dúvidas e mais dúvidas...


acarloscc

Recommended Posts

bons dias.

 

tenho algumas questões que vos queria colocar e ao mesmo tempo dou uma folga ao FAAO que me tem ajudado imenso. :D

 

na minha montagem (ver assinatura) comecei há umas semana a debater-me com um problema de filamentosas e green spots.

sim, eram os fosfatos... ou a falta deles.

 

comecei a fertilizar (pós da HA, além do que já "introduzia" de brighty K e micros/ferro da Natural Aquário)

no 1º dia, 1ppm (de fosfatos), ao final do fotoperíodo... estavam a zero novamente.

2º dia, fiz o teste a meio do fotoperíodo e como estava sem fosfatos, dei-lhe mais 1ppm. no final do "dia", estavam consumidos.

hoje fertilizei com 3ppm uma hora antes das luzes se ligarem... fiz bem?

é normal um consumo tão elevado de fosfatos?

este consumo vai-se manter mais ou menos constante ou está assim por ter sofrido uma carência acentuada durante algum tempo?

quando dizem que os valores da relação nitratos/fosfatos devem andar nos 10/1, referem-se a que altura? no iníco do "dia" do aqua?

 

finalmente... as blyxas estão quase sem folhas, principalmente a da direita.

terá alguma relação com a falta de fosfatos?

 

desde já, obrigado.

cumps. Carlos.

 

ps: nitratos a 10; amónia e nitritos a 0; ph a 6,6; dureza - gh - a 0 (ou quase)

Editado por acarloscc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tudo o que seja de crescimento rápido se tinha falta de fosfatos, vai absorver o que conseguir.

as crypto também vão aproveitar para fazer reserva.

 

colocares 3ppm de fosfato já foi, na minha opinião, um erro, mais vale devagar do que á pressa... pois certamente haverá outros oportunistas que se possam aproveitar do excesso de fosfatos para terem um boom.

 

no entanto se a amónia no teu sistema for degradada assim que aparecer em principio não terás grandes problemas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

conclusão...?

 

adiciono que quantidade de PO4? 1ppm, 2ppm?

a minha dúvida era se estaria a alimentar as algas com os 3ppm de PO4, ou se as plantas conseguiriam absorver tudo...

 

e de que forma consigo então manter os valores ideais de fosfatos no 1??

é que, quanto mais lhe meto, mais o sistema absorve...

 

e william, como resolvo a questão das blyxas? elas adaptam-se ou tenho mesmo que subir a dureza?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

recebi a tua pm, mas parece que ja obteste respostas ás tuas duvidas.

 

em tudo o caso deixo apenas a ressalva de muita calma agora de inicio, o teu aquario ainda vai passar pela fase de amadurecimento e so depois disso o equilibras minimamente.

 

de momento vai controlando os macros e fertilizando apenas o necessario que as plantas consumao sem exageros na coluna de agua.

se esta a ser consumido 1ppm de fosfatos, continua a fertilizar apenas 1ppm de fosfatos e a medida que a massa vegetal vá aumentando vais subindo gradualmente a dose.

 

mantem os nitratos entre os 5 a 10ppm e os fosfatos a 1ppm nao sei quantos ppm de k adiciona esse fertilizante que estas a usar, por isso segue as intruçoes da embalagem.

 

remove manualmente todas as algas que consigas e as plantas que estejam mais afectadas, depois com o tempo e as fertilizaçoes sempre correctas sem estarem em desnivel, as algas acabam por abrandar.

 

as blixas penso estarem a passar por um periodo de adaptaçao e em breve nova folhagem ade rebentar.

 

se conseguises aumentar a duresa entre 4dGH a 8dGH tambem era optimo.

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora boas

 

bem parece que o teu aquario anda com um consumo diario de 1ppm. tenta fertilizar todos os dias com 2ppm de maneira a equilibrares o valor dos fosfatos em 1ppm. essa proporção de 10/1 acho que não se refere a nenhuma parte do dia mas sim uma generalização. sempre que fizeres os testes tenta obter + - essa proporção, e se não estiver correcto vê o que andas a fazer de mal. se tens filamentosas e porque não tens nitratos e tens po4 a mais. as green spot tens de ter o po4 mais alto um bocado que o no3.

 

as blyxas? que tioi de fertilização tás a por? se elas tiverem meias brancas e com buracos é falta de ferro e potassio penso eu

 

abraço

 

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só não estava/estou a perceber como chegar ao tal valor de 1ppm nos fosfatos (os nitratos mantêm-se estáveis nos 10ppm há já algum tempo)...

 

partindo do princípio que até 3ppm de PO4 são consumidos por dia (não voltei a subir a dose, por isso não sei se consome mais do que isto), e partindo também do princípio que o just_me me aconselhou a não colocar esses mesmos 3ppm... que dose diária devo introduzir?

 

baixo para os 2ppm, para 1ppm?

 

outra questão que ainda não me responderam... este parâmetros/valores de fosfatos, acabam por se equilibrar ou este consumo alto de PO4 vai manter-se ou aumentar de forma directamente proporcional ao aumento da flora?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! O ideal é começares por baixo, começares a fertilizar docemente e esperares pelos resultados, que não se vêem de um dia para o outro. Deixa as plantas acentar, adaptarem-se e não inundas o aquário de fertilizante, isso não serve de nada.

 

Eu colocaria 1ppm de P (partindo do principio que a diluição é a normal da HA). Como o PO4 e o NO3 são produzidos naturalmente pelo aquário, com o passar do tempo vais ter a ajuda do ciclo natural do aquário.

 

Os Nitratos se estão a 10ppm, mantem assim. Se não for preciso não fertilizes com N. Depois é só os Micros e o Ferro q.b.,e o Potassio diariamente. Com o tempo e a observação das plantas conseguirás chegar a um ''consenso'' em relação às quantidades de fertilizante a administrar.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais