Mais um reactor de Co2 DIY


Nuno M. Lopes

Recommended Posts

boas pessoal

 

venho partilhar convosco o meu reactor para Co2 caseiro, como já andava farto de andar com garrafas de refrigerante de um lado para o outro e não conseguir regular a entrada de Co2 no aquario, resolvi meter mãos á obra e fabricar um a minha medida.

Não tenho a fase de fabrico mas dá para ter uma ideia de como foi contruido, utilizei tubo de inox de 3" (polegadas) soldei uma base e uma tampa onde foi soldado tambem um aceesorio onde permite apertar a valvula.

a valvula que utilizei é de ar comprimido até pressões de 10Bar.

com este sistema permite-me fechar o Co2 durante a noite e durante o dia ter um fluxo contante, outra das vantagens é a duração, com este sistema tenho Co2 para quase 2 meses.

aqui ficam duas fotos e um pequeno video do Co2 a trabalhar (Não ligem ao difusor :flick_tongue: )

100_0693.jpg

100_0694.jpg

VIDEO

Editado por Nuno M. Lopes

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 82
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

eu gostava de saber como depois se pode carregar essa "butija"

 

como referi, este reactor trabalha com Co2 por fermentação o carregamento que falas é só com açucar, agua e fermento não se pode carregar como as botijas.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como referi, este reactor trabalha com Co2 por fermentação o carregamento que falas é só com açucar, agua e fermento não se pode carregar como as botijas.

 

Humm...mas pelo que vejo esse "carregamento" não será tarefa facil, correcto?

Tens que apertar, desapertar com chafe de bocas etc...

 

Certo?

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é colocada a mistela?

aquela peça que está soldada tem abertura suficiente para colocar a mistura, é só tirar a valvula e o acessorio a seguir e já está, no dia que fizer coloco fotos.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal

 

como prometido aqui fica a altura de retirar a valvula para colocar a mistura.

100_0700.jpg

a abertura tem 1" (polegada), qualquer coisa como 25,4 milimetros.

100_0701.jpg

aqui a valvula e acessorios retirados.

100_0702.jpg

este é o açucar que uso para fazer o Co2, antes fazia com açucar amarelo que já fazia uma reacção muito superior ao açucar branco, agora com isto é 20 minutos tenho o Co2 a bombar. Perguntam voçês, que raio é isso? como trabalho na industria açucareira posso escolher vários tipos de qualidade de açucar, este que utilizo é material em bruto sem filtração ou refinação.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Muito bom e acima de tudo barato, pois se realmente dura 2 meses vale a pena, só falta a solenoide e ficas com um sistema totalmente autonomo....

 

Cheira-me que a malta vai querer comprar-te uns prototipos para os seus aquarios....

 

O promenor do açucar em bruto é muito bom, pois como é em forma de cristal as bacterias devem demorar mais tempo a conseguirem desbravar todo esse açucar, tornando a reacção mais constante e duradoura....

 

Parabéns pelo teu projecto!

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa lá que te diga, mas esse Reactor é um MONO "Enorme", e esse sistema de colocar a "mistelga" lá para dentro não é do mais prático!, se calhar devias ter feito uma maneira de retirar a tampa "tipo enroscada" mas a tampa completa, assim evitavas de desenroscar sempre o acessório!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Como já disseram, acho que só lhe falta a selenóide e escusas de te preocupar com o fechar e abrir! Com tubo que aguente, claro...

 

SmokeSecrets, diz-me lá quanto mede a boca de uma garrafa de refrigerante, que toda a gente usa no co2 caseiro? lol A única coisa que pode ser mais chata que uma garrafa de refrigerante é o facto de abrir e fechar para meter a mistura, de resto é melhor! Fica selado logo à partida (se não for mal soldado. nas roscas o teflon é nosso amigo), e se a pessoa não quiser gastar dinheiro em pressurizado, este serve muito bem.

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem porreiro, mas tenho uma questão:

 

- Como sabes que o cilindro aguenta a pressão a que vai ficar exposto por fechares todas as noites a válvula? Será que não há problema?

Teoricamente a pressão dentro do cilindro a cada dia que passa aumenta, pois a fermentação não para até que haja açúcar para fermentar...

 

Se isso não for problema, parece-me muito bom, barato e duradouro, e ainda por assim poderá ser acopulada uma solenoide, fazendo a abertura/fecho automaticamente.

 

EDIT: Já agora qual é a capacidade de "mistela" deste teu reservatório? Para fazer as contas aos 2 meses de autonomia.

Editado por JaCk7

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

obrigado a todos pelos comentários.

 

o cilindro aguenta a pressão visto que é tubo de alta pressão, todos os acessórios são de alta pressão (menos a válvula), a válvula tem uma coisa boa, se por ventura exceder os 10 bar aquele pequeno furo é um escape para a pressão.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SmokeSecrets, diz-me lá quanto mede a boca de uma garrafa de refrigerante, que toda a gente usa no co2 caseiro? lol A única coisa que pode ser mais chata que uma garrafa de refrigerante é o facto de abrir e fechar para meter a mistura, de resto é melhor! Fica selado logo à partida (se não for mal soldado. nas roscas o teflon é nosso amigo), e se a pessoa não quiser gastar dinheiro em pressurizado, este serve muito bem.

 

Abraço!

 

uma garrafa de refrigerante mede a mesma medida acima mencionada pelo Nuno M. Lopes, o que me refiro é que cada vez que tenha de colocar lá a mistelga, se a tampa onde essa porca foi soldada fosse de enroscar, era muito mais pratico!, não sei se me fiz entender!

 

e se a pessoa não quiser gastar dinheiro em pressurizado, este serve muito bem.

 

eu não disse que não servia, só disse que era um Mono! é Enorme!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Percebo o que queres dizer, mas penso que o que é mais chato com o retirar da válvula para meter a mistela, é compensado com o facto de se poder cortar e dosear o co2, além do risco de fugas ser evitado! :drool3:

 

No mono concordo contigo. Mas se o aquário tiver móvel isso resolve-se...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma garrafa de refrigerante mede a mesma medida acima mencionada pelo Nuno M. Lopes, o que me refiro é que cada vez que tenha de colocar lá a mistelga, se a tampa onde essa porca foi soldada fosse de enroscar, era muito mais pratico!, não sei se me fiz entender!

 

 

 

eu não disse que não servia, só disse que era um Mono! é Enorme!

uma garrafa de refrigerante a boca é mais pequena, quando falo em uma polegada a medida de fora é sempre superior (nos acessórios e tubos a medida é sempre interna)deve rondar os 33 milimentros.

o cilindro tem 37 cm de altura, uma garrafa de refrigerante tem 34 cm a diferença está no diametro, tens razão quanto á abertura mas mesmo com uma tampa tinha de enroscar e desenroscar.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o cilindro tem 37 cm de altura, uma garrafa de refrigerante tem 34 cm a diferença está no diametro, tens razão quanto á abertura mas mesmo com uma tampa tinha de enroscar e desenroscar.

 

Pois na imagem o tamanho é bem enganador!, aparenta a ser muito maior do que realmente é!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm....e o substituir a mistela é prático?

Isto é o processo de mistura presumo q faças numa garrafa qualquer e depois de misturado o vertas para la, mas o retirar o antigo, colocar o novo nao deve ser muito prático, ou é?

 

Ainda falta este esclarecimento: Já agora qual é a capacidade de "mistela" deste teu reservatório? Para fazer as contas aos 2 meses de autonomia. :drool3:

Editado por JaCk7

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm....e o substituir a mistela é prático?

Isto é o processo de mistura presumo q faças numa garrafa qualquer e depois de misturado o vertas para la, mas o retirar o antigo, colocar o novo nao deve ser muito prático, ou é?

 

Ainda falta este esclarecimento: Já agora qual é a capacidade de "mistela" deste teu reservatório? Para fazer as contas aos 2 meses de autonomia. :D

não dá assim tanto trabalho como isso, é o mesmo que as garrafas de refrigerante, a capacidade sinceramente não sei mas de rondar os 3 litros ou um pouco mais.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não dá assim tanto trabalho como isso, é o mesmo que as garrafas de refrigerante, a capacidade sinceramente não sei mas de rondar os 3 litros ou um pouco mais.

 

Ok, esclarecido!

E para os 2 meses fazes a receita com as mesmas quantidades da garrafa de 1,5l?

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, esclarecido!

E para os 2 meses fazes a receita com as mesmas quantidades da garrafa de 1,5l?

 

nop, quando fazia com açucar amarelo ponho perto de 1 Kg, 1 saqueta de fermento e uma colher de sopa de bicarbonato.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nop, quando fazia com açucar amarelo ponho perto de 1 Kg, 1 saqueta de fermento e uma colher de sopa de bicarbonato.

 

Ok!

Seria interessante um manómetro para saber que pressão fica dentro do cilindro, só por curiosidade!

 

Mas acho que está uma boa ideia: CO2 caseiro com poucos custos, e com muito mais segurança!(Rebentar inox não é o mesmo que rebentar plastico de garrafa).

 

:D

Editado por JaCk7

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

so uma coisa essa valvula de passagem e de afinaçao mto fina (quando digo fina digo de uma afinaçao de passagem de co2 mto pequena)

to a perguntar sobre a valvula como trabalho no frio tb tenho la tubos dessas dimensoes gostaria de saber a valvula pra ver se isso me saia a preço de nada =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

so uma coisa essa valvula de passagem e de afinaçao mto fina (quando digo fina digo de uma afinaçao de passagem de co2 mto pequena)

to a perguntar sobre a valvula como trabalho no frio tb tenho la tubos dessas dimensoes gostaria de saber a valvula pra ver se isso me saia a preço de nada =)

A válvula é utilizada em ar comprimido, a sua afinação não é tão fina como as de agulha apesar do sistema ser idêntico, a marca da válvula é camozzi.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais