Hemianthus callitrichoides


Visitante

Recommended Posts

Vê por ti próprio se dá ou não para fazer o tapete verde que queres

 

Calli.jpg

 

19-06-2003-01-600.jpg

 

19-06-2003-05-600.jpg

 

 

É uma planta pouco vista e que á apenas comercializada para já pela tropica.

 

cumps

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

isso de colocar no forum imagens com aquas assim, não dá!!

 

ao ver um aqua dessa grandeza, olhamos para o nosso e ficamos logo desiludidos :shock: !

Já agora que planta é essa da tropica?

O aqua é do Paulo? se for os meus parabéns está espectacular, o Sr. Amano certamente para conseguir igualar, em termos de beleza, teria que se esmerar!! :n00b:

 

Imagens assim é que nos insentiva a melhorar e investir no nosso aqua!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as fotos mostram as plantas saudáveis, isso não há dúvidas...

agora a disposição das plantas...

está horrivel...muito caótico e artificial...

 

o que escapa ainda é a parte central com a hamianthus e os troncos cobertos por ela...

 

mas o aquário não é só a parte central, e o resto?

o resto está muito mal...

e não estou a brincar!

:shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro o aquário não é meu, até porque como disse essa planta é apenas comercializada pela tropica e não tenho plantas da tropica.

 

Quanto ao aquário estar um pouco caótico e artificial, bom os aquários holandeses não são o exemplo vivo de uma paisagem da natureza, penso que este aquário tem um pouco de inspiração em ambos estilos, tanto no holandês como no japonês e tirando o facto de ter aqui e ali algumas plantas a precisar de uma poda até não está mal. O pior é que as plantas que precisam dessa poda são essencialmente vermelhas, o que salta muito mais à vista.

 

Se estivermos a ser bem criticos poderemos dizer que não é um aquário tão bem conseguido pelo que já referi e pela diferença grande entre o lado esquerdo e direito, ou seja, o lado esquerdo está muito cheio de plantas e o direito parece pouco vazio, ainda escapava se se nota-se uma espécie de escadaria de plantas de uma ponta para a outra.

 

Por outro lado a transição entre a hemianthus e a parte central traseira é muito abrupta e não é feita gradualmente, mas ainda assim o aquário respira saúde e fazer isto não é fácil.

 

Na minha opinião pessoal está muito bonito, tirando esses aspectos que mencionei.

 

Cumps,

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu olho pro meu e olho para este e acho k esta esta bem bonito help

mas claro que quem tem um dos mais belos aquarios em termos paisagisticos (António Vitor) pode sempre falar ...

gostei principalmente do efeito k as plantas vermelhas dão... em tempos comprei uma mas n durou mais de 2 semanas :n00b: a unica não verde que tenho é uma lotus mas ainda tem poucas folhas e pequenas :shock::roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo eu sabia que não era teu...

senão não tinha criticado tanto...

 

e teria dito está muita bom!!!

:P

 

isto foi mais uma brincadeira...para ver a reacção da malta...

;)

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu olho pro meu e olho para este e acho k esta esta bem bonito ;)

mas claro que quem tem um dos mais belos aquarios em termos paisagisticos (António Vitor) pode sempre falar ...

gostei principalmente do efeito k as plantas vermelhas dão... em tempos comprei uma mas n durou mais de 2 semanas ;) a unica não verde que tenho é uma lotus mas ainda tem poucas folhas e pequenas  :P  :(

 

As fotos do meu aquário já têm algum tempo, e são fracas!!!

 

Pecam como este na transição.

Entre este e as fotos do meu, voto este como melhor...

;)

 

No entanto estou a tentar fazer melhor...depois vou colocar aqui as fotografias

8)

 

se queremos nos aproximar do óptimo, temos de ser mais exigentes...

 

para não fugir à conversa, acho que estas hemianthus são extraordinárias, com elas já queria ter um tronco no aquário!!!

fiquei impressionado com a tal parte central, magnifica...

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas respostas. Parece-me realmente uma planta muito interessante.

O meu aquario não tem muita iluminação (120w para 120x40x50cm), mas terá 3x30w mesmo por cima do local onde vou colocar algo que faça um tapete (possivelmente a Hemianthus callitrichoides).

Será que estas condições são suficientes?

rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me pouco para formar um tapete, podes tentar mas utiliza uma boa camada de areão pois a altura (50 cms certo?), é um pouco demais para essa quantidade de luz.

 

Quanto à planta que falas tens facilidade de arranjar?

É que não vais conseguir esse efeito com um ou dois vasos, para 120 cms deves precisar de 6 pelo menos e se forem mediamente cheios. Deves separar os vasos em pequenas secções de plantas e espaça-las em 2 ou 3 cms. Podes tentar ainda criar aquele efeito desde o inicio, ai podes concentrar tudo numa zona (também será mais fácil iluminar bem essa zona) e mantê-la compacta.

 

Cuidado com a sujidade em cima dela e tenta manter a água cristalina, para que passe o máximo de luz para o aquário. Se tiveres uma tampa de vidro limpa-a regularmente (o calcário dos aquários devido à condensação sai bem com limão)

 

Cumps,

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta planta é mais fácil que a glossostigma não requer tanta luz, mas 0,5W por litro pode não chegar, só com muito boas lampadas ou reflectores, se fosse glossostigma eu diria que não dava (se for como a prima hemianthus micranthemoides, pode ser que se consiga)

 

0,5W por litro é o limite inferior para a maior parte das plantas. Ter esta luz até podemos considerar como bom, a maior parte dos aquariofilos têm valores bem mais baixos...claro têm de se contentar com plantas que requerem pouca luz.

Se tivemos bons reflectores talvez chegue mesmo para algumas plantas mais exigentes (não todas).

 

Em relação à quantidade, ele pode tentar fazr o mesmo que eu... comprei apenas um vaso de glossostigma, e tentei com muita paciência repoduzir até que esta me encheu o areão.

No entanto, é peciso muita paciência mesmo com plantas rápidas como a glossostigma. Como não tenho experiencia com a Hemianthus callitrichoides, não sei com rigor qual a sua velocidade de crescimento .

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum... mas a hemianthus micranthemoides é um tufo, e eu queria um tapete.

Mas isso fez-me ter outra duvida: a hemianthus micranthemoides é conhecida pelas substancias aleopaticas que liberta, impedindo algas e outras plantas de crescerem ( tenho a sensação que isto é polémico e pode gerar alguma discussão), como são do mesmo género não vou ter esse problema com a Hemianthus callitrichoides?

rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu não estava a dizer para arranjares Hemianthus micranthemoides, estava apenas a dizer que não tenho experiencia com a Hemianthus callitrichoides, e que se for igual á prima micranthemoides, poderás ter bons resuldaos com o tapete de Hemianthus callitrichoides, mesmo com 0,5W/litro.

 

em relação ás substâncias alelópaticas da hemianthus micranthemoides, é tudo treta!

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais