BETA Volta a atacar...


technic

Recommended Posts

COmprei a um membro do forum 3 betas, um macho e duas femeas, coloquei-os dentro de um aqua de 54 lits c/ uma divisão a meio em acrilico transparente c/ furos, com água até meio. ficaram lá 4 dias, ontem á tarde o macho decidiu fazer um ninho de bolhas, quando cheguei á noite é que vi, vi qual era a fêmea que me parecia mais excitada e irrequieta e coloquei-a lá. só que tenho um problema, o macho ao inicio andava de volta dela, parecia que abria um guardachuva á volta da cabeça e ela fugia, hoje acontece a mesma coisa, mas mais rápido, ela não sabe para onde fugir.. e outra coisa que reparei é que o corpo dela está diferente, parece que as escamas estão diferentes, a textura mudou, nota-se umas riscas ao alto, será que foi o macho que lhe ferrou durante a noite??? ela parece bem, mas tá a ficar c/ o corpo um bocado esquesito... será que foi o macho que a atacou??? devo retirar a fêmea???

A vida são dois dias e este pode já ser o terceiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, não a deves retirar! Em todo o caso, coloca abrigos para ela. O facto de ela estar a ficar com as riscas verticais e com o ovopositor branco (ponto branco na zona anal) quer dizer que ela está pronta a desovar.

 

Coloca a fêmea durante períodos de 4 horas junto ao macho e depois retira-a. Convém observar para o macho não a massacrar ao ponto de ser irreversível. Aliás, convém estar a observá-los enquanto estão juntos, pois se se der o caso de a fêmea desovar e o macho colocar os ovos no ninho, a partir desse momento ela se tornará um potencial inimigo do macho e este irá persegui-la até à sua morte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

retirei a fêmea á um bocado, ela era meia cinzenta, agora está vermelha escura, que se passará c/ ela?? será que está pisada??

daqui a 2 horas vou voltar a coloca-la..~

A vida são dois dias e este pode já ser o terceiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois tass :)

 

Pois devias ter ligo o guia que eu fiz, assim já não andavas assim tão stressado com os peixes :?

 

Man é normal eles andarem á chapada um com o outro, afinal de contas lembra-te de que peixe estamos a falar né, o famoso Lutador siamês :P

 

Epá todos os sinais que falás-te querem dizer isso mesmo que éla está pronta para a brincadeira, agora tirares a bicha a meio da coisa é que não :P

 

Uma cena importante, a fêmea está anormalmente cheia? gordinha na barriga? Se estiver é porque tá cheia de ovos se não estiver é porque ou já os teve, ou ainda não está completamente pronta.

 

Acho que devias ir ler mais umas cenas sobre o assunto para não andares a stressar os peixes.

 

Portem-se

 

:?

 

wassuuup

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde :D

 

Eu já consegui que os meus peixes betta tivessem crias :lol: mas por mera sorte. :cry:

Como vejo se a fêmea está cheia? :) Tenho varias com opositor de fora mas não vejo listas nem a barriga grande. :?::?:

Já agora se me poderem dizer onde está a descrição do Wass pois não a encontro. :wink:

 

Abraços e desculpem a ignorância :) :D :oops:

Luís Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A fêmea finalmente pôs os ovos, mas aconteceu uma coisa que não estava á espera...

ele pos os ovos, ai tudo bem... o macho colocou-os no ninho de bolhas.. tudo bem... passado 1 horita de ela ter posto os ovos, retirei a fêmea do aqua, mal retiro a fêmea, o macho começa a comer os ovos como se não ouvesse amanhã.. e eu retirei logo o macho antes que ele comesse tudo... é normal esta atitude do macho???

A vida são dois dias e este pode já ser o terceiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois tass :wink:

 

Epá pode acontecer perfeitamente, afinal não esquecer que tipo de peixe estamos a falar.

 

Mas olha lá tirás-te a femea porque o macho já andava atraz déla ou porque achas-te que já não tinha ovos??? É que essa cena dos ovos ainda demora uma beca, tanto pode ser tipo (palavra censurada) os ovos num estantinho mas regra geral isso ainda demora. Vai-se a ver a femea ainda tinha ovos.

 

Mas não tem mal, o que deves fazer agora é baixar o nivel da água ai para uns 5cm. Porque sem o pai no aqua eles vão ter maiores dificuldades para se manter no ninho, muitos vão morrer porque vão cair pó fundo ainda em ovo e o pai não vai estar lá para os meter novamente no ninho. E depois de nascherem eles vão estar a nadar verticalmente, é ai que ajuda o nivel da água ser mais baixo ok :?

 

Boa sorte e vai dando noticias :lol:

 

Porta-te

 

:roll:

 

wassuuup

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois tass 8)

 

Epá depende de como tens o aqua ;) Se não ouver mais nenhum peixe, se isso for mesmo um aqua de cria, então sim ainda vais ter ai uns peixinhos. Isto claro se o macho fecundou os ovos.

Mas sim se ele fecundou os ovos ainda te vão nascher uns quantos.

Aguenta isso mais uns 3 dias que eles devem aparecer :oops: Uma porrada de pontinhos e caudas :lol: são ai de 2mm 1 é são os olhos e o outro mm é a cauda :D

 

Vai dando noticias :D

 

Portem-se

 

:wink:

 

wassuuup

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou aguardar então 3 dias... se não nascer é porque o macho não os fecundou... certo?? e se não nascerem seria melhor mudar a água toda do aqua e voltar a tentar já na próxima semana???

A vida são dois dias e este pode já ser o terceiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois tass :wink:

 

Olha lá eu não te mandei já o meu guia de como criar bettas?

 

Epá se não mandei, ou foi porque não me pediste, ou pedis-te eu mandei e foi um dos muitos que voltou para traz, porque aquilo tem 3mb e voces não esvaziam as caixas de correio. Por isso diz qualquer coisa sobre isso se o queres ou não, tens é de me dar o teu mail.

 

Em relação ás tuas perguntas, é mesmo assim, esperas os 3 dias e vêz se os ovos dão em alguma coisa, entretanto mete uma pedra difusora a burbolhar muito ao de leve para ir quebrando a camada de gordura que se cria no topo. Se eles eclodirem dás logo com isso que são ao pontapé e vês pontinhos pretos por todo o lado, se não azarito :D

 

Se queres criar os bettas para a semana que vem tens de os separar e alimentar muito mas muito mas muito bem, e quando digo muito bem é todo o tipo de comida que tiveres ai e que eles comam, sempre que comerem. Básicamente tás sempre a dar de comer aos bichos, desde que comam é comida pa dentro.

 

Depois fazes tudo de novo, limpas o aqua, metes 10cm de água, metade nova e metade do teu aqua comunitário se tiveres.

 

Mas penso que o melhor mesmo é leres o guia que eu fiz que ta lá tudo tintin por tintin:D

 

Porta-te

 

:wink:

 

wassuuup

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os ovos estão a ganhar uma especie de gelatina á volta, já passaram os 3 dias e ainda não nasceram, alguns estão á superficie da água e outros estão no fundo do aqua... será que não vão nascer??

A vida são dois dias e este pode já ser o terceiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais