A estreia...


yezmok

Recommended Posts

Ora boas...

 

Já à algum tempo que me tenho vindo a interessar pela aquariofilia, até que decidi adquirir um aquário, mas ando indeciso e precisava da vossa opinião.

 

Tenho andado a ver aquários e a relação preço/qualidade, desde foruns, lojas (por exemplo: Didos Farm) até hipermercados com o Jumbo e Continente.

 

E vi um que me encantou pela relação preço/qualidade (isto relativo à minha quase nula experiência). »» Naturline - EHEIM AquaPro XL »» http://naturline.pt/promocoes.aquaproxl.ht...CFQo1QwodAwRqlg

Apenas trocava o Filtro EHEIM Aquaball 2210 que vem com o aquário pelo EHEIM Classic 2211.

 

O tamanho do aquário agrada-me, mas se encontrasse um com pelo menos mais 80cm e não muito mais caro ficava mais satisfeito.

 

Gostava de saber a vossa opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

O Eheim 2211 é claramente insuficiente para esse aquário.

Tenho um Hydor Prime 10 que tem a mesma litragem desse e não chega para um aquário de 54L quanto mais para esse.

De resto, força com isso.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

O Eheim 2211 é claramente insuficiente para esse aquário.

Tenho um Hydor Prime 10 que tem a mesma litragem desse e não chega para um aquário de 54L quanto mais para esse.

De resto, força com isso.

 

1 Abraço

 

Acham uma boa escolha?

 

Ou o Aquapro 80 seria melhor?

 

Então e qual o filtro que aconselham, quer para o 60 ou 80?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando comprei o meu, procurei logo um com filtro, termostato e iluminação... acabei por comprar um aquatlantis ambiance 80.

Não é mau... mas se fosse hoje não faria esta compra. Acho que ficas muito mais bem servido se comprares as coisas individualmente. Considera essa hipótese...

Por exemplo, nunca vi nenhum kit à venda em que a iluminação tivesse uma relação de 1W/litro! E os filtros, normalmente, são uma vergonha!

 

Boa sorte nessa compra!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A "regra" diz 3 a 5 vezes a litragem do aquário...

Eu pessoalmente digo para apontares para as 5x. Ou seja, se o teu aquário tem 100l, o filtro deverá fazer 500l/h.

Em relação a marcas, utilizo Eheim (ecco pro 300) e estou muito satisfeito. Mas também ouço dizer que JBL ou Tetratec são boas opções!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A "regra" diz 3 a 5 vezes a litragem do aquário...

Eu pessoalmente digo para apontares para as 5x. Ou seja, se o teu aquário tem 100l, o filtro deverá fazer 500l/h.

Em relação a marcas, utilizo Eheim (ecco pro 300) e estou muito satisfeito. Mas também ouço dizer que JBL ou Tetratec são boas opções!

 

Cumps

 

Pois, mas estive a pesquisar e a Eheim consome mt menos energia(5w, 6w) e os outros o dobro ou quase.

 

Acho que vou optar pela Eheim, são mais caros mas penso que deve compensar.

Editado por yezmok
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eheim tem uma qualidade acima dos outros, consome menos, e pelo que sei tens sempre peças para qualquer um dos filtros, porque não optas por comprar tudo separado? Normalmente sais melhor servido e só investes uma vez.

Aponta o filtro para as 5x, antes um bocadinho a mais que um bocado a menos.

Duarte Lopo de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!!!

 

Comprei hoje à tarde o Aquapro 60 XL mais o filtro ECCO Pro 130! :bs_quesexclaim:

 

Este FDS já o devo montar, isto se comprar o areão que é o que me falta! :eusathink:

 

Que tipo de areão ou substrato aconselham?

 

Falaram-me para por só macadama (acho que 'e isto), que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora, enquanto não montas isso, aproveita para ler uma série de coisas importante (e interessantes!).

 

Aqui fica a bibliografia :sorry:

Manual 1

Manual 2

Escolha do substrato

Noções básicas de layouts

Links para tópicos importantes

Manutenção de plantas

 

Boas leituras e boa aquáriofilia!

Editado por tfncruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora, enquanto não montas isso, aproveita para ler uma série de coisas importante (e interessantes!).

 

Aqui fica a bibliografia ;)

Manual 1

Manual 2

Escolha do substrato

Noções básicas de layouts

Links para tópicos importantes

Manutenção de plantas

 

Boas leituras e boa aquáriofilia!

 

Eu já tenho muitas noções, pois o meu irmão já tem aquários à algum tempo!

 

Eu também tenho alguns livros, links no pc, e assinei a bioaquaria! ;)

 

Muito obrigado pela ajuda, vou ler esses artigos ;)!

 

Mais uma vez obrigado, e depois voltarei a chatear a malta!!! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O "areão" depende sempre do que queres fazer do aquario.

- Se queres um plantado tipo "Selva" tens de por um bom substrato fértil e depois por cima podes por akadama, areao +- fino ou outro substrato que se vende por ai ainda mais específico (ADA, ELOS, etc)

- Se queres um plantado com plantas que nao tem grande exigencia a nível de raizes (fetos, cabombas, egerias) podes ter so areao ou so akadama.

- Se queres um aquario de ciclideos africanos (espera que alguem complete esta minha ideia) deves ter um areao mais fino e com rochas calcarias para subir o pH.

- Se queres aqueles aquários psicadélicos, compras aquele areao colorido e poes um mergulhador e um barco pirata a deitar bolhinhas... (há quem goste)

 

Como podes ver, isto da aquariofilia tem para todos os gostos e carteiras...

Abraço e benvindo a este hobby

Nuno Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Se queres um aquario de ciclideos africanos (espera que alguem complete esta minha ideia) deves ter um areao mais fino e com rochas calcarias para subir o pH.

 

Se é o teu primeiro aquário não te aconselho já os ciclideos...

Normalmente o pH deverá andar mais alto que o normal e um dos métodos para conseguir isto são as rochas calcárias. Mas também podem ser conchas ou areia da praia...

Mas nem todos os ciclideos gostam do pH alto! O Kribensis (Pelvicachromis Pulcher), por exemplo, requer um pH a rondar os 7.

 

O que te aconselho é veres em primeiro lugar qual o pH da água que sai da torneira. Tira um pouco para um copo, espera 1 a 2 horas, e depois mede.

Mediante esse resultado, sabendo que podes sempre aumentar e diminuir (um pouco) esse pH, escolhe os peixes que se adequam a essa água e estuda o melhor habitat para eles. Isto vai ditar uma série de coisas... entre elas o(s) substrato(s) que necessitas.

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!!

eu tambem sou novato neste maravilhoso hobby, depois de decidir comprar um aquário, fiz dezenas de pesquisas

na net em vários forums e acabei por fazer o meu próprio aquário, com as mesmas dimensões que tu queres.

Aconselho-te a fazer a mesma coisa pois vais poupar muitos €€€€!!!

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já comprei o meu aqua.

 

Aquário Aquapro 60 XL da Eheim (84 l)

 

Setup:

 

Dimensões: 60x35x40

Iluminação: 2 x 15 W

Filtro: Eheim ecco pro 130 (500 l/h)

Substracto: Elos Terra small (5l)

Termostato: Jager 75W

CO2: será tipo caseiro

Fertilizante: Elos Fase1 e Fase2

 

Flora e Fauna ainda não decidi.

 

Decoração: Vou ainda comprar um tronco ramificado.

 

Estou só à espera que o móvel esteja pronto, fui mandá-lo fazer hoje. :mrgreen:

 

Aqui vão algumas imagens do material e o esboço do móvel.

 

HPIM9706.jpg

 

HPIM9709.jpg

 

HPIM9712.jpg

 

EsbooMovelAqua.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Já tenho o móvel feito, já-lhe o lixei, já-lhe dei a primeira de mão de cera em tom de cerejeira. Agora leva mais uma lixadela, mais uma de mão de cera e finalizo com um verniz, com o puxador da gaveta e com uns pés. Depois é começar a montar o aqua! :(

 

Aqui vão umas fotos do móvel.

 

DSCF0005.jpg

 

DSCF0006.jpg

 

Também já comprei o tronco. :medieval_mace:

 

DSCF0003.jpg

Editado por yezmok
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como rapidamente vais aprender, filtragem nunca é demais.

 

permite-me discordar, mas se colocas um filtro de 600 litros num aqua de 80 os peixes parece que estão na centifugadora... tudo tem limites :S

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este fds terninei os acabamentos no móvel e montei o aqua.

 

Comprei plantas (Cabomba Caroliniana; Anubias barteri var. nana e as verdes e vermelhas que não sei o nome :s)

 

Deixo aqui algumas fotos para poderem ver, comentar e criticar! ;)

 

HPIM0036.jpg

 

HPIM0037.jpg

 

HPIM0040.jpg

 

HPIM0041.jpg

 

HPIM0042.jpg

 

HPIM0043.jpg

 

HPIM0046.jpg

 

HPIM0047.jpg

 

HPIM0050.jpg

 

Entretanto já coloquei um Betta Combatente para começar a dar vida ao aqua! ;)

 

Depois coloco fotos já com a água limpida (as pilhas da máquina fotográfica estão a carregar)! :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vai mais uma actualização...

 

Fiz a primeira poda.. Numa semana as cabombas cresceram o dobro, tinha 10 pés, agora 20!!!

 

Retirei as Hemigraphis Colorata, visto não serem propriamente aquáticas (já tinham perdido cerca de metade das folhas).

 

E coloquei Musgo de Java (Taxiphyllum barbieri (Vesicularia)) no tronco. E inseri duas Corydoras Panda.

 

HPIM0219.jpg

 

As minhas Corydoras Panda

HPIM0223.jpg

 

HPIM0225.jpg

 

O CO2

HPIM0227.jpg

 

O Musgo de Java

HPIM0229.jpg

 

O Betta

HPIM0233.jpg

Editado por yezmok
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.