Serenia


Diogo HC Matias

Recommended Posts

Dia zero

 

Já quase com 3 anos de aquariofilia, parece-me este número o ideal para conseguir criar o meu primeiro layout à prova de contestação e tentar a minha primeira abordagem aos concursos de paisagismo. Esse layout poderia ter sido o do nano ‘Dashkazan’, mas a sorte ou o destino quis que esta primeira tentativa daquele layout não pudesse ir em frente. Comecei então a pensar num novo layout para o aquário da sala, de 70L brutos.

 

Dois layouts passaram por este aquário, e nenhum deles o consegui levar até ao fim. No primeiro layout, não consegui dar-lhe a forma que queria porque tinha várias limitações logo à partida para a montagem: substrato de pouca qualidade, fertilização escassa e inadequada, iluminação muito fraca… típico aquário de iniciante. Apesar disso acho que o hardscape desta primeira tentativa estava muito razoável. Aquando do segundo layout, já fiz um investimento maior em substrato, iluminação e fertilização, mas o hardscape e escolha de plantas foi péssima – novo erro de principiante – a curiosidade de experimentar um grande número de plantas diferentes levou-me a tornar o aquário uma perfeita selva desorganizada.

 

Serviram estes dois layouts anteriores para aprender muito do que era preciso no que toca à manutenção de um jardim subaquático num recipiente com 4 janelas de vidro.

 

Espero no entanto que este novo layout seja um passo em frente e como tal quero-o estabelecer na base da calma, ponderação e planeamento associada à tomada das decisões certas no momento correcto.

 

Este projecto começa hoje, e espero que dure longos meses.

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 145
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boa tarde

 

"um jardim subaquático num recipiente com 4 janelas de vidro"

 

Temos poeta... a tua nova montagem só precisa de ter metade da sensibilidade desta frase para ficar linda.

 

Bom trabalho

 

Cumps

Marta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brainstorming.

 

Este termo pode ser traduzido literalmente do inglês como ‘fazer uma tempestade cerebral’. Em termos de aquascaping, vi este termo ser usado pela primeira vez pelo membro Marc, no seu “Plantado 4.0”, quando se referia a limpar a sua cabeça de tantas ideias e focalizar-se apenas na execução do seu novo layout. A palavra encaixa na perfeição e creio que este será o ponto de partida na execução de qualquer layout e provavelmente o mais decisivo.

 

Neste acto de ‘brainstorming’ podem ser colocadas algumas perguntas retóricas:

 

“O que pretendo do layout?”

 

“Como vou colocar o hardscape?”

 

“Que plantas aqui melhor encaixam?”

 

Estas perguntas terão sempre uma resposta muito pessoal. Vou deixar as minhas respostas a algumas destas perguntas ao longo dos posts seguintes e começar por falar daquilo que eu espero para o novo layout.

 

O aquário está localizado numa sala de entrada, estando agradavelmente colocado num canto onde acaba por ser o primeiro objecto daquela divisão a ser avistado. Por isso vou querer executar um layout que atraia de imediato o observador para este. Por outro lado, uma das melhores facetas de um aquário plantado é o elemento tranquilidade que podemos ter associado a este, pelo que vou tentar balancear um layout entre o harmonioso e o atractivo. Desta mescla nasce o nome do novo projecto: Serenia.

 

E como conseguir cativar fortemente o olhar num primeiro momento ao longo do tempo conseguir mantê-lo cativado com tanta intensidade como no primeiro momento?

 

Essa resposta é dada pela regra de ouro.

 

Leonardo Fibonacci (1170-1250), autor do Livro do Ábaco, rico em Aritmética e a Álgebra, que trouxe a numeração árabe para a Europa medieval. Entre os feitos mais conhecidos deste matemático está a descoberta da sequência de Fibonacci de onde se pode extrair o “número de ouro” ou “phi” (φ), uma constante real algébrica irracional, que quando arredondada a três casas decimais toma o valor de 1,618. Esta constante pode ser encontrada em muitas proporções na natureza e foi largamente usada na pintura renascentista. Está associada a um conceito de beleza e equilíbrio, e tem sido transposta para o aquascaping na última década.

 

A partir das descobertas de Fibonacci várias aplicações geométricas da regra áurea foram conseguidas. Para um aquário plantado as mais importantes serão aquelas que se assemelharem à forma do aquário: rectângulos.

 

goldenrectangle.jpg

 

Este é o rectângulo dourado. É feito com base nas dimensões dos números da sequência de fibonacci. E quanto maiores forem os números da sequência, mais próximo de 1:1,618 ficam as proporções entre as divisórias do rectângulo.

 

Uma outra forma geométrica derivada das descobertas de fibonacci, foi a espiral dourada. Esta espiral é construída traçando-se um semi-circulo dentro de cada quadrado que se forma pela divisão do rectângulo. Pesquisando no google encontram muita informação sobre este tema.

 

picture25.gif

 

E além da espiral, existe ainda outra forma geométrica que se pode daí derivar: o triângulo dourado.

 

291px-Golden_triangle_and_Fibonacci.png

 

É na base destas formas geométricas e das proporções áureas que vou tentar construir o novo layout.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de conhecer bem a história desse senhor e das suas teorias e estudos, sou uma pessoa mais practica que teorica no que aos layouts diz respeito.Embora siga algumas regras que acho importantes, tambem não hesito em passar por cima de algumas se com isso o layout ficar mais ao meu gosto.Sei que vai sair dai um grande projecto, não tenho a minima duvida!!!Mas mexe mais um bocado nos troncos e arranja mais uma pedra hehehe :music_singguitar: .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Primeiro, pareço um burro a olhar para um palácio, com tanta explicação e texto tão bem formulado. Nisso ninguém pode contestar... :music_singguitar:

 

Em parte concordo com o Nuno, mas actualmente é necessário saber conjugar a regra e proporções de ouro com alguma coisa irrevrente, fora do normal, que surpreenda!

 

Ah, também acho que devias rever ali qualquer coisa no hardscape, mais calhaus e os troncos, não sei bem o que ali falta, mas não me enche muito o olho. :P

 

De qualquer forma, vai avançando com isso que até agora, promete!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes a todos ;)

 

Diogo vou ficar a aguardar desenvolvimentos e claro fotos para vermos essa montagem desde o inicio...

 

Força com esse projecto....

 

Obrigado, eles vão chegar...

 

 

Boa tarde

 

"um jardim subaquático num recipiente com 4 janelas de vidro"

 

Temos poeta... a tua nova montagem só precisa de ter metade da sensibilidade desta frase para ficar linda.

 

Bom trabalho

 

Cumps

Marta

 

Já sabia que alguem ia implicar com essa frase, mas não resisti a pôr :music_singguitar:

 

 

Conversa fiada... Mete mas é fotos!

 

Abraço

 

Olha quem fala :P já meto, tem calma... ainda ta tudo a fazer-se mas já se arranja qualquer coisa.

 

Apesar de conhecer bem a história desse senhor e das suas teorias e estudos, sou uma pessoa mais practica que teorica no que aos layouts diz respeito.Embora siga algumas regras que acho importantes, tambem não hesito em passar por cima de algumas se com isso o layout ficar mais ao meu gosto.Sei que vai sair dai um grande projecto, não tenho a minima duvida!!!Mas mexe mais um bocado nos troncos e arranja mais uma pedra hehehe ;) .

 

Já os pus dentro do aquário, assentam muito bem, mas antes de pensar nisso tenho de tirar os peixes la de dentro ;)

 

 

Ai meu Deus.... isto é muita ciência..... parabens pela dissertação com citações e tudo

 

Obrigado ;)

 

Viva,

 

Primeiro, pareço um burro a olhar para um palácio, com tanta explicação e texto tão bem formulado. Nisso ninguém pode contestar... :tongue:

 

Em parte concordo com o Nuno, mas actualmente é necessário saber conjugar a regra e proporções de ouro com alguma coisa irrevrente, fora do normal, que surpreenda!

 

Ah, também acho que devias rever ali qualquer coisa no hardscape, mais calhaus e os troncos, não sei bem o que ali falta, mas não me enche muito o olho. :?

 

De qualquer forma, vai avançando com isso que até agora, promete!

 

Abraço

 

Essa parte da irreverencia soa-me bem... já me destes umas ideias sem quereres :tongue:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então para deixar o Miguel mais contente, fica o processo de desmontagem da anterior montagem:

 

P1015849.jpg

O aquário há umas horas atrás.

 

Algumas plantas que já de lá sairam:

 

P1015855.jpg

 

P1015848.jpg

 

P1015852.jpg

 

P1015854.jpg

 

Mais fotos, não tão cedo, agora vou tirar de lá os peixes e é a altura complicada...

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo, é preciso ajuda? Da Lourinhã ao Vale d'Borra é um instante.. ;)

 

 

Abraço

 

 

Já lhe arranjei um camião cisterna e uma grua para tirar de lá os peixes...a grua é para tirar o Bótia lol.

Diogo...quebrar regras tambem é uma forma de irreverencia.O Rui disse e com toda a razão que é necessário surpreender!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

Entao já ta montado? xD

 

cumps.

 

Não pude fazer tudo de seguida ontem por isso a plantação só acabou há coisa de duas horas. Acho que ficou razoável está bastante dentro daquilo que eu pretendia. A longo prazo logo vejo que alterações se enquadrariam bem.

 

Algumas fotos de ontem durante a montagem:

 

Aquário lavado, e pronto a encher. Desta vez coloquei uma esferovite por baixo do aquário. É útil para ajudar a prevenir as vibrações e estabilizar o aquário. E neste tipo de aquário não há o problema de ser inestético uma vez que fica escondido pela barra plástica da base.

P1015857.jpg

 

O substrato fértil que usei desta vez foi um pouco mais potente... ADA powersand, é uma bomba...

P1015859.jpg

 

...espero não ter abusado na quantidade.

P1015860.jpg

 

A seguir foi a vez do substrato "inerte". Gostei muito dos resultados que obtive com o aquasoil amazonia da ADA, e reaproveitei a maior parte do substrato que usei na montagem anterior, apenas adicionando o que me tinha sobrado.

P1015864.jpg

 

Aqui já se vê um pouco a forma que pretendo dar ao layout. A modelação do substrato deve ter em conta onde se vai colocar cada peça do hardscape.

P1015861.jpg

 

Começando com o hardscape propriamente dito, comecei a construção com a colocação das pedras base que vão sustentar os troncos.

P1015868.jpg

São bem bonitas estas seiryu stone. Secalhar tinhas razão Nuno. Vamos ver se não vou precisar de mais...

 

A seguir foi a vez do arranjo de ramos.

P1015869.jpg

 

É nesta fase que tentei aplicar a espiral de fibonacci. Ora vejam:

P1015869-1.jpg

 

Não encaixa mal... mas ainda fiz alguns ajustes. Puxei o conjunto todo para a esquerda uns centímetros e adicionei mais uns troncos.

P1015870.jpg

Sem plantas parece mal, mas depois de adicionar plantas acho que ficou com o efeito que pretendia. Mas ainda tenho de ver que outros troncos tenho por ai.

 

Depois comecei por atar os fetos a uma pedra e coloca-los no sitio. Assim dá-me maior mobilidade e posso move-los sempre que precisar.

P1015871.jpg

 

Nem se nota a pedra:

P1015872.jpg

 

A partir daqui não há mais fotos da plantação... a razão é a seguinte:

P1015873.jpg

 

;):(

 

É daquelas coisas que dá vontade de dizer "upssss". Adicionei água um bocado à pressa porque às 21:00h tinha de sair de casa e já tinha de deixar os peixes e invertebrados aclimatados no aquário.

 

Esta manhã já estava limpido, o mesmo não devo poder dizer da lã de vidro nova que tinha posto no 2213. Ainda bem que me arranjastes aquele monte enorme Rui... e acabei de o plantar e fiz mais uns ajustes na disposição de pedras e troncos. Ainda não está exactamente como quero, mas ainda não consegui melhorar substancialmente.

 

Daqui a pouco já tiro uma foto dele totalmente plantado. :alberteinstein:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Quando se vir alguma coisa eu dou a minha opinião da montagem... :(

 

Dei-te aquele monte e ainda cá fiquei com 3x mais! ;)

 

Cheira-me que mais uns calhauzitos era boa ideia, mas vamos aguardar.

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá! Isso não se vê um canário.

 

Para te ser sincero, acho que poderias ter aumentado um pouco a dimensão das coisas. Pedras maiores e ramos mais grossos mas deixa lá ver isso com plantas e água cristalina para mandar bitaites. :)

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cheira-me que mais uns calhauzitos era boa ideia, mas vamos aguardar.

 

A mim cheira-me que concordo... mas a pedra tá cara :)

 

Neste momento estou eu a espalhar Malaya e a partir pedra para testar a minha montagem... :P !!!Deixa assentar bem e tira umas boas fotos depois, quando acabar de montar o meu venho aqui ver as novidades hehehe.

 

Também quero ver isso ;)

 

Para te ser sincero, acho que poderias ter aumentado um pouco a dimensão das coisas. Pedras maiores e ramos mais grossos mas deixa lá ver isso com plantas e água cristalina para mandar bitaites. ;)

 

Por acaso foi isso que eu tentei evitar: Coisas demasiado grandes que me enchessem o aquário por completo. Desta vez queria um layout leve e limpo :-D

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fotos é que não é comigo... pelo menos enquanto não me chegar uma D40 :discuss_gathering:

 

Fica então o possível:

P1015880.jpg

 

Depois de ter tirado as primeiras fotos houve logo vitimas. Um tronco que tinha colocado na esquerda (das poucas coisas que se vê na foto "nublada" mais atrás) que saiu... Estava a cortar totalmente a harmonia da composição... no entanto ainda não está perfeito. Ainda tem muitos promenores para trabalhar.

 

Entretanto vou dando noticias ;)

Criticas? Devem haver, por isso força!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.