Iluminação


Recommended Posts

Boas.

 

Quero saber qual os watts adequados para o meu aqua de 96l,neste momento o aqua ainda está um pouco em preparação,mais tarde tenho de ver o layout e fazer a montagem ao meu gosto,agora para desarascar tenho um calhe pequena com 8 watts e penso que seja pouco para os litros que são e para a flora que tenho!!

 

De flora tenho:

 

1 Aubia Barteri

Musgo de Java

2 Fetos de Java

5 Pés de Micranthemum Umbrosum

5 Pés de Ceratophyllum Demersum

3 Pés de Ceratophyllum com caule vermelho e folhas vedes escuro

1 Echinodorus Ocelot var. Red

4 Echinodorus Bleheri

 

E mais tarde que colocar Riccia Flotuante.

 

Quero colocar a iluminação adequada,mas que não seja muito forte para evitar o apareçimento de algas!!

 

Cumps.

Editado por joker
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Então pessoal não há ninguem que me possa dar umas dicas??

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

A resposta á tua pergunta depende de alguns factores.

 

Se mantiveres plantas de exigência fácil e fizeres injecção de Co2, para esse aquário bastará duas lâmpadas T5 de 24w ou uma lâmpada tipo PLL de 55w.

Se pensares em manter plantas mais exigentes como é o caso da Riccia ou do Micranthemum Umbrosum tens que pensar numa iluminação mais exigente entre 0.8w a 1w por litro.

 

Rui Alves

Editado por Rui Alves

Lifeguard save me from life.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

As plantas que tençiono manter são as que estão mençionadas no tópico,umas mais exigentes e outras menos,CO 2 neste momento não tenho e tambem não estou interesado em colocar.

 

No caso da riccia tenho um tapete num aqua de 45l com uma lampada de 11watts,sem Co2 e ela está verdinha e a crescer bem!

 

Eu não perçebo muito de iluminação,já agora podias-me explicar a diferença entre lampadas PLL e T5?

 

Mas queria colocar watts adequados a que as plantas tivesem um desenvolvimento normal e ao mesmo tempo sem criar problemas com as algas!!

Boas.

 

Obrigado por a ajuda,cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para essa litragem, essas plantas e sem injecção de CO2... 2 T5 de 24Watts ou mesmo 2 T8 de 20Watts, chega perfeitamente... Não te esqueças que se colocas muita iluminação tens que injectar CO2, senão vais ter problemas com algas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Pois,o que eu não queria era problemas com as algas,por isso não quero colocar muitos watts,só o normal para as plantas crescerem e tambem não estava a pensar em colocar CO2,só se colocar caseiro!!

 

Se calhar vou seguir uns dos teus conselhos,2 T5 de 24Watts ou mesmo 2 T8 de 20Watts.

 

Obrigado pela ajuda.

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Já tenho visto em alguns aquas iluminação com lampadas de cor,por exemplo uma lampada azul com um fundo preto,ate fica bonito,mas o problema é,será que estas lampadas fazem mal á fauna e á flora,ou pode-se colocar junto as lampadas normais da calhe!!

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.