Recommended Posts

Publicado

Boas

tenho um aquario com as seguintes caracteristicas;

Dimensões: 120x40x55

Volume: 230 lts

Substracto: Akadama e areão (xisto ?) preto

Decorações: xisto e "rio" de areia branca

Iluminação: 1x30w Silvana Daylight G13 26mm L 895 mm t8

1x30w aquaglo G13 26mm L 895 mm t8

Em relaçao á iluminaçao vou alterar para pll 4x55wts =240 wts

a minha duvida é com estas condiçoes e nao tendo um substrato fertil que tipo de plantas posso introduzir? e que tipo de fertilizaçao devo fazer?

por outro lado será que a iluminaçao é exagerada?

Obrigado desde já...

David

Publicado:

Se injectares Co2 e iniciares uma rotina de fertilização com macro e micro-nutrientes podes ter as plantas que quiseres.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:
Se injectares Co2 e iniciares uma rotina de fertilização com macro e micro-nutrientes podes ter as plantas que quiseres.

Pra já nao tenho possibilidade de co2 $$$$$

e sem co2 ??

cumps

Publicado:
Em relaçao á iluminaçao vou alterar para pll 4x55wts =240 wts

hummm ;)

hehehe sorry nao resisti á brincadeira ;):mrgreen:

quanto á duvida o josé ja te as tirou. ;)

Publicado:

Se não queres Co2 para quê essa iluminação forte?

Tem de ser as duas coisas em conjunto.

Para plantas que não necessitem de co2 procura por plantas pouco exigentes de luz.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:
hummm :eusathink:

hehehe sorry nao resisti á brincadeira :rolleyes::mrgreen:

quanto á duvida o josé ja te as tirou. ;)

obrigado por participares no topico...

è bom saber que estao atentos ao que escrevemos :thumbup3:

Publicado:

Se não queres Co2 para quê essa iluminação forte?

Tem de ser as duas coisas em conjunto.

Para plantas que não necessitem de co2 procura por plantas pouco exigentes de luz.

nesse caso mesmo para essas plantas pouco exigentes de luz qual seria o minimo recomendavel de wats?

cumps

david

Publicado: (editado)

boas

hehe nao leves a mal foi apenas brincadeira :thumbup3:

como o José ja te tinha dado a indicaçao correcta nao dei opiniao

quais sejao as plantas a serem usadas o uso de co2 é sempre uma mais valia mesmo que em baixas concentraçoes.

um sistema caseiro e metade dessa luz que pretendes alterar penso ser o suficiente isto para plantas nao muito exigentes de medio grau de dificuldade :rolleyes:

edit: podes dar tambem uma vista de olhos no site da www.tropica.com e tens lá algumas informaçoes da maioria das plantas de aquario , o seu grau de dificuldade e exigencias.

aguarda mais umas opinioes.

cumprimentos.

Editado por krypticall
Publicado:
boas

hehe nao leves a mal foi apenas brincadeira :thumbup3:

como o José ja te tinha dado a indicaçao correcta nao dei opiniao

quais sejao as plantas a serem usadas o uso de co2 é sempre uma mais valia mesmo que em baixas concentraçoes.

um sistema caseiro e metade dessa luz que pretendes alterar penso ser o suficiente isto para plantas nao muito exigentes de medio grau de dificuldade :rolleyes:

edit: podes dar tambem uma vista de olhos no site da www.tropica.com e tens lá algumas informaçoes da maioria das plantas de aquario , o seu grau de dificuldade e exigencias.

aguarda mais umas opinioes.

cumprimentos.

na boa...

vou dar uma vista de olhos no site.

em relaçao ao sistema de co caseiro do que tenho visto o que me faz confusao é como controlar e saber que a quntidade de co libertado é a adequada , por que se for em excesso mata --correcto?

cumps

Publicado: (editado)

sim está correcto

o co2 feito atravez de fermentaçao é dificil de se poder controlar o seu caudal.

mas podemos sempre para nossa segurança tentar minimizar esses riscos , com um pouco de agitaçao á superficie da agua , um teste permanente de co2 dentro do aquario , para termos noçao da sua concentraçao e retirando-o á noite do aquario metendo dentro de um recipiente com agua :thumbup3:

seguindo a receita para 1 litro de agua , para a litragem do teu aquario e tendo alguma massa vegetal razoavel penso nao teres problemas.

eu fazia o seguinte

700ml de agua numa garrafa de 1 litro c.cola

1 colher de café de fermento de padeiro " fermipan "

1 colher de café de bicarbonato de sodio

e uma chavena de chá cheia de acucar

cumprimentos.

Editado por krypticall
  • 4 semanas depois...
Publicado:

Boas,

tenho ja ha 3 semanas a nova iluminaçao a funcionar

optei por 2 pll 55 wts 4200 k atras e 1 aquaglo 30wts a frente

simultaneamente arranquei com o co2 caseiro (obrigado pela receita) que está a funcionar muito bem.

fertilizo com o flourish da seachem

comprei o teste do ferro da sera mas duvido que seja eficaz pois ate agora das vezes que medi o resultado é sempre o mesmo ----zero---- alguem sabe porque???

Embora nao tenha plantas de grande exigencia noto que a cambomba se desenvolve muito mais rapidamente e fica mais forte~.

algas até ver nada de especial..

obrigado pela ajuda

cumps