tropheus + pseudotropheus no mesmo aqua?


dogue

Recommended Posts

tropheus sao mbunas e pseudotropheus tb sao mbunas...

Alias os tropheus sao uma especie da familia pseudotropheus...

o seu nome cientifico é pseudotropheus tropheus :lol:

 

podes junta-los na boa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que anda aqui alguma confusão.

 

Tropheus não são mbunas, e pseudotropheus são mbunas mas não são tropheus. Alias Tropheus são endemicos do lago Tanganyika, já os pseudotropheus pertencem ao lago Malawi, "mbuna" é a designação para "peixe pequeno" dada pelos habitantes locais do lago Malawi.

 

Eu não metia Tropheus com Mbunas, primeiro não sou muito a favor das caldeiradas, principalmente de lagos diferentes. Em segundo lugar e apesar de até terem habitos alimentares bastante parecidos (vegetarianos) penso que são peixes bastante territoriais e agressivos para estarem juntos.

 

Abraço,

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>cps,</span>

 

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>Rui Estrelinha</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Grande confusão!

 

1- Tropheus, que alberga 5 espécies (moorii, annectens, brichardi, duboisi e "sp.") e dezenas de populações.

São peixes muito sensiveis no que toca á alimentação, sendo exclusivamente vegetarianos.

Devem ser mantidos em aquários de espécie, com um grande cardume de pelo menos 4-5 exemplares. :lol:

 

2- Tropheops é um sub-género do género Pseudotropheus (Pseudotropheus tropheops ............) que são Mbunas, do lago malawi. :lol:

 

ha algum problema em misturar tropheus com pseudotropheus?
Se te referes a tropheus, eu não aconselho muito...tanto a nível estético (um aquário só de tropheus é algo lindo de se ver) como em termos de agressividade e alimentação.

A maioria dos mbunas é omnívoro e aguenta algumas distracções no que toca á alimentação, mas os tropheus não perdoam... :cry:

Não juntes...os tropheus vão perder toda a sua graça! 8)

 

e mbunas com pseudotropheus?

 

Pseudotropheus são mbunas, isto é, ciclideos do lago malawi, habitantes das zonas rochosas... :oops::oops::oops:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1- Tropheus, que alberga 5 espécies (moorii, annectens, brichardi, duboisi e "sp.") e dezenas de populações.

 

Por acaso no que toca à actualidade até já são consideradas 8 espécies, sendo elas: T. moorii, T. annectens, T. duboisi, T. brichardi, T. sp. "Black", T. sp. "Red", T. sp. "Mpimbwe", T. sp. "Ikola".

 

Abraço,

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>cps,</span>

 

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>Rui Estrelinha</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

enganei me queria dizer tropheus com mbunas e nao pseudotropheus com mbunas. Eu n tenho um aquario de tropheus por isso não lhes iria tirar a graça... queria era dar mais alguma ao aquario de mbunas ou de pseudotropheus pq até agora so tenho pseudotropheus.

 

andei inclinado para o tanganyika mas nunca iria ficar satisfeito pq não conseguia misturar as especies que queria infelizmente....

 

o meu aqua não se trata de um biotopo apenas um aqua de ciclideos q neste caso sao ciclideos africanos e vegetarianos. se colocar algum para alem de mbunas e tropheus será um calvus. queria tb perguntar qual é a alimentação do calvus. sei q há ai alguem q tem calvus com mbunas...

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Altolamprologus calvus com mbunas não é boa ideia....

Os mbunas são, na sua maioria (todos os Pseudotropheus o são), omnívoros com maior incidencia em matérias vegetais...e os calvus são 100% carnívoros! :roll:

Tropheus e calvus seria muito pior...

Irias ter problemas na altura da papinha! :D

 

Porque não juntas uns Synodontis? :wink:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Eu acho que têm andado a fugir um pouco à questão que o dogue levantou. Ele apenas peguntou, ou queria perguntar, quais eram os problemas de misturar tropheus com pseudotropheus.

Eu também não sei a resposta mas, para já, não vi neste tópico alguém alegar algo que o impedisse.

Na alimentação, não vejo problema.

Na agressividade é que não sei. Mas penso que isso irá depender do tamanho do aqua.

A nivel de estética é uma questão de gosto pessoal.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Eu acho que têm andado a fugir um pouco à questão que o dogue levantou. Ele apenas peguntou, ou queria perguntar, quais eram os problemas de misturar tropheus com pseudotropheus.

Se reparares o Rui respondeu ...

 

Problemas:

 

1- são peixes de lagos diferentes, logo com parametros ideais de água diferentes.

2- Os pseudotropheus são agressivos e têm uma dieta 90% vegetal o que quer dizer que se lhes deve dar proteina de vez em quando para crescerem saudáveis.

Os tropheus são menos agressivos e têm uma dieta 100% vegetal o que significa que não se lhes pode dar proteina nenhuma porque não a podem digerir e morrem.

 

Além disso... ambos vão competir pelo mesmo alimento, ou seja, as algas e isso vai gerar muito conflito entre as espécies com bulhas pelos melhores lugares de alimentação.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Permite-me que discorde das tuas afirmações, Darius.

 

1- Não é pelo facto de serem peixes de lagos diferentes que não se consegue ter água em boas condições para ambos. Mantendo o ph em 8,4 ou 8,6 e uma dureza acima de 10, não vejo qualquer das espécies queixar-se.

 

2- Os pseudotropheus são agressivos mas os tropheus também. Pensava até que os tropheus eram mais agressivos mas não se dizes... Quanto á dieta, não vejo problema nenhum em alimentar os pseudotropheus apenas com comida vegetal.

 

3- A competição pelo mesmo tipo de alimento tanto ocorre só com pseudotropheus, como só com tropheus como com ambos juntos.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehe

 

Podes discordar ... eu só referi os mesmos problemas que o Rui referiu mas não disse que eram inultrapassáveis :)

 

Para mim o maior problema é mesmo a alimentação. É certo que podes alimentar os pseudotropheus só com alimentação vegetal mas então estarás a dar-lhes uma alimentação parcialmente deficiente.

Se o nosso objectivo como aquariófilos é dar aos nossos peixes as melhores condições de vida e se optamos conscientemente por cortar parte da dieta que sabemos que os nossos peixes necessitam, não estaremos a ir contra esse objectivo?

 

Eu pessoalmente acho assim e por esse motivo não misturaria as espécies. Mas isso sou eu :twisted:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

Com tantas espécies e tão lindas do Malawi, porque é que pensamos em colocar uns "extra-terrestres"?

Para os tropheus, e como já em parte foi referido, só existe uma boa maneira de lhes darmos boas condições: um aquário com um minimo de 200lts com um cardume de 5 a 10 tropheus, só assim conseguimos que eles estejam bem e que se reproduzam.

É claro que se existe algum peixe do tanganyika mais ou menos compatível com os m'bunas, esse peixe é mesmo o tropheus, tanto pela sua dieta alimentar como pelas suas características de comportamento.

Eu já tive um no meu aquário de m'bunas e nunca tive problemas com eles. Mas como na minha opinião é um crime ter um peixe "sozinho" decidi retirá-lo.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu akua é de 200 lts e n tenciono ter mais de 10 peixes

pensei em:

 

casal de saulosi (2)

casal de labidochromis caeruleus (2)

3 ou 4 tropheus (4)

vou em 8

 

ainda me sobram 2 ou 3 para mbunas

 

quem é que tinha 1 calvus com mbunas? como fazia com a alimentação?

ja alguem disse que o calvus era 100% carnivoro por isso está a partida posto de parte mas so por curiosidade gostava de saber como faziam em respeito a alimentação

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

casal de saulosi (2)

casal de labidochromis caeruleus (2)

Bom... é mais trios! São peixes poligamos e por isso deves ter 1 macho para 2 ou 3 fêmeas e não um casal.

Se tiveres um casal o que vai acontecer é o macho importunar a fêmea para se reproduzir de novo assim que esta libertar os alevins.

Como a fêmea fica bastante tempo sem comer vai estar muito fraca e não é muito bom que o macho a chateie muito.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi malta

 

Estive fora e por isso não intervi mais.

Só para esclarecer que eu também concordo que os Tropheus ficam mais giros num aqua só para eles.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais