COADAS - Centro Operacional de Água Doce e Água Salgada


Recommended Posts

Boa tarde

 

Podem ver um pequeno filme demonstrativo do funcionamento do COADAS.

 

name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="
type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>">
name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="
type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350">

 

Podem prosseguir se quiserem saber mais...

 

COADAS, o que significa?

Centro Operacional de Água Doce e Água Salgada

 

 

 

Finalidade?

 

Resolver uma das questões mais complicadas na gestão de um aquário. As trocas de água.

Para mim uma TPA era uma doença.

 

Vejam:

Tirar 3 baldes de 10L de água do aquário.

Infinitas idas e voltas ao WC

Encher 3 baldes de água salgada nova por gravidade, proveniente de um aquário (o novo mini-reef) de 30L.

Infinitas idas e voltas ao WC.

Pingos no chão

Inundações

Diferentes nives de água salgada sempre que fazia um TPA...

 

 

Onde está localizado?

Num armário casa de banho e fishroom.

 

COADAS.PNG

 

COADAS1.PNG

 

 

 

Como funciona?

 

1. Água doce de reposição

O tanque 'C', recebe água da osmose inversa por meio de electroválvula.

O tanque 'C' tem apenas uma bóia que actua quando atingir o nível mínimo.

Teem também uma bomba Tunze 12V para reposição de água doce, ligado ao reactor de kalk DIY.

Este tanque tem um furo de 6mm que ao ser atingido, deixa passar a água para o tanque 'B'.

 

Detalhe 'Tanque C'.

Tubo vindo directamente da osmose.

Furo ladrão para 'Tanque B' - intermédio.

A osmose, controlada por electroválvula, deixa de funcionar por temporizador (15 min), de modo a encher o 'Tanque C' ou por bóia nível do 'Tanque B'.

O 'Tanque B' terá sempre água doce à espera de sal, ou água salgada já feita.

Desta forma, consigo garantir a mesma litragem/mesma quantidade de sal.

 

COADAS_TANQUES7.JPG

 

COADAS_TANQUES11.JPG

 

 

 

2. Realização de água salgada

O tanque 'B' recebe água doce directamente do tanque 'C'

O tanque 'B' tem uma bóia de nível máximo que ao ser accionado, cancela a electroválvula.

Tenho assim sempre a mesma quantidade de água, portanto, a quantidade de sal a colocar será sempre a mesma.

Este tanque tem um furo de 6mm que funciona como segurança, pois está ligado ao tubo de esgoto do lavatório, fazendo companhia ao tubo de descarga (esgoto) da osmose.

Terá a vantagem de ter sempre água de osmose pronta a receber sal.

 

Podem constatar no ponto 1 e 2, a optimização de recursos a nível de electroválvulas (1), a nível de bóias (2) e aproveitamento da força de gravidade para implantação de descarga para esgoto.

 

 

Furo ladrão do 'Tanque B', directamente para o esgoto.

 

COADAS_TANQUES8.JPG

 

 

 

3. Água salgada para TPA

O tanque 'A', recebe água salgada do tanque 'B', pois este tem uma torneira que permite, aproveitando novamente a força da gravidade, enchê-lo de forma extremamente fácil.

 

Torneira para permitir vazar o 'Tanque B' e encher o 'Tanque C'

Portanto, água salgada é feita no tanque 'B' e o 'Tanque C', com autonomia para 2 semanas de TPA's a 4L diários.

 

COADAS_TANQUES12.JPG

 

 

 

4. Finalização

O tanque 'C' tem autonomia talvez para 2-3 dias, ou seja a electroválvula actuará dentro deste intervalo de tempo.

O tanque 'B' permite a realização de água salgada para 7 dias, pois tiro diariamente 4L de água do aquário.

O tanque 'A' tem autonomia em casos extremos (60L) para 2 semanas, pois vou adiciono diariamente 4L de água ao aquário.

 

 

Como foi projectado, construído?

 

5. Caixa PLC

 

Como o projecto trabalha a 12V e os leds suportam entre os 1.5V e os 3V, é necessário usar resistências de 1K OHM de modo a não rebentar com os mesmos.

Decidi colocar este material no projecto, pois o LOGO! não tem (ao contrário dos PLC mais potentes) leds indicativos de funcionamento de inputs/outputs.

Tem informação no ecrã, mas é pouco visível à distância, e uns leds ficam sempre bem.

 

AKI

1x Quadro tapa-bornes -> 6.95€/un

 

SOELECTRONICA

10x Led 5mm verde -> 0.13€/un

10x Resistências 1K OHM -> 0.08€/un

1x Pasta para soldar -> 2.50€/un

1x Embalagem solda -> 1.17€/un

1x Ferro soldar 220V 60W -> 4.67€/un

 

Material

caixaLOGO.JPG

 

Caixa

caixaLOGO1.JPG

 

Led e resistência soldados

caixaLOGO2.JPG

 

Leds e resistências soldados

caixaLOGO3.JPG

 

Leds e fios para soldar

caixaLOGO4.JPG

 

Leds, resistências e fios soldados

caixaLOGO5.JPG

 

Caixa com leds instalados

caixaLOGO6.JPG

 

Caixa com LOGO!

caixaLOGO7.JPG

 

 

6. Osmoregulador

 

Sensor optoeléctrico que me permitiu abdicar por completo de Osmoregulador da Tunze.

 

 

COADAS_SENSORNIVEL1.JPG

 

COADAS_SENSORNIVEL2.JPG

 

COADAS_SENSORNIVEL3.JPG

 

COADAS_SENSORNIVEL4.JPG

 

 

Isolado com manga termoretráctil com cola para impermeabilizar o sensor optoeléctrico.

manga_termoretractil.PNG

 

Ref. 'Cellpack SRH2 8-2'

 

 

Aplicação da manga termorectráctil com cola junto ao sensor

COADAS_SENSORNIVEL1_final.JPG

 

Aplicação de manga termoretráctil na alimentação do sensor

COADAS_SENSORNIVEL2_final.JPG

 

Suporte final com aplicação de sensor optoeléctrico e bóia de nível de segurança

suporte_sensor.JPG

 

 

 

Como funciona o automato?

 

COADAS_FIM3.JPG

 

 

Implementei uma função de manutenção que me permite manipular o que quero fazer, sem ser o PLC a 'decidir'... ou seja, o PLC passa de um estado 'Run' para modo 'Pausa'. Com este modo, posso tirar água suja ao meu gosto, colocar água limpa e produzir àgua de osmose para fazer água salgada.

 

Para esta função não foram usados quaisquer botões externos.

Foram usados as 4 teclas de cursor do próprio PLC.

 

caixaLOGO7.JPG

 

1. O cursor com a seta para baixo, coloca o sistema em... baixo (manutenção)

2. O cursor com a seta para cima, cria água de osmose de modo a encher o tanque 'B' (tanque de água salinada) e 'C' (água de reposição)

3. O cursor com a seta para direita, coloca água salgada limpa

4. O cursor com a seta para a esquerda, tira água salgada suja

 

Assim sendo, não estou dependente dos horários e sensores que coordenam o funcionamento do PLC.

 

No entanto, no modo de manutenção, obviamente que estou (leia-se o PLC) a 'olhar' para os sensores. Se não tiver água salgada limpa, obviamente que o PLC não me coloca a bomba em funcionamento, da mesma forma que quando coloco água salgada limpa, o sensor de nível (de osmoregulação) é tido em conta. Nem água a mais, nem água a menos.

 

Também se torna útil nesta fase de testes, para verificar sensores e para afinar temporizadores.

 

 

Operação do PLC...

 

Quando está a encher o tanque 'C' (água de reposição)

 

Mostra que são 20 minutos que estão definidos para encher o tanque, findos os quais, termina a operação.

 

logo_run_osmose.PNG

 

 

Osmoregulação (osmoregulador da Tunze foi banido)

 

logo_reposicao_agua_doce.PNG

 

 

TPA - retirada água suja

 

O temporizador é actuado durante 2m15s para tirar 4L de água diariamente.

 

logo_tpa_agua_suja.PNG

 

 

TPA - colocação água limpa

 

O temporizador á apenas uma medida de segurança, pois a quantidade de água a repor é definido pelo mesmo sensor de osmoregulação.

À semelhança do sistema da tunze, tenho uma 2ª bóia de nível máximo.

 

logo_tpa_agua_limpa.PNG

 

 

Sistema em manutenção

 

O sistema é colocado em manutenção, com a tecla 'ESC' + seta baixo

Depois, todas as outras funcionalidades são actuadas com a tecla 'ESC' + 'função pretendida'.

Para anular a manutenção, basta visualizar a mensagem 'mãe' - "Em manutenção..." e premir a tecla 'OK'.

Assim, o sistema entra novamente em modo 'RUN'.

 

Seguem as mensagens que surgem ao activar a manutenção.

 

logo_manutencao.PNG

 

 

Esquema PLC

esquema.PNG

 

 

(...)

 

 

Foto da tubagem na parede WC/Fishroom

COADAS_TUBAGEM.JPG

 

 

Filtro com resina anti-fosfatos

COADAS_FILTRO.JPG

 

A água salinada, passa por este filtro para remover eventuais fosfatos existentes no sal - 'Red Sea Coral Pro'

 

Colocação de água no tanque 'C' (reposição de água doce)

COADAS_AGUA.JPG

 

COADAS_AGUA1.JPG

 

 

Quando a água chega ao furo ladrão, enche o tanque 'B' (água salinada)

COADAS_AGUA2.JPG

 

 

E assim funciona o COADAS.

 

 

Abraço

Pedro Ferrer

Editado por Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois disto tudo dá vontade de perguntar...

 

... e quem é que carrega no botão?! :)

 

 

... ehehehe... belíssimo engenho! Houvesse maneira de automatizar isso tudo e ainda era mais engenhoso... mas... e como automatizar o "fazer água salgada"?!

 

 

Abraço e parabéns...

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Ricardo

 

A água salgada é feita no tanque intermédio (Tanque 'B').

Às 6as feiras, às 19h, o PLC actua a electroválvula. Esta vai encher o tanque 'C' (reposição de água doce), e vai encher o tanque 'B' pelo furo ladrão.

Quando a bóia do tanque 'B' é actuada tenho 30L de água, pronta a receber cerca 1100g de sal.

 

Aproveitando a taxa bi-horária actuo o aquecedor e a bomba de circulação.

 

Caixa 220V para alimentar aquecedor e bomba (controlados por um botão on/off)

 

IMPLANTACAO_COADAS1.JPG

 

IMPLANTACAO_COADAS3.JPG

 

 

No(s) dia(s) seguinte(s) é só abrir a torneira da Gardena para vazar o tanque 'B' e encher o tanque 'C' para efectuar as TPA's...

 

Abraço

Pedro Ferrer

Editado por Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

A nível de custos não os sei de cor na totalidade (apesar de ter todos os recibos em casa à espera que faça esse levantamento), mas aqui ficam alguns dados, e penso que suficientes para se ter uma ideia geral do envolvimento financeiro.

 

1.

TANQUE C > 23.00€ L260 x C350 x H120 com 2 furos D6mm

TANQUE B > 33.00€ L480 x C350 x H250 com 2 furos D6mm

TANQUE A > 34.50€ L650 x C350 x H300

 

2.

PLC, software, cabo USB (BOX) à volta dos 130€.

 

3.

3 bombas Tunze 9-12V - 3 x 16€ = 48€

 

4.

3 (+1 que já tinha) bóias de nível - 4 x 6€ = ~24€

Sensor optoeléctrico (igual aos utilizados na osmoregulação) ~20-25€

 

5.

Electroválvula ~45€ (já tinha)

 

6.

Copo filtro ~20-25€

 

7.

Fonte de alimentação 12V 3A ~30€

 

8.

Calhas, fios, caixas de junção, leds, ferro de soldar...

 

Não me obriguem a fazer as contas....

 

Abraço

Pedro Ferrer

Editado por Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Muito Bom mesmo...

 

 

Obrigado por partilhares!!!!

 

No entanto tenho uma dúvida, como é que sabes a quantidade de sal que colocas, visto que é tudo automatizado? faço-te esta pergunta devido a ser 100% portador de água do mar... dai esta minha dúvida...

:):););):alberteinstein:

 

 

Abrs

Editado por FilipeASilva

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Filipe

como é que sabes a quantidade de sal que colocas, visto que é tudo automatizado

 

:shocked028:

Nem tudo é automatizado...

O sal é reposto manualmente... no Tanque 'B' (tanque intermédio).

Tenho 30L de água nesse tanque, coloco 1Kg de sal da Red Sea.

 

O despejar do tanque 'B' para o tanque 'A', a abertura da torneira também é manual ::D:

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito bom, é um projecto bastante completo e bem organizado. estou a pensar em fazer algo semelhante. poderias talvez utilizar um doseador para automaticamente colocar o sal como os alimentadores automáticos :-D

 

em relação às ligagões que fizeste podias, se não for muito trabalhoso, colocar um diagrama com melhor qualidade sff é que não consigo ler as descrições das peças e se pudesses descreve-los um pouco + ( é que não pesco nada de electrónica).

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Diogo

 

Não tenho qualquer esquema eléctrico do projecto.

Digamos que ele acaba por estar representado no esquema do PLC.

Também é simples... estamos a falar de 5 Inputs (bóias, sensores...) e 4 Outputs (3 bombas e 1 electroválvula).

 

Quando o PLC recebe sinal de uma bóia, executa algo ou não...

Depois tens as outras condições de trabalho, isto é... se estiveres a enviar água doce para o aquário (osmoregulação), mas se entretanto a bóia do tanque de reposição ficar actuada (valor '1') então a reposição é suspensa.

De seguida a electroválvula é actuada de modo a realizar água de osmose.

 

Muitas das operações são ajustadas por temporizadores.

 

Ex: O tanque de reposição, está ajustado para receber água doce durante 15minutos, findos os quais, a electroválvula cessa a sua actividade.

 

No caso das TPA's, só a executo se a bóia que está no tanque da TPA, não estiver actuada. Caso contrário significa que não tenho água para a realizar.

Caso tenha água, e isto é verificado diariamente às 20h, retiro água do aquário durante 2:30min, findos os quais, coloco água limpa até que o sensor de osmoregulação esteja actuado.

Esta operação está delimitada no tempo em 10min, ou seja, às 20h10min, acabou-se a TPA, tempo suficiente para a TPA ser executada.

 

No caso da osmoregulação, se o sensor estiver fora de água 10s (pois então não terá sido a ondulação a provocar a sua actuação), então procedo à reposição de água doce, até que o sensor esteja novamente dentro de água.

Estou a falar sempre em sinais de '0' e '1'.

 

Claro que todas estas operações, só são efectuadas se a bóia de nível máximo da sump permitir de modo a evitar inundações.

 

Posso-te ajudar mais detalhadamente se quiseres.

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boa tarde Ricardo

 

A água salgada é feita no tanque intermédio (Tanque 'B').

Às 6as feiras, às 19h, o PLC actua a electroválvula. Esta vai encher o tanque 'C' (reposição de água doce), e vai encher o tanque 'B' pelo furo ladrão.

Quando a bóia do tanque 'B' é actuada tenho 30L de água, pronta a receber cerca 1100g de sal.

 

Aproveitando a taxa bi-horária actuo o aquecedor e a bomba de circulação.

 

Caixa 220V para alimentar aquecedor e bomba (controlados por um botão on/off)

 

IMPLANTACAO_COADAS1.JPG

 

IMPLANTACAO_COADAS3.JPG

 

 

No(s) dia(s) seguinte(s) é só abrir a torneira da Gardena para vazar o tanque 'B' e encher o tanque 'C' para efectuar as TPA's...

 

Abraço

 

 

 

 

Assim sim era o que eu precisava mas 1º aquario longe do wc 2º nao te3nho jeito para bricolage estas de parabens foi uma ideia excelente

Pedro Ferrer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais