Inicio Reef 300 litros :)[actualizado 26 Outubro]


Recommended Posts

Boas aki estou eu :idea: passado 2 meses de mta leitura e a massar algumas pessoas que já estao mto dentro do assunto finalmente vou passar á pratica

 

Foto do aquario e sua localização:

Pic_2457_2.jpg

 

Tou com medo de ter o peso do aquario assente na parede e num só pilar..é que apartir do 2º pilar tenho um disnivel de 5 mm o que poderia voltar a partir o aquario.

O Aquario está sobre 2 placas de esferovite compactado com 5 cm de espessura e uma tábua de madeira maciça com 3 cm de espessura.

 

 

Foto da reparaçao do aquario feito pelo aquaxxi:

Pic_2457_1.jpg

 

Tao familariazados com este tipo de reparaçoes? é um vidro de 10 mm que ocupa a zona da racha e mais uns cm´s para o lado. O vidro ocupa toda a largura do aquario.

O aquaxxi garantiu-me que era completamente seguro espero que esteja certo. O aquario tá a 5 dias com este volume de agua e nao perde agua nenhuma. vou hoje enche-lo totalmente para testar o aquario com a pressao dos 300 litros.

 

 

Material disponivel(escumador):

Pic_2457_3.jpg

 

Este escumador que supostamente serviria para 400 litros segundo o fabricante servirá para o meu aquario de 300 litros?qual acham que seria a melhor localizaçao para ele? vidro lateral ou atras do aquario ao meio?

 

Restante material (Bombas, termostato, kalk etc.):

Pic_2457_4.jpg

 

Como Circulaçao vou ter 2 hagen 802 (1700L/Hx2) + uma azoo 2500L/H o que dá um total de 20x/hora o volume do aquario..Será suficiente? agora a grande duvida... qual a melhor forma de proporcionar boas correntes? posiçao das bombas em altura e localizaçao?

 

Substrato:

Pic_2457_5.jpg

Qto ao substrato tenho 20 kg neste momento de areão de coral e penso adquirir alguma aragamax... tendo o aquario 1,50x40x50... qtos kilos acham que necessito para ter uma altura de 7 cm ?

 

Segunda feira vou buscar 280 litros de agua natural a 2 localizações diferentes e em sitios ja testados por um amigo aki da zona e com bons resultados e colocar 10 kg de rocha viva para começar.

COmo iluminaçao para a semana ja devo ter cá 2 focos hqi 150w da marca Alaska e ja tenho cá em casa uma calha com uma lampada actinica.A iluminaçao ainda nao sei bem ainda como a vou colocar ja que para respeitar os 30 cm de distancia ao aquario e tendo o tecto inclinado pode levantar alguns problemas.. aceitam-se sugestoes :wink:

 

Fico á espera das Vossas ideias e criticas qto ao material que vou utilizar (escumador, localização do aquario, mesa, disposiçao das bombas etc) :lol: e dicas para o que pretendo fazer em breve :)

 

Abraço

Gil Francisco

 

Ah e de agradecer ao Julio Macieira que me tem aturado e dado mtas dicas no audio do MSN :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tao familariazados com este tipo de reparaçoes? é um vidro de 10 mm que ocupa a zona da racha e mais uns cm´s  para o lado. O vidro ocupa toda a largura do aquario.
Nunca vi tal coisa!!! Espero que funcione...

 

Este escumador que supostamente serviria para 400 litros segundo o fabricante servirá para o meu aquario de 300 litros?qual acham que seria a melhor localizaçao para ele? vidro lateral ou atras do aquario ao meio?

 

Na minha opinião esse escumador dá no máximo para um aqua de 200 litros - eu tive um e não fiquei satisfeito. Se o vais usar penso que a lateral do aqua é uma boa opção.

 

Será suficiente? agora a grande duvida... qual a melhor forma de proporcionar boas correntes? posiçao das bombas em altura e localizaçao?
Quanto mais melhor, mas penso que chega. Podes colocar as duas de um lado e a mais forte do outro - as alturas são à tua escolha e de acordo com o aquascaping que depois fizeres.

 

qtos kilos acham que necessito para ter uma altura de 7 cm ?

 

Talvez uns 40 kg

 

A iluminaçao ainda nao sei bem ainda como a vou colocar ja que para respeitar os 30 cm de distancia ao aquario e tendo o tecto inclinado pode levantar alguns problemas.. aceitam-se sugestoes :idea:

 

o teu problema com 2 focos vão ser as traves do aquário, pois vão ficar mesmo por baixo dos focos - não sei como vais resolver isso!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou com medo de ter o peso do aquario assente na parede e num só pilar..é que apartir do 2º pilar tenho um disnivel de 5 mm o que poderia voltar a partir o aquario.

Sinceramente e sobretudo para um salgado, eu também teria medo. Muito medo.... Toma atenção a isso, rapaz! Não querias começar mal.

 

Em relação ao resto faço minhas as palavras do Diogo em tudo, incluindo no escumador.

 

E acrescentar apenas que um aquário desses sem sump dá uma trabalheira incrível e torna a manutenção uma "bico de obra". É evidente que para olhar para o aquário ou a qualidade da água, não faz diferença alguma directamente.

 

Boa sorte, com isso!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa "reparação".... espero que resulte!

 

Tive esse mesmo problema pois quando ia colocar os passa-muros na coluna seca rachei o vidro do fundo. A solução foi colocar um vidro novo.

Sabes que "remendos" a longo prazo podem dar problemas.

É claro que colocar um vidro de fundo novo também me trouxe problemas pois fiquei com uma fuga num canto que tentei remediar com silicone o que também não funcionou.

A Solução passou por desmantelar e refazer completamente o "aqua". Por aqui já vês que "remendos".....espero que tenhas mais "sorte" que eu com a solução que aí tens.

 

Sobre a iluminação, acho que devias colocar uns "projectores" novos da azoo que prendem no aqua com um suporte tipo braço e que têm a lâmpada na ponta(parecem uns candeeiros de mesa de cabeceira, pequenos e compactos) e que não te trariam o problema do tecto baixo.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acerca do que se diz dos remendos tambem acho que não são a melhor solução mas .... sem stress tenho um aquario de 120cm com um remendo desse tipo cheio a 2 anos e nunca deu problemas se foi bem desengordurado, a silicone bem espalhada e o aquario não estiver mal

apoiado ( torção) penso que não ha crise, ....penso ....pelo menos eu nunca tive.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

è bom ouvir isso Rec sempre fico mais descansado :wink: de qq maneira tenho o aquario com agua ja a bastantes dias e vai ficar assim ate segunda, altura em que vou buscar a agua natural.

 

Em relaçao a iluminaçao acham que vou ter problemas em akecer as traves do aquario ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não seria o primeiro caso em que uma HQI conseguiria estalar um trave.

 

Contudo existem vários factores para que isso aconteça.

 

Eu diria que se a trava não tiver qualquer contacto com água, se a HQI for de 150W ou inferior e de uma temperatura acima dos 9000K e se a altura desta à trave for de, pelo menos, 10cm, dificilmente partirá.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao nao haverá problema penso eu pq as traves nao vao tar em contacto com a agua e tem uma espessura grande.

Alem do mais vou ter 2 ventoinhas de 120 mm de alto débito podendo direccionar uma delas para a agua e outra para o cimo do aquario.

E as lampadas serão de 10000-14000k e 150W :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podendo direccionar uma delas para a agua e outra para o cimo do aquario

Toma atenção a isto. :wink:

 

Nunca coloques uma ventoinha direccionada para uma lampada HQI. Não percebi se era isso que ias fazer, mas nunca o faças.

 

Em relação às travas o problema que vejo é a luz que vais perder. Porque se num doce, as travas estão sempre manchadas e "sujas", num salgado isso é praticamente certo. As minhas travas estão praticamente opacas. :shock:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao a ventoinha +e uma direccionada para a agua e a outra direccionada no espaço que fica entre o aquario e a luz, nao directamente para a luz! :wink:

 

Qto as hqi vou tentar direccionar o foco para o espaço entre elas ja que como disseste nas traves perco mta luz.

Qto a Actinicas uma Lampada chegará!?

 

Aderito podes-me mandar uma pM aonde viste esses focos da azoo e o preço... se for possivel agradecia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Como te disse no MSN, penso que deverias equacionar colocar 3 focos em vez de 2. Como o Hugo disse e muito bem, vais perder muita luz e isso num salgado é algo que nãos e pode descorar!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, para um aqua de 68cm de altura e perto de 500L, estáva a pensar colocar 2 HQI de 250W, o que acham? E a que altura devem ficar? Tb tenho o problema ou suposto problema com a travesssas, mas como o aquário tem 1,50m, n sei se realmente será problema.

 

Abraço.

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma solução para as travas e a perda de luz é retirares essas duas travas substituindo por uma a meio e colocando ainda travamento a toda a volta.

Com esta solução tens o caminho entre os projectores e a superfície da água completamente livre não desperdiçando luz.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estáva a pensar colocar 2 HQI de 250W, o que acham?

 

Depende muito dos corais que queiras mantêr e se as travas estão por baixo dos projectores ou não.

Para um aquário típico de recife eu diria que a iluminação é suficiente principalmente se conseguires afastar os projectores das travas ou pelo menos mantê-las limpas.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aquário antigo tinha, tal como esse, 2 traves. A certa altura tive de utilizar provisoriamente um projector de 2 HQI's que ficavam por cima das traves.

Num belo dia em que estava em casa ouvi um estalo enorme: foi uma das traves que partiu exactamente ao centro. Ao colocar lá a mão ainda queimei os dedos. :P

Digamos que foi um momento para esquecer.

Não aconselho de facto HQI's sobre qualquer vidro de aquário.

Penso que os focos da Azoo só vão até 70w. De qualquer modo há aqui membros da empresa representante da marca que poderão responder.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois mesmo 3 focos de 70 watt´s nao seria suficiente....

MAS acham que nao consigo colocar os focos a apontar pra zona entre as traves?

eu acho que é possivel :P pelo menos vou tentar. Mexer mais no aquario é impossivel. Tar a mexer nas traves do aquario com uma reparaçao ja feita acho demasiado arriscado.

 

outra coisa acham que o um AquaMedic TurboFlotor 750 seria mto melhor que o PRizm deluxe ?compensava a venda do meu e a compra do turboflotor?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

Depois do aquario testado, finalmente consegui juntar dinheiro para o areao (15 kilos aragonite + 20 kg Areao coral fino + 10 kg Golden Shores da seachem)

Qto ao areao, o da seachem tive praticamente uma hora a lava-lo.. foi um bocado custoso :D

Tou a pensar em fazer uma Dsb (8-9cm) mas apenas utilizando 2/3 do cumprimento do aquario deixando o restante com uma camada mto fina de areao so a cobrir o fundo (+-1cm), pois tenho uma ideia para a futura decoraçao.

Isto prejudicará o funcionamento da DSB?torna-a Inviável?vao-se acumular detritos na zona baixa?

Pic_2457_8.jpg

 

 

 

 

Rocha viva consegui juntar mto pouca, terá que ser aos poucos. Neste momento tenho 5,5 kg de rv da Indonesia e 1,5kg de Singapura.

Pic_2457_9.jpg

 

 

 

Comecei já com a adiçao com Kalk, num sistema um bocado Pro bimbo... nao consegui enfiar o tubo num garrafao de 5 litros pois ele enrola-se todo e fica quase á superficie.Terei que arranjar um tubo rigido.

Para remendar, tou a usar uma garrafa de soro :D ao contrário claro apoiada num suporte pra canas de pesca Lol e uma geladeira :D

O problema e ainda nao percebi bem pq é que de tempos a tempos o kalk fica a pingar cada vez mais devagar até pingar...ja cortei o tubo para nao ser tao extenso e mais voltas etc etc mas continua a abrandar o pinga pinga ate gotejar de 10 em 10 segundos

aki está o sistema á MacBimbo:

Pic_2457_7.jpg

 

Qto ao escumador, e tendo em conta que só está a trabalhar á 2 dias ele cria uma espuma branca com algumas partes castanhas e no fundo do copo fica tipo agua com uma cor escura... é normal certo?

Pic_2457_10.jpg

 

Outra Pergunta... Apenas uma luz Actinica será suficiente para curar a rocha?

Pic_2457_6.jpg

 

E Por ultimo acham a posiçao das bombas correcta?

(1 azoo 2500L/H na lateral eskerda a chocar contra a corrente de um hagen 1500L/H no centro do aquario... e uma hagen 1500l/h para o futuro aquascaping)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A tua perguna em relação à DSB, quanto a mim é não.

 

Como já referi várias vezes, e não sou só eu a fazê-lo: Qualquer sistema funciona desde que se cumpra à risca as suas necessidades.

 

Se resolves fazer DSB, então fazes DSB, não é em metade ou em 1/3 ou em 1/4 do aquário. É no aquário todo e se possível ainda na sump/refúgio.

 

Meter uma meia DSB é meio caminho andado para o insucesso.

 

Não conheço esse produto da seachem, por isso não vou opinar, mas lavaste isso com água corrente ou água salgada?

 

Em relação ao areão para a DSB ele deve ser aragamax ou seja o mais fino possível. Sugarsize. Areão de coral não é o melhor apesar de haver muito boa gente que o use sem problemas. Colocar o mais fino por baixo e o outro em cima.

 

Em relação às actinicas não percebi a tua pergunta. Mas a rocha não está curada? :D

 

Se não está curada estás a curá-la dentro do aquário?

 

Para curar rocha acho que o que é preciso é forte movimentação e um óptimo escumador. Quando digo forte e óptimo é mesmo forte e óptimo. Acho que a luz é dispensável, mas espera por mais opiniões.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Se compraste RV por curar, tal como o disse o Hugo, é algo de muito estranho e até prejudicial para o teu aqua. A Rocha pode ser curada, caso não esteja sem luz e como o Hugo disse e muito bem com muita movimentação e um execelente escumador.

 

Eu acho que tens a Rocha curada e estás a fazer confusão e por isso vais precisar da luz para o desenvolvimento da alga coralina - no tentanto penso que vais precisar de uma lâmpada daylight pois a actinica não é suficiente.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas qto a DSB vou deixar mais alguem se prenunciar mas penso o seguinte... a DSB está lá mesmo que nao esteja em toda a extensao do aquario... conseguem-me dar a explicaçao técnica para que nao resulte sem ser so pelo facto de ser dogmatico usar em toda a extensao do aquario?

 

Qto à rocha Comprei uma parte dela passado 2 dias de ter chegado a loja (dos 7 kilos comprei +- 3 kilos assim)e essa rocha quando a coloquei no aquario ainda tnha um cheiro um pouco desagradavel por isso presumo que nao esteja completamente curada.

Qto ao facto de ser prejudicial ao aquario ja li em mtos sitios que na fase da ciclagem nao existe qq problema em curar a rocha no aquario... havendo apenas problema se eu tivesse invertebrados ou peixes.Nao é o caso.Podem-me explicar em que medida é prejudicial?Mesmo com as trocas de agua agora durante a ciclagem.. e ja agora que trocas recomendam ao longo do primeiro Mes.

Tou a utilizar 100% agua natural e parte da areia ja estava maturada (veio de outro aquario)

 

Qto ao escumador Acham a espuma produzida e akela Agua Normal?

E a tampa é mesmo assim nao está ao contrário:) pelo menos é assim que ela encaixa.

 

Qto ao kalk ja consegui resolver o problema com o tubo rigido.Ja está a pingar do garrafao de 5 litros... No outro sistema o problema é que estando a garrafa ao contrario acumulava-se no fundo akela pasta branca nao benefica que entopia lentamente a saida da garrafa.

 

 

 

E Por ultimo acham a posiçao das bombas correcta?

(1 azoo 2500L/H na lateral eskerda a chocar contra a corrente de um hagen 1500L/H no centro do aquario... e uma hagen 1500l/h para o futuro aquascaping)

 

 

Desde já um obrigado pelas respostas já dadas e por futuras respostas aki feitas

 

Abraço Gil Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

É prejudicial porque vai fazer com que o ciclo do teu aquário vá demorar mais tempo - vão libertar-se muitos elementos tóxicos dessas rochas - deresto tens razão, se não tens nada lá dentro não há problema - tens é que esperar mais tempo!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas qto a DSB vou deixar mais alguem se prenunciar mas penso o seguinte... a DSB está lá mesmo que nao esteja em toda a extensao do aquario... conseguem-me dar a explicaçao técnica para que nao resulte sem ser so pelo facto de ser dogmatico usar em toda a extensao do aquario?
Acho muito bem que oiças mais opiniões. Todos fossem assim. E procura, investiga, lê. Só ajuda

A explicação técnica é simples: Porque é num aquário de 1000L de água doce por exemplo, não metes um filtro de 2 litros de capacidade de materias filtrantes e tens de colocar um de 10 ou mais litros? Porque terás mais materias filtrantes, logo mais bacterias, logo mais filtragem. com a DSB é precisamente o mesmo. Quanto mais área, mais bacterias, mais disnitrificação. :D

 

Qto à rocha Comprei uma parte dela passado 2 dias de ter chegado a loja (dos 7 kilos comprei +- 3 kilos assim)e essa rocha quando a coloquei no aquario ainda tnha um cheiro um pouco desagradavel por isso presumo que nao esteja completamente curada.  

Qto ao facto de ser prejudicial ao aquario ja li em mtos sitios que na fase da ciclagem nao existe qq problema em curar a rocha no aquario... havendo apenas problema se eu tivesse invertebrados ou peixes.Nao é o caso.Podem-me explicar em que medida é prejudicial?Mesmo com as trocas de agua agora durante a ciclagem.. e ja agora que trocas recomendam ao longo do primeiro Mes.  

Tou a utilizar 100% agua natural e parte da areia ja estava maturada (veio de outro aquario)

Pois... Se assim é não deverias ter curado a rocha dentro do aquário. O curar a rocha, significa sobretudo, retirar dela toda as toxinas, doenças, agentes patogenicos, seres mortos, etc que ela contem. Para onde queres que essa "tralha" toda vá, se estás a fazer isso tudo dentro do próprio aquário? :D

 

Também já li que pessoas fizeram isso, mas que demoraram muito tmepo a ter o aquário livre de problemas...

 

Qto ao escumador Acham a espuma produzida e akela Agua Normal?
Não consigo perceber muito bem, mas a ideia é que tire espumar cor de café. Castanho escuro. Se "parece" apenas água porca então o escumador tem de ser afinado! :D

 

E a tampa é mesmo assim nao está ao contrário:) pelo menos é assim que ela encaixa.
Nop. Está mesmo ao contrário :D Aquele efeito de cone da tampa é para a espuma bater e cair. :D

 

Qto ao kalk ja consegui resolver o problema com o tubo rigido.Ja está a pingar do garrafao de 5 litros... No outro sistema o problema é que estando a garrafa ao contrario acumulava-se no fundo akela pasta branca nao benefica que entopia lentamente a saida da garrafa.
Tenho esse problema também :D Até porque o meu tubo desce e depois sobe e acomula kalk não dissolvido. :D

 

Vou colocar uma mangueira mais larga para testar se melhora...

 

E Por ultimo acham a posiçao das bombas correcta?  

(1 azoo 2500L/H na lateral eskerda a chocar contra a corrente de um hagen 1500L/H no centro do aquario... e uma hagen 1500l/h para o futuro aquascaping)  

 

 

Desde já um obrigado pelas respostas já dadas e por futuras respostas aki feitas

Neste pc (o monitor está queimado) não ocnsigo perceber bem as bombas :D

 

Mas ideia é mesmo fazer contra-corrente. :D

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazer meia DSB teria o problema de que com tanta circulação, peixes a levantarem areia, mais tarde ou mais cedo a "areia" teria tendencia a alisar-se e ficas com metade da altura que tinhas previsto ao longo do aquario todo!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok a opiniao é unanime em relaçao a dsb :) vou desistir da minha ideia

Qto a tampa do escumador o cotter tinha mm razao :) sou mm tone :roll:

 

Em relaçao a circulaçao qual a vossa opiniao? :P com a introduçao da rocha morta.. coloco-a como base do paredao e coloco a rocha viva por cima ?

 

Qto as trocas o que aconselham para o 1º mes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais