Ajuda na fertilização e escolha de produtos


Bruno_79

Recommended Posts

Boas, adquiri recentemente uns testes de NO3, PO4 e Fe, pois estava com um boom de algas e quero acabar com elas. Hoje, algumas horas depois de ter feito uma TPA e de ter limpo grande parte das algas fiz os testes que deram os resultados de:

 

NH3 : 0.6 mg/l

NO2 : 0.3 mg/l

NO3 : 30 mg/l

PO4 : 0.25 mg/l

Fe : 0 mg/l

 

Tenho lido muito, mas continuo com duvidas e confuso e venho pedir a vossa ajuda para equilibrar isto. Tenho cá em casa Ferropol 24, Seachem Flourish e Tropica Plant Nutrition +. Acho que tenho o PO4 e o Fe um bocado em baixo e pergunto-vos qual a melhor forma de os subir e até que valores, e se posso usar algum dos produtos que tenho ou o que aconselham.

 

Para completar tem 240lts, 3x54w T5 10000K, CO2 pressurizado, akadama, mais plantas que peixes entre elas vallisnerias nanas, echinodorus tenellus, anubias nanas, e mais umas duas que desconheço e umas flutuantes. Tenho algas filamentosas por todo lado.

 

Que me dizem?

 

Abraço

Bruno Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, adquiri recentemente uns testes de NO3, PO4 e Fe, pois estava com um boom de algas e quero acabar com elas. Hoje, algumas horas depois de ter feito uma TPA e de ter limpo grande parte das algas fiz os testes que deram os resultados de:

 

NH3 : 0.6 mg/l

NO2 : 0.3 mg/l

NO3 : 30 mg/l

PO4 : 0.25 mg/l

Fe : 0 mg/l

 

Tenho lido muito, mas continuo com duvidas e confuso e venho pedir a vossa ajuda para equilibrar isto. Tenho cá em casa Ferropol 24, Seachem Flourish e Tropica Plant Nutrition +. Acho que tenho o PO4 e o Fe um bocado em baixo e pergunto-vos qual a melhor forma de os subir e até que valores, e se posso usar algum dos produtos que tenho ou o que aconselham.

 

Para completar tem 240lts, 3x54w T5 10000K, CO2 pressurizado, akadama, mais plantas que peixes entre elas vallisnerias nanas, echinodorus tenellus, anubias nanas, e mais umas duas que desconheço e umas flutuantes. Tenho algas filamentosas por todo lado.

 

Que me dizem?

 

Abraço

 

Quantas horas tens de luz???

o espectro do luz eu prefiro sempre todas diferente no teu caso talvez 6000k 8000k e 10000k de traz para a frente a potencia que tens acho que é suficiente mais uma de 54w tambem não ia matar por la nada :bad-words:

Mas ja ja ja

Baixar esse no3 para no máximo 10 20 com tpa's (ideal ente 5 e 10) e depois subir o po4 para uma relação de 1:10 com o no3 com esses já vais parar o bom de algas para já não ligues mais do que 7 horas a iluminação quanto ao Fe basta pores quando as luzes acendem 4 gotas de Ferropol 24

Editado por meninuuuuu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, actualmente estava com 8h d luz. Em relação as lampadas comprei a calha recentemente e lampadas novas só daqui a um ano +/- que estas têm que render. Agora vamos aos valores, baixar o NO3 é facil, em relação ao ferro vou manter então as gotas de Ferropol 24 e as 7h de iluminação. Agora em relação ao PO4 como faço para o subir, algum dos produtos que tenho servem, ou o que aconselhas?

 

Obrigado e abraço!

Bruno Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Que Seachem Flourish tens? existe um de PO4, é o que uso pois tambem tenho o mesmo problema de falta de PO4 no aquario plantado. Nitratos com fartura e falta de PO4 leva a um boom de algas.

CUmprimentos, Nuno Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Uma dose de artémia congelada é capaz de subir isso :doofywave:

 

O nPk da tropica tem P

 

cumps

 

Boas

Acho que nem com uma caixa, com 15 tetras é dificil... Qual é o NPK da Tropica? Tropica Plant Nutrition +?

Obrigado

Abraço

 

 

Boas

Que Seachem Flourish tens? existe um de PO4, é o que uso pois tambem tenho o mesmo problema de falta de PO4 no aquario plantado. Nitratos com fartura e falta de PO4 leva a um boom de algas.

CUmprimentos, Nuno Pinto

 

Boas, o que tenho é o Seachem Flourish (apenas assim, será o normal acho), medi hoje de novo e esta mesmo a 0 o Po4. Consigo limpar a grande parte delas, mas depois mais um dia ou dois volta ao mesmo porque não consigo acertar os valores. Podes-me dizer que produtos usas?

Obrigado

Abraço

Bruno Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Primeiro,acho que tens um espectro de luz muito alto.Todos esses kelvins são uma boa ajuda para a prpagação de algas se tiveres aluz ligada muito tempo.

Segundo,para aumentares os valores de PO4 tens 2 maneiras:

-Podes adicionar mais comida do que estas a adiconar agora,é um bom meio para aumentar o PO4

-Podes comprar o fertilizante na horizonte aquatico(lquido ou para dissolver),fosfato monopotassico(KH2PO4)

 

Espero ter ajudado

psacram

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas psacram!

As luzes estão as 3 ligadas durante 7h por dia, infelizmente eram os kelvins que vinham, quanto aos Po4 ao usar comida não subo também os Nitratos (por decomposição da mesma)? Só existe a da Horizonte Aquatico? A minha noção de química é praticamente nula, KH2PO4 é o mesmo?

 

Abraço e obrigado!

Bruno Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos, acho que vai ser a minha opção, comprar alguns produtos da linha da Seachem e seguir +/- o plano deles. Estive agora a fazer uma TPA e as algas estão a finalmente a diminuir a olhos vistos. Infelizmente e para grande tristeza minha parti o drop checker quando o estava a limpar cá fora, acabei por encomendar um da net junto com 2 doses de flame moss (que tanto procurava) num site estrageiro, fica por cerca de 20€.

 

Agora voltando ao tópico, vamos lá ver se é isto que necessito:

 

Seachem Flourish (já tenho)

Seachem Iron ----------------------- Subir Fe

Seacehm Phosphorus --------------- Subir Po4

Seachem Nitrogen ------------------- Subir No3

 

Seachem Trace (micros)

 

Seachem Excel (acham necessario, pois tenho co2 pressurizado?)

 

Tou a fazer bem as contas ou nem por isso? Quem usa recomenda?

 

Vou fazer uns testes aos valores e ver o que dá.

 

Abraço e obrigado a todos mais uma vez.

Bruno Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho lido várias vezes Carlos, há até quem injecte directamente sobre as algas Seachem Excel ou Água Oxigenada, com bons resultados. Mas eu queira primeiro acertar os valores, que é esse o grande problema.

 

Testes feitos depois da TPA, ficou algo a volta destes valores (maravilhosos testes de cores da Hagen):

 

No2 : 0.2

Nh3 : 0

Fe : 0

Po4 : 0.5

No3 : 8

 

Foi fertilizado com 5 gotas Ferropol 24 (micros) e 20ml de Tropica Plant Nutrition + (dose inferior ao recomendado). Vamos a ver como estão os valores depois.

 

Abraço

Bruno Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho lido várias vezes Carlos, há até quem injecte directamente sobre as algas Seachem Excel ou Água Oxigenada, com bons resultados. Mas eu queira primeiro acertar os valores, que é esse o grande problema.

 

Testes feitos depois da TPA, ficou algo a volta destes valores (maravilhosos testes de cores da Hagen):

 

No2 : 0.2

Nh3 : 0

Fe : 0

Po4 : 0.5

No3 : 8

 

Foi fertilizado com 5 gotas Ferropol 24 (micros) e 20ml de Tropica Plant Nutrition + (dose inferior ao recomendado). Vamos a ver como estão os valores depois.

 

Abraço

 

Achas porreiros os testes?

Quanto te custaram?

Eu tenho uns da Elos e/ou eu sou um nabo, ou não sei.. é que é complicado ver as cores lol

 

Boa sorte com isso, tou com o mesmo problema que tu :-D

Vai dizendo coisas :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achas porreiros os testes?

Quanto te custaram?

Eu tenho uns da Elos e/ou eu sou um nabo, ou não sei.. é que é complicado ver as cores lol

 

Boa sorte com isso, tou com o mesmo problema que tu ;)

Vai dizendo coisas omg

 

Boas João!

Os testes comprei na Aquaplante ficou entre os 12€/15€ de Po4, Fe e No3, comprei estes porque são os mais baratos que encontro, mas aquilo tem tanta precisão como a tarologa Maya :) , a escala de cores tem um intervalo enorme entre valores, é mesmo só para controlar por alto.

 

Entretanto acabei por me decidir nos fertilizantes, encomendei Po4, Fe e NK da Horizonte Aquatico. Vamos lá ver se é desta que consigo fazer alguma coisa com os valores.

 

Abraço!

Bruno Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ahah a ironia fica sempre bem xD , pena não a ter percebido eheh.

Os da elos a escala nunca mais acaba xD, principalmente o de PO4.

Entretanto já aprendi a ver melhor, acho que me estou a safar ;)

 

Abraço e boa sorte ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João, é que as vezes fico ali as aranhas a olhar para a escala de côres que é muito manhosa e dá-me para isto...

 

Quanto a novidades, chegou a encomenda da Horizonte Aquatico que ficou bem mais em conta que o conjunto da Seachem e trazia umas "pipetas" tipo as do testes para dosear o liquido para o aqua, com escala e tudo.

 

Em relação as algas, já conto com 5 SAE's e cerca de 3 TPA's por semana e esta sob controlo, penso eu... Quem agradece a água das TPA's são as flores que tenho nas varandas que estão com uma força desomunal.

 

Abraço

Bruno Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas!

Depois de muitas leituras, conselhos e sugestões daqui do pessoal do forum, depois de conseguir atingir um equilibrio nos valores, usando os testes para os controlar e de muitas TPA's finalmente posso dizer que se acabaram as algas, completamtne irradicadas. :discuss_gathering:

 

Actualmente fertilizo diariamente com Fe da HA e Ferropol24, de 2 em 2 com Seachem Excel e semanalmente corrijo o ligeiro desiquilibrio (se for necessario) de Po4 e No3 também da HA, e os SAE e os camarões vão fazendo a manutenção. As plantas estão mais verdes que nunca, a crescer a um ritmo enorme. Realmente é tudo uma questão de paciência.

 

Abraço

Bruno Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais