De onde vem o meu fosfato ?


Recommended Posts

Boas !

 

Gostaria que me ajudassem a perceber onde estará a origem do excesso de PO4 que se regista no meu aquário novo (ver setup aqui) e o que devo fazer.

 

Eis os resultados que obtive hoje com os testes da Sera:

pH = 6.5

kH = 3

CO2 = aprox 28 ppm (?)

 

NO3 = < 10 mg/L ( entre 0 e 10 ?)

NO4 = >>> 2,0 mg/L ( como não tenho água destilada em casa não pude determinar bem o nível mas está mesmo muito alto ;) )

 

Tenho ainda muito poucos peixes e quase não lhe dou comida...(são ainda apenas a equipa de limpeza e mais 6 white cloud).

 

Tenho feito várias TPA's esta semana de 20-40%

Já tinha posto no filtro carvão da Eheim dentro de uma meia de vidro

 

As plantas estão ainda muito paradas e já tenho montes de filamentosas..... :grab: ...

 

Onde estará o problema ?

Que devo fazer??? Devo começar a juntar outros macros ( N e K) ? E em termos de luz e CO2 ? Devo juntar plantas de crescimento rápido -quais ? (P i s t i a) [b][color=&quot;#FF0000&quot;] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url=&quot;http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6&quot;]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] ? Recomendam Phosguard ?

Editado por Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se fosse a ti começava a fertilizar com K para ver se esses fosfatos desciam.

Com N não vale a pena se tens esses valores.

Depois é uma questão de ires fertilizando e testando e assim vez o que as plantas consomem e do que necessitam.

O carvão activo não elimina Macros, só Micros, num plantado não serve para nada, tira isso.

Em relação, às plantas, as flutuantes realmente são a melhor solução para esta fase. Sempre evitas de andar com remexidelas no areão a plantar e replantar. Convém ires retirando as folhas mais velhas e afectadas com algas.

 

Não te preocupes que isso com o tempo estabiliza. Pelo que tenho aprendido, grande parte dos problemas de algas ocorrem durante o ciclo do azoto, ao fim de estabilizar, as algas tendem a desaparecer, seja lá qual for o tipo de fertilização que faças.

 

PS: Está muito porreiro o aquário. Parabéns.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fosse a ti começava a fertilizar com K para ver se esses fosfatos desciam.

Com N não vale a pena se tens esses valores.

 

Tenho uma solução de KCl que diz que em cada 1 ml adiciona 1ppm em 100 L. Quantos ml devo começar a usar por dia ?

Em relação aos NO3 não sei bem quanto tenho: o teste da Sera mostra um amarelo claro = 0 mg/L e uma amarelo-alaranjado = 10 mg/L. Ao fazer o teste com a água do meu água parece-me simplesmente "amarela". Mais para 0 que para o 10 mg/L ?

 

Como é que andas a fazer a alimentação da fauna?

 

Só tenho ainda 6 white cloud's. Por agora apenas dou umas migalhas de flocos da JBL seguindo a regra de desaparecer tudo em < 2 minutos. Só uma vez dia. Se sobrarem no fundo do aqua tenho 6 ou 7 caridina japonica que estão à espera...

Outros peixes são dois SAE´s pequenos e um otocinclus macropilus.

Julgo que para ter os níveis de fosfatos que tenho tinha de lá ter deixado caír o frasco...

 

Não sei mesmo de onde vem tanto fosfato. Só pode ser do substrato fértil (HUMUS PRODAC) que liberta PO4 para a coluna de água, passando pelo akadama. Será que devia ter posto uma areão entre os dois ?

 

Obrigado pela dicas

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Vamos lá ver se te consigo ser útil. :mrgreen:

Em relação aos valores .... no3 10 ppm e po4 2 ppm .... ora ... estes valores encontra-se na minha opinião .... relativamente equilibrados e não me pareçem causa para alarme. Não creio que seja por aqui que as filamentosas estejam a atacar.

Alem do mais ... a maior parte dos testes de aquariofilia para no3 e po4 ... são muito incertos ... posso-te garantir que obtens valores diferentes se utlizares outra marca. :mrgreen:

Dizes que tens feito vais tpa`s ... e eu pergunto .... com que agua ... da torneira ??? Consegues me dizer qual o valor de nitratos e fosfatos da tua agua ?

E o carvão ... porque razão estás a utilizar o carvão ?????

Acho .... que o teu problema ... é o excesso de nutrientes libertado por esse substrato (Humus) .... até porque grande parte das tuas plantas são de consumo lento. A melhor maneira de combateres essas excessos (se for essa a causa das filamentosas) ... é mesmo mudas de agua frequentes ou adicionar mais plantas de crescimento rápido.... e atenção aos "excessos" de iluminação.É preferivel "iluminar" por baixo ... e depois gradualmente ir subindo o numero de horas e lampadas ligadas. Ou seja, à medida que as plantas se forem adaptando e crescendo .... vais então subindo âs horas de iluminação .... e depois então sim .... subindo simultaneamente os indices de fertilização e co2.

Em relação as fertlizaçoes ... se tens essas valores de po4 e no3 .... eu não fertlizaria com NP ... apenas K.... tipo 5 ppm diários ... é uma questão de ires observando as plantas.

Abraço e boa Sorte para o teu aquário.

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

Em relação aos valores .... no3 10 ppm e po4 2 ppm .... ora ... estes valores encontra-se na minha opinião .... relativamente equilibrados e não me pareçem causa para alarme. Não creio que seja por aqui que as filamentosas estejam a atacar.

Alem do mais ... a maior parte dos testes de aquariofilia para no3 e po4 ... são muito incertos ... posso-te garantir que obtens valores diferentes se utlizares outra marca. :(

 

Os testes que usei são da Sera. Como já tinha dito atrás eu acho que tenho o NO3 bem abaixo dos 10 mg/L: o teste da Sera mostra um amarelo claro = 0 mg/L e um amarelo-alaranjado = 10 mg/L. Ao fazer o teste com a água do meu água parece-me simplesmente "amarela". Mais para 0 que para o 10 mg/L . Agoro em relação ao PO4 não tenho dúvidas que tenho muito mais que 2 ppm pois o teste ( mais uma vez da Sera) com 10 ml de água dá uma cor tão azul escuro que até assusta. Precisava de fazer diluições com água destilada para determinar exactamente o valor que tenho.

Assim creio que as algas estão a progredir por excesso de PO4 ( e talvez falta de NO3 ?).

 

 

...

Dizes que tens feito vais tpa`s ... e eu pergunto .... com que agua ... da torneira ??? Consegues me dizer qual o valor de nitratos e fosfatos da tua agua ?

 

Sim, faço TPA's com água da torneira. Esta semana fiz 30% de 2/2 dias. Nunca medi os fosfatos nessa água mas já medi os nitratos e dá uma cor igual à do meu aqua (entre 0 e 10 mg/L talvez mais próximo do 0)

 

...

E o carvão ... porque razão estás a utilizar o carvão ?????

 

Pús o carvão uns dias mas já o tirei. Achei que como a montagem era nova poderia havaer algum contaminente / impurezas na akadama que ele pudesse remover. Sei que remove micronutrientes e por isso se calhar fez mal....

 

 

.... e atenção aos "excessos" de iluminação.É preferivel "iluminar" por baixo ... e depois gradualmente ir subindo o numero de horas e lampadas ligadas. Ou seja, à medida que as plantas se forem adaptando e crescendo .... vais então subindo âs horas de iluminação .... e depois então sim .... subindo simultaneamente os indices de fertilização e co2.

 

Comecei com 2 x 54 w durante 8 horas ligando apenas as 4 x54 w durante 2 horas; desde há 2 dias aumentei para 4 horas.

 

Acho mesmo que o PO4 em excesso vem do HUMUS PRODAC que espero que com o tempo consiga controlar o problema.

 

Em relação às plantas nota-se um fenómeno curioso: tem crescido e as folhas ficaram com um tamanho invulgarmente grande (p.ex. Althernanthera e Lysimachia). O tapete de E. parvula é que não dá sinais de crescer e começo a ficar preocupado. Pelo contrário uns pés de E. acicularis (que lá misturei porque na altura não consegui arranjar muita parvula) estão bem verdinhos e já aparecem rebentos (runners?) até na areia.

 

Estou tentado a fazer uma TPA de 90% ao aquário e também a juntar 5-10 ppm de KCl diariamente. Depois logo vejo os valores e a reacção das plantas e das malditas algas.Estava também com ideias de colocar Seachem Phosgard no filtro mas não consegui arranjar ainda feedback de alguém com experiência se aquilo resulta mesmo e quanto tempo deve lá estar.

 

Obrigado pelas dicas

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.