Peixe desconhecido, ou Verdemã (Cobitis paludica) ???


qwerty396

Recommended Posts

Viva companheiros,

 

Tenho uma aqua de 100litros de agua quente e houve uma altura há cerca de uma ano, que comprei um peixe que me foi vendido como sendo uma cobra Kuhli, como desconhecia, quando cheguei a casa e fui pesquisar e verifiquei que nada tinha a ver com o peixe que tinha comprado... mas lá coloquei o peixe no aquario e ali esta ele há mais de um ano, aparentemente de boa saude...´

Hoje numa pesquisa ao acaso deparei-me com uma especie que é exactamente igual ao tal peixe que me foi vendido como sendo uma Kuhli, apenas difere na cor, o resto é igual, tamanho formato, barbatanas, olhos.... etc

 

A especie chama-se Verdemã (Cobitis paludica), originaria de Portugal e Espanha, o seu habitat é nos rios, ou seja, agua fria! sendo que o meu aqua está a 27ºC, será isto possivel?? será um hibrido?? agora fiquei curioso.

 

Verdemã (Cobitis paludica)

cobitisy.jpg

Editado por qwerty396
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que seja mesmo uma verdemã e habita sim em muitos rios de Portugal.

 

Não acho que tenha muito a ver com a kuhli, apenas por ser um cobitideo e por isso um corpo alongado mas é muitas vezes vendida em lojas, umas vezes como kuhli, outras como verdemã, outras como dojôs, sendo estas ultimas originárias da América do Sul e as primeiras da Ásia.

 

Há quem as reproduza em lagos, mas em aquário é mais complicado...

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não será antes um Dojô?

 

Cumps

Boas,

 

No inicio pensei que fosse, mas a cabeça é ligeiramente diferente e o tamanho tambem, tem cerca de 6/7 cms já há um ano... penso que seja mesmo verdemã, a cor é que nao sei como foi adquirida, pois tem uma cor cinzenta esverdiada e na cauda um raiado cor de tijolo... certamente foi cruzada com outra especie... ou entao é uma influencia da adaptação á agua quente, dai a mudança na cor! :eusathink:

 

cumpts

Editado por qwerty396
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E um Verdemã.

 

 

O peixe da imagem é um Verdemã.....qualquer pescador de Achigãs o pode confirmar.

Já apanhei centenas no rio Tejo quando era mais novo e ia á pesca, esse peixe é um peixe de guerra, aguenta tudo e mais alguma coisa....os maiores que vi tinham á volta de 20cm.

É mais do que natural que aguente temperaturas mais altas, ou mais baixas....

 

grande abraço

sig.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Viva companheiros,

 

Tenho uma aqua de 100litros de agua quente e houve uma altura há cerca de uma ano, que comprei um peixe que me foi vendido como sendo uma cobra Kuhli, como desconhecia, quando cheguei a casa e fui pesquisar e verifiquei que nada tinha a ver com o peixe que tinha comprado... mas lá coloquei o peixe no aquario e ali esta ele há mais de um ano, aparentemente de boa saude...´

Hoje numa pesquisa ao acaso deparei-me com uma especie que é exactamente igual ao tal peixe que me foi vendido como sendo uma Kuhli, apenas difere na cor, o resto é igual, tamanho formato, barbatanas, olhos.... etc

 

A especie chama-se Verdemã (Cobitis paludica), originaria de Portugal e Espanha, o seu habitat é nos rios, ou seja, agua fria! sendo que o meu aqua está a 27ºC, será isto possivel?? será um hibrido?? agora fiquei curioso.

 

Verdemã (Cobitis paludica)

cobitisy.jpg

 

quando dizes que apenas difere na cor levame a pensar que seja uma Cobitis calderoni, é uma especie em risco no nosso pais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando dizes que apenas difere na cor levame a pensar que seja uma Cobitis calderoni, é uma especie em risco no nosso pais

 

Não tarda muito e será estinta , alias como quase toda a nossa fauna autocne de rio , de onde devo realçar o facto de ser vendida numa loja como se de outra especie ... preocupante... se tiverem interessados aqui esta alguma informação sobre o verdemã do norte

 

http://portal.icn.pt/NR/rdonlyres/CB478D55...iscalderoni.pdf

Cumprs Filipe Cruz

Editado por Filipe_cruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Realmente foi-me vendida como cobra kuhli, mas como desconhecia... vou ver se ponho um filme pequeno do peixe na hora da alimentaçao, pois desde que arranjou uma toca debaixo de uma pedra no areao, é unica altura que o vejo...

 

cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma verdemãs no meu lago, podes ver mais fotos na ultima pagina do topico na minha assinatura,

deixo aqui 2 para veres se são iguais..

 

DSCF0150.jpg

 

DSCF0153.jpg

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais