Ajuda na fertilização NPK


hugoneto

Recommended Posts

Viva,

 

Fiz ontem os testes no meu aqua plantado de 260 litros e estem foram os resultados:

pH - 7.5 (o CO2 DIY normalmente baixa-o para 6.8/7, mas a garrafa estava no fim ontem)

NH4/NH3 - 0

NO3 - 0 (!)

PO4 - 0.1 ppm (!)

 

A questão que coloco é: como faço subir os valores de N e P?

Eu já tenho a solução de cloreto de Potássio e portanto consigo fertilizar o K sem problemas, mas de nada me serve se N e P estiverem assim tão baixos, certo?

O que posso/devo fazer?

 

Tenho muita fauna e plantas quase todas de crescimento lento (Anúbias por exemplo) ou médio (Cabomba, Alternanthera, ...).

A iluminação é 4x36W 10 horas por dia. Comecei agora a ter algumas filamentosas na Cabomba e os green spots a aparecerem no vidro. Parece-me normal, uma vez que com aqueles valores, as plantas não devem estar a conseguir assimilar os nutrientes e, portanto, ... ALGAS.

 

Agradeço os vossos comentários e ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão Nuno!

 

Aqui vai:

 

SETUP:

- Filtro externo Fluval 305

- Difusor CO2 caseiro

- Iluminação - calha dupla 4x36W PL compactas (das 15h às 24h)

- Substrato inerte + areão grosso de rio + areia branca na frente

- Decoração: Pedras de rio e tronco Red Moor Wood

 

FAUNA:

Peixes:

- 16 tetra neon

- 10 tetra cardinal

- 6 tetra rosa

- 6 tetra do congo

- 2 Ancistrus Leopardus

- 2 Danio Zebra

- 1 Botia palhaço

Invertebrados:

- Caridinas Sp Cardinal

 

FLORA:

- Cabomba Caroliniana

- Vallisneria Spiralis

- Cryptocoryne Wendtii Red Mi Oya

- Anubia Nana

- Anubia Nana Mini

- Anubia Heterophila

- Anubia Barteri Nana

- Alternanthera Reineckii/Roseafolia

- Hygrophila Difformis

- Lilaeopsis Novaezelandiae

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto preparei os meus fertilizantes caseiros da seguinte forma:

 

N: Dissolvi 100g de KNO3 em 1,2l de água --> isto dá-me uma solução "N" que adiciona 0.25ppm por cada 1ml (considerei 200 litros de água no aqua)

P: Dissolvi 100g de KH2PO4 em 1,4l de água --> isto dá-me uma solução "P" que adiciona 0.25ppm por cada 1ml (p/ 200l água)

K - Dissolvi 200g de KCl em 1l de água --> isto dá-me uma solução "K" que adiciona 0.5ppm por cada 1ml (p/ 200l água)

 

Considerei que precisava de acrescentar no meu aqua:

N - 5ppm

P - 0.5ppm

K - 20ppm

 

Logo, usei:

Solução "N" -> 20ml

Solução "P" -> 2ml

Solução "K" -> 40ml

 

Vou começar agora a controlar diariamente para verificar os resultados e ir "ajustando" a fertilização.

 

 

O que vos parece?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho q com essa flora podes bem ir até aos:

10ppm NO3

1ppm de PO4

o K devia ser igual ao NO3 (alguem q me corrija se tiver enganado)

 

Continuo a achar estranho o NO3 estar a 0, confirma com outros testes se puderes. Mas se for assim quer dizer q as plantas estao a comer nutrientes à bruta mesmo, tens de controlar bem o que lá metes para nao deixares ir a 0.

 

Cumprimentos, Nuno Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo.

 

Uma questão: a fertilização com a solução N, P e K deve ser feita intervalada entre cada uma? E devo fazer só antes de apagar as luzes?

 

Obg.

Não é necessário intervalares... a única coisa que não deves fazer, é misturar fertilizantes de micronutrientes com o fertilizante de Fosfato, pois como contém os mesmos em concentrações elevadas, poderás precipitar o ferro sobre a forma de Fosfato de Ferro que não é assimilável pelas plantas directamente.

 

Eu por exemplo, faço assim:

 

- Fertilizo com Ferro (Fe2+ da Horizonte Aquático)

- Fertilizo com Micros (TMG)

- Fertilizo com NO3 (DIY)

- Fertilizo com K (DIY)

- Espero uns 5 minutos

- Fertilizo com PO4 (DIY)

- Fertilizo com Flourish Excel

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá.

 

Provavelmente é uma pergunta estúpida.. mas como sei que valores de K existem no aquário sem não encontro nenhum teste à venda para ele ?

Não sabes... geralmente, estimam-se.

 

Há quem use métodos de fertilização em que por cada 0,1 ppm de PO4 se adiciona 1 ppm de K, e por cada 1 ppm de NO3, se adicionam 2 ppm de K.

 

Basta dares uma volta aqui no Fórum, que encontras diversos tópicos em que explicam como fertilizar com K.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais