Gingarelho


Recommended Posts

Boas

 

Já há algum tempo que não postava nada por estes lados, mas o tempo livre não tem sido muito, e quando o há, é aproveitado para descansar...

 

Desta vez não vos vou mostrar nada de novo. Apenas um "upgrade" ao Gingarelho anterior. Vai apenas servir para repor a água evaporada de um dos meus aquários, de modo que o nível de água seja constante, consequentemente mais agradável à vista e evitar o barulho da água a cair das saídas dos filtros, quando o nível baixa demais.

 

 

 

Quais as diferenças do modelo anterior? Essencialmente duas:

- a inclusão de um temporizador;

- a electroválvula de água fica numa caixa separada ao lado da torneira, que está na varanda.

 

Vantagens:

- electroválvula tem um contacto mínimo com a parte eléctrica;

- o temporizador para já não traz nenhum benefício. Apenas me deu na cabeça colocar um.

 

 

 

A explicação do projecto e as restantes fotografias serão colocadas logo que encontre a máquina fotográfica... com as obras cá em casa, não me recordo onde a escondi... quer dizer, arrumei.

 

 

De qualquer modo fica uma do projecto já finalizado:

 

ginga02001.jpg

 

 

 

( Inicialmente foi projectado para controlar apenas uma variável, neste caso repor a água perdida pela evaporação. Depois de concluído, cheguei à conclusão que dá para controlar 4 variáveis diferentes, apenas com umas simples trocas de ligações dos fios! Mas isso vai ficar para outra altura. Agora interessa é mesmo encontrar a máquina fotográfica... )

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Fico a espera dessas fotos, parece-me cada vez mais profissional, daqui a nada tens um sistema totalmente autonomo....

 

P.S. O meu projecto não está esquecido só tenho tido falta tempo e tempo(€€€)... depois chateio-te para me ajudares....

 

Cumprimentos

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A máquina fotográfica já a encontrei! Agora falta o cabo de ligação ao PC! O leitor de cartões recusa-se a colaborar comigo banana rock ...

 

Acrescento que o Ginga2 está em teste num dos aquas cá de casa, e assim vai ficar até amanhã de manhã. Claro está que a electroválvula não está ligada ao circuito. Para monitorizar a coisa, coloquei um candeeiro ligado à saída.

 

Amanhã durante a manhã já devo ter as fotos e a explicação mais detalhada colocada online. Aqui por casa levantamos-nos cedo todos os dias! Mesmo ao domingo! Dormir é perda de tempo starwars .

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Funcional e com estética!

Amanhã durante a manhã já devo ter as fotos e a explicação mais detalhada colocada online. Aqui por casa levantamos-nos cedo todos os dias! Mesmo ao domingo! Dormir é perda de tempo naughty.gif .

 

 

isso é verdade!

Editado por SmokeSecrets
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Professor Pardal

 

As invenções e os projectos fabulosos não me surpreendem… o que me surpreende é o leitor de cartões não querer funcionar… lolololol

Simplesmente porque tudo o resto funciona!

 

Cumps

Marta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

PC ligado 24/24 horas há já quase 1 ano! Nem quando falta a luz ele vai abaixo, assim como o acesso à net aqui por casa. Está a precisar a precisar da reforma é o que é.

 

O Ginga2 está a "funcionar" desde as 21 horas sensivelmente, sem quaisquer problemas. Acho que ainda hoje o coloco a funcionar no verdadeiro sentido da palavra. Falta fazer um furo na parede, da varanda para a sala, para passar o tubo de abastecimento de água. Será que os vizinhos darão pelo barulho do berbequim? Ainda fazem um abaixo assinado contra mim é o que é :rtfm:.

 

O leitor de cartões resolveu funcionar!! Mas fica para amanhã a colocação das fotos. Podem ir dormir descansados, que eu também não :character0050: .

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que os vizinhos darão pelo barulho do berbequim? Ainda fazem um abaixo assinado contra mim é o que é :rtfm:.

 

Furar á noite? o.O velá vê, ainda levas chumbo de algum vizinho marado da mona, :character0050: porque não o deixas dormir

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Como o prometido é de vidro, e pode-se partir, cá vão as poucas fotos que fui tirando ao Ginga2.

 

 

 

giga02%20(1).JPG

 

giga02%20(4).JPG

 

giga02%20(5).JPG

 

giga02%20(6).JPG

 

giga02%20(7).JPG

 

giga02%20(%38%29.JPG

 

- Caixa a ser utilizada para a electroválvula. Como já escrevi algures, esta irá ficar na varanda, mesmo ao lado da torneira. A parede da sala onde está o aquário fica nesta mesma parede.

 

 

 

 

 

giga02%20(2).JPG

 

giga02%20(3).JPG

 

- Relógio temporizador desmontado. Vai ser colocado dentro de uma caixa idêntica à da elctroválvula. Esta caixa, chamemos-lhe de controle, irá ficar dentro do armário do aquário.

 

 

 

 

 

giga02%20(10).JPG

 

giga02%20(12).JPG

 

giga02%20(17).JPG

 

- Caixa de "controle". Buraco para o relógio temporizador e os quatro led's que irão servir para monitorizar todo o sistema.

 

 

 

 

 

giga02%20(13).JPG

 

giga02%20(14).JPG

 

giga02%20(15).JPG

 

giga02%20(1%38%29.JPG

 

giga02%20(19).JPG

 

giga02%20(21).JPG

 

giga02%20(22).JPG

 

giga02%20(23).JPG

 

giga02%20(24).JPG

 

giga02%20(25).JPG

 

giga02%20(26).JPG

 

- Fotos várias com vários pormenores quer das ligações, quer da disposição das peças.

 

 

 

 

giga02%20(20).JPG

 

- Produto final acabado e devidamente montado.

 

 

 

 

Explicações que se impõem:

 

Como escrevi no início do tópico, este Gingarelho, é nada mais mais nada menos que uma evolução do primeiro modelo. Diferença essencial é a inclusão do temporizador no sistema. Além disso tem quatro led's que nos dão indicação visual do estado quer da bóia de sensor de nível, quer do estado do temporizador.

Quando a água do aquário, onde está instalada a bóia, baixa além do nível desejado, é accionado parte do circuito da electroválvula. Se o temporizador estiver no estado "off", nada acontece. Se estiver no estado "on", a electroválvula recebe corrente, e desde que a torneira esteja aberta, o aquário é reabastecido com água. Logo que a água chegue ao nível desejado, a bóia sobe e o abastecimento de água é interrompido. Se entretanto o temporizador passar ao estado "off" antes de ser atingido o nível desejado, o abastecimento também é interrompido.

Basta olhar para os quatro led's no painel frontal e sabemos logo o estado tanto da bóia, como do temporizador.

 

 

As quatro hipóteses:

 

led01.jpg

 

- Led esquerdo vermelho aceso: temporizador "off".

- Led direito vermelho aceso: água a nível correcto.

Resultado: não há abastecimento de água ao aquário.

 

 

 

 

 

led02.jpg

 

- Led esquerdo vermelho aceso: temporizador "off".

- Led direito verde aceso: água abaixo do nível correcto.

Resultado: não há abastecimento de água ao aquário.

 

 

 

 

led03.jpg

- Led esquerdo verde aceso: temporizador "on".

- Led direito vermelho aceso: água a nível correcto.

Resultado: não há abastecimento de água ao aquário.

 

 

 

 

led04.jpg

- Led esquerdo verde aceso: temporizador "on".

- Led direito verde aceso: água abaixo do nível correcto.

Resultado: há abastecimento de água ao aquário.

 

 

 

 

Acho que assim, com as imagens e as explicações, dá para entender como se passa todo o processo.

 

 

Depois de testar o aparelho, e de puxar um pouco pela cabeça, cheguei à conclusão que posso "enviar" corrente para uma determinada tomada, conforme o estado dos led's. Como são quatro combinações possíveis, como se pode ver nas fotos acima, posso ter quatro saídas, e controlar outros tantos parâmetros. Pode trazer vantagem a quem tenha por exemplo um reservatório de reserva para reposição de água, por exemplo. Mas essa é uma função que ainda vou ter de testar na prática, a fim de ver se vale a pena puxar ainda mais pelos neurónios.

 

 

Brevemente coloco fotos do sistema já instalado no aquário. Só tenho de apanhar a Maria distraída, e fazer o tal buraco na parede da sala :music_singguitar: ...

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Eu diria mesmo que está impecável! Se me permites vou tentar copiar esta engenhoca, mas como é para repor com agua de osmose, tenho mesmo que arranjar maneira de em vez de accionar uma electrovalvula accionar uma bomba de reposição. Poderás disponibilizar mais pormenores como o que tenho que comprar, em quanto fica a 'brincadeira', e dicas que aches necessárias. Fiquei com uma dúvida, para que serve afinal o relógio, será para apenas activar a bomba uma vez por dia, ou até mesmo para prevenir eventuais excessos de água em caso de avaria, sendo que ficaria somente a trabalhar o tempo que for programado?

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago

 

Podes copiar à vontade que eu deixo :whocares:

 

Podes ligar o que quiseres na saída. Seja uma electroválvula, uma bomba ou outra coisa qualquer. O relógio é para isso mesmo que referis-te, só mete água nas horas que eu quero, desde que o nível esteja baixo.

 

O material essencialmente é o que se vê na imagem abaixo:

 

giga02%20(26).JPG

 

Transformador com secundário de 12 Volts, com respectiva rectificação.

Relé dois circuitos inversor com bobine de 12 Volts.

Relé dois circuitos inversor com bobine de 230 Volts.

Caixa para albergar tudo.

Tomada 230 Volts de encastrar.

Bóia sensor de nível.

E mais umas coisas que são óbvias.

 

Mais tarde vou ver se faço um esquema eléctrico da coisa, de modo a simplificar a execução. Normalmente à medida que vou fazendo é que vou ligando os fios. Claro está que tenho já em mente como se ligam, mas regra geral surge um contratempo ou "atalho" pelo meio.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

 

Aqui esta mais um dos teus grandes post's, muito bom sem duvida, também quero um :D.

 

Mas tenho uma duvida, que tipo de boia tens para te medir o nível da agua?

 

 

Abraço

Editado por pxs
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado David, sexta-feira já passo na Leiritrónica para vêr se compro o material. Ficamos á espera do esquema caso tenha alguma dúvida. Obrigado ;).gif' class='bbc_emoticon' alt=':D' />

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Boas pessoal

 

 

Aqui esta mais um dos teus grandes post's, muito bom sem duvida, também quero um :D.

 

Mas tenho uma duvida, que tipo de boia tens para te medir o nível da agua?

 

 

Abraço

 

Antes demais, o meu obrigado, mas não é dos meus maiores post´s. Havia por aí um com quase 50 páginas :twisted: .

 

Em relação à bóia, é um simples interruptor. É aquela "coisa" que está agarrada na ponta do fio cinzento, na imagem abaixo:

 

ginga02001.jpg

 

 

 

 

 

Muito obrigado David, sexta-feira já passo na Leiritrónica para vêr se compro o material. Ficamos á espera do esquema caso tenha alguma dúvida. Obrigado biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

Na Leitrónica têm esse material todo, mas a bóia que serve para sensor de nível é cara como tudo! Encontram-se mais em conta em lojas online. Logo que possa, coloco aqui os links das peças, da Leiritrónica. Assim é mais fácil pedir, basta pedir pela referência.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Cá vai disto:

 

 

RE12J.jpg

 

Mini relé para circuito impresso - 12 V DC - 2 reversíveis - 8A

 

 

 

 

RE220A.jpg

 

Relé Duplo 220VAC 8A

 

 

 

 

12012V0,3A.jpg

 

Transformador Primário 220V Secundário 12-0-12V 0,3A

 

 

 

 

PONTER2.jpg

 

Ponte Rectificadora 2A 400V, Rectangular Mini

 

 

 

 

L7812.jpg

 

Circuito Integrado L7812 To220 Pos V-Reg 12v 1.5A 4%

 

 

 

 

LED37.jpg

 

LED 5mm Verde

 

 

 

 

LED36.jpg

 

LED 5mm Vermelho

 

 

 

 

0,5W680R.jpg

 

Resistência Carvão 0,5W 680R

 

 

 

 

CEC7236.jpg

 

Sensor Nível de Líquidos Horizontal ( há outro modelo, mas não encontro... )

 

 

 

 

FA56.jpg

 

Ficha RCA Painel com Porca Qualidade

 

 

 

 

FA157.jpg

 

Ficha RCA Macho de Qualidade, Metal Dourado

 

 

 

 

RT1.jpg

 

Relógio Programável Mecânico Diário de Tomada 3000W

 

 

 

 

Além disso ainda tens a caixa de plástico para todo o projecto. Isso podes encontrar em qualquer casa de material eléctrico. Caixas de derivação exteriores. A medida é a suficiente para caber tudo lá dentro.

 

Se me escapou algo, avisa.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boas

 

 

Na Leitrónica têm esse material todo, mas a bóia que serve para sensor de nível é cara como tudo! Encontram-se mais em conta em lojas online. Logo que possa, coloco aqui os links das peças, da Leiritrónica. Assim é mais fácil pedir, basta pedir pela referência.

 

 

Cumps.

 

 

Viva .

Para que precisa do temporizador? Não é suposto o aquario encher quando está vazio?

Se precisas mesmo do temporizador porque não usas (crias) um com semicondutores? Sempre poupas energia.

Só precisas de um 555, um contador e um MUX mais umas resistencia e condensadores.

Quanto à boia, pode ser algo assim.

 

 

:sleeping:

 

gallery_35492_1552_9271.gif

Editado por pedro.parreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais