Informação sobre Anémonas


pmgfc

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Tenho um nano reef de 130L e tenho andado a pensar em por uma anémona para os palhaços fazerem hosting, no entanto, cada vez que falo nisso a outros aquariofilista mais experientes eles metem a mãos à cabeça e dizem para não me meter nisso... Dizem que se a anemona morrer, que os meus habitantes vão todos à vida.

 

Fico assustado e perco a vontade...

Por isso venho perguntar a um público mais vasto (e mais experiente)

 

As anémonas são assim tão dificeis de manter?

Que condições devo ter no aquario?

Não tenho um tanque de quarentena, pelo que se uma anemona morrer, vai mesmo tudo à vida?

Enquanto está viva e de boa saúde, ataca outros organismos vivos? (corais e afins)

Em caso de ser viavel, qual a anémona que recomendam? (li em qualquer lado que a unica anémona que não é tóxica, os palhaços não pegam...)

 

Peço desculpa pelas longa lista de perguntas, mas como a maioria das pessoas que se começam a interessar por um aquario de agua salgada, gostava muito ter um casal de palhaços a fazer hosting numa anemona.

 

Cumprimentos,

Pedro Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As anémonas são assim tão dificeis de manter?

Algumas são, outras nem por isso. Normalmente quando começam a morrer dão sinais disso, e se dermos com esse problema, podemos ir a tempo de a retirar. O pior é quando elas se movimentam pelo aquário e vão a ter a uma bomba...aí é que é mau, pois são desfeitas e pouco ou nada escapa vivo.

 

Que condições devo ter no aquario?

Boas condições de água, basicamente.

 

Não tenho um tanque de quarentena, pelo que se uma anemona morrer, vai mesmo tudo à vida?

Se a anemona morrer e não dermos com isso, ou se for desfeita por uma bomba, pouco ou nada escapa.

 

Enquanto está viva e de boa saúde, ataca outros organismos vivos? (corais e afins)

Tudo o que cais nela é alimento...um ou outro animal escapa, que é o caso dos palhaços.

 

Em caso de ser viavel, qual a anémona que recomendam? (li em qualquer lado que a unica anémona que não é tóxica, os palhaços não pegam...)

Já vi palhaços a irem directos a uma anémona mal ela entrou no aquário, que se não estou enganado era uma Radianthus rittereri, mas tens as Enctamea quadricolor ou as Heteractis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

vou aproveitar o tópico para esclarecer umas duvidas também porque gostava de ter uma anemona e não estou bem informado sobre esta espécie.

As minhas duvidas são:

 

-como se alimentam?

-quais as técnicas utilizadas para elas não andarem pelo aquário?

-as Condylactis sp. são compatíveis com os peixes palhaço?

-qual o preço normal das diversas anemonas?

-aconselham para um reef de cerca de 90 litros?

-são venenosas ou provocam algum tipo de alergia quando em contacto com a pele?

 

desculpem tantas perguntas

 

cumprimentos

Editado por dannyodc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vamos nós.... :chores009:

 

-como se alimentam?

Alimentam-se semanalmente de qualquer coisa, tipo miolo de camarão, mas caso rejeite é retirar, senão apodrece no aqua.

 

-quais as técnicas utilizadas para elas não andarem pelo aquário?

Não existe. Normalmente costumam parar onde gostam e só mudam se mudarmos alguma coisa que as incomode.

 

-as Condylactis sp. são compatíveis com os peixes palhaço?

São e não são. Os palhaços não gostam muito, no caso dos ocellaris ou perculas. Eu não gosto muito delas porque são as mais urticantes....mais perigosas para os outros peixes.

 

-qual o preço normal das diversas anemonas?

O preço deve rondar os €20 a €60, dependendo da espécie, tamanho e loja.

 

-aconselham para um reef de cerca de 90 litros?

Pode estar num aqua com essa litragem, sem problema.

 

-são venenosas ou provocam algum tipo de alergia quando em contacto com a pele?

Depende da sensibilidade da pessoa, mas pode fazer uma "alergia" durante uns dias ou semanas.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

da experiancia que tenho com anémonas o que eu acho é que esse assunto é um grande mito:

elas realmente sao toxicas ( umas mais que outras ) mas sao uns seres relativamente faceis de manter, o unico senao é realmente élas andarem a passear pelo aquario até encotrarem um sitio ideal para ficar queimando quaze tudo por onde passam, encontrado o sitio por norma nunca mais saem de lá, isto se nao forem mudadas as bombas do sitio ou alteradas as posiçoes das RV`s ( tudo o que altere a circulaçao da agua ).

tendo-se um aquario relativamente estabilizado podes introduzir a anemona sem qualquer problema, é bem mais dificil manter SPS`s do que uma anemona.

na minha opiniao as melhores para que os teus ocelaris adoptem sao: Enctamea quadricolor; Heteractis crispa ou a malu, nunca as carpete pois essas sim comem quase tudo.

neste momento tenho uma Heteractis crispa com um diametro de cerca de 35cm num aquario com 100lts eluminado com leds, com outros peixes e corais e nao me dá qualquer problema, alimento-a com um camarao por semana e os palhaços vao dando um pouco de comida todos os dias a ela e ela está lindissima.

Cesar e Gina Pinto

 

O meu reef:http://www.reefforum.net/showthread.php?t=8457&page=4

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

As anémonas da nossa costa se morrerem pode acontecer o mesmo que as outras visto terem também toxina no interior delas. Devo alertar ainda que os palhaços não gostam das anémonas da nossa costa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As anémonas da nossa costa se morrerem pode acontecer o mesmo que as outras visto terem também toxina no interior delas. Devo alertar ainda que os palhaços não gostam das anémonas da nossa costa.

 

De qualquer maneira vou-me deixar ficar com uma que irei comprar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.