Aquazónia 240lts


Bruno_79

Recommended Posts

Boas, este é o meu novo projecto de 240lts, faltam ainda alguns pormenores mas aqui vai o que já esta feito até agora. Por favor opinem e comentem!

 

Setup:

 

Dimensões: 120x40x50

Iluminação: 2 T? de 35 W (provisorias)

Filtro: Sun Sun HW303B 1400L/h c/uv

Substracto: Akadama e Basalto (decorativo)

Termostato: 300W a funcionar a 28º

CO2: tipo caseiro da marca JBL (vou usar pela 1ª vez)

 

Flora:

Anubias nana

Valisnéria nana

Echinodorus tenellus

 

Fauna: (futura)

20 Neons (provavelmente tetra negro ainda por decidir)

4 Discos

 

 

O aqua esta a ciclar pela primeira semana, foi adicionado JBL Denitrol e alguns flocos. Não faço ideia se hei-de colocar o CO2 a funcionar já ou espero pelo ciclo. Falta ainda escolher duas plantas grandes para colocar nos dois cantos opostos, uma planta para fazer tapete e um fundo preto.

 

1_33.jpg

2_5.jpg

3_3.jpg

4_7.jpg

5_5.jpg

6_5.jpg

7_10.jpg

8_4.jpg

 

Podem críticar, dar opinião, ideias ou comentários.

Obrigado!

;)

Editado por Bruno_79

Bruno Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A unica coisa que nao gosto e das anubias la no meio, e acho que elas ai tb nao se sentiram muito bem, acho que as anubias gostam de estar entre umas pedras, atadas a uma pedra ou tronco.

 

So mudava as anubias de sitio, de resto e deixar as plantas se desenvolverem para ver mais ou mneos o aspecto geral do aqua.

 

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As anubias já estão amarradas a pedras, e sim talvez as troque de sitio ainda faltam mais algumas que vão ser compradas este fim de semana. E quanto ao CO2, algum conselho, posso ligar já?

Bruno Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de algumas alterações aqui estão mais umas fotos para ver o update, se alguém me conseguir identificar a planta que esta junto ao termostato agradecia. Ficam ainda a faltar o fundo preto, o tapete de Glossostigma Elatinoides pegar na akadama, e uma calha própria com lampadas proprias, e claro... os discos! Não sei se o kit de CO2 estará a fazer algum efeito, sai tipo uma bolha por minuto ou menos, e serem 240lts e não 100lts se terá efeito. Já se vêm vários rebentos na Echinodorus Tenellus e foram introduzidos 10 Tetra Néon Negro cheios de genica na hora de comer.

Aqui ficam as fotos, comentários e opiniões se fazem favor!

 

1_45.jpg

2_3.jpg

3_1.jpg

4_8.jpg

5_16.jpg

6_9.jpg

7_2.jpg

8_8.jpg

9_2.jpg

 

 

ps: o basalto em cima do tronco é apenas para o afundar, quando estiver é para sair e levar mais uns 2 fetos de java.

Bruno Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, as pedras são basaltos, estão um pouco sujas de pó da akadama causado pelas mexidas no layout. Apanhei-as em Mafra, mas tens mais perto de ti onde as vi, nas recentes obras da IC30 (fim da IC19 até lourel) ou em frente ao autodromo do estoril (da entrada principal até a 1ª rotunda em direcção a Sintra). Basta ires com atenção (pequenas zonas de rocha cinzenta) e ao fim de semana é melhor porque não há ninguém a trabalhar, são melhores porque estão apenas com pó ou lama e como estão a ser removidas por máquinas encontras de todos os tamanhos e feitios. Basta passar por água para tirar a maior sujidade e ferver.

Bruno Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Gosto do aquário. Acho que com o tempo esse layout vai dar frutos. Também andei a ver essas pedras junto do autodromo, mas acabei por optar pelos Xistos. É apenas uma questão de gosto pessoal :roflroll2:

Esse tronco aí no meio vai dar bom ambiente ao layout.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado! No aqua de 60lts também usei xisto, mas neste optei pelo basalto só para experimentar. O tronco ainda vai dar trabalho, não sei quanto tempo vai demorar a afundar e vou ter que arranjar uma forma de o enconstar e segurar no vidro traseiro, e trabalha-lo um pouco mais com flora.

Bruno Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas "vizinho"

estás com um aqua com pernas para andar.

só não colocaria o tronco centrado. experimenta chegar mais para uma dos lados, e com isto não quero dizer que tenha de aplicar a "regra de ouro". :P

vai colocando as actualizações.

 

já agora... esse tapete vai ser com o quê?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas "vizinho", estive a experimentar noutras posições e pareceu-me melhor ali como usei as pedras em conjunto com o declive na akadama para fazer o destaque, ali onde está pareceu a melhor opção mas ainda tenho de o trabalhar e "enfeitar", como ainda não esta afundado depois logo se vê, o tapete (espero eu) é de Glossostigma Elatinoides que comprei na Naturline assim como o tronco. As Valisnéria e as Echinodorus estão um bocado debelitadas estiveram a aguardar dentro de um balde que viesse o aqua, mas já estão a dar rebentos.

 

Continuo é sem saber que planta é aquela do lado direito junto ao termostato. Alguém?

 

Abraço

Bruno Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem aqui vai mais uma actualização, o tronco já esta afundado e apesar de o tentar colocar noutras posições e noutros lugares não o consegui ou não me parecia bem por isso, assim ira ficar. Acrescentei mais umas anubias, e pensei em algum tipo de musgo a prender ao tronco mas nãp sei qual seria ideal, alguma sugestão?

 

Abraço.

 

 

018.jpg

019_2.jpg

020.jpg

021_1.jpg

Bruno Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas, então aqui vai uma actualização após um mês. As valisnerias já estão a tomar conta do lado esquerdo mas as echinodorus no lado direito ainda estão longe de recuperar, quanto ao tapete de glosso estava a morrer e retirei-o para outro lado o que consegui salvar. Além do mais a cerca de uma semana que começaram a aparecer algas em grande quantidade. Chegou hoje a calha, uma Sun Sun 3x54w T5 120cm para complementar o kit de CO2 da TMC, fica a faltar um valvula solenoide e uns kits de teste para controlar a fertilização que de momento esta a ser feita com Ferropol 24 e Seachem Flourish. Quanto a fauna, estão de optima saude, estou a ver se arranjo mais uns camarões para ajudar o controle de algas e os discos ainda andam em estudo.

 

Mas chega de conversa e vamos ao que interessa, as fotos...

 

CO2_2.jpg

CO2.jpg

1_45.jpg

2_3.jpg

3_17.jpg

4_14.jpg

5_20.jpg

6_5.jpg

7_5.jpg

8_6.jpg

9_2.jpg

10_8.jpg

11_15.jpg

12_2.jpg

Bruno Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto muito do aqua, se o tapete pega-se ficava mesmo 5* , se um dia montar um aqua maior que o que tenho iria ser dentro desse género, gosto bastante, uma coisa que acho que ficava 5* aí era umas plantitas no tronco :)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pelo comentario João! Vou tentar primeiro controlar as algas e voltar a plantar um pouco de glosso, pois o problema (com a calha antiga) era que quando as algas cobriam parte do glosso este começava a morrer, por isso o retirei na altura. Tou a aumentar um pouco o tempo de ausencia de luz, e quando a ligo, ligo junto o co2, notei uma pequena redução... Quanto as plantas no tronco, já tive uns fetos de java mas apesar de estar a dar rebentos acabou por definhar por causa das algas, só sobreviveu aquele que ainda esta na foto.

O objectivo mesmo era cobrir aquelas ramos do tronco mais compridos com Flame Moss que fica espetacular, mas não consigo arranjar nem em loja. Talvez se alguém me vende-se um pouco mas só vi ainda no aqua do Petty (que é brutal).

 

Abraço!

Bruno Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqua 5 estrelas bem agradavel. Continua o bom trabalho

Só uma opinião...estas a fertilizar sem testes. O prob das algas advem qs de certeza dai! para com a feritlização ate saberes as concentrações de nutrientes q tens. Qd souberes, ai sim começas a "afinar a maquina"...assim como estás a fazer "podes andar a dar açucar a um diabético!"

Qt aos discos..eu esperava um pouco. São peixes badalhocos q contribuem muito com carga organica, e consequentemente para a variação dos parametros (nitratos principalmente). Por isso primeiro eu establizaria o prob das algas e acertava a fertilizaçã e dp ai sim punha os personagens principais. Vais ver a paciencia qd se fala de aquarios compensa.

 

 

Abraços

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Ptuga!

Talvez esteja a contribuir para as algas, mas apareceram antes de começar a fertilização. Nem sei quais os testes que deva fazer, alguem me diz quais os essencias para controlar a fertilização? Ph, Gh, Kh, Amonia e Nitritos ou Nitratos tenho, aqueles basicos na Hagen. Em relação aos discus tou a aguardar por essa razão, e por não ter escolhido a estirpe e porque queria que o tapete arranca-se primeiro.

 

Mais uma vez obrigado a todos pelos comentarios.

 

Abraço

Bruno Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquarium com aspecto muito bom, e promete muito :? parabens. Apenas acho que esse kit de CO2 nao seja adequado para o tamanho deste aqua, tem uma botija muito pequena, a nao ser que o regulator seja compativel com botijas maiores, senao tens que andar sempre a mudar essa botija.

Cuidado com a quantidade de luz que metes emcima disso, com 3x39W vais precisar de bastante CO2 e Fertilizantes diarios senao algas ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falta ai o teste fosfatos. Dp a nível de micronutrientes tens o ferro e o cobre. O dos fosfatos é essencial (pq é um macronutriente para as plantas) os outro dois e já para quem leva os plantados mais a serio e fertiliza com micros.

 

Faz os testes...e dp vais à parte das fertilizações e plantas e lá encontras tópicos e te indicam as concentrações "ideais" de cada um deles e onde podes postar as tuas duvidas.

Ja agora um pergunta o teu kit de cO2 foi todo junto ou a parte do difusor e sensor foi adquirido à parte? se foi à parte quanto custou? eu tenho um kit da aquaristic mas esse e bem mais agradável à vista.

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquarium com aspecto muito bom, e promete muito :( parabens. Apenas acho que esse kit de CO2 nao seja adequado para o tamanho deste aqua, tem uma botija muito pequena, a nao ser que o regulator seja compativel com botijas maiores, senao tens que andar sempre a mudar essa botija.

Cuidado com a quantidade de luz que metes emcima disso, com 3x39W vais precisar de bastante CO2 e Fertilizantes diarios senao algas :)

 

 

Obrigado, também tenho estado a espreitar o teu aqua e está espetacular! Quanto ao tamanho da garrafa era o que vinha com o kit, por agora vai ter que dar, a 1bps deve dar para uns 2,5/3 meses espero. Quanto a luz são 3x54w e o co2 acompanha, foi o que me venderam.

 

Abraço.

Bruno Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falta ai o teste fosfatos. Dp a nível de micronutrientes tens o ferro e o cobre. O dos fosfatos é essencial (pq é um macronutriente para as plantas) os outro dois e já para quem leva os plantados mais a serio e fertiliza com micros.

 

Faz os testes...e dp vais à parte das fertilizações e plantas e lá encontras tópicos e te indicam as concentrações "ideais" de cada um deles e onde podes postar as tuas duvidas.

Ja agora um pergunta o teu kit de cO2 foi todo junto ou a parte do difusor e sensor foi adquirido à parte? se foi à parte quanto custou? eu tenho um kit da aquaristic mas esse e bem mais agradável à vista.

 

 

Abraços

 

Vou então ver se arranjo os testes... Em relação ao kit foi na Naturline, esta em promoção, por 99€ trazes a garrafa d co2 da TMC, válvula agulha com 1 manometro e uma torneira, e o kit da Blau Cubic c/ válvua anti-retorno, conta bolhas, bengala, difusor, teste permanente de co2 tudo em vidro e mais a mangueira e ventosas claro e ainda os reajentes para o teste. Está a um bom preço para o conjunto, só peca na falta da valvula solenoide e a cor do tubo ser azul destaca-se imenso. De resto a qualidade é :(.

 

Abraço

Bruno Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, também tenho estado a espreitar o teu aqua e está espetacular! Quanto ao tamanho da garrafa era o que vinha com o kit, por agora vai ter que dar, a 1bps deve dar para uns 2,5/3 meses espero. Quanto a luz são 3x54w e o co2 acompanha, foi o que me venderam.

 

Abraço.

Thanks ;) com 1bps não me pareçe que sera suficiente, principalmente com tanta luz! Mais certo é teres isso tudo cheio de algas, cuidado ;)

No kit pareçia que vinha lá um drop checker, logo que isso se mantenha um verde lima ao fujir ao amarelo está tudo bem ;)

Fertilizantes aconselho sempre Tropica Plant Nitrution Plus se não quizerem utilizar fertilizantes em pó que fica bem mais barato.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou nenhum expert em termos de fertilização... ando agora a controlar isso no meu.

Mas estou a conseguir controlar isso com o teste de NH3, PO4 e Fe. Com estes testes e um olhar sobre o estado das plantas consegues perceber +/- o que é que elas precisam.

 

Neste momento fertilizo todos os dias com micros e meço os valores de Nitratos e Fosfatos. Sabendo que a relação ideal entre N/P/K (potássio) é de 5/1/10, ou proporcionalmente 10/2/20, acrescento o necessário... para já está a resultar! O potássio tem que ser a olho pois não existem testes (em Portugal) para o medir. De qualquer forma é o menos problemático pois um excesso de potássio, à partida, não trás problemas.

 

Depois de ler este tópico fiquei a perceber MUITO melhor a fertilização dos plantados! Dá uma olhadela... Mas vai buscar alguma coisa para beber e comer porque são 11 páginas!

 

Boa sorte!

 

@edit

Os fertilizantes que utilizo (P e K) são os da Seachem.

Parabéns pelo aquário! Estou a gostar muito da evolução!

Editado por tfncruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Thanks :medieval_mace: com 1bps não me pareçe que sera suficiente, principalmente com tanta luz! Mais certo é teres isso tudo cheio de algas, cuidado :D

No kit pareçia que vinha lá um drop checker, logo que isso se mantenha um verde lima ao fujir ao amarelo está tudo bem :o

Fertilizantes aconselho sempre Tropica Plant Nitrution Plus se não quizerem utilizar fertilizantes em pó que fica bem mais barato.

 

Boa sorte

 

Ok, segui o conselho e aumentei o fluxo do co2 para cerca de 2/3 bps e vou observar a drop checker para essa côr, tenho um verde escuro de momento. Estive já umas quantas vezes para comprar o Tropica Plant Nutrition +, mas realmente o preço é elevado mas é também o único que conheço que tem NO3 e PO3, pelas algas que tenho e pelo que tenho lido na net uma das causas será a falta de NO3, por isso talvez uma futura compra. Vamos a ver se consigo alcançar o equilibrio igual ao teu aqua para introduzir depois uns discus...

 

Abraço e obrigado!

 

 

Não sou nenhum expert em termos de fertilização... ando agora a controlar isso no meu.

Mas estou a conseguir controlar isso com o teste de NH3, PO4 e Fe. Com estes testes e um olhar sobre o estado das plantas consegues perceber +/- o que é que elas precisam.

 

Neste momento fertilizo todos os dias com micros e meço os valores de Nitratos e Fosfatos. Sabendo que a relação ideal entre N/P/K (potássio) é de 5/1/10, ou proporcionalmente 10/2/20, acrescento o necessário... para já está a resultar! O potássio tem que ser a olho pois não existem testes (em Portugal) para o medir. De qualquer forma é o menos problemático pois um excesso de potássio, à partida, não trás problemas.

 

Depois de ler este tópico fiquei a perceber MUITO melhor a fertilização dos plantados! Dá uma olhadela... Mas vai buscar alguma coisa para beber e comer porque são 11 páginas!

 

Boa sorte!

 

@edit

Os fertilizantes que utilizo (P e K) são os da Seachem.

Parabéns pelo aquário! Estou a gostar muito da evolução!

 

 

Boas! É o que vou fazer hoje, vou dar um salto a Aquaplante e comprar os testes NO3, PO4 e Fe, começar a fazer as coisas com calma de novo a ver se acabo com o raio das algas, e também já tinha lido esse post do Plantado, muito bom! Também comprei aqui a dias o Flourish da Seachem, mas devo ter que investir em algo com Nitratos, primeiro vamos ver o que os testes dizem.

 

Obrigado e Abraço!

Bruno Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.