Escolha de areao


Recommended Posts

Boas

 

Vou este fim de semana montar o meu aquario e queria que me ajudassem na escolha do areao.

Disseram-me que posos ir a uma praia tentar encontrar areia que nao seja calcaria. Para fazer o testes bastaria colocar vinagre sobre a areia. Se fizesse reaçao e porque era calcaria e nao deveria ser utilizada.

Apos a escolha da areia nao calcaria, teria de ferve-la e limpar as impurezas.

Isto esta certo ?

Ja agora para um aquario 100x30x40 qual devere ser a altura de areia ?

É preciso colocar algum substracto na areia ? Se sim, qual ?

Apos estes porcedimentos, irei colocar umas plantas e o colocarei o aquario no ciclo do azoto.

 

Obrigado pela vossa ajuda

Paulo

Os peixes são fishes ! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende da granularidade da areia Nysel.

 

Se for areia daquela fininha mesmo, aí compacta e é de facto dificil que as raizes se desenvolvam em condições.

Mas se for daquela da beira mar mesmo, aquela mais grossinha essa já é bem boa.

 

O problema da areia de praia é que contem restos de conchas e como sabemos as conchas são calcárias.

Alternativas à areia de praia é a areia de rio que à partida já não será calcária ou então areia que se pode comprar em sacos de 20KG nas grandes superficies de materiais de construção.

 

Qualquer que seja a areia escolhida, deve ser muito bem lavada e se possivel fervida. Se não for possivel ferver então lava-se com água bem quente.

Em relação ao tamanho e quantidade isso depende dos peixolas a colocar mas diria que 15Kg chegam bem para um aqua 100*30*40

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado

 

Realmente a areia que estava a falar era aquela da beira mar mais grossa.

Qt ao calcario, disseram-me para usar vinagre para ver se a areia e calcaria.

Mas ja perdi a ideia da areia da praia. Vou tentar arranjar areia de reio ou entao vou a uma superficio de mat. de construçao e compro um saco de 20kg e depois fervo e lavo bem em casa

Obrigado pela vossa ajuda

Os peixes são fishes ! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não subestimes a tarefa de lavar 20K de areao. É coisa para umas horas. E deve mesmo demorar umas horas. Lavar em muitas águas repartindo por pequenas porcoes do areao (2-3 K) num alguidar - muitas leia-se, na prática, mais de 10 vezes. Lavar e escoar varias vezes mesmo já quando a àgua te pareça limpa. Ferver durante uns bons minutos e voltar a passar por mais uma ou duas àguas já depois de fervido. Insisto: nunca é demais o "passar ainda por mais uma água".

Pedro Mateus

- Plantados (240L e 15L) http://viriato.net/aquarium

- Membro de http://www.aquatic-gardeners.org/

- Realizador e Produtor DVD Takashi Amano em Lisboa, Portugal, 2005

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

Bom não vejo o mal de usar areia, tenho um plantado e uso areia do aki, as plantas crescem mt bem.

 

Com areia consegue-se segurar melhor as plantas, em vez de comprares substrato fertil podes por areia normal e espalhares umas barras de fertelizante solido, fica mais em conta.

 

15kg? para area de 100 X 30?? deves ficar com uns 3cm de altura de areao, eu vou mais pos 20kg, assim ficas com uma base para as raizes se desenvolvarem bem.

 

Epah isso de lavar, ferver, lavar e lavar novamente axo que não é preciso tanta coisa, a areia que tenho no plantado foi lavada até perder a espuma.

 

abraços

tiagodovale2-dbd.jpg

 

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas vossas sugestoes.

para alguem que esta a iniciar e sempre bom absorver informaçao de pessoas com experiencia.

em relaçao ao substracto. ouvi falar em substracto solido. que substracto e esse ? ja agora o substracto e comprado so em lojas proprias de aquariofilia ou serve qualquer tipo de substracto. Desculpem a minha ignorancia, mas o substracto de lojas de plantas normais (nao aquaticas) tambem pode ser usado ?

Obrigado mais uma vez pela ajuda. Ja comprei areao de rio no aki, mas subsiste a duvida em relaçao ao substracto.

 

cumprimentos

paulo

Os peixes são fishes ! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

Algumas plantas absorvem nutrientes pelas raizes, logo é preciso ter um substrato rico para que elas se possam desenvolter, normalmente essas substratos são muito caros (por exemplo um substrato da ADA de 8kg custa 37€), para nao se gastar este dinheiro, costuma-s comprar areao normal e colocar fertilizante solido, tens varias marcas que vendem deste tipo de fertelização. substrato solido NPK, normalmente com mais K do que N e P, N e P são fornecidos pelos dejectos dos peixes e restos de comida. Os fertelizantes solidos de marcas de aquariofilia ja trazem as quantidades sufecientes para manter as plantas saudaveis.

 

abraços

tiagodovale2-dbd.jpg

 

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.