Cuba - Ajuda com fotos


glovy

Recommended Posts

Antes de explicar o meu problema deixo aqui a descriçaão do setup:

 

- 60x32x32 Blau

- calha T5 3x24

- Substrato JBL

- Solo amazonia aquasoil

- Sistema de Co2 a debitar 2 bps durante o dia

 

Fauna:

- 2 corys panda

- 2 pitbull

- 8 neons

 

Plantas:

- Rotala Wallichi

- Ludwiga (nao me lembro qual)

- Sessiflora

- Pogostemon helferi

- Hemianthus micrathemoides

- Hemianthus cuba

 

Estou a fertilizar com 2ml diários de tropica com nitratos e fosfatos (ainda nao comprei os testes por falta de financiamento) 10 horas de luz diaria (tenho 2 lampadas de 10000k e 1 de 6500k). O ponto de situação e o seguinte: Tenho o aquario ha 2 meses. Comecei a fertilizar com o tropica ha 1 mes. Tenho algumas greenspots no vidro mas nada de alarmante, o que verdadeiramente me preocupa e que para alem de ainda nao ter a agua completamente cristalina a cuba parece estar estagnada. Quando a plantei vinha verde alface e agora ta verde escura. Esta agarrada ao solo e esta se a propagar mas muito muito lentamente. Gostava de saber o que me aconselham em termos de micros. Não consigo adicionar as macros em separado por falta de tempo. Prefiro um fertilizante micros e um macros e pronto lol. Já agora o verde escuro das folhas não será carência de ferro? Lembro me de ter lido um topico do andre silvestre sobre isso mas nao o encontrei. Ha uns tempos comprei um pote de cuba na naturline e o verde nao tem rigorosamente nada a ver como poderão ver pela foto, apesar da fraca qualidade. Tou aberto a sugestoes comentarios. O que quero sinceramente e a vossa ajuda ;)

 

foto178x.jpg

 

foto181z.jpg

Editado por glovy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O da fertilizante da tropica penso que seja bom, mas se tens greenspots quer dizer que tens fosfatos muito baixos por isso tens que tratar de arranjar macros disso. A cuba ficar verde escura..penso que seja apenas devido a algas. Quantas horas tens? experimenta meter 10 caso tenhas mais. Os fosfatos têm que ser adicionado diariamente se queres ter níveis não nulos e o mesmo para o ferro. Os nitratos e potássio e magnésio e micros...podes fertilizar duas ou apenas uma vez por semana... mas é sempre preferível que sejam mais.

 

A ludwigia penso que seja a arcuata. Não metas os pés da wallichii tão juntos porque se não fica demasiado compacta.

 

Cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O da fertilizante da tropica penso que seja bom, mas se tens greenspots quer dizer que tens fosfatos muito baixos por isso tens que tratar de arranjar macros disso. A cuba ficar verde escura..penso que seja apenas devido a algas. Quantas horas tens? experimenta meter 10 caso tenhas mais. Os fosfatos têm que ser adicionado diariamente se queres ter níveis não nulos e o mesmo para o ferro. Os nitratos e potássio e magnésio e micros...podes fertilizar duas ou apenas uma vez por semana... mas é sempre preferível que sejam mais.

 

A ludwigia penso que seja a arcuata. Não metas os pés da wallichii tão juntos porque se não fica demasiado compacta.

 

Cumps

 

Viva pedrioo ;)

 

Tenho exactamente as 10 horas que dizes. Então mas não e suposto o fertilizante da tropica ja ter os fosfatos? Não e supostamente um NPK? pensava que agora me faltava so os micros. Se eu seguir o esquema que estas a dizer significa que dispenso o NPK e compro tudo em separado ou estou a perceber mal?

 

Até gosto assim da wallichii compacta mas depois replanto. Nao quero destabiliza-la agora que ta a ficar rosinha lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

A tropica tem 2 modelos de fertilizantes liquidos, o Tropica plant nutrition (apenas micros) e o Tropica plant nutrition + (micros e macros), como tal se estás a usar o ultimo que já é completo basta aumentar um pouco a dose.

Começa com 5ml diarios para cada 100L de agua, ou seja para o teu aquário basta adicionar uns 2,5ml, e vais observando as plantas, se continuarem a mostrar carência aumentas a dose, por acaso já testei este produto e comigo não funcionou, segundo um amigo que o usa com bons resultados (George Farmer), ele só funciona bem em aguas mais duras.

 

Cumprimentos, Luis.

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

A tropica tem 2 modelos de fertilizantes liquidos, o Tropica plant nutrition (apenas micros) e o Tropica plant nutrition + (micros e macros), como tal se estás a usar o ultimo que já é completo basta aumentar um pouco a dose.

Começa com 5ml diarios para cada 100L de agua, ou seja para o teu aquário basta adicionar uns 2,5ml, e vais observando as plantas, se continuarem a mostrar carência aumentas a dose, por acaso já testei este produto e comigo não funcionou, segundo um amigo que o usa com bons resultados (George Farmer), ele só funciona bem em aguas mais duras.

 

Cumprimentos, Luis.

 

Ola luis

 

O que ja me disseram, aqui inclusivamente, e que o tropica plant nutrition + tem pouco ferro por exemplo. De qualquer das formas eu tambem tenho um fertilizante da ADA. Um NPK tambem, o Green Brighty special Lights que ainda nao experimentei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

A opinião que te vou dar, é baseada inteiramente na minha experiência. Não por dados concretos ou científicos...

 

Com um setup desses, passa para uma fertilização independente. Ou seja, fertiliza com Ferro, Micros e Macros independentes. Não com um fertilizante que os contenha todos juntos, como é o caso do Plant Nutrition Plus.

 

Umas TPA's, semanais de preferência, a rondar os 50~75% também ajudam...

 

Fertiliza diariamente consoante os consumos que tenhas. Eu já tive um setup parecido (60*35*35) com 72W e fertilizava na ordem dos 2 mL de Fe2+ da HA, 2,5 mL de TMG (agora Plant Nutrition), 5 ppm de NO3, 15 ppm de K e 1.5 ppm de PO4 e ainda 1 mL de Flourish Excel. TPA's de 75% semanais.

 

Com setup's de alta manutenção, fiarmo-nos exclusivamente no substracto fértil é meio caminho andado para a desgraça. Para isso baixem a iluminação...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

A opinião que te vou dar, é baseada inteiramente na minha experiência. Não por dados concretos ou científicos...

 

Com um setup desses, passa para uma fertilização independente. Ou seja, fertiliza com Ferro, Micros e Macros independentes. Não com um fertilizante que os contenha todos juntos, como é o caso do Plant Nutrition Plus.

 

Umas TPA's, semanais de preferência, a rondar os 50~75% também ajudam...

 

Fertiliza diariamente consoante os consumos que tenhas. Eu já tive um setup parecido (60*35*35) com 72W e fertilizava na ordem dos 2 mL de Fe2+ da HA, 2,5 mL de TMG (agora Plant Nutrition), 5 ppm de NO3, 15 ppm de K e 1.5 ppm de PO4 e ainda 1 mL de Flourish Excel. TPA's de 75% semanais.

 

Com setup's de alta manutenção, fiarmo-nos exclusivamente no substracto fértil é meio caminho andado para a desgraça. Para isso baixem a iluminação...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Olá,

 

Antes de mais obrigada pela ajuda. De facto o teu setup era igual ao meu (apesar de desconheçer quais os peixes e plantas que tinhas). Repara que com os 2 ml diarios de tropica nutrition plus todas as minhas plantas cresceram e nao foi pouco a excepçao da cuba que esta a abrandar a olhos vistos. Eu estava a ver se evitava tudo em separado... Diz me so uma coisa...não é possivel eu utilizar o NPK da ADA o bright steps lights e utilizar o TMG e o ferro? Estou com 10 horas de luz mas tou a pensar passar para 8.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá glovy,

 

O ADA Green Brighty Special Lights é um fertilizante apenas de macros (NPK), desenhado mais para plantas de consumo elevado porque na sua composição contem amonia, começas por dosear metade da dose recomendada e vais observando as plantas e se for necessário aumentas a dose.

 

não é possivel eu utilizar o NPK da ADA o bright steps lights e utilizar o TMG e o ferro?

 

Sim é, até é isso que se recomenda quando se usa special lights, complementar com micros e ferro.

 

Cumprimentos, Luis.

Editado por luismoniz
Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá glovy,

 

O ADA Green Brighty Special Lights é um fertilizante apenas de macros (NPK), desenhado mais para plantas de consumo elevado porque na sua composição contem amonia, começas por dosear metade da dose recomendada e vais observando as plantas e se for necessário aumentas a dose.

 

 

 

Sim é, até é isso que se recomenda quando se usa special lights, complementar com micros e ferro.

 

Cumprimentos, Luis.

 

Por acaso é precisamente essa dosagem que ia utilizar e que ja me tinham recomendado. Como deves ter reparado a massa vegetal no meu aquario ainda não é nada de especial mas vou optar por essa tua recomendação. Já agora o que me aconselhas em termos de micros e ferro. Horizonte aquático?

 

PS: Já agora deixa me que te diga que os aquarios no teu blog estão suberbos. Realmente o vidro eleva um aquario a outro patamar. Os teus tao hight tech e clean. Muito bom gosto. Parabens

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora Luis gostava que me esclarecesses uma questão: Eu tinha consciência que a minha água ia ficar turva e amarela devido ao ácido humico que se encontra no aquasoil amazonia. Já enchi o aquário há... pelo menos um mês e meio no máximo dois...e a água está melhor mas muito longe de estar cristalina. Quanto tempo vou ter a água assim? Não há nada que possa acelerar o processo??

 

tks

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente,

 

Obrigado pelos elogios.

 

Quanto á dose do Special Lights penso mesmo ser o ideal até porque 2 meses de montagem com aquasoil amazonia é pouco para já começares a adicionar full dose.

Quanto ao fertilizante de micros o TPN é bastante bom e deve ficar mais em conta que o step 2 da ADA, isto falando de preços nas nossas lojas em Portugal, basta escolheres o que se adapta melhor á tua carteira.

Os fertilizantes da horizonte tambem podem ser uma boa escolha, testas e vez, se nao gostares do resultado mudas para um de marca.

 

A razao que me faz editar o post é porque não referi o potassio, mesmo com o uso de special lights convem que este seje adicionado em doses controladas ao aquario, o special lights vem com algum potassio sim mas é sempre recomendado reforçar.

 

Cumprimentos, Luis.

Editado por luismoniz
Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente,

 

Obrigado pelos elogios.

 

Quanto á dose do Special Lights penso mesmo ser o ideal até porque 2 meses de montagem com aquasoil amazonia é pouco para já começares a adicionar full dose.

Quanto ao fertilizante de micros o TPN é bastante bom e deve ficar mais em conta que o step 2 da ADA, isto falando de preços nas nossas lojas em Portugal, basta escolheres o que se adapta melhor á tua carteira.

Os fertilizantes da horizonte tambem podem ser uma boa escolha, testas e vez, se nao gostares do resultado mudas para um de marca.

 

A razao que me faz editar o post é porque não referi o potassio, mesmo com o uso de special lights convem que este seje adicionado em doses controladas ao aquario, o special lights vem com algum potassio sim mas é sempre recomendado reforçar.

 

Cumprimentos, Luis.

 

Brighty K?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O NPK da tropica tem micros também, e supostamente bem completo. Ferro pode ter apenas o suficiente para não haverem carência mas não me parece que tirarás o melhor das plantas com doses à margem. tem fosfatos.. mas se tens greenspots é porque as plantas sugam logo os fosfatos e possivelmente também todos os outros nutrientes. Talvez para já fosse boa ideia meteres mais quantidade que a recomendada...talvez 1.5 vezes.

 

Com bastante luz e co2 elas bebem bem. O que eu e algumas pessoas faz é fertilizar macros e micros separadamente. Podes manter esse tmg como micros mas fertilizar macros adicionais de N P e K e ferro...os nitratos normalmente consegues ter os suficientes derivados dos peixes. Para controlares o que adicionar é preciso arranjares testes de ferro e nitratos e fosfatos para controlares o que adicionas. Se não quiseres comprar ainda os testes penso que com essas plantas uma fertilização diária 1,5 ppm de P; 0,3 ppm de Fe; 3 ppm de K; 3,5 desse TMG com 15ppm de K depois de uma tpa de pelo menos 50% era uma fertilização segura e que alimentava bem as plantas..iam crescer bem mais rapido. Os nitratos...depende do que os peixes produzem... pode não ser suficiente. Se tiveres os testes podes abusar mais seguramente nos fosfatos e ferro principalmente.

 

Na Horizonte Aquático sai mais em conta... também têm micros que fica mais em conta que os da tmg.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Sim Brighty K ou outro, desde que seje potassio.

 

Já agora Luis gostava que me esclarecesses uma questão: Eu tinha consciência que a minha água ia ficar turva e amarela devido ao ácido humico que se encontra no aquasoil amazonia. Já enchi o aquário há... pelo menos um mês e meio no máximo dois...e a água está melhor mas muito longe de estar cristalina. Quanto tempo vou ter a água assim? Não há nada que possa acelerar o processo??

 

tks

 

Sim é normal nestes primeiros meses o aquasoil amazonia deixar a agua amarela, se bem me recordo só apartir dos 3 meses que comecei a notar diferenças, mas se queres já mudar isso, basta comprares seachem purigen, vais certamente notar grandes diferenças na coloração da agua. Mais informações sobre o produto encontras no site do fabricante ou mesmo uma pesquisa aqui no forum existem varios users que o usam, eu uso e recomendo!

 

Cumprimentos, Luis.

Editado por luismoniz
Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais