Mortes misteriosas


Rui Bessa

Recommended Posts

Viva,

Na 5ª feira passada (dia 23), troquei a água ao meu aqua com água de osmose e mais à noite adicionei mais 17Kg de RV, 11 macro algas e 2 Cowrie shell. Nos dois dias seguintes ( 6ª e sábado) nada de anormal se passou. No domingo de manhã verefiquei que um coral tinha caído e coloquei-o no sítio. À noite ao fim do dia, +/- 7 horas, alguns peixes tinham desaparecido :D , espreitei e encontrei-os escondidos no meio das RV. Deitei comida, mas eles estranhamente, apareciam repentinamente e voltavam-se a esconder. Nunca tal me tinha acontecido... Na 2ª feira encontrei o acanthurus japonicus morto :? e o Hepatus e o zebrassoma desaparecidos. Hoje de manhã cedo (luzes apagadas), apareceu o zebrassoma a nadar de um lado para o outro de uma forma como se estivesse a fugir de algo :D . Por volta das 11horas apareceu morto preso na bomba de circulação ;) . O hepatus nunca mais o vi, só duas donzelas, dois palhaços e cryptocentrus cinctus os vejo e estão de boa saúde! Já liguei a UV durante 2 horas diárias, os corais estão bem, assim como as anemonas e todos os outros invertebrados.

O que terá se passado? Será da RV?? Ou das mcro-algas, as quais ainda vinham embaladas do país de origem, e terão trazido algum virus?

Cumps,

Rui Bessa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que isso tudo introduzido tão repentinamente não poderá ter provocado um desiquilíbrio? Mesmo tratando-se de rocha viva?

 

Estou apenas a especular... :D

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto...

A ser da RV, só se não estava curada e aí, é preciso ter muito cuidado.

 

Ou te venderam gato por lebre ou não tiveste todo o cuidado na escolha. Rocha viva não curada é daquelas coisas que nunca pensamos que pode fazer mal, se se na realidade não está curada pode causar um crash como foi no teu caso.

 

Muito cuidado, eles andem aí...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Rui

 

Nunca coloques rocha viva no teu aquário que não tenha sido curada pelo menos 15 dias num tanque à parte na loja ou em tua casa . A rocha viva quando transportada passou pelo menos 3 a 4 dias fora de água e às vezes mais porque os pescadores amontoam-a na areia antes de ser expedida . O problema não é apenas a amonia e nitritos porque pode haver vermes e outros invertebrados que quando morrem libertam toxinas duma forma maçica.

A melhor forma para avaliares a rocha se está curada ou não é veres se na loja a mantém junto com corais saudáveis e peixes já hà alguns dias . O processo de cura custa dinnheiro porque ocupa espaço ( é necessário ter recipientes à parte com escumador e bombas potentes , demora tempo e gasta energia .Só depois disso é que deve ser colocada nos aquarios de venda . Por isso é que rocha bem curada é mais cara para além da qualidade .Se usas rocha não curada e te morrem 2 ou 3 peixes acabas logo por gastar mais dinheiro.

As macroalgas geralmente vém também agarradas a bocados de rocha viva e a mim já aconteceu verificar que essa rocha estava completamente podre .

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca coloques rocha viva no teu aquário que não tenha sido curada pelo menos 15 dias num tanque à parte na loja ou em tua casa .

 

Viva,

Esse foi o meu Grande erro :cry: !!!

A rocha estava ainda embalada na caixa de esferovite... Ignorância admito, e se o arrependimento recuperasse algo, jamais a compraria nessas condições. A única consolação que me resta, é que os outros peixes, e seres não apresentam sintomas de estarem mal.

Vou continuar com a UV ligada, 2 horas diárias, durante mais uns dias.

Cumps,

Rui Bessa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou com a mesma duvida do baboon...

sabendo nos que os corais sao mutoooooo mais senssiveis, como morrem os peixes, e os corais ficam fixes :idea:

havera toxinas que so afectam os peixes, e outras que so afectam os corais ?

a ser rocha nao curada (eu ja a tive e sei como vem e como deixa o aqua) faz disparar a amonia de um dia para o outro, e realmente os peixes nao se dao nada bem com amonia, mas ao que sei os corais tb nao...

Um caso para os experts se pernuciarem a 100% eu acho !!

Li no teu texto que a anemona que tens sempre esteve bem o tempo todo, bem.... anemonas e ma qualidade da agua nao liga de maneira nenhuma !!

Eu nao precebendo nada disto, apostava na minha ignorançia, e digo...

A rocha nao terá trazido nenhum animal (que ainda nao tenhas visto) que ao apanhar os peixes desprevenido (noite por ex) lhes toque ou pique, e eles morram passado algumas horas ?

abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

continuo é sem perceber como morrem os peixes e os corais se mantem impecaveis...

Viva,

O meu pressentimento é que algo veio na RV, porque ainda ontem desapareceu-me uma donzela :wink:.

Estou a fazer tpa`s, e mantenho a UV ligada durante a madrugada.

Impressionante são os corais e as anémonas (3) estão de boa saúde, assim como os restantes peixes e invertebrados.

Estou um pouco confuso...

Cumps,

Rui Bessa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela tua descrição e pelos resultados dos testes, também não creio que tenha sido RV não curada. O aquário cheira ou cheirou mal após a introdução da rocha? Se a rocha não estava curada concerteza que a amonia disparava, como já aqui foi dito, e os corais seriam concerteza afectados, a não ser que tenhas apenas corais muitos resistentes.

Por acaso não notaste algum barulho diferente no aquário especialmente durante a noite? Uns estalidos por exemplo?

Pode acontecer que tenha vindo com a rocha um camarão mantis e nesse caso o bicharoco está a banquetear-se com o belo e oneroso repasto que lhe ofereces. Se for esse o caso a única coisa que tens a fazer é tentar apanhá-lo, mas cuidado com os dedos.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses bichinhos são engraçados e EXTREMAMENTE inteligentes mas são capazes de liquidar todos os peixes de um aquário.

Eu que o diga :oops:

Há uns anos perdi um Zebrassoma xanthurus e um Acanthurus sohal (tamanhos M/G) graças a um mantis que eu nem sequer ainda tinha visto.

Ouvia-o durante a noite a divertir-se com os turbos desfazendo-os, assim como aos Lysmattas e eremitas, e a escavar a RV.

Depois quando desmontei o aquário apanhei-o gordinho 8) e só tinha uns 4 a 5 cm ao todo.

Existem várias técnicas para apanhar estes estomatopodes e a próxima edição de uma publicação nacional para o hobby cobre este assunto.

Abraços,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Eu na realidade já apanhei um que o encontrei por acaso, e que na altura postei aqui no forum :wink:. Mas isso foi antes de introduzir esta RV. Também não ouvia, como não ouço, nenhum "estalo" ou barulho estranho, foi uma sorte encontrá-lo. Na altura tive pena de o matar, mas acho que foi a melhor opção tendo em conta o que me está a acontecer. O que o Alexandre e o João Cotter escreveram é o que me faz desconfiar... Só não é ainda uma certeza, por não o ter visto, como os outros peixes se mantêm vivos assim como camarões.

É esta situação que me põe baralhado cheers

Cumps,

Rui Bessa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só não é ainda uma certeza, por não o ter visto, como os outros peixes se mantêm vivos assim como camarões.

Tem calma Rui, pois o mantis não devora tudo numa só noite :arrow::arrow:

Pode levar meses a "limpar" os seres do aquário e podem haver peixes e camarões em que não toque. Geralmente, os peixes preferidos são os que estão inactivos durante a noite, altura das caçadas bigsmile

Atenção que o mantis é só uma hipótese, pois a causa pode ser outra.

Quanto aos estalidos, até há cerca de 3 dias atrás eu estava descansado a pensar que não tinha desses bichos no aquário, mas entretanto comecei a ouvir uns pequenos estalidos quando a luz está desligada (e não adicionei rocha viva muito recentemente). :arrow:

Abraço e melhor sorte,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos estalidos, até há cerca de 3 dias atrás eu estava descansado a pensar que não tinha desses bichos no aquário, mas entretanto comecei a ouvir uns pequenos estalidos quando a luz está desligada (e não adicionei rocha viva muito recentemente).

 

Os estalidos podem não ser feitos por um mantis, pode ser um pistol e nesse caso não tens problema.

No meu aquário já ouço estalidos há oito anos, pensando bem já há uns meses que não ouço mas agora durmo de noite :arrow:, e nunca me desapareceram peixes misteriosamente, por isso penso que tenho um (?) pistol.

Se ainda não tiveres peixes no aquário, uma solução seria arranjar um polvo e deixá-lo durante uns dias no aquário (bem tapado). Pelo que li, é tiro e queda, eu nunca experimentei!

Vê lá não arranjes um polvo com aneis azuis, pelo menos não o faças sem fazer primeiro o testamento bigsmile

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Alexandre,

 

Sim pode ser um Pistol. De qualquer modo, a ser um mantis é um pequenote, comparado com os estalidos de todos os outros que já apanhei...

Se ainda não tiveres peixes no aquário, uma solução seria arranjar um polvo e deixá-lo durante uns dias no aquário (bem tapado). Pelo que li, é tiro e queda, eu nunca experimentei!

Existiram casos em que o mantis é que levou a melhor... acabando por dominar o polvo cortando-lhe os braços! cheers:P

É claro que se tratam de casos muito particulares e geralmente ocorrem mais nos recifes. Segundo o Dr. Roy Caldwell, biólogo e especialista mundial em estomatopopes, normalmente o polvo acaba por dominar num aquário, dado o espaço mas determinados mantis conseguem mesmo matar o polvo.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Humm tava a ler isto... e agora fiquei com umas duvidas...

 

Diga-me uma coisa... eu no meu aqua de vez em quando tb oiço os estalinhos... mas julgava que fossem duma lagosta de recife rosa que tenho no aqua... As lagostas não fazem estalinhos? se não... entao tenho um jeitoso desses que voces estão a descrever, e que nunca vi no aquario. À uns tempos atras (tv mes e meio) tb me desapareceu 1 ou 2 peixes... e uma magnifica que eu tinha apareceu sem um olho :shock: ... mas agora não me tem acontecido nada com os peixes.

 

Será que tenho um jeitoso desses no meu aqua?... :cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos,

Quanto a lagostas fazerem estalidos não tenho conhecimento, ou seja, nunca ouvi falar, mas é possível que existam. Dos barulhentos, pelo menos em termos frequentes, só conheço os mantis e os pistol shrimps.

Faz uma pesquisa à espécie de lagosta que tens e procura saber mais sobre a mesma.

 

Ah! Estava a esquecer-me mas existem diversas espécies de peixes que emitem estalidos através do ranger dos dentes e da utilização da bexiga natatória como caixa de ressonância. Nos palhaços (estou a falar a sério :idea: ) isto é muitas vezes observado, nomeadamente o Amphipron clarkii.

Outros emitem ruídos através de contracções musculares, como é o caso dos peixes da família Ballistidae.

 

Abraço,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...