Motor de Ar sIM ou nÃO


Recommended Posts

Olá,

 

Tenho montado no aquário um motor de ar, e tenho algumas dúvidas:

 

- Qual a melhor sítio para ter a pedra difusora? a minha está por baixo do areão mas tenho sempre pedras a mexer por onde sai o ar bem como levanta algumas particulas no aquário.

 

- Quando tenho o ar a funcionar e a sair pela pedra, os peixes têm mais actividade e movimentam-se mais no aquário, assim como sobem e descem o aquário perto do ar.

 

- Aconselham o uso do ar, ou só serve para causar mais agitação aos peixes ?

 

Cumprimentos,

José Moreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O uso da bomba de ar no aquario pode ser ou nao util dependendo do aquario em questao. Existem aquarios que sao pouco oxisnaados e precisam de intruduçao artificial de ar.

Eu neste momento estou a uzar em apenas um aquario, porque notei que a agua estava com pouco oxigenio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Qual a melhor sítio para ter a pedra difusora? a minha está por baixo do areão mas tenho sempre pedras a mexer por onde sai o ar bem como levanta algumas particulas no aquário.

É normal. Podes ter muitos detritos no areão. Se forem muitos detritos podes resolver isso comprando o aspirador e começando a aspirar o areão regularmente.

As pedras levantam pois tens a pedra difusora enterrada no areão. Se colocares a pedra em cima ("à vista") isto não acontece.

 

- Quando tenho o ar a funcionar e a sair pela pedra, os peixes têm mais actividade e movimentam-se mais no aquário, assim como sobem e descem o aquário perto do ar.

A água também fica mais agitada. É normal que os peixes nadem mais...

Se forem peixes que gostem de correntes melhor ainda. Aproveitam o movimento da água nessa zona para "se divertirem" um pouco.

 

- Aconselham o uso do ar, ou só serve para causar mais agitação aos peixes ?

As bolhas causadas pela pedra difusora não tem só um efeito estético. Aliás, uns gostam e outros não. O que está também em causa é, como disse o MotarSolitario, a oxigenação da água.

Não é esse "ar" que é "injectado" na água que oxigena a mesma.

O que essas bolhas fazem é movimentar a água na superfície permitindo assim que haja uma melhor troca de gases entre a água do aqua e o "ar" que respirámos.

Por outro lado, o uso das pedras difusoras no Verão pode ser vantajoso, visto que, com essa agitação consegues evaporar alguma água bem como oxigenar e arrefecer a água do aquário (embora poucos graus).

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se faz injecção de CO2, a bomba de ar deve manter-se desligada durante o dia mas ligada durante a noite para evitar a asfixia dos peixes.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu penso que o que se passa com os teus peixes é uma vida com "stress". Pois então repara nisto:

-S tens a bomba d ar debaixo do areão, o ar não s encontra constantemente a sair o que quer dizer k quando sai (exporadicamente) os peixes "assustam-s" o que causa um certo stress nos peixes e não é nada bom. Então esse movimento que identificas como algo positivo nos teus peixes pode ser apenas causado pelo "susto" que as bolhas causam, porque certamente na natureza não saem bolhas de ar de debaixo do areão :D .

 

Complementando o qu já foi dito antes podes ainda acrescentar o facto de a turbolencia causada pelas bolhas na superficie da h2o vai levar a uma maior area de contacto entre a h2o do aqua e o ar exterior e consequentemente a um maior numero de trocas gasosas.

 

No meu ponto de vista falar em oxigenação da h2o graças as bolhas é errado porque não acredito que as bolhas se dissociem na h2o do aquario em tão curto espaço de tempo.

 

Obg

 

RobCC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho um aqua d 100.30.40 , quando montei o aqua, na loja disseram-me k as ditas bolinhas eram prejudiciais pk provocavam turbulencia na superficie o k causava perda d co2 na agua, mas tenho reparado k os meus peixes andam a respirar muito rapido e muitas vezes a superficie e ando a ligar por vezes a bomba d ar. k mais posso fazer? estava a pensar em fazer intrudução d co2 por causa das plantas.

ja agora, possom usar silicone normal pra tapar uns orificios numas decorações ou tem d ser especial d aqua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu penso que o que se passa com os teus peixes é uma vida com "stress". Pois então repara nisto:

-S tens a bomba d ar debaixo do areão, o ar não s encontra constantemente a sair o que quer dizer k quando sai (exporadicamente) os peixes "assustam-s" o que causa um certo stress nos peixes e não é nada bom. Então esse movimento que identificas como algo positivo nos teus peixes pode ser apenas causado pelo "susto" que as bolhas causam, porque certamente na natureza não saem bolhas de ar de debaixo do areão  :lol: .

 

RobCC

 

Não ar que sai debaixo do areao é continuo, agora não sei se será demais mas o tipo de bomba que tenho é para aquas de 100l, vou experimentar incluir uma torneira para regular o ar e ver o comportamento, ou talvez seja só mesmo um elemento bom para os peixes utilizarem (cima/baixo). :roll:

 

Envio um filme, (é um pouco pesado mas foi o que se arranjou 2 mb +-), aguardo comentários.

 

Jose Moreira

[/img]http://www.bit24.com/PICT0005.AVI

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho um aqua d 100.30.40 , quando montei o aqua, na loja disseram-me k as ditas bolinhas eram prejudiciais pk provocavam turbulencia na superficie o k causava perda d co2 na agua, mas tenho reparado k os meus peixes andam a respirar muito rapido e muitas vezes a superficie e ando a ligar por vezes a bomba d ar. k mais posso fazer? estava a pensar em fazer intrudução d co2 por causa das plantas.

ja agora, possom usar silicone normal pra tapar uns orificios numas decorações ou tem d ser especial d aqua?

 

só silicone para aquarios, encontras nas lojas apesar de ser um pouco caro para a quantidade :roll:

 

jose moreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.