

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Peço desculpa pelo atraso da resposta mas penso que já consegui estabilizar de novo o ph do meu aqua... resta saber o que se passou e não sei se o vou conseguir fazer. De qualquer maneira os peixinhos estão de novo bem e não houve mais nenhuma baixa. fiz os restantes testes (excepto dureza) e estava tudo nos conformes.

 

Eu não tenho fotos porque infelizmente ainda não as sei por no site, de qualquer maneira vou ver se trato disso ou se arranjo alguém com paciência para me explicar... á parte isso o aqua tem 1m (+- 120l), de plantas apenas tenho anúbias (e uma outra que não sei o nome, de folha bem larga), além do tronco e 3 rochas de lava vermelhas. O areão é daquele próprio para plantas... depois é água e peixinhos (além dos equipamentos).

Não noto nenhum cheiro estranho no áqua,,, tem aquele cheiro normal, mais nada. A unica coisa que vejo é limpar o filtro de novo e retirar o carvão que já fez a sua função.

 

 

Aproveito agora este tópico para outro assunto do mesmo tema...

 

Estou a montar um aqua de criação para os meus bettas (que entretanto têm estado em preparação), quando fui onteontem medir o ph vi que estava acima dos 7.4 (bem acima!), o que me deixou confusa, uma vez que o aqua (apesar de já ter sido usado) foi lavado com agua da torneira, tem um termostato, uma pedra difusora e uma planta que deixei a boiar á superficie e tirando isso enchi-o com agua da torneira (que tem ph neutro!)... ora, já lhe fiz uma muda, já pus um pouco de produto para baixar o ph, voltei a fazer nova muda... o ph continua na mesma e não sei o que hei-de fazer para o baixar... muito menos como é que o ph está tão elevado! (o aqua é de 20l mas só enchi com uns 8l)

 

PS - peço desculpa pelo tamanho da msg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! a tua agua é do poço ou da companhia??? se for do poço tem mt co2 dissolvido e ao libertar-se o ph sobe.não é mt bom variações bruscas de ph. Devem evitar-se os quimicos. se os peixes nao morrem é porque se sentem bem com esse ph. acabam por se habituar. eu estou a fazer criação de bettas e o ph está a 7.6. Faço tpa de vez em quando para baixar a dureza, uma vez que o betta gosta de se reproduzir no verão onde a agua é mais mole. para ficares mais esclarecida em relação ao ph lê este topico: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=13294. eu tambem tive a mm duvida. Mas nao gasto mais produto, uma vez que estou a encher a agua de quimicos e o ph nao baixa nem por nada. Só irei actuar (a nivel de ph e dureza) se verificar mortes. Como nao tenho mortes, tambem nao mexo na agua. Bj

Hugo M. Viana

 

Tá Doxinhoooooo!!!Toma tá li assim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

eu já li o teu tópico e não, não uso água de nenhum poço. Eu sei que se devem evitar os quimicos mas não tinha nenhum peixe no aqua por isso...

Resolvi mudar a agua toda novamente, deixá-la sem quimicos e mudei os bettas para lá e eles estão mt bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.