bexiga natatória


Abel Brás

Recommended Posts

Tenho um Discus a morrer com bexiga natatória aguda, digo eu .

Nada de todas as formas , menos da normal e tem o abdomen super inchado.

 

Queria saber , para evitar situações futuras que tratamento de atque usar nesta doença.

 

O gajo ainda ontem á noite estava espetacular :sorry:

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola abel antes de tudo ja experimentaste colocar sulfato de magnesio? isto é as vexes os discus apresentam sintomas de infecção na bexiga natatoria e por vexes nao é...experimenta e depois dix o resultado abraço joao ferreira e boa sorte

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O rapaz foi-se ontem :animal_fish:

Ele estava no fundo sem se mecher, fiz várias coisas para o tentar salvar in cluindo sal , mas não deu , tenho de me precaver para uma próxima situação , que espero que não aconteça.

Editado por Abel Brás

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tratamento extremo é o banho de PP,pode é o discu não resistir.Eu encontrei por cá isto :

isso é um ataque bacteriano ao nivel da bexiga natatória

é dificil de curar

tens que colocar agua do aquario num balde adicionas 2 colheres de sopa de sal

e dois comprimidos de flagyl

mexes bem para dissolver o sal e os comprimidos de flagyl

retiras o peixe do aquario e pões no balde durante meia hora

depois voltas a colocar o peixe no aquario

tens que repetir o tratamento durante uma semana uma vez por dia

 

Tenho cá aponte num txt,acho que foi o José Garcia que disse isso por conselho do Zé Carlos,creio eu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite

 

Tratamento extremo é o banho de PP,pode é o discu não resistir.

 

Jorge, o permanganato de potássio não servirá de nada em infecções internas.

Se não for obstipação intestinal, problemas na bexiga só se tratam com antibióticos e mesmo estes só os que têm efeito sobre bactérias anaeróbicas.

 

Abel, os melhores resultados nestes casos são a junção de Tiazol junto com vitamina K3 e Nifurpirinol, juntamente com NACL para o controlo osmótico.

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
Boa Noite

 

 

 

Jorge, o permanganato de potássio não servirá de nada em infecções internas.

Se não for obstipação intestinal, problemas na bexiga só se tratam com antibióticos e mesmo estes só os que têm efeito sobre bactérias anaeróbicas.

 

Abel, os melhores resultados nestes casos são a junção de Tiazol junto com vitamina K3 e Nifurpirinol, juntamente com NACL para o controlo osmótico.

 

Abraço

 

hugo, o tiazol+k3, é o composto do Flagelol da SERA , o nifurpinol é o composto do bactopur + sal

 

ou seja eu posso juntar ao mesmo tempo o Flagelol o bactopur e o sal ?

 

é que isso seria o ideal. Uma bomba atómica ( no bom sentido ) para matar tudo , o que era exelente

 

já experimentaste ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há uns 9 ou 10 anos tive um escalar que vinha sempre à superfície, por mais que se esforçasse a nadar em direcção ao fundo do aquário. Fora isso tinha um aspecto saudável, comia normalmente, sem mais nenhuma alteração. Suspeitei que fosse da bexiga natatória. Não sei se é isso que se passa com o teu peixe. Lembro-me que na altura fiz terramicina (cloridrato de oxitetraciclina) e aquilo resolveu-se.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hugo, o tiazol+k3, é o composto do Flagelol da SERA , o nifurpinol é o composto do bactopur + sal

 

ou seja eu posso juntar ao mesmo tempo o Flagelol o bactopur e o sal ?

 

é que isso seria o ideal. Uma bomba atómica ( no bom sentido ) para matar tudo , o que era exelente

 

já experimentaste ?

 

Sim, podes juntar em aquário hospital!Com pouca ou nenhuma luz. (obrigatório!)

Já curei um Disco adulto e um oscar adulto nesta situação e com a mistura dos dois medicamentos.

90% dos problemas da bexiga são atribuidos a infecções bacterianas secundárias devidas á presença de flagelados que passaram as paredes intestinais, alojando-se no figado, pancreas bexiga e formações osseas esponjosas.

 

Qual é o peixe em questão?

 

A terramicina é um antibiótico e pode ter o mesmo efeito que o nifurpirinol, embora seja mais dificil de assimilar osmóticamente pelo peixe.

 

Abraço

 

Ps: as feridas que o peixe tem são queimaduras do pp em excesso ou da amónia...

Editado por Hugo Santos

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, podes juntar em aquário hospital!Com pouca ou nenhuma luz. (obrigatório!)

Já curei um Disco adulto e um oscar adulto nesta situação e com a mistura dos dois medicamentos.

90% dos problemas da bexiga são atribuidos a infecções bacterianas secundárias devidas á presença de flagelados que passaram as paredes intestinais, alojando-se no figado, pancreas bexiga e formações osseas esponjosas.

 

Qual é o peixe em questão?

 

A terramicina é um antibiótico e pode ter o mesmo efeito que o nifurpirinol, embora seja mais dificil de assimilar osmóticamente pelo peixe.

 

Abraço

 

Ps: as feridas que o peixe tem são queimaduras do pp em excesso ou da amónia...

 

é um disco ( o tal das fotos noutro topico que me respondeste ). Já ta a recuperar as feridas ( fiz tpa's diarias e pus nitrovec da sera para restaurar a colónia de bacterias. entretanto os discos começaram logo a mostrar melhoras , pois o nitrito e a amonia começaram a desaparecer.

 

No entanto como as fezes tão brancas e ainda tão com falta de apetite e tosses, tou a fazer bactopur . A seguir vou restaurar o filtro de novo e vou fazer flagelol ou hexamita. Vou monitorizar diariamente o niyrito e amonia e fazer tpa's diarias. Espero assim cobrir todo o espectro de doênças .

 

mas para a proxima vou experimentar: PP -> flagellol + Bactopur + sal -> tremazol - > PP . Assim devo cobrir tudo.

vou fazer é uma monitorização dos nitritos e amonia mais eficiente para não dar hipotese de subir os niveis. Que te parece ?

 

para além dos condicionadores de agua que outras ferramentas há ou usas para desentoxicar nitrito e amonia em emergência ?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Eu sei que é capaz de ficar um bocado caro, mas quem gosta dos seus discus e já os tem à uns tempos, que tal levar a um veterinário? não deveria saber tratar os nossos peixes? e ate receitar medicamentos com acção mais precisa?

 

Já alguem do forum levou algum peixe, quer seja discu ou nao ao veterinario?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, por experiencia propria a 1ª coisa a fazer em casos de problemas na bexiga natatoria é a de reduzir o nivel da agua para cerca de 10, 15cm para q seja mais facial a regulaçao da mesma e menos complicado para o peixe ficar ou no fundo ou no cimo, depois creio q o banho de sal seja uma boa soluçao pois os sais disolvidos na agua vão ajudar a muitos problemas do foro intestinal tais como gazes.

abraço

David Carlos

David Carlos

E-mail

Blog Aqualand

Link to comment
Partilhar nas redes sociais