Custo dos discus


Recommended Posts

all,

 

Penso que a parte do custo já está esclarecida. Analisando as contas entendo que a criação poderá começar a ser rentável após a 6º criação bem sucedida (considerando a elaboração base do problema e eliminando outros custos que não estão a ser considerados ex:mão de obra).

 

Caso se aumente a escala (mais casais e mais aquas) e introduzindo os outros factores de redução de custo (poço, energia solar,...) então pode ser muito rentável.

 

Parece que a conclusão é que ao comprarmos a um criador (de pequena dimensão) estamos apenas a sustentar o seu hobbie pois pelo que vejo esses criadores aparecem e desparecem como cogumelos numa floresta.

 

e como me parece existir uma consequência obvia desta situação que é perda de caracteristicas fundamentais num disco devido á consaguinidade deduzo que se deve sim apostar nos criadores que tem isso em atenção.

 

Outra conclusão poderá ser que é que o melhor será trabalhar na importação (e eventualmente na engorda) pois melhor que ter muitos discus de 3.5€ em casa é ter poucos mas dos bons, pois esse é o desafio da aquariofilia.

 

Sobre as ninhadas que cada um vai tendo apenas pelo prazer de trazer uns animais ao mundo a minha sugestão é que deem os discus a quem não tem possibilidades de adquirir um destes magnificos animais ou utilizem para leilões de angariação de fundos. Vão é anotando a quem os dão, pois pelos vistos existem pessoas capazes de comprar por atacado apenas porque é barato. (ainda gostava de saber o que fazem com eles...)

 

A minha conclusão é que os Criadores (a sério) de Portugal vão ter que se adaptar á realidade e eventualmente segmentar a sua produção. (ex: produzir 1 ou 2 estirpes a preços muito competitivos para ganhar quota em Portugal, importar outras para engorda ou revenda directa e criar exemplares de alta qualidade que poderão esses sim colocar a preços mais elevados).

 

Os criadores "amadores" devem dedicar-se á pesca pois como só estão a trazer beneficio ás empresas de agua e energia pelo menos na pesca sempre comem alguma coisa e poupam energia e agua ao planeta.

 

 

obrigado a todos em especial ao António, Varezz e Hugo pelo importante contributo dado e pela forma como abordaram o tema de forma séria e descomprometida.

 

P.S. - sobre o tema das plantas acho imoral a venda de plantas entre particulares e admiro a lata dos que pedem dinheiro por isso.

P.S.2 - o mesmo é valido para os pequenos peixes. recordo quando eu tinha viviparos dava alevins ás dezenas (especialmente Guppies) fazendo muita gente feliz e poupando-lhes alguns euros.

 

abraços,

pE

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... De facto depois de ler tudo isto...

 

Fiquei com uma duvida pessoal... Varias... Mas fica já uma para me responderem.

 

Quem é que começa a fazer criação de discus de um minuto para o outro?

Acho que... todos os criadores ja teriam antes os aspiradores...

Acho que foram adquirindo aquas com o tempo, mas aqui representaria o maior custo penso eu..

os cones, bem... penso que não seja necessario assim um numero tão grande de cones e traga grande despesa...

Termostatos, arranja-se quem venda no forum baratos...

As lampadas e calhas, será mesmo necessario ? Um simples sistema de iluminaçao nao chega? Hoje em dia todos nos sabemos que isso é barato...

E nao é aquarios nem plantadas nem aquários feitos para serem bonitos..

 

 

Mas as perguntas reais penso que sejam mesmo estas:

 

Quem vende a 10 euros fica individado?

 

Será que cada discu gasta mais de 10 euros a uma pessoa?

 

Quanto ao aspecto das TPA's,acham que é assim tao necessario trocas 100% diarias para manter a boa saude dos mesmos? É que isto tras varias coisas... nomeadamente todos nos gostamos da natureza e realmente gastar este numero de água por dia... É obra... E aí a agua ja conta...

 

Fala-se em lazer e tempo perdido, mas se de facto é um hobbie não podemos contar com isso acho eu, porque supostamente o que move os criadores não é o que vao ganhar com cada discu, nem pensam nisso, é simplesmente o prazer de ver a sua reproduçao...

 

Por ultimo, convido alguém a apresentar os seus custos.

 

PS: Não esquecer que não se pode querer compensar todo o dinheiro em 2 meses, ou quem é criador é so por 2 meses... ?

 

 

Espero não ter dito muita parvoice, mas de facto a pergunta neste tópico também já me tinha ocorrido... E continuo sem compreender muito bem tais valores....

Isto sem numeros é complicado de avaliar...

 

Boa criação ^^ E obrigado por nos venderem discus com melhor qualidade que na loja a metade do preço ou a um terço do praticado nas lojas ; )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voltando ao assunto deste tópico,

 

quanto á qualidade, de uma ninhada de 300 peixes, eu pessoalmente á partida não vendo os 300 de certeza, isto porque me preocupo em fazer uma selecção dos peixes e, como em todas as ninhadas, há peixes que vêm com mais ou menos ferrugem, mais ou menos bicudos, com pequenos "defeitos" como por exemplo a boca torta, uma barbatana torta, etc, etc

Não sei se fazem assim, aqueles que vendem a tão baixo custo mas, quase arrisco a dizer que não.

No entanto, isto é o que eu faço, a escolha é minha e, ainda assim o próprio tema qualidade, tem muito que se lhe diga e, o que é qualidade para mim, pode ser para outro membro ou vice versa, ainda a este propósito, já vi á venda em lojas, bons discus mas, também já os vi igualmente á venda doentes, cegos, atrofiados, etc.

Ainda quanto ao que foi referido em comprar ás lojas ou a um criador, porque há criadores que vendem para as lojas, é verdade sim senhor, o problema em principio não é quando esse criador vende para a loja mas, sim o tratamento que é dado depois na loja até esse mesmo peixe ser vendido, e lá estamos outra vez a falar na qualidade e mudança de águas, tipo de comida etc,

mas uma coisa tenho a certeza, nenhuma loja vai dedicar ao peixe o tempo que eu como criador dedico ao meu, isso meus amigos tenham paciência!! Até porque se assim fosse, não precisavam de os comprar, criavam-nos eles e, tinham eles o trabalhinho e a despesa toda correcto? Se não o fazem lá terão a sua razão.

 

Ainda a propósito da qualidade, é básicamente o mesmo que ires comprar uma camisa á Façonable que te custa 120 € mais ou menos, ou ires comprar á loja do Chinês, afinal de contas é uma camisa certo? Lá se o chinês paga ou não impostos .... e a qualidade fica á consideração de cada um.

 

Agora quanto aos custos, as próprias despesas básicas como sendo a água e a luz, basta dizer-vos que o preço da água em Cascais por exemplo é diferente do de Sintra ou de Vila pouca de Aguiar, dentro do nosso país, o preço destes serviços é variável, portanto as contas não podem ser feitas assim.

Posso dar o meu exemplo, 22 termoestatos (de 150 wt a 300 wt ) ligados não 10 mas sim 18 horas diárias, se alguém quiser fazer as contas da minha factura da Edp ....

uma osmose que faz 200 litros de água por dia, saliento, por dia, o que corresponde a 400 litros de esgoto da osmose, se alguém quiser fazer as contas ...

 

Aproveitando ainda o que foi escrito no tópico, ficaria muito mais feliz se houvessem candidatos empenhados em ajudar-me a pagar as facturas da Edp e Smas, já não falo em mais nada, aos possíveis interessados ... estou á disposição e agradeço!!!

Ai sim, posso vender Discus a 10,00 €, é de pensar!!!

Já agora a minha última factura da Edp totalizou 561,79 € e a do Smas que está a pagamento € 141,73 € algum contributo / ajuda????

 

Ps: Ao peixe espada, informo que tenho Discus entre os 5cm e os 9cm saudáveis em excelentes condições de tratamento e alimentação a 9,98 €, são poucos, diria muito poucos, mas ainda se arranja. Ah! e criados por mim

Cuide bem de seus discos,afinal,existe uma enorme diferença entre viver bem e sobreviver.
http://agpa.forumeiros.com/lacs-discus-f15/
actuals.jpg
Cump
Luis Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ups. Esqueci-me de ler o segundo topico! Estava com tanta vontade comentar algo... que foi lapso.

Peço desculpa

 

Pois, não me vais levar a mal mas, de facto escreves-te muita "parvoice", não digo isto em tom de critica, apenas te digo que não tens a minima noção do que estamos a falar!!

Quanto aos custos estou aberto a donativos, como coloquei no post anterior

Cuide bem de seus discos,afinal,existe uma enorme diferença entre viver bem e sobreviver.
http://agpa.forumeiros.com/lacs-discus-f15/
actuals.jpg
Cump
Luis Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voltando ao assunto deste tópico,

 

quanto á qualidade, de uma ninhada de 300 peixes, eu pessoalmente á partida não vendo os 300 de certeza, isto porque me preocupo em fazer uma selecção dos peixes e, como em todas as ninhadas, há peixes que vêm com mais ou menos ferrugem, mais ou menos bicudos, com pequenos "defeitos" como por exemplo a boca torta, uma barbatana torta, etc, etc

Não sei se fazem assim, aqueles que vendem a tão baixo custo mas, quase arrisco a dizer que não.

No entanto, isto é o que eu faço, a escolha é minha e, ainda assim o próprio tema qualidade, tem muito que se lhe diga e, o que é qualidade para mim, pode ser para outro membro ou vice versa, ainda a este propósito, já vi á venda em lojas, bons discus mas, também já os vi igualmente á venda doentes, cegos, atrofiados, etc.

Ainda quanto ao que foi referido em comprar ás lojas ou a um criador, porque há criadores que vendem para as lojas, é verdade sim senhor, o problema em principio não é quando esse criador vende para a loja mas, sim o tratamento que é dado depois na loja até esse mesmo peixe ser vendido, e lá estamos outra vez a falar na qualidade e mudança de águas, tipo de comida etc,

mas uma coisa tenho a certeza, nenhuma loja vai dedicar ao peixe o tempo que eu como criador dedico ao meu, isso meus amigos tenham paciência!! Até porque se assim fosse, não precisavam de os comprar, criavam-nos eles e, tinham eles o trabalhinho e a despesa toda correcto? Se não o fazem lá terão a sua razão.

 

Ainda a propósito da qualidade, é básicamente o mesmo que ires comprar uma camisa á Façonable que te custa 120 € mais ou menos, ou ires comprar á loja do Chinês, afinal de contas é uma camisa certo? Lá se o chinês paga ou não impostos .... e a qualidade fica á consideração de cada um.

 

Agora quanto aos custos, as próprias despesas básicas como sendo a água e a luz, basta dizer-vos que o preço da água em Cascais por exemplo é diferente do de Sintra ou de Vila pouca de Aguiar, dentro do nosso país, o preço destes serviços é variável, portanto as contas não podem ser feitas assim.

Posso dar o meu exemplo, 22 termoestatos (de 150 wt a 300 wt ) ligados não 10 mas sim 18 horas diárias, se alguém quiser fazer as contas da minha factura da Edp ....

uma osmose que faz 200 litros de água por dia, saliento, por dia, o que corresponde a 400 litros de esgoto da osmose, se alguém quiser fazer as contas ...

 

Aproveitando ainda o que foi escrito no tópico, ficaria muito mais feliz se houvessem candidatos empenhados em ajudar-me a pagar as facturas da Edp e Smas, já não falo em mais nada, aos possíveis interessados ... estou á disposição e agradeço!!!

Ai sim, posso vender Discus a 10,00 €, é de pensar!!!

Já agora a minha última factura da Edp totalizou 561,79 € e a do Smas que está a pagamento € 141,73 € algum contributo / ajuda????

 

Ps: Ao peixe espada, informo que tenho Discus entre os 5cm e os 9cm saudáveis em excelentes condições de tratamento e alimentação a 9,98 €, são poucos, diria muito poucos, mas ainda se arranja. Ah! e criados por mim

 

lacs,

 

Obrigado pela sinceridade e por partilhar os dados com o grupo. Pena que não existam mais criadores a explicar o processo para conseguirmos tirar valores médios.

 

Confesso que fiquei surpreendido com os custos de operação(esperava menos), mas falta saber o numero de animais produzidos e vendidos para fazer as contas. Tb compreendo que esses dados não serão para publicar portanto ficamos por aqui.

 

Sobre os donativos a malta que compra já está a contribuir! e eu agora não estou comprador de discus, mas num futuro hei-de passar por ai para ver as novidades.

 

abraço,

pE

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... De facto depois de ler tudo isto...

 

Fiquei com uma duvida pessoal... Varias... Mas fica já uma para me responderem.

 

Quem é que começa a fazer criação de discus de um minuto para o outro? Quem for doudinho:music_singguitar:

Acho que... todos os criadores ja teriam antes os aspiradores... 1 aspirador por aquário é fundamental.

Acho que foram adquirindo aquas com o tempo, mas aqui representaria o maior custo penso eu.. Com o tempo?Furados?À medida?O tempo que demora a adquiri-los não faz diferença, custam sempre o mesmo.

os cones, bem... penso que não seja necessario assim um numero tão grande de cones e traga grande despesa... Mas não sao gratis....

Termostatos, arranja-se quem venda no forum baratos... Nunca vi termostatos abaixo de 10 euros, mas a questão é: Metias um termostato de marca chinesa, em segunda mão a aquecer agua a peixes no valor de 300 euros?

As lampadas e calhas, será mesmo necessario ? Um simples sistema de iluminaçao nao chega? Hoje em dia todos nos sabemos que isso é barato... "Barato, mas não é gratis, 1 lampada de 9w por aquario, tem de estar ligada 24horas, para os pais não perderem os filhos.

E nao é aquarios nem plantadas nem aquários feitos para serem bonitos..

 

 

Mas as perguntas reais penso que sejam mesmo estas:

 

Quem vende a 10 euros fica individado?

 

Será que cada discu gasta mais de 10 euros a uma pessoa?

 

Quanto ao aspecto das TPA's,acham que é assim tao necessario trocas 100% diarias para manter a boa saude dos mesmos? É que isto tras varias coisas... nomeadamente todos nos gostamos da natureza e realmente gastar este numero de água por dia... É obra... E aí a agua ja conta...

 

Fala-se em lazer e tempo perdido, mas se de facto é um hobbie não podemos contar com isso acho eu, porque supostamente o que move os criadores não é o que vao ganhar com cada discu, nem pensam nisso, é simplesmente o prazer de ver a sua reproduçao...

 

Por ultimo, convido alguém a apresentar os seus custos.

 

PS: Não esquecer que não se pode querer compensar todo o dinheiro em 2 meses, ou quem é criador é so por 2 meses... ?

 

 

Espero não ter dito muita parvoice, mas de facto a pergunta neste tópico também já me tinha ocorrido... E continuo sem compreender muito bem tais valores....

Isto sem numeros é complicado de avaliar...

 

Boa criação ^^ E obrigado por nos venderem discus com melhor qualidade que na loja a metade do preço ou a um terço do praticado nas lojas ; )

 

Boas

 

Falas em hobby, em prazer de criar, que não se deve pensar em lucros.Já lancei o desafio, porque quem não o faz não tem noção dos custos que acarreta, além disso falas por falar, quando referes "Mudas de 100% será necessário?", vejo que pelo menos nunca criaste os mesmos.Desafio-te a tentar, arranjas uns cones grátis, iluminação grátis, aspiradores grátis, termostatos em 2a mão baratos, um aquário muito riscado barato e um casal de discus baratos e mais não sei o que grátis e desafio-te a fazeres criação por hobby.Vais-te surpreender com o desastre e custos que vais ter.Garantido....

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre as ninhadas que cada um vai tendo apenas pelo prazer de trazer uns animais ao mundo a minha sugestão é que deem os discus a quem não tem possibilidades de adquirir um destes magnificos animais ou utilizem para leilões de angariação de fundos. Vão é anotando a quem os dão, pois pelos vistos existem pessoas capazes de comprar por atacado apenas porque é barato. (ainda gostava de saber o que fazem com eles...)

 

pE

 

A aquariofilia é um hobbie (ou um vício) caro. Quem não tem dinheiro para comprar discus não os deve ter, porque é preciso dinheiro para os estimar bem.

 

 

Bem... De facto depois de ler tudo isto...

 

Fiquei com uma duvida pessoal... Varias... Mas fica já uma para me responderem.

 

Quem é que começa a fazer criação de discus de um minuto para o outro?

Acho que... todos os criadores ja teriam antes os aspiradores...

Acho que foram adquirindo aquas com o tempo, mas aqui representaria o maior custo penso eu..

os cones, bem... penso que não seja necessario assim um numero tão grande de cones e traga grande despesa...

Termostatos, arranja-se quem venda no forum baratos...

As lampadas e calhas, será mesmo necessario ? Um simples sistema de iluminaçao nao chega? Hoje em dia todos nos sabemos que isso é barato...

E nao é aquarios nem plantadas nem aquários feitos para serem bonitos..

 

 

Mas as perguntas reais penso que sejam mesmo estas:

 

Quem vende a 10 euros fica individado?

 

Será que cada discu gasta mais de 10 euros a uma pessoa?

 

No outro dia fui almoçar a casa de um (GRANDE) amigo que é criador de discus. Entre outras coisas, e durante o tempo que estive lá, e que esteve a passar comigo e com a família, foi interrompido "N" vezes. Seja por pessoas que vão ver, seja por pessoas que vão comprar, seja por telefonemas a tirar dúvidas. das pessoas que conheço, é certamente uma das que passa mais tempo ao telefone a ajudar os amigos, que vá-se lá ver são clientes. Quando um disco tem problemas é para ele que ligam. Posso adiantar que se numa hora de almoço não atender o telefone 10vezes não é dia. O dinheiro não paga isto. É uma espécie de serviço pos venda vitalício.

Quanto vale o teu tempo, e o tempo que devias estar em família e a descansar

 

Quanto ao aspecto das TPA's,acham que é assim tao necessario trocas 100% diarias para manter a boa saude dos mesmos? É que isto tras varias coisas... nomeadamente todos nos gostamos da natureza e realmente gastar este numero de água por dia... É obra... E aí a agua ja conta...

 

Sim, é necessário, para se ter discus bons tens que trocar a água com fartura, mas tens bom remédio, tornas-te objector de consciência, e assim como muitas pessoas não compram peixes injectados, não compras discus.

 

Fala-se em lazer e tempo perdido, mas se de facto é um hobbie não podemos contar com isso acho eu, porque supostamente o que move os criadores não é o que vao ganhar com cada discu, nem pensam nisso, é simplesmente o prazer de ver a sua reproduçao...

 

Claro, claro. Nos teus hobbies não contabilizas custos. Eu gosto de aquários e de carros, e podes crer que cada vez que troco de carro vendo o antigo, não o ofereço para que mais gente goste de carros, o mesmo com o aquário, cada vez que tenho um projecto novo, vendo o antigo para poder sustentar o que em mim é mais que um hobbie (vício)Por ultimo, convido alguém a apresentar os seus custos.

 

PS: Não esquecer que não se pode querer compensar todo o dinheiro em 2 meses, ou quem é criador é so por 2 meses... ?

 

 

Espero não ter dito muita parvoice, mas de facto a pergunta neste tópico também já me tinha ocorrido... E continuo sem compreender muito bem tais valores....

Isto sem numeros é complicado de avaliar...

Isto é um forum, serve para dizer parvoíces, até que alguém nos faça perceber que estamos a dizer parvoíces. Tu disseste algumas, eu digo várias, no final ajudamo-nos mutuamente e tornamos o forum um lugar melhor :music_singguitar:

 

Boa criação ^^ E obrigado por nos venderem discus com melhor qualidade que na loja a metade do preço ou a um terço do praticado nas lojas ; )

 

Tanto o peixe-espada, como o joão_pm devem estar no hobbie há pouco tempo, e não devem ter noção do trabalho desempenhado por estes que hoje em dia nos foruns apelidam de criadores de discus. Tentem pesquisar os posts antigos no forum, e percebam porque é que hoje todas as lojas têm discus, porque é que hoje os discus vivem mais tempo, e porque é que hoje vocês têm discus em casa a preços acessíveis (sim, são acessiveis).

Viva o forum, aqueles que o criaram, e aqueles que fizeram dele aquilo que ele é hoje. Vivam os criadores de discus que fizeram baixar os preços e partilharam comnosco os seus segredos, vivam as lojas que se estão a esforçar para serem cada vez melhores, Vivam os aquascapers. Vivam todos aqueles que colocam Portugal nos primeiros lugares da aquariofilia sem olhar a quem.

 

Abraço

Luís Guerreiro

Editado por hotrodder

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zé Carlos,

Retribuo o cumprimento embora não nos conheçamos sinto que é com boa vontade.

(quem gosta de peixes é sempre boa pessoa!)

 

 

Boas Luis,

 

Realmente trouxe um aspecto novo para a conversa. O tempo que o criador passa ao telefone e nos contactos com os amigos (clientes) tem valor e deve ser contabilizado.

 

Sobre os restantes pontos gostava somente de tecer um comentário (s.f.f. não me levem a mal):

Se necessitar de saber á quantos anos alguém possui determinada actividade pergunte: Tenho 42 anos de idade e antes de saber escrever já deitava comida (até os matar) nuns peixinhos (nessa altura para mim não havia Discus e a loja era a lagoa azul).

Outra nota importante tem a ver com o facto de ao estarmos perante uma pessoa que dedicou muito tempo a uma actividade é recomendável que exista respeito pela opiniões e as ouçamos com atenção pois reflectem sabedoria acumulada que está a ser transmitida. No entanto isto não quer dizer que não se "desafie o mestre" (dentro do respeito devido) para nos explicar como é que as coisas funcionam.

 

Obrigado pelo contributo,

pE

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zé Carlos,

Retribuo o cumprimento embora não nos conheçamos sinto que é com boa vontade.

(quem gosta de peixes é sempre boa pessoa!)

 

 

Boas Luis,

 

Realmente trouxe um aspecto novo para a conversa. O tempo que o criador passa ao telefone e nos contactos com os amigos (clientes) tem valor e deve ser contabilizado.

 

Sobre os restantes pontos gostava somente de tecer um comentário (s.f.f. não me levem a mal):

Se necessitar de saber á quantos anos alguém possui determinada actividade pergunte: Tenho 42 anos de idade e antes de saber escrever já deitava comida (até os matar) nuns peixinhos (nessa altura para mim não havia Discus e a loja era a lagoa azul).

 

Estar metido em aquariofilia ou praticar aquariofilia de qualidade são coisas diferentes, eu conheço pessoas que têm aquários há 40 anos e que não evoluiram nada. A minha opinião, e que mantenho, foi pela maneira como vocês discutiam o assunto, não esperando que os conhecimentos do mestre vos fossem transmitidos, mas desafiando-o ;)

 

Outra nota importante tem a ver com o facto de ao estarmos perante uma pessoa que dedicou muito tempo a uma actividade é recomendável que exista respeito pela opiniões e as ouçamos com atenção pois reflectem sabedoria acumulada que está a ser transmitida. No entanto isto não quer dizer que não se "desafie o mestre" (dentro do respeito devido) para nos explicar como é que as coisas funcionam.

 

Obrigado pelo contributo,

pE

 

Abraço

Luís Guerreiro

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Voltando ao tema e utilizando alguns valores aqui recolhidos e o excel aqui vão algumas contas.

 

pressupostos:

Custo inicial 1200Euros

(1 cubo 50x, 2 aqua 250 para crescimento, restante material)

Custo/mês 465Euros

(Agua:75, electricidade:100,Medicamentos:40,comida:40,Consumiveis:30, Mão-de-obra:150,telefone:30)

a cada 12 meses investimento de 1200euros

para facilitar os calculos assumi que a venda se dá sempre de uma vez só e ao fim de 3 meses. os 2 aquas de crescimento é porque teremos diversas ninhadas em crescimento simultaneo.

 

Calculo:

 

Venda de 100 discus de 3 em 3 meses a 20Euros cada:

só ao mês 28 tem finalmente lucros crescentes.

e em 48 meses: vendeu 1600 discus com um total de 3680euros de lucro (76.6Euros/mês).

 

150 discus de 3 em 3 meses a 20Euros cada:

Lucro ao mês 7 (a partir de aqui é sempre com lucro)

e em 48 meses vendeu 2400 discus com um total de 19680Euros de lucro (410Euros/mês)

 

Se baixarmos o valor de venda para 15 Euros:

No caso da produção de 100 discus ao mês 48 já vai a perder 6720Euros e nunca conseguirá ter lucro

 

com 150 discus o primeiro lucro surge ao mês 7 e é sempre a crescer a partir do mês 16

e em 48 meses vendeu 2400discus com um total de 7680Euros de lucro (160Euros/mês)

 

É claro que se conseguisse com esta estrutura de custos produzir 320 discus de 3 em 3 meses e vender a 15euros então entrava para o clube dos que recebem mais de mil euros liquidos por mês! mas isso já me parece um exagero...

 

portanto e porque esta simulação vale o que vale uma conclusão é que é um negócio complexo, com risco, mas que com experiência, automatismos e rigor pode ser muito rentável mesmo com preços de venda baixos.

 

mantenho a conclusão que já tinha tirado anteriormente e peço aos criadores que apostem em estirpes especiais e alta qualidade que me informem quando tiverem alevins porque acreditando que devemos apoiar a boa iniciativa Portuguesa se tiver espaço serei comprador seguramente. Para os que estão no negócio dos aviários (com as estirpes mais comums e preço quase iguais aos importados) então vou optar pela qualidade dos criadores internacionais reconhecidos.

 

 

mais uma vez obrigado a todos pelo contributo (especialmente a um criador que divulgou aqui alguns dos seus custos) e espero que quem pense em montar um aviário faça umas contas seriamente pois pode entrar facilmente num desastre. (nos post apresentados ninguém falou de desgraças na criação, mas devem existir...)

 

Abraços,

pE

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hola a todos

 

venho aqui todos os dias ler o topico, que de fato esta muito interessante e exclarecedor, eu tambem me perguntava: porque sera que estes discus sao tao caros, e me contentava com a simplicidade de meus pensamentos, eles oferecem a mais rara beleza aos olhos, e por isso só estava justificado. mais como nem td so se justifica com beleza a matematica esta ai e nao falha.

 

as perguntas e as respostas sao otimas e algumas acompanhadas de uma pitada de humor que me causou muito riso. oque so torna mais e mais prazerosa a leitura e claro agiliza os neuronios..

 

mais esta dos desastres acho que é muito pertinente, e gostaria de ver as resposta, ontem aqui no forum vi um topico e nao consegui localizar para aqui postar: maternidade de corais ou algo assim e vi tamanho projeto e qto trabalho e dedicaçao e claro que o fruto deste trabalho sera todo vendido que é bem justo e antes de desfazer tamanha beleza a pessoa resolveu abrir as portas e mostrar o seu trabalho aos membros do forum, diga se:::: atitude mais linda nao se ve assim facilmente: Parabens ao mentor idealista :drool3:

 

bem voltando aqui ao tema enquanto eu me deslumbrava com as fotos cheguei a pensar .... e se acaba a luz por algumas horas digamos ai um dia destes que ninguem sabe o pq a empresa fornecedora resolve que alem de trocar cabos resolve tambem verificar e cambiar alguns reatores..coisa ai de umas 5 horas ou mais ...isto seria um desatre parcial ou total.

 

bem transfiram a duvida a este topico e coloquem ai no calculo matematico a repercussao.

 

 

 

No mais muito bom o topico

 

 

cumps

 

 

tina pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Aphanopus carbo .

 

Mandei-te MP com o convite para ires a minha casa onde te explicarei detalhadamente todos os custos...

 

Gostaria desde já de te felicitar pelo lançamento desde tópico, de forma pertinente mas desinteressada.

 

Membro desta comunidade à quase 16 meses, só agora "apareceste", e "todas" as tuas mensagens, são neste tópico, excepto uma que elogia a compra de um discus, na "ideias e discus", discus esses que afinal pareces não ter.

...

Nos anos anteriores a 2005, andavam meia duzia de pessoas a tentar desmistificar a complexidade que eram os discus.

 

Podes verificar aqui, por exemplo...

 

Neste momento, neste forum, fala-se mais de criação de discus que de guppies....

 

Já alguém se lembrou de elogiar os responsáveis?

 

Lamentávelmente, aparecem sempre meia-duzia de Gyrodactilus, outros tantos Dactylogirus e alguns Ciclostomos, cuja unica razão de existencia é exclusivamente comercial e/ou destabilizar.

 

Normalmente a dor de cotovelo tolda-lhes as ideias mas acabam por se safar impunes, prejudicando tudo e todos.

 

Recorde-se o muito falado tópico da Aquainvent...

 

Com isto o que se tem conseguido, é que as pessoas que mais ajudam, com a sua sabedoria, muita dela conseguida a muito custo, já cá não estejam.

 

Infelizmente, para evitar conflitos, tenho-me mantido em silêncio.

 

Sendo o segredo a "alma do negócio" vou-me mantendo caladinho e na expectativa de que não me venham chatear.

 

Técnicamente, sobre discus, muito poucos vão ter oportunidade de ouvir mais algum comentário vindo de mim.

 

Aqueles que são na realidade meus amigos, e eles sabem quem são, receberão respostas por MP.

 

De forma publica não partilharei mais nenhuma informação, que aliás não é necessária pois há por aqui quem perceba bem mais que eu.

...

 

Quanto ao preço dos discus...

 

Lei da oferta e da procura, nada mais fácil.

 

Espero que o teu contacto seja rápido para agendarmos uma visita ao meu peixanário.

 

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Recorde-se o muito falado tópico da Aquainvent...

 

Com isto o que se tem conseguido, é que as pessoas que mais ajudam, com a sua sabedoria, muita dela conseguida a muito custo, já cá não estejam.

 

JPM

 

Essa "encomenda" só trouxe foi desgraças,acho que todos perdemos com ela.Eu falo por mim que seguia alguns tópicos do João e conselhos e também de outros que desapareceram devido a essa mesma "encomenda".Mas o cerne mesmo da questão foi respondida e bem,lei da procura e oferta.Se alguém fizer mais barato e com qualidade as pessoas compram lá,outros preferem ainda comprar mais barato mas com menos qualidade.Tudo vai do comprador e do vendedor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Peixe-espada ,

Gostava que, me fizesses uma visita para eu te explicar pessoalmente

todos os pormenores.

Lanço-te aqui o desafio e, fica então o convite.

O meu contacto é: 914579750

Cuide bem de seus discos,afinal,existe uma enorme diferença entre viver bem e sobreviver.
http://agpa.forumeiros.com/lacs-discus-f15/
actuals.jpg
Cump
Luis Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

all,

 

Ora quando pensava que o tópico estava "fechado" eis que surgem 2 inesperados convites para o que serão seguramente fantasticas visitas. (pois eu sou daqueles que visita com regularidade e passa horas no fantastico oceanário e no belo aquário Vasco da Gama)

 

Apreciei em particular os apontamentos em latim que embelezaram a prosa!

 

Obrigado a ambos.

 

Relativamente á questão do tópico eu consegui sem grandes dúvidas tirar conclusões e penso que outras pessoas também.

Não creio que se aplique com facilidade a lei da oferta e procura, porque pelo que já presenciei vendem-se discus de "menor qualidade" a preços elevados. É claro que podemos sempre dizer que só compra quem quer, mas eu penso que será mais um problema de fornecimento e distribuição do que excesso de procura, mas isso já outra conversa que não me parece apropriada no forum de aquariofilia.

 

Antes de me despedir apenas 3 notas:

1-Efectivamente estou inscrito no forum á algum tempo, mas porque poucas vezes tinha algo de valor a acrescentar ao que verdadeiros especialistas já tinham escrito, por não ter muito tempo e ocasião para participar nunca me deu para colocar um tópico.

Apenas o fiz por observar nos últimos tempos o aparecimento de novos criadores e importadores (em 2005 andava noutros forums) e estar intrigado por verificar que os preços não baixavam mesmo considerando as centenas ou milhares de discus que estavam a entrar (no mercado). Como tive um tempo livre tentei entender a base do custo.

2-Eu também já enfiei o "barrete" com discus, e asseguro-vos que hoje estou mais atento ás condições em que os encontro antes de adquirir e raramente retorno a um sitio onde as condições não são boas.

3-os Discus estão cá em casa. Não entendo de onde veio a ideia que não os trouxe, pois como disse anteriormente acho que devemos incentivar quem está a começar uma actividade que eventualmente nos vai beneficiar a futuro.

 

Cumprimentos,

pE

 

P.S. - ao forum desculpem este desvio, mas perante a boa vontade e colaboração de todos, devia responder ás questões mesmo sabendo que estou "desviado" do tópico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só mais uma coisa!

 

Muito bom o tópico recomendado pelo João Machado! Ideal para todos os que pretendem começar com Discus.

 

Com o que já vi por aqui, alguns de vós deviam pensar em juntarem-se e escrever um compêndio para disponibilizarem aos membros.

 

pE

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sinceramente, não percebo aonde quer chegar com essa história de "espelhar" os custos de quem cria discus, ao ponto de se dar ao trbalho de fazer contas a alguns dos items essenciais para a criação dos mesmos, cálculos que são os seus, observações acompanhadas de insistentes mensagens que mais parecem querer incutir uma mentalização aos mais desconhecedores de que a importação é que é em conta, os criadores nacionais extorquem dinheiro á toa ?

 

Se assim não o é, peço desculpa mas é o que parece querer transmitir.

 

Mais, não sei qual o beneficio de tantas aritmétricas, operações efectuadas quase com raizes quadradas e, ainda acompanhadas com tentadas justificações assentes na lei da oferta e procura!!!

Não vejo, qual a utilidade ou em que é que tais possam ajudar ou desajudar o fórum, até porque a solução é simples, sem serem precisos grandes cálculos;

- tanto quanto sei, ninguém é obrigado a comprar discus;

- assim, quem quer comprá-los tem inúmeras opções e relações qualidade/preço nacionais ou não;

- não vejo portanto qual a dificuldade de escolha;

- também não me parece que alguém vá comprar um artigo qualquer e, depois chegue a casa e se ponha a fazer cálculos e vá questionar a quem lhe vendeu o artigo, quais os custos que teve com o mesmo, parece-me ridiculo e sem qualquer sentido;

- quem tem duvidas se é dispendioso ou não criar disus, tem um bom tira teimas, é criá-los

Nota: para além dos custos também tem de se saber, ao contrário de quem importa.

- uma última nota e, apenas sugestão minha, talvez não seja mau de todo, questionar os Exmos Srs governates qual o motivo para, havendo tanta oferta de impostos em Portugal porque é que continua qualquer imposto a ser de valor altíssimo?? - Isto está claro, seguindo a lógica do seu cálculo.

 

Não obstante, não obtive resposta ao convite que lhe fiz.

 

 

Parece-me que não há muito a discutir sobre o assunto, senão vejamos

Cuide bem de seus discos,afinal,existe uma enorme diferença entre viver bem e sobreviver.
http://agpa.forumeiros.com/lacs-discus-f15/
actuals.jpg
Cump
Luis Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o que já vi por aqui, alguns de vós deviam pensar em juntarem-se e escrever um compêndio para disponibilizarem aos membros.

 

E mais uma vez querem é a papinha toda feita :flick_tongue:

 

Há sempre este botão ou ainda melhor, aquilo que o JPM e os outros fizeram naquele tempo: pesquisaram de forma real eles próprios e partilharam com a malta. Umas vezes com sucesso, outras com muitos dissabores, mas mesmo com os erros evoluiram. Coisa que hoje ainda e por incrível que me parece, em tão pouco tempo de distancia, niguém faz. Tanto no que diz respeito à investigação como o que diz respeito à partilha de conhecimentos. limitam-se a questionar o que vale isto ou aquilo..enfim...o hobbie da aquariofilia é muito mais que isso.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho acompanhado o tópico, mas só hoje me decidi a dizer algo.

 

Muito suscintamente, a verdade é que os discos têm procura, e a verdade é que os mesmo se vendem, como em praticamente lado nenhum existem bons samaritanos, há que aproveitar e tentar ganhar algo com este facto, daí preços elevados. No dia em que os discus tenham menos procura, também os preços irão decrescer.

 

Pessoalmente acho que estes preços têm "algo bom", pois evita-se a compra em massa/excessiva por iniciantes da aquariofilia, ou simplesmente aqueles que um dia se lembram "olha agora vou por discos no aquario, para ver se gosto" e evita-se uma grande mortalidade dos mesmos, ou a vê-los em condiçoes péssimas.

 

Temos optimos criadores neste país, muitos deles interviram neste tópico, encontramos neles a qualidade e variedade que não encontramos em lojas, e sem duvida uma diferença de preço bem mais competitiva, por esse facto, acho que devemos ficar contentes, não sei até que ponto eles podem lucrar com a venda dos mesmo, pessoalmente acho que o lucro é mais do que se falou aqui neste tópico, mas enfim, ao fim e ao cabo é mais um negócio.

 

P.S. Tenho notado que cada vez mais se encontra neste forum pessoas com grande experiencia e conhecimento, decepcionadas com algo. É de lamentar ler as palavras do Joao Machado, que decerto terá as suas razões. Mas muito se perde, eu não sou dos membros mais activos neste forum, gosto mais de ler do que propriamente participar, em todo o caso, quero deixar claro, que desde à 3 anos, a capacidade que tenho de manter discos se deveu quase unica e exclusivamente ao Joao Machado, provavelmente nem sabe quem sou mesmo eu tendo visitado as instalaçoes dele por duas vezes em sua casa lol, mas que aprendi isso aprendi.

 

Cumps

Rui

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sinceramente, não percebo aonde quer chegar com essa história de "espelhar" os custos de quem cria discus, ao ponto de se dar ao trbalho de fazer contas a alguns dos items essenciais para a criação dos mesmos, cálculos que são os seus, observações acompanhadas de insistentes mensagens que mais parecem querer incutir uma mentalização aos mais desconhecedores de que a importação é que é em conta, os criadores nacionais extorquem dinheiro á toa ?

 

Se assim não o é, peço desculpa mas é o que parece querer transmitir.

 

Mais, não sei qual o beneficio de tantas aritmétricas, operações efectuadas quase com raizes quadradas e, ainda acompanhadas com tentadas justificações assentes na lei da oferta e procura!!!

Não vejo, qual a utilidade ou em que é que tais possam ajudar ou desajudar o fórum, até porque a solução é simples, sem serem precisos grandes cálculos;

- tanto quanto sei, ninguém é obrigado a comprar discus;

- assim, quem quer comprá-los tem inúmeras opções e relações qualidade/preço nacionais ou não;

- não vejo portanto qual a dificuldade de escolha;

- também não me parece que alguém vá comprar um artigo qualquer e, depois chegue a casa e se ponha a fazer cálculos e vá questionar a quem lhe vendeu o artigo, quais os custos que teve com o mesmo, parece-me ridiculo e sem qualquer sentido;

- quem tem duvidas se é dispendioso ou não criar disus, tem um bom tira teimas, é criá-los

Nota: para além dos custos também tem de se saber, ao contrário de quem importa.

- uma última nota e, apenas sugestão minha, talvez não seja mau de todo, questionar os Exmos Srs governates qual o motivo para, havendo tanta oferta de impostos em Portugal porque é que continua qualquer imposto a ser de valor altíssimo?? - Isto está claro, seguindo a lógica do seu cálculo.

 

Não obstante, não obtive resposta ao convite que lhe fiz.

 

 

Parece-me que não há muito a discutir sobre o assunto, senão vejamos

 

 

Caro lacs,

 

Desculpas aceites. Não existe nem nunca existiu essa intenção, nem tão pouco de provocar este sururu todo em que até já está um moderador a mandar-me pesquisar apenas porque sugeri que compilassem e passassem o conhecimento ao papel.

 

Se o problema é de papinha então sugiro respeitosamente a edição em livro. Enviem-me o convite para a apresentação porque eu irei e compro o primeiro exemplar! Será de certeza melhor que os que vejo por ai, mais barato que o Bleher's e fica o conhecimento gravado para a posteridade! Aposto que até estudantes de biologia compravam.

 

Se necessitarem de ajuda, naturalmente para outras tarefas que não as de debitar experiência, contem comigo pois esse genero de projectos são muito interessantes.

 

Sobre o convite espero que ainda se mantenha de pé pois provavelmente só para depois da Páscoa é que terei disponibilidade (mas vou tentar o quanto antes pois como disse anteriormente oportunidades destas não se perdem).

 

Quanto aos impostos não sei se posso fazer mais pois não estou na politica, sou apenas 1 eleitor, tenho os impostos em dia e naturalmente sinto que pago demasiado em impostos directos e indirectos.

 

cumprimentos e obrigado,

pE

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já está um moderador a mandar-me pesquisar apenas porque sugeri que compilassem e passassem o conhecimento ao papel.

 

Mesmo sendo moderador tenho opinião pessoal e penso que todos os restantes intervenientes compreenderam que não estava a falar em nome do fórum.

 

A minha "indignação" é em relação aos temas que surgem recorrentemente em que se discute mais o valor disto ou daquilo do que o hobbie propriamente dito no que diz respeito à manutenção de aquários e espécies.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro lacs,

 

Desculpas aceites. Não existe nem nunca existiu essa intenção, nem tão pouco de provocar este sururu todo em que até já está um moderador a mandar-me pesquisar apenas porque sugeri que compilassem e passassem o conhecimento ao papel.

 

Se o problema é de papinha então sugiro respeitosamente a edição em livro. Enviem-me o convite para a apresentação porque eu irei e compro o primeiro exemplar! Será de certeza melhor que os que vejo por ai, mais barato que o Bleher's e fica o conhecimento gravado para a posteridade! Aposto que até estudantes de biologia compravam.

Se necessitarem de ajuda, naturalmente para outras tarefas que não as de debitar experiência, contem comigo pois esse genero de projectos são muito interessantes.

 

Sobre o convite espero que ainda se mantenha de pé pois provavelmente só para depois da Páscoa é que terei disponibilidade (mas vou tentar o quanto antes pois como disse anteriormente oportunidades destas não se perdem).

 

Quanto aos impostos não sei se posso fazer mais pois não estou na politica, sou apenas 1 eleitor, tenho os impostos em dia e naturalmente sinto que pago demasiado em impostos directos e indirectos.

 

cumprimentos e obrigado,

 

 

boas

 

costuma-se dizer que com as calças do meu Pai eu sou um Homem

Editado por ze carlos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.